Dando os primeiros passos no Revit Architecture 2012

[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail.com
INTRODUÇÃO Este é um Tutorial bem específico para quem quer aprender um pouco mais sobre renderização no Revit Architecture. Antes de mais nada, gostaria de dizer que este tutorial é voltado apenas para renderização, por este motivo, não irei entrar em detalhes de algumas ferramentas que iremos utilizar, embora é claro, ele será voltado para quem está aprendendo a usar o Revit. Se precisar aprender um pouco de Revit, recomendo outro tutorial que tenho disponível em meu Blog (http://ambientetechnico.blogspot.com ). Vou abordar os princípios básicos do Revit Architecture 2012, embora é claro, que, quem estiver utilizando as versões anteriores como do Revit 2010 e 2011, este tutorial será muito bem aplicado, pois o princípio será o mesmo. O arquivo que eu utilizarei, será um modelo pronto do Revit, ele estará salvo na versão 2011, que acompanha este tutorial. Iremos abordar os passos básicos para uma boa renderização lembrando também que sempre é mais útil começar a pensar no resultado final de uma renderização quando estamos iniciando o projeto, ao criarmos os materiais que iremos aplicar nas paredes, por exemplo, sempre é mais fácil criar juntamente com o tipo de elemento, assim ficará muito mais fácil, além de contribuir na hora de fazer os levantamentos dos materiais e evitar o retrabalho em seu projeto. Uma dica básica que sempre funciona, com relação aos componentes, é que muitas vezes é muito complicado criar uma família específica, fica a dica de sempre estar atento em buscar pela internet sites que disponibilizam esses componentes para download, muitos deles tem bons componentes para baixar gratuitamente. Quando necessário você pode duplicar um componente e alterar seus parâmetros, dando a ele uma segunda função, é muito útil quando se precisa criar algo simples sem precisar fazer um componente todo. Outra dica, e esta é muito valiosa: Procure sempre praticar no Revit. Assim como todo programa, você nunca deve se dar por satisfeito com o conhecimento que tem, procure sempre praticar, faça pequenos projetos, leia artigos e tutoriais, crie seus próprios tutoriais, assim você estará sempre alimentando seu conhecimento sobre determinado programa ou ferramenta. Eu mesmo digo isso por experiência própria, pois até hoje nunca fiz um curso sequer, seja de Revit, Autocad ou SketchUp, tudo o que eu aprendi foi na base da prática, pegando pequenos tutoriais pela internet, trocando informações e por aí vai, quando me dei conta estava dominando a ferramenta. Todos os programas que utilizamos em sua essência não são complicados, apenas temos que entender como ele funciona, depois disto, basta usar a criatividade. Espero que este Tutorial possa ser útil a cada um de vocês!

NOTA: Estaremos utilizando um arquivo fora dos padrões métricos. As unidades de medidas deste projeto serão em polegadas, mas como estaremos apenas trabalhando com aplicação de materiais para renderização, essas unidades não irão interferir em nosso tutorial.

Daniel Oliveira http://ambientetechnico.blogspot.com

Página 1 de 21

Você pode posicionar ela em qualquer lugar da sua interface. Ative as opções “Properties” e “Navigation Bar”. à entender. porém como eu tive que formatar meu PC um tempo atrás. mas é com ela que iremos iniciar o nosso Tutorial. mas que pode muito bem ser aplicado em outras versões. existe um Tutorial básico da Autodesk que ensina os passos para criar um projeto arquitetônico que chama-se Guia de introdução no Revit Architecture que está disponível para a versão 2009.com CAPÍTULO UM: CONHECENDO O PROJETO. a própria Autodesk. Este é um projeto de exemplo do próprio Revit. Abra o projeto. Como se trata de um projeto pronto. eu perdi todas as apostilas que tinha. Se renderizarmos esta imagem veremos que os materiais já foram aplicados. vou colocar à disposição a Apostila da Autodesk para a versão 2010. embora eu mesmo não tenha achado esta versão tão boa quanto o da versão 2009. Daniel Oliveira http://ambientetechnico. ele já vem com seus parâmetros de materiais definidos pelo usuário. Pois bem. clique na aba “View” > User Interface .blogspot. Embora é claro que tenha conseguido baixar alguns modelos novos. de acordo com o que melhor lhe convier. intitulada Tutoriais Métricos. Esta é a nossa barra de propriedades que iremos utilizar muitas e muitas vezes. por isso é muito importante que você se habitue a ela. Na guia superior.[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail. você verá a vista 3D “To Building” do projeto. assim que abrir o projeto.com Página 2 de 21 . Esta vista não nos traz muitas informações. O que iremos fazer é alterar todos os materiais desta cena para que possamos renderizar segundo a nossa vontade. vamos ao nosso projeto. Vamos dar uma organizada em nossa interface antes de iniciarmos nosso trabalho.

