You are on page 1of 2

Resumo para o Enem 2011: Anote tudo, da TV ao jornal impresso

"Não existe milagre, é preciso manter o ritmo de estudos", lembra o professor Alberto Francisco Nascimento, coordenador do cursinho pré-vestibular Anglo. Com a reforma no modelo de prova ocorrido em 2009, o exame ficou bastante similar ao vestibular tradicional. A dica então é fazer um fichamento de conteúdo relacionado a matérias teóricas como História e Geografia, para sintetizar as ideias centrais com base na interpretação do próprio estudante. "Para isso também é essencial anotar o que está sendo divulgado nos grandes noticiários, que norteiam as questões mais evidentes da prova", ressalta Nascimento.

Resumo para o Enem 2011: Todas as fórmulas devem estar no papel para ler e treinar
Matérias que exigem raciocínio lógico (Matemática) pedem anotações das fórmulas. O cálculo de áreas geométricas, por exemplo, foi um assunto bastante requisitado nas últimas provas. E você, lembra como calcular?

Resumo para o Enem 2011: Lembre-se de anotar algum exercício prático isso ajuda na memorização
"Cada matéria possui uma linha de estudo. Em Física, por exemplo, é muito importante ter a fórmula no papel e fazer um treino sistemático para conhecer melhor as formas de interpretar a questão sem estranhar o enunciado", explica Vera Lúcia Costa, coordenadora do cursinho Objetivo. Por isso, o fichamento dessas disciplinas é diferente é mais prático e menos teórico.

Resumo para o Enem 2011: Biologia e Química mesclam cálculos e fórmulas. Anote-as para não esquecer
Nestes temas, dentre os assuntos de maior preferência do exame se incluem o ecossistema e relação direta com os seres vivos, além dos tradicionais cálculos estequiométricos em Química - o que tornam importante as anotações das fórmulas de mol. Se você não anotou, não se esqueça de por no papel porque elas serão fundamentais para a resolução dos exercícios.

Resumo para o Enem 2011: Prova de História? Separe drops de informações de acordo com os períodos

dominar assuntos a partir do período republicano é essencial.Em História do Brasil. É uma boa dica salvar drops . Resumo para o Enem 2011: Domine a interpretação de gráficos e textos No Enem também são bastante comuns os assuntos que tratam de matrizes energéticas. mas também reserve espaço para a História Contemporânea. produção do etanol e agricultura brasileira.pequenas informações . e que auxilia a interpretação de mapas.de cada período para uma leitura e revisão dinâmica. como o tratamento ecológico dos resíduos sólidos também merecem fichamento cuidadoso devido a sua recorrência no exame. diz o professor Alberto Nascimento. hidroelétricas. "A leitura sistemática de jornais e revistas é um excelente caminho que pode contribuir para o fichamento. . aquecimento global e questões socioambientais. Temas relacionados à poluição. gráficos e textos".