Termos sintáticos 1. sujeito: apresenta como núcleo um substantivo ou pronome sem preposição 1.1. simples: apresenta um único núcleo 1.2.

composto: apresenta dois ou mais núcleos 1.3. oculto(desinência, determinado, etc...): é representado por um pronome pessoal do caso reto identificado através do verbo/ o pron. “eles” caracterizara sujeito indeterminado 1.4. indeterminado: é caracterizado quando não se sabe ou não se quer informar o sujeito(verbo na 3° pes. do plural sem suj. explicito ou verbo na 3° pes. do sing. Acompanhado de partícula “se”) 1.5. inexistente(ou oração sem suj.): é caracterizado pelos denominados verbos impessoais

2. predicado: é tudo aquilo que se declara do suj.
2.1. predicado verbal: classificação sintática dos verbos, pode ser: 2.1.1 transitivo direto: vem acompanhado de um complemento que é representado por um subst. Sem prep. 2.1.2 trans. Indireto: vem acompanhado de um complemento que é representado por um subst.(pronome) preposicionado. 2.1.3 trans. Direto e indireto: vem acompanhando de dois complementos, sendo um sem(direto) e outro com(indireto) prep. 2.1.4 intransitivo: não solicita complemento ou vem acompanhando somente de adjunto adverbial. 2.1.5 verbos de ligação: servem para lugar um estado ou qualidade, isto é, um predicativo ao sujeito. 2.2 predicativo: termo q caracteriza ou qualifica o sujeito ou objeto. Tipos de predicados: 1 verbal: apresenta como núcleo um verbo transitivo ou intransitivo. 2: nominal: apresenta como núcleo um predicativo do suj.(obs: o pred. Nominal terá obrigatoriamente a presença de um verbo de ligaçao)

3. Verbo nominal: apresenta como núcleos um verbo transitivo ou intransitivo simultaneamente
com um predicativo do sujeito ou do objeto. Verbos transitivos: são verbos transitivos diretos que solicitam a presença de um predicativo do obj. (julgar, nomear, eleger, considerar, declarar, achar...)

4. aposto: apresenta como núcleo um substantivo ou pronome sem prep.Q explica, resume, enumera, retoma ou especifica outro subst. Anteriormente citado. 5. vocativo: caracteriza um chamamento em relação, à pessoa ou coisa com quem se fala.