ele não altera os parâmetros do componente. A outra opção é através do gerenciamento de materiais. Na guia View. logo estaremos aprendendo um pouco mais sobre esta janela. clique em 3D View > Default 3D View. como iremos fazer logo adiante. ou seja. por exemplo. Podemos notar que nesta barra. Agora estamos na vista padrão 3D do projeto. quando utilizamos um elemento como uma parede.com Página 3 de 21 . ao lado de cada nome temos um sinal de “+”.blogspot. eles vem com o material default. as alterações são feitas na barra de propriedades. apenas para podermos visualizar os materiais aplicados na renderização. A vista 3D padrão é muito util quando precisarmos alterar os parametros das paredes cortinas. Muitas alterações de materiais podem ser feitas nesta vista. Vamos ver como cada uma delas funciona. um piso ou parede cortina. Daniel Oliveira http://ambientetechnico. clique no sinal de + em “Floor Plans” e verá que as vistas de planta de piso serão expandidas. Vamo iniciar agora as alterações Básicas através das propriedades de tipo. uma dela é alterando os parâmetros do componente. Vamos renderizar a cena da forma como ela está. um material padrão pré-definido.[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail. iremos renderizar uma cena em baixa resolução. São estes materiais que podemos alterar. Na guia “View” clique em Render . isso quer dizer que temos mais opções . Esta é nossa cena renderizada com os materiais default do projeto. esta opção é boa quando queremos utilizar uma pintura sobre determinado componente. por exemplo. podemos utilizar de duas formas. esta etapa é muito utilizada quando iniciamos um projeto a partir do nada. Na guia onde está escrito “Draft” altere para “Low”. Os demais parâmetros deixaremos como estão.com À esquerda temos a nossa barra de navegação de projeto outra ferramenta muito importante que também será muito utilizada por todos nós. A janela de diálogo de renderização se abrirá. outras só conseguiremos fazer aqui. mas sim do material aplicado nele. pois logo mais iremos detalhar um a um.

esta caixa de diálogo é o que chamamos de “Type Properties” ou “Propriedades de Tipo” é aqui que poderemos alterar todas as propriedades do componente que foi selecionado.com CAPÍTULO DOIS: ALTERANDO AS PROPRIEDADES DE TIPO. você poderá notar na Barra de Propriedades que o seletor de tipo está identificando o tipo de componente. pois são apenas informações valiosas com relação às partes que compõem a parede selecionada.com Página 4 de 21 . Clicando em Edit você vai notar que irá abrir uma nova janela que contém vários parâmetros. Antes de sairmos clicando em cada item desta lista. Agora uma nova caixa de diálogo apareceu. Clique em Duplicate e renomeie para Parede Externa. Daniel Oliveira http://ambientetechnico. Vamos fazer algumas alterações nesta parede. precisamos conhecer um pouco mais sobre ela. Em “Structure” clique em “Edit”. Ainda na vista 3D.blogspot. No seletor de tipo.[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail. clique em “Edit Type”. muito útil na hora de fazer um detalhamento ou na hora de criar uma tabela no Revit. aproxime um pouco o zoom e selecione a parede conforme mostrado: Após selecionar esta parede. Queria pedir que não se assustasse com isso.

esta é a caixa de Propriedades de materiais. representa o lado interno. etc. padrão de vista 3D. o que estiver abaixo da estrutura. o que estiver acima da estrutura. Vamos alterar o material externo da perede: No Layer 1. como estrutura. Daniel Oliveira http://ambientetechnico. Aqui podemos alterar todos os parâmetros de materiais.[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail. representa o lado externo da parede. pintura. temos os Layers e logo abaixo Exterior Side.. reboco. representa o lado externo. é aqui que podemos inserir camadas em nossa parede. camadas de isolamento térmico ou acústico. temos o layer 6 representado por “Structure”. esta é a estrutura da parede. alvenaria.com Página 5 de 21 .com Esta é a caixa de diálogo de Edição de montagem. se reparar. o “miolo”.. é nesta janela que faremos todas as alterações de materiais para renderização ou visualização 3D do projeto.. clique em “Masonry – Bric” uma nova janela se abrirá. como o próprio nome diz. padrão de elevação. como renderização.blogspot. corte. na guia de layers. etc. Pode-se notar que temos algumas informações que nos mostram como a caixa de diálogo funciona.

blogspot. como iremos fazer a seguir. pois assim fica mais fácil para gerenciar ou alterar um material que já está aplicado no projeto. Esta aba facilitou muito a nossa vida. Esta janela é subdividida em algumas abas. Daniel Oliveira http://ambientetechnico. agora qualquer alteração neste material acarretara na mudança apenas da área que foi selecionada. clique com o botão direito sobre o nome da parede e selecione “Duplicate”. Agora podemos ver os tipos de pinturas disponíveis para utilizarmos. selecionamos a categoria “Wall Paint”.com Todos os materiais aplicados em seu projeto estarão listados aqui. Mas por hora não iremos utilizar esta aba. pois ele pode aplicar os atributos de um outro elemento. e toda vez que você fizer alguma alteração em determinado componente. Logo abaixo temos a “Autodesk Library”. Agora Clique na aba “Appearence”: Aqui você poderá alterar a aparência de renderização dos materiais aplicados no componente. antes tinha que procurar na lista de materiais. Os materiais ficam classificados em Categorias.com Página 6 de 21 .[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail. Você acabou de duplicar e renomear a parede selecionada. depois sim terá uma lista de materiais que são independentes. parte mais importante desta etapa do Tutorial. que você poderá aplicar em seu componente. Aqui você tem sua parede selecionada. Você irá criar seu parâmetro. Renomeie para “Acabamento Externo Parede”. aqui fica a nossa Biblioteca de Materiais. Em “Project Properties Sets” (Versão Revit 2012) contém todos os materiais que estão aplicados em seu projeto. tome muito cuidado ao aplicar um novo material em seu componente. outro que tenha o mesmo material aplicado será alterado. É importante que você veja esta caixa de diálogo como uma caixa para alterar os parâmetros de um material e não uma lista de materiais que podem ser utilizados indiscriminadamente.

uma novidade no Revit 2012. A tua parede ficou amarela.. esta opção é interessante pois você pode ter varias paredes amarelas com propriedades diferentes. como acabamento da pintura. aplicação. Em Cut Pattern (Padrão de Corte) podemos deixar como está. Feche todas as janelas. Clique na aba “Graphics”. Imagem renderizada  Daniel Oliveira http://ambientetechnico. a opção “Properties”. O Interessante é que você pode aplicar estes materiais diretamente no componente selecionado. pois não queremos que tenha um padrão de hachuras em vista 3D.[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail. Clique mais uma vez em apply. elevação e corte. se você está utilizando o Revit 2012 altere na aba Finish para “Eggshell” e Aplication para “Spray” cliquem em Apply. conforme demonstra a imagem abaixo: Aqui temos algumas novidades para o Revit 2012. Agora clique novamente para “By Property Set” e “Create New Property Set”. Selecione na aba “Properties” e selecione Independet. Clique em Apply e em Ok e OK novamente. selecione a opção “By Property Set”. Se selecionarmos no menu teremos a opção “Independent” e “By Property Set”. e selecione a Opção “Create New Property set”. etc. Em Shading. Aqui você pode alterar os parâmetros de vista. Por exemplo.blogspot. Agora vamos duplicar este material. Em Surface Pattern (Padrão de Superfície) clique em None.. Renderize a imagem em modo Low. selecione a opção “ Use Render Appearance for Shading”.com Selecione a cor Yellow.com Página 7 de 21 . porém como independente. Agora podemos alterar algumas propriedades desta cor. por exemplo. Voce verá que agora temos dois conjuntos de propriedades diferentes para um mesmo material. Agora você criou um kit de propriedades.

