História de Fortaleza - CE

A história de Fortaleza começou há muitos anos atrás, quando a cidade surgiu ao redor do Forte de Nossa Senhora da Assunção, construído pelos portugueses. Ao redor do forte, surgiu um povoado, que deu origem à quinta maior cidade brasileira. O visitante que chega a Fortaleza, hoje uma metrópole admirada por turistas do mundo inteiro, dificilmente imagina que ela parecia ter poucas chances de evoluir. Enquanto Capitania, O Ceará não recebia atenção alguma. A conquista da Capitania começou em 1603, com a bandeira de Pero Coelho de Souza que fundou o Forte de São Tiago na Barra do Ceará. Sua ocupação oficial foi iniciada por Martim Soares Moreno, o capitão português que serviu de inspiração para um dos personagens centrais do romance "Iracema" de José de Alencar, recuperando e ampliando o Fortim de São Tiago, e rebatizando o novo forte de Forte de São Sebastião. O Forte foi ocupado por uma expedição holandesa, que dominou o Ceará de 1640 a 1644. Derrotada pelos índios, voltou seis anos depois à Região, comandada por Matias Beck, que ergue o Forte Shoonemborch às margens do Riacho Pajeú. A explusão definitiva dos holandeses ocorreu em 1954 pelo comandante português Álvaro de Azevedo Barreto, que muda o nome do Forte para Nossa Senhora da Assunção. A criação do município de Fortaleza se deu a 13 de abril de 1726, quando a povoação do Forte foi levada à condição de vila. Somente em 1823 o Imperador Dom Pedro I elevou a vila à categoria de cidade. No século XX Fortaleza passa por grandes mudanças urbanas, entre melhorias e o êxodo rural, e cresce muito chegando ao final da década de 1910 sendo a sétima cidade em população do Brasil. Entre as décadas de 1950 e 1960 a cidade passa por um crescimento econômico que supera 100% e começa a ocupação de bairros mais distantes do centro. Ao final dos anos 70 começa a despontar como um futuro pólo industrial do Nordeste com a implantação do Distrito Industrial de Fortaleza. Durante a abertura política após o Regime Militar o povo elegeu a primeira mulher prefeita do Ceará, Maria Luiza e a primeira prefeitura comandada por um partido de esquerda. No final do século a administração da prefeitura e a cidade passam por diversas mudanças estruturais com a abertura de várias avenidas, hospitais, espaços culturais e despontando como um dos principais destinos turísticos do Nordeste e do Brasil.

Cidade de Fortaleza - CE
Fortaleza, belos cenários que merecem ser admirados !!! Quem escolhe a capital cearense como destino certamente vai encontrar as mais belas praias paradisíacas, muito sol o ano inteiro e as noites mais animadas do nordeste. Além de encontrar ótimas opções de hospedagem de todos os gostos e bolsos sem abrir mão do conforto, estilo e charme que você merece, confira tudo isso e venha para Fortaleza... ...Terra quente e de poucas chuvas, Fortaleza tem uma natureza exuberante no que se refere às suas praias de verdes mares, à grandiosidade de suas dunas, à força dos ventos e à sua luminosidade intensa. Com uma temperatura média de 27 graus, apresenta um verão permanente e seu povo hospitaleiro é conhecido por uma contagiante alegria de viver.

