ECONOMIA EMPRESARIAL

Prof. Dr. Mário M. Amin UNAMA

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP - 2006

PROGRAMA
CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA A ECONOMIA EMPRESARIAL: UMA VISÃO GLOBAL
A EMPRESA NA NOVA ECONOMIA A EMPRESA E O NOVO PARADIGMA
CONHECIMENTO COMO NOVO FATOR DE PRODUÇÃO A NOVA RIQUEZA DAS EMPRESAS: CAPITAL INTANGÍVEL

CRIANDO VANTAGENS COMPETITIVAS DA EMPRESA
“ O DIAMANTE DE PORTER” “ AS CINCO FORÇAS” CLUSTERS E A COMPETIÇÃO REGIONAL

GESTÃO EMPRESARIAL NA TERCEIRA ONDA A INSERÇÃO DA EMPRESA NO NOVO MERCADO ASIÁTICO

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA .

.PROCURA A CURVA DA PROCURA DO MERCADO MOSTRA A QUANTIDADE DE UM PRODUTO QUE OS COMPRADORES GOSTARIAM DE COMPRAR A DIVERSOS PREÇOS.

40 1.CURVA DA PROCURA P 1.00 20 30 40 Q .80 1.

OFERTA A CURVA DA OFERTA DO MERCADO MOSTRA A QUANTIDADE DE UM PRODUTO QUE OS COMERCIANTES ESTÃO DISPOSTOS A OFERECER A DIVERSOS PREÇOS .

40 1.CURVA DA OFERTA P 1.00 10 30 50 Q .80 1.

O PREÇO DE EQUILÍBRIO NO MERCADO P OFERTA 1.40 PROCURA 30 Q .

DISLOCAMENTO DA PROCURA OFERTA OFERTA P2 P P1 P Q1 Q FATORES: Renda.. Hábitos. Q Q2 . População.... Gostos.

..DISLOCAMENTO DA OFERTA P1 P P P1 PROCURA PROCURA Q1 Q Q Q1 FATORES: Tecnologia. Inovação industrial. Eventos aleatórios. .. Custos.

UMA PEQUENA VARIAÇÃO NO PREÇO. PARA ALGUNS BENS. RESULTA NUMA GRANDE VARIAÇÃO NA QUANTIDADE PROCURADA. UMA GRANDE VARIAÇÃO NO PREÇO.CONCEITO DE ELASTICIDADE AS CURVAS DA PROCURA DO MERCADO VARIAM EM RELAÇÃO À SENSIBILIDADE DA QUANTIDADE PROCURADA EM RELAÇÃO AO PREÇO. PARA OUTROS BENS. . RESULTA NUMA PEQUENA VARIAÇÃO NA QUANTIDADE PROCURADA.

CONCEITO DE ELASTICIDADE PARA CALCULAR A SENSIBILIDADE DA QUANTIDADE PROCURADA À VARIAÇÃO DO PREÇO. É USADO O CONCEITO DE ELASTICIDADE-PREÇO DA PROCURA. É DEFINIDA COMO SENDO A VARIAÇÃO PERCENTUAL NA QUANTIDADE PROCURADA RESULTANTE DA VARIAÇÃO DE 1 POR CENTO NO PREÇO .

bQ a/b A procura é inelástica em relação ao preço e<1 Q .CONCEITO DE ELASTICIDADE P a A procura é elástica em relação ao preço e>1 e= A procura tem elasticidade unitária e=1 Curva da Procura P = a .

CONCEITO DE ELASTICIDADE ELASTICIDADE DA PROCURA EM RELAÇÃO AO RENDIMENTO É DEFINIDA COMO A VARIAÇÃO PERCENTUAL DA QUANTIDADE PROCURADA EM CONSEQUÊNCIA DA VARIAÇÃO DE 1 POR CENTO NO RENDIMENTO DOS CONSUMIDORES .

.. ARROZ...... CAFÉ.. . .. GASOLINA....CONCEITO DE ELASTICIDADE A ELASTICIDADE DA PROCURA EM RELAÇÃO AO RENDIMENTO É UMA DAS PRINCIPAIS ESTATÍSTICAS PARA ESTIMAR O CRESCIMENTO A LONGO PRAZO DA QUANTIDADE PROCURADA PARA PRODUTOS IMPORTANTES NA ECONOMIA COMO: CARROS. CARNE.