com Página 8 de 21 . Se necessário. Clique com o botão direito do mouse e em Duplicate. clique no quadro da cor e selecione qualquer cor. Na Biblioteca de Materiais. fique à vontade para criar. pisos. editar. vistas. Estes passos que fizemos são o básico para aplicação de materiais através da propriedades de tipos. Em properties. Na vista 3D padrão. Na barra de propriedades clique em “Edit Type” >Duplicate e renomeie para Piso Entrada. Esta nova opção no Revit torna a renderização ainda melhor. e quando eu falo em todo. Em Structure clique em Edit. porém na renderização vai prevalecer o material aplicado em Appearence. Tente refazer estes passos para alterar os parâmetros das demais paredes. enfim. Em Shading.[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail. Uma novidade no Revit 2012 é o Bump Map. Renderize a imagem em modo Low. Se utilizarmos qualquer padrão de Hachuras. aproxime o zoom na fachada do prédio e selecione o piso da entrada.blogspot.. elas somente serão vistas no modo 3D.. Clique em Default Floor. Este caminho é semelhante para todos os demais componentes do projeto. visualize em 3D e depois renderize. Estou apenas ensinando a pescar. seu piso de entrada agora está com os materiais aplicados. etc. rotacione o projeto para que a câmera fique de frente para a parede para visualizar a hachura. Em Surface Pattern selecione Bric. coberturas. uma ferramenta que cria a sensação de superfície irregular em paredes. você vai notar que prevalece o material da renderização. elevações e cortes. digo todos mesmo. selecione em Finish: Polished. Para um exemplo básico. Acione a opção “Finish Bump” em Type Selecione “Polished Granite”. Renomeie para Piso Fachada. altere o Surface Pattern da parade amarela para qualquer padrão de hachuras. selecione SiteWork > Coble Stone – Glazed Multi-Color . Daniel Oliveira http://ambientetechnico. Clique na aba Appearance. pois para o próximo passo será necessário um pouco mais de atenção.com NOTA: O “Surface Pattern” ou Padrão de Superfície não interfere na renderização final do material aplicado. Agora iremos aplicar o material no piso. cabe à você pegar o peixe. Confirme tudo e feche as janelas. Vamos para mais um exemplo simples e prático.

você também irá utilizar a tecla TAB para selecionar os objetos individualmente. Clique no Seletor de tipos e altere para “Curtain Wall”. pois eu acho que seria importante que você se sentisse familiarizado com as ferramentas do Revit. Para que você possa alterar esses parâmetros é recomendável utilizar a Vista 3D padrão. serem feitas na vista da Planta de Piso. Em Material. podem. Se você ainda não se sente seguro com as aplicações de materiais. clique com o botão direito do mouse > Duplicatte > Renomeie para Montante Fachada. Renomeie para Vidro Fachada.com Agora iremos selecionar alguns componentes para alterarmos seus parâmetros de Renderização. Aproxime o zoom na fachada do prédio para pegar a parede cortina do lado direito.blogspot. Na Barra de Propriedades clique em Edit Type.com Página 9 de 21 .[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail. Agora iremos alterar os parâmetros de materiais do vidro. Clique em Edit Type > Duplicate. Daniel Oliveira http://ambientetechnico. como nos casos de paredes e pisos. Em Shading selecione a opção “Use Render Appearance for Shading”. Lembrando também que as alterações que fizemos até agora. Em Appearance selecione Metallic Paint > Glossy – Black. Com a tecla TAB selecione o Glazed Panel. não necessariamente precisa ser feita na Vista 3D padrão. eu estou apresentando este tutorial na vista 3D para que fique mais dinâmico. Com o auxílio da tecla TAB selecione o montante da parede cortina. por exemplo. clique e selecione Chrome. Agora iremos alterar os parâmetros de renderização dos montantes da parede cortina e dos vidros. Feche a caixa de diálogo. recomendo que vá treinando com as demais paredes de pisos do projeto.