Por tudo isso e muito mais. Fortaleza se destaca como portão Internacional aéreo e marítimo da América do Sul para turismo. palcos para shows de música e humorismo. tem águas mais limpas. que oferecem tours na cidade e redondezas. Metrópole moderna. outra atração são as barracas de praia com uma estrutura comparável a hotéis: piscinas. a apenas 6 horas e meia de vôo. É possível aproveitar todo o dia e toda a noite nas grandes barracas. restaurantes. pois está localizada estrategicamente logo abaixo da linha do Equador. das belas praias. tudo é pensado e voltado para o turismo. play ground. lojas e outros serviços turísticos. têm o Meireles como ponto de saída e chegada. Praia de Meireles É o trecho de praia ao redor da Feirinha de Artesanato e do Clube Náutico de Fortaleza. do vento suave e do povo alegre e hospitaleiro. os fortes ventos provocam ondas mais altas e fortes. com suas largas calçadas. sentir. As . onde a tranqüilidade e agito convivem em total harmonia. Lugar para se ver. África.Fortaleza é a porta de entrada do Nordeste. A área concentra grande número de hotéis. encontram-se diversas barracas à beira-mar. Com uma excelente infra-estrutura de hotéis. muitas vans de turismo. Fortaleza é hoje uma das cidades que mais recebem turistas no Brasil Pontos Turisticos de Fortaleza . Aqui na capital do estado do Ceará. além de estar na metade do caminho para se chegar a outros Estados do Brasil. negócios e eventos. Estados Unidos. Além das praias. ouvir. guardar na lembrança e nunca mais esquecer ! É a rota mais curta do Brasil para Europa. do mar verde-azulado.CE PRAIAS Praia do Futuro Um pouco mais afastada da área urbana. Também no Meireles. praias e belezas naturais da costa do Sol Nascente e Sol Poente.

Aqui o turista conhecerá a Ponte dos Ingleses. Informe-se nos quiosques localizados nas calçadas da praia. Essa área é bastante movimentada todo o dia e grande parte da noite. no próprio mercado. Praia de Iracema Limitada por quebra-mares. pode-se ver diariamente uma profusão de jangadas e outros barcos rústicos. Existem diversas jangadas turísticas espalhadas por Fortaleza. possui recifes e areia grossa e escura. No final da praia. No calçadão o visitante poderá optar entre bares. e aparentemente são vistoriadas para garantir a segurança dos passageiros.barracas têm em geral acesso ao calçadão e à areia da praia. a Praia de Iracema é reta. almoçar e jantar. ou apenas passear e apreciar o ambiente de beleza e tranquilidade. Praia de Mucuripe É a continuação da Praia do Meireles. as embarcações podem levar algumas dezenas de pessoas. pode-se não apenas admirar a fartura de peixes. caminhar ou assistir às peladas nas quadras de areia. lulas e crustáceos. lagostas. em Mucuripe. que vêm para passear. não há um claro marco divisório entre essas praias. mas também comprar pequenas porções e levá-las para que sejam preparadas em pequenas barracas. artistas e intelectuais. No final da avenida beira-mar. As pessoas vem nesta praia p/ caminhar. encontra-se o mercadinho de peixes e frutos do mar. as jangadas são de fato utilizadas como meio de vida pra diversas famílias de pescadores. a praia é freqüentada por turistas. suas ondas são fortes. restaurantes e casas noturnas. O calçadão de Mucuripe é um pouco mais estreito que o do Meireles. no trecho próximo ao Porto de Mucuripe. . sendo convenientes tanto para descansos rápidos durante uma caminhada como para um almoço à beira-mar. É do Mucuripe também que partem os passeios de barco. na direção leste. comprar artesanato e lembranças na feirinha (após o entardecer). para que os turistas tirem fotografias. Berço da cultura e história cearense . mas é largo o suficiente para atrair diversas pessoas. o Centro Cultural Estoril e a Estátua de Iracema.

Em 1908. portanto nenhum oficial.PASSEIOS Theatro José de Alencar Quando se pensou em construí-lo. Geografia e Antropologia ) e fundou-se a Academia Cearense de Letras (foi a primeira do país). o Ceará afogava-se na intelectualidade e foi assim que a idéia de se construir um teatro veio a tona. Fonte: www. No coração da cidade está localizado o prédio mais bonito de Fortaleza: o Theatro José de Alencar. mas todos de pequeno porte. parte do prédio do Batalhão de Segurança foi cedido pelo Governo Estadual para a construção do Theatro José de Alencar. verdadeira jóia arquitetônica. o governante da época. Também foi nessa época que criou-se o Instituto do Ceará (objetivava estudar História. Como se vê.com .issoebrasil. Daí. o Ceará passava por uma fase próspera em sua economia devido ao cultivo do algodão. Antônio Pinto Nogueira. No final do século passado este espaço era ocupado por apenas duas instituições: o Batalhão de Segurança (Polícia Militar) e a Escola Normal Pedro II. mandou que fosse construída uma verdadeira casa de espetáculos. Já existiam alguns teatros em Fortaleza. o Sr.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful