You are on page 1of 2

1.

De acordo com o parecer CNE/CEB N° 04/98 – Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, as escolas deverão estabelecer, como norteadores suas ações pedagógicas os seguintes princípios: a) Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao bem comum e os Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do exercício da Criticidade e do respeito à Ordem Democrática; b) Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao bem comum e os Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, e da Diversidade de manifestações Artísticas e culturais; c) Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do exercício da Criticidade e do respeito à Ordem Democrática e os Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, e da Diversidade de manifestações Artísticas e culturais; d) Princípios Éticos da Autonomia, Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade e os Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade; e) Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao bem comum; Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do exercício da Criticidade e do respeito à Ordem Democrática e os Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, e da Diversidade de manifestações Artísticas e culturais. 2. Parecer CNE/CEB nº 04/98 e Resolução CNE/CEB nº 02/98. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Quais são os conceitos que envolvem o currículo: a) b) c) d) e) currículo formal, currículo em ação e currículo currículo formal e currículo em currículo em ação e currículo currículo formal e currículo todas as alternativas estão oculto; ação; oculto; oculto; corretas.

3. Parecer CNE/CEB nº 04/98 e Resolução CNE/CEB nº 02/98. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. O que é currículo oculto? a) planos e propostas pedagógicas; b) aquilo que efetivamente acontece nas salas de aula e nas escolas; c) o não dito, aquilo que tanto alunos, quanto professores trazem, carregado de sentidos próprios criando as formas de relacionamento, poder e convivência nas salas de aula; d) é o currículo presente nos planos de ensino dos professores; e) é o currículo escondido. 4. RESOLUÇÃO CEB Nº 2/1998, que institui as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental. (artigo 3° inciso I, alíneas a, b e c). De acordo com as seguintes as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas: a) os princípios de liberdade, ideais de solidariedade humana, pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho;

d) os princípios estéticos da sensibilidade. b) o trabalho. a vida familiar e social e o meio ambiente. A base comum nacional e sua parte diversificada deverão integrar-se em torno do paradigma curricular. para populações indígenas e migrantes. da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais. d) Língua Estrangeira. C e D estão corretas. RESOLUÇÃO CEB Nº 2/1998. que institui as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental. do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática. que vise a estabelecer a relação entre a educação fundamental e a vida cidadã através da articulação entre vários dos seus aspectos como: a) a saúde. Matemática. . Ciências. e) as alternativas A e B estão corretas. alínea a). Educação Artística. a ciência e a tecnologia. Geografia e História. c) os princípios dos Direitos e Deveres da Cidadania.b) princípios éticos da autonomia. a sexualidade. Língua Materna. c) Língua Portuguesa. e) as alternativas B. a cultura e as linguagens. Educação Física e Educação Religiosa. 5. (artigo 3° inciso IV. da solidariedade e do respeito ao bem comum. De acordo com as seguintes as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. da responsabilidade.