Na Aba “Appearance”.com Página 10 de 21 . pois já temos um modelo pronto com os parâmetros configurados. clique em “Glazing – Curtain Wall Glazing”. Para aplicar este parâmetro aos demais vidros.com Em Material. Feche todas as janelas. Clique com o botão direito do mouse e em Duplicate. renomeie para Vidro Fachada. Daniel Oliveira http://ambientetechnico. Renderize a imagem. Em Graphics. basta selecionar um vidro. selecione Glass > Dark Gray. e alterar para Vidro Fachada. vamos começar a configurar a nossa cena para uma renderização.[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail. selecione a opção “Use Render Appearance for Shading”. Feito isso.blogspot.

Consistent Color: Cores Consistentes. Iremos aprender a utilizar o estudo solar. Uma novidade no Revit 2012 é a opção “Graphics Display Options”. temos as seguintes opções: Wireframe: Estrutura de arame. Shaded: Sombreado com arestas. Medium (média resolução) e Fine (alta resolução). Abra a Vista padrão 3D e rotacione o projeto para ele fique em uma vista isométrica.blogspot. principalmente quando se quer trabalhar com uma área onde aparecem muitos detalhes. o que nos poupará muito tempo. tipos de vistas para simular a projeção solar sobre o prédio. com a utilização da luz solar. Realistic: Modo realista.com CAPÍTULO TRÊS: PREPARANDO A RENDERIZAÇÃO EXTERNA Neste capítulo iremos abordar o básico para uma renderização externa. Temos a opção Coarse (Baixa resolução). Hidden Line: Linha Oculta. Aqui controlamos as opções de vista.  Detail Level: Aqui você configura o nível de detalhamento do projeto.  Visual Style: Estilo Visual. Clique nesta opção. é que elas nos proporcionam a opção de estudar a projeção Solar sem a necessidade de renderizar a imagem. você verá que uma nova janela irá se abrir: Daniel Oliveira http://ambientetechnico. A grande vantagem destas ferramentas. Iremos trabalhar neste capítulo com renderização externa. Esta opção é bem útil em determinados momentos do projeto.com Página 11 de 21 . vai notar uma pequena barra na parte inferior do Revit: Iremos abordar alguns destes itens para que possamos melhor utilizar as opções para renderização.[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail. Se você prestar atenção.

Em “Model Display” podemos configurar a aparência das superfícies para esta cena. que é o nosso objetivo. clique na opção Still (Estático). lembrando também que esta mesma opção está disponível na caixa de diálogo de configuração de renderização.[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail. Você poderá perceber que as projeções das sombras mudaram automaticamente. Selecione a opção Shaded em Surface e clique em Apply. podemos alterar as opções. Após configurar. clique nele e escolha uma cidade. você pode utilizar a opção do Google Maps ou utilizar uma cidade pré-definida do programa.com Aqui temos muitas novidades que também são bem uteis para nós. clique em “Sun Setting”: A caixa de propriedades do Sol irá aparecer. Aqui é possível configurar o estudo Solar. Uma novidade interessante é a opção “Ghost Surfaces”. é a mesma opção da Visual Style. Location: aqui você pode configurar a localização de seu projeto. quando iremos abordar a renderização interna. As superfícies ficaram com uma tonalidade transparente.blogspot. selecione esta opção e clique em Apply. Em Solar Study. Voce pode alterar a data e o horário. Selecione a opção “Cast Shadows”.com Página 12 de 21 . Mas vamos alterar alguns parâmetros aqui para fazermos o nosso teste antes de renderizarmos a cena. Em Lighting. Vamos deixar para estudar as opções “Sun and Shadow Intensity” mais a frente. Silhouetes: Alteras os estilhos de arestas do projeto. Em settings. clique em Save Settings. Shadows: esta opção nos interessa muito. Aqui as sombras serão ativadas no projeto. Logo abaixo teremos as opções para alterarmos as projeções do Sol sobre o edifício. Feche a guia. Você vai notar que o modelo do projeto se alterou. Daniel Oliveira http://ambientetechnico. Tente experimentar diferentes horários e cidades para ver a variação das sombras.