..........CONCEITO DE ELASTICIDADE ALGUNS EXEMPLOS: PRODUTOS ELÁSTICOS: PRODUTOS DE ALTA TECNOLOGIA COMPUTADORES CELURARES CARROS MOTOCICLETAS NAVIOS MÓVEIS JET SKI .......................... ....

........ .....................CONCEITO DE ELASTICIDADE ALGUNS EXEMPLOS: PRODUTOS INELÁSTICOS: PRODUTOS DE BAIXA TECNOLOGIA ARROZ CARNE OVOS FRANGO FEIJÃO CENOURA AÇUCAR CAFÉ ......................

CONCEITO DE ELASTICIDADE ALGUNS EXEMPLOS: CARROS ALCOOL CALÇADO GASOLINA MANTEIGA MAGARINA FARINHA 3.00 1.42 -0.36 .10 0.20 -0.54 1.48 0.

da fábrica.. impostos... .CUSTOS O CUSTO DE OPORTUNIDADE É O VALOR DE OUTROS PRODUTOS QUE PODERIAM TER SIDO PRODUZIDOS COM OS RECURSOS UTILIZADOS NA PRODUÇÃO DAQUELE. CUSTOS FIXOS VARIÁVEIS: matérias primas.. CUSTOS EXPLÍCITOS: folhas de pagamento CUSTOS IMPLÍCITOS: recursos próprios CUSTOS TOTAIS CUSTOS FIXOS TOTAIS: deprec.

CUSTOS CUSTO FIXO MÉDIO: CFT/OUTPUT CUSTO VARIÁVEL MÉDIO: CTV/OUTPUT CUSTO TOTAL MÉDIO: CT/OUTPUT CUSTO MARGINAL: custo adicional para produzir mais 1 unidade .

CUSTOS ECONOMIAS DE ESCALA: vantagens de custos de produção (produzir mais a custos menores) ECONOMIAS DE COMPETÊNCIA: produzir dois ou mais produtos em vez de um só produto (custos menores) .

CUSTOS ANÁLISE DE NIVELAMENTO: ponto que empresa terá que atingir para evitar prejuízos CT RT Receita Total / Custo Total R$ Lucro Prejuízo Quantidade de Output .

ESTRUTURA DE MERCADO CONCORRÊNCIA PERFEITA MONOPÓLIO OLIGOPÓLIO CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA .

ESTRUTURA DE MERCADO CONCORRÊNCIA PERFEITA No. DE PRODUTORES: MUITOS TIPO DE PRODUTOS: ESTANDARIZADOS PODER SOBRE PREÇO: NENHUM BARREIRAS À ENTRADA: PEQUENAS CONCORRÊNCIA ALÉM DO PREÇO: NENHUMA EXEMPLOS: PRODUTOS AGRÍCOLAS MUITO PARECIDOS .

ESTRUTURA DE MERCADO MONOPÓLIO No. DE PRODUTORES: UM TIPO DE PRODUTOS: PRODUTO ÚNICO PODER SOBRE PREÇO: CONSIDERÁVEL BARREIRAS À ENTRADA: GRANDES CONCORRÊNCIA ALÉM DO PREÇO: PUBLICIDADE EXEMPLOS: SERVIÇOS DE INTERESSE PÚBLICO .

AÇO E PETRÓLEO . PODER SOBRE PREÇO: QUASE TOTAL BARREIRAS À ENTRADA: GRANDES CONCORRÊNCIA ALÉM DO PREÇO: PUBLICIDADE E DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO EXEMPLOS: COMPUTADORES.ESTRUTURA DE MERCADO OLIGOPÓLIO No. DE PRODUTORES: POUCOS TIPO DE PRODUTOS: ESTAND. OU DIFEREN.

ESTRUTURA DE MERCADO CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA No. DE PRODUTORES: MUITOS TIPO DE PRODUTOS: DIFERENCIADOS PODER SOBRE PREÇO: ALGUM BARREIRAS À ENTRADA: PEQUENAS CONCORRÊNCIA ALÉM DO PREÇO : PUBLICIDADE E DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO EXEMPLOS: COMÉRCIO A RETALHO .