se não souber aconselho que procurem no Tutorial Básico do Revit em meu Blog). (espero que saibam criar uma superfície topográfica. depois você poderá aplicar estes parâmetros em seu próprio projeto. Ao ativar esta opção você poderá notar que o Revit habilitou o caminho do Sol: Daniel Oliveira http://ambientetechnico.  Sun Patch (Caminho do Sol). será somente para visualização. gostaria de pedir que criassem um terreno para que possamos visualizar melhor as sombras projetas.com IMPORTANTE: Como o nosso projeto não conta com um terreno.[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail.com Página 13 de 21 . lembre-se estamos aprendendo os parâmetros de renderização. Outra opção de configuração de estudo Solar do Revit. pode ser de qualquer tamanho ou formato e material.blogspot. Não se preocupe com a elevação do terreno. Ative esta opção. Renderize a imagem.

Também podemos renderizar um corte 3D de nosso projeto. Daniel Oliveira http://ambientetechnico. cliquem na opção “Section Box” na guia Extends. aqui você controla a posição Solar no ambiente para melhor trabalhar com seu projeto. você também pode renderizar cada frame para criar a montagem do estudo solar. Save Settings e apply. Você poderá notar que uma caixa 3D irá aparecer em torno do desenho. Na Barra de Propriedades.blogspot.[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail. Clique em Sun Settings.com Página 14 de 21 . Na barra de opções surgiu esta ferramenta: Aqui você poderá controlar as passagens das horas para o estudo solar. o horário (das 10:00hs às 15:00hs) Time Interval: One Hour. Escolha a cidade. Em Solar Studdy.com Da mesma forma. Clique no Sol e arraste ele com o mouse nos sentidos da linha: Vamos fazer uma rápida configuração de estudo Solar para compreender como funciona. selecione a opção Single Day.

se necessário.[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail.blogspot. se desejar. Coloque a imagem que você precisar.com Clique sobre uma das linhas. na opção Style selecione Image. ative as sombras para visualizar o efeito sobre o corte. conforme mostrado abaixo: Rotacione a imagem para ficar de frente para o corte. Em Backgroud. Abra a caixa de diálogo de renderização. Clique OK e renderize a imagem. Renderize esta imagem. As setas de controle irão aparecer com elas você pode controlar a caixa de corte. Imagem Renderizada: Você também pode aplicar uma imagem de fundo. Vamos criar um corte sobre a edificação. Daniel Oliveira http://ambientetechnico. pode fazer os ajustes de escala.com Página 15 de 21 .

forro.) te aconselho a usar essas configurações básicas. Aqui iremos abordar o básico para iluminação interior. Na guia de navegação de projeto.. deixe a qualidade em low. Cnst. vamos criar uma vista de elevação dentro de um dos apartamentos. Posicione a Camera conforme mostrado abaixo: A vista de elevação 3D se abrirá automaticamente. da forma como está. Vamos aos primeiros passos. Daniel Oliveira http://ambientetechnico.[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail. paredes. Assim como na renderização externa. e utilizamos principalmente a iluminação Natural. e se você não tiver um computador bom (com uma boa placa de vídeo. quando você estiver compondo seu projeto. Deixe o detail level em Fine e ajuste o Visual Style em Shaded. principalmente para evitar retrabalho e resultados indesejados. aqui teremos que trabalhar com os mesmos materiais aplicados. Deixe a vista no level Fine shaded. Na guia View. é importante que. ou até mesmo as duas opções ao mesmo tempo. Até aqui aprendemos como alterar os parâmetros de renderização de um material. você só precisa saber o que você deseja apresentar. já configure cada componente. que cada componente já tenha seu material de renderização aplicado. porém já é o suficiente para que você consiga dominar as principais ferramentas do Revit para renderização. memoria Ram. Selecione o piso 2nd flr. clique em 3D View > Camera . pois a partir deste momento as renderizações se tornarão particularmente mais lentas. Agora vamos iniciar os passos básicos para uma renderização interna.. clique sobre o símbolo de “+” e expanda as vistas em Floor Plans. Lembrando sempre que este tutorial serve apenas como base. Agora iremos adicionar um novo fator para nossa renderização. aqui temos algumas opções diferentes de renderização. lá você irá aprender os passos básicos para inserir e modificar uma família. como portas. Podemos optar por renderizar somente a luz solar no ambiente ou somente a luz artificial. te aconselho que dê uma olhada no Tutorial Básico do Revit em meu blog. enfim. aqui estou apenas indicando os caminhos básicos. Se você ainda não tenho conhecimento prévio de como inserir e modificar famílias.blogspot.com Página 16 de 21 . O prmeiro passo é abrir uma vista de elevação. alterar os parâmetros de luminárias e outras coisinhas. renderize a cena. Agora estamos na planta de piso do segundo pavimento.com CAPÍTULO QUATRO: PREPARANDO A RENDERIZAÇÃO INTERNA. Para renderizar uma cena interna no Revit é muito simples. a iluminação artificial. janelas. mobiliários.

Esta é a opção que estávamos utilizando até agora. Na caixa de diálogo de renderização temos a opção Image. Interior: Sun Only = Opção para renderização interna com a luz solar. Selecione a opção Interior: Sun Only e renderize a imagem. ideal para você renderizar iluminação artificial com a opção do pôr do Sol por exemplo. Use os controles deslizantes para alterar sua imagem. é o controle de exposição.com É bem provável que sua renderização tenha ficado desta forma: Isto aconteceu porque não configuramos a nossa renderização.[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail. Exterior: Artificial Only = Se você precisar renderizar uma iluminação de fachadas. Interior Artificial Only = Opção com luzes artificiais apenas. aqui podemos refinar nossa imagem.blogspot. Podemos notar que temos várias opções: Exterior: Sun Only = Quando queremos renderizar uma cena exterior. clique em Adjust Exposure. Agora podemos notar duas coisas diferentes: Percebeu que quando renderizamos uma cena com a configuração Exterior sun Daniel Oliveira http://ambientetechnico. apenas com a iluminação do Sol configurada.com Página 17 de 21 . Vamos aprender a utilizar as ferramentas de controle de renderização para melhorar nosso trabalho. Aqui está o segredo de nossa renderização. Exterior: Sun and Artificial = Esta opção nos dá tanto a luz solar quanto a luz artificial. Abra a caixa de diálogo de renderização. por exemplo. Uma nova janela vai se abrir. em Lighting temos algumas opções. mas mesmo quando isso acontecer podemos melhorar nossa imagem renderizada. Interior Sun and Artificial = Opção com luz natural e artificial.

Abra novamente a caixa de diálogo de renderização. Selecione o opção Low para quality. Uma boa renderização também vai depender de outros fatores. Desça pela caixa de rolagem até as opções de Daylight Portal Options. Pois dependendo da posição do Sol.. Agora abra novamente as opções de em Quality e selecione Edit. Clique em Copy to Custom. NOTA: Temos que ter muito cuidado quando ativamos os portais de luz natural no Revit. O Revit dá muitas possibilidades de trabalho em uma cena. Em surface Pattern selecione 6” Parallel. cabe a você ter criatividade para trabalhar. selecione Siding > Wood Horizontal. Em Appearance. quando selecionamos a opção Interior Sun Only. Aqui ativaremos as opções de portal de luz natural. Por este motivo fica uma dica: Quando ativar os portais de luz natural para uma região onde tem uma parede cortina por exemplo.blogspot. vamos alterar alguns parâmetros básicos. aqui nós já estivemos antes. Clique no Material nomeado como Parede Decorada Se precisar. como a qualidade final de saída. Em primeiro lugar. Daniel Oliveira http://ambientetechnico. Vamos criar um material para a nossa parede atrás do sofá.[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail. enfim. Em Graphics selecione a opção “Use Render Appearance for Shading”. etc. Ative as três opções e feche a caixa. crie mais materiais e aplique nas demais paredes. Tente alterar os padrões..com Página 18 de 21 . clique em Materials . posição do Sol.com Only a cena fica muito escura. tente configurar como renderização de cena exterior. Para que nossa renderização seja melhor. deixe a opção Interior: Sun Only. clique em Duplicate > Renomeie para Parede Decorada. vamos aplicar alguns materiais nas paredes. Em Scheme. vá fazendo testes mude a posição da câmera. com o botão direito do Mouse. Na guia Manage. Renderize a imagem. iremos utilizar agora a segunda opção de aplicar materiais sem a necessidade de abrir as propriedades de tipo. a cena pode ficar muito clara. Na guia Modify selecione a opção e arraste até a parede atrás do sofá. Clique em Padrão na lista. . pois o arquivo original está sem materiais aplicados. Clique em Apply e feche as janelas. Você será direcionado a caixa de diálogo de Materiais.

Agora clique em Appearance Property Sets. em Luminance altere o valor para 20. Esta opção é para ativar a auto-iluminação. Alta Luminosidade. selecione Vidro – Branco. Abra a caixa de diálogo de renderização e clique em Scheme > Interior: Artificial Only.com Vamos experimentar uma renderização com a iluminação artificial. Feche a caixa de diálogo de renderização. se quiséssemos alterar o padrão de apenas uma luminária.com Página 19 de 21 .[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail. Na vista.blogspot. clique sobre o material para abrir a caixa de diálogo de Materiais. Renomeie para Luminária Retangular. Clique em Edit Type. clique com o mouse sobre a luminária retangular no forro. Clique aba materiais. Agora iremos alterar os parâmetros das luminárias da parede. Clique em Edit Type. vamos melhorar nossa cena para uma renderização mais completa. Vamos alterar os parâmetros desta luminária. basta apenas alterar o padrão de uma delas. Como elas são duas. como no caso das luminárias na parede. que dá a aparência de lâmpada acesa. Clique na luminária da parede pode ser qualquer uma delas. com o botão direito do mouse clique em Duplicate.00. Em Material do Difusor. Selecione Glass > Clear light. Esta é a cena renderizada. Em quality selecione a opção Low. Daniel Oliveira http://ambientetechnico. Selecione a opção Self Ilumination. Podemos notar que ainda faltam algumas coisas. teríamos que duplicar e renomear o componente.

selecione a cor verde. Daniel Oliveira http://ambientetechnico.blogspot. o Revit Architecture te dá muitas possibilidades de trabalho. Na caixa de diálogo. clique em Glass frosted. mas não feche a caixa de diálogo. feche todas as caixas de diálogos e renderize cena. Em shade. A principio iremos apenas alterar o filtro de cor. trocar o tipo de material de cada componente. clique em Color. Altere a cor para green. é aqui que alteramos os padrões fotométricos de uma luminária. Confirme tudo.[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail. clique em Apply.com Página 20 de 21 . Na guia Appearance > Generic. Este é o nosso resultado! Você também pode mudar os parâmetros da mobília. Clique em White.com Na barra de propriedades temos a opção “Photometrics”. Em Self-Ilumination clique em Filter Color e altere para Green.

Daniel Oliveira http://ambientetechnico. esteja sempre pronto para enfrentar os desafios que este maravilhoso programa tem a te oferecer. ajudarei na medida do possível.blogspot.[RENDERIZANDO COM O REVIT ARCHITECTURE 2012] olliveiradand@gmail. Cabe a você se aprofundar cada vez mais para aprender algo novo diariamente. Fica aqui meu agradecimento. Tente modificar. pois não é. faça de tudo para tirar o máximo de proveito dele. criar novos parâmetros. espero que este tutorial possa ser útil à cada um de vocês. Se precisarem de uma ajuda ou help. Não pense que este programa é muito complicado.com O que você aprendeu neste tutorial são os passos básicos para se renderizar no Revit.com Página 21 de 21 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful