DESENVOLVIMENTO FISICO E COGNITIVO NA ADOLESCÊNCIA

Adolescência: Uma Transição no Desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO FISICO E COGNITIVO NA ADOLESCÊNCIA Adolescência: Uma Transição no Desenvolvimento

O que é adolescência, quando ela começa e termina e que oportunidades e riscos ela envolve?

* Adolescência é a transição da infância para a idade adulta. Seu começo e seu fim não são claramente marcados nas sociedades ocidentais; Dura aproximadamente uma década, entre 11 ou 12 anos e final da segunda década de vida ou inicio dos 20 anos.

DESENVOLVIMENTO FISICO E COGNITIVO NA ADOLESCÊNCIA Adolescência: Uma Transição no desenvolvimento

As definições legais, sociológicas e psicológicas do ingresso na idade adulta variam.

Em algumas culturas não-ocidentais, a chegada à "maioridade" é sinalizada por rituais especiais.

Padrões de comportamento de risco. assim como de oportunidades de crescimento físico. . cognitivo e psicossocial. tendem a se estabelecer no início da adolescência. abuso de drogas. atividade sexual. envolvimento em gangues e uso de armas de fogo.DESENVOLVIMENTO FISICO E COGNITIVO NA ADOLESCÊNCIA Adolescência: Uma Transição no desenvolvimento   Adolescência está carregada de riscos ao desenvolvimento saudável. como consumo de bebidas alcoólicas.

cerca de quatro a cada cinco jovens não enfrentam maiores problemas .Contradições????  Entretanto.

A puberdade leva quatro anos. tipicamente iniciando-se mais cedo nas mulheres do que nos homens.Que mudanças físicas ocorrem nos adolescentes e como essas mudanças os afetam psicologicamente?  DESENVOLVIMENTO FÍSICO  * A puberdade é desencadeada por mudanças hormonais. que podem afetar o humor e o comportamento. . e termina quando uma pessoa é capaz de reprodução.

provavelmente em função de melhorias nos padrões de vida . tanto os rapazes como as moças sofrem um surto de crescimento adolescente. Uma tendência secular para atingir a altura adulta e a maturidade sexual começou aproximadamente há 100 anos.Que mudanças físicas ocorrem nos adolescentes e como essas mudanças os afetam psicologicamente?  DESENVOLVIMENTO FÍSICO  • Durante a puberdade.

ocorre. em média. entre os 12 e 13 anos nos Estados Unidos. a primeira ejaculação de um menino. geralmente ocorre aos 13 anos. a primeira menstruação.Que mudanças físicas ocorrem nos adolescentes e como essas mudanças os afetam psicologicamente?  DESENVOLVIMENTO FÍSICO     * Os caracteres sexuais primários (os órgãos reprodutivos) aumentam de tamanho e amadurecem durante a puberdade. Os caracteres sexuais secundários também aparecem. . A espermarca. A menarca. • Os principais sinais de maturidade sexual são a produção de esperma (para os homens) e a menstruação (para as mulheres).

especialmente do sexo feminino. tendem a ser sensíveis em relação a sua aparência física. As moças que amadurecem cedo tendem a se ajustar com menos facilidade do que os meninos que amadurecem cedo .Que mudanças físicas ocorrem nos adolescentes e como essas mudanças os afetam psicologicamente?  DESENVOLVIMENTO FÍSICO  Os adolescentes.

Problemas de saúde costumam resultar de pobreza ou de um estilo de vida perigoso. Os adolescentes são menos inclinados do que as crianças mais jovens a receber assistência médica regularmente.Saúde Física e Mental: Quais são alguns dos riscos e dos problemas de saúde comuns na adolescência?   • Em geral. . os anos de adolescência são relativamente saudáveis.

não praticam exercícios físicos vigorosos regularmente. . principalmente as moças. Muitos adolescentes não dormem o suficiente porque os horários da escola estão fora de sincronia com seu sistema circadiano.Saúde Física e Mental: Quais são alguns dos riscos e dos problemas de saúde comuns na adolescência?   • A maioria dos estudantes do ensino médio.

Os resultados para a bulimia tendem a ser melhores do que para a anorexia. a anorexia nervosa e a bulimia nervosa. . Todos podem ter graves efeitos de longo prazo A anorexia e a bulimia afetam principalmente as mulheres.Saúde Física e Mental: Quais são alguns dos riscos e dos problemas de saúde comuns na adolescência?    • Três transtornos de alimentação comuns na adolescência são a obesidade.

O uso de drogas costuma estabelecer-se quando os jovens ingressam no segundo ciclo do ensino fundamental. A maconha. são muito populares entre os adolescentes. apesar de um aumento no uso de drogas durante a maior parte da década de 1990.   . o álcool e o tabaco. que pode levar à dependência de substâncias. é hoje menos comum entre os adolescentes do que foi em décadas recentes.Saúde Física e Mental: Quais são alguns dos riscos e dos problemas de saúde comuns na adolescência?  • O abuso de substâncias. chamados de drogas de porta de entrada. Todas envolvem sérios riscos.

. O acesso a armas de fogo é um dos principais fatores para os homicídios e os suicídios. os homicídios e os suicídios.Saúde Física e Mental: Quais são alguns dos riscos e dos problemas de saúde comuns na adolescência?   As três principais causas de morte entre adolescentes são os acidentes.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Aspectos da Maturação Cognitiva  Como o pensamento dos adolescentes difere do de crianças mais jovens? • No estágio de operações formais de Piaget. nem todas as pessoas tornam-se capares de operações formais. lidar flexivelmente com problemas e testar hipóteses. as pessoas são capazes de raciocínio hipotéticodedutivo. Elas podem pensar em termos de possibilidades. O desenvolvimento cerebral imaturo dos adolescentes pode permitir que as emoções interfiram no pensamento racional . Uma vez que a experiência desempenha um papel importante para se chegar a esse estágio.   .

Piaget também deu pouca a tenção às diferenças individuais. como o acúmulo de conhecimento e o saber em campos específicos.DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Aspectos da Maturação Cognitiva  • O estágio de operações formais de Piaget não leva em conta desenvolvimentos.  . o aumento na capacidade de processamento de informações e o desenvolvimento da meta cognição. às variações entre tarefas e ao papel da situação como influência sobre o pensamento.

a autoconsciência (que ele chama de público imaginário) e a suposição de singularidade e de invulnerabilidade (que ele chama de fábula pessoal). Entretanto. a hipocrísia aparente. a ndecição.DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Aspectos da Maturação Cognitiva   Segundo Elkind. a pesquisa lançou dúvidas sobre a prevalência especial dos dois últimos padrões durante a adolescência. os padrões imaturos de pensamento característicos da adolescência incluem encontrar defeitos em figuras de autoridade. . a tendência a discutir.

o julgamento moral enraiza-se no desenvolvimento de um senso de justiça e corre em três grandes níveis: moralidade pré-convencional.Em que base os adolescentes fazem julgamentos morais?  Segundo Kohlberg. moralidade convencional (ou moralidade de conformidade ao papel convencional) e moralidade pós-convencional (ou moralidade dos princípios morais autónomos). .

A aplicabilidade do sistema de Kohlberg a mulheres e moças e a pessoas de culturas não-ocidentais foi questionada. entre eles. .Em que base os adolescentes fazem julgamentos morais?  A teoria de Kohlberg foi criticada por diversos motivos. o fracasso em considerar a influência dos pais.

QUESTÕES EDUCACIONAIS E VOCACIONAIS Que influências afetam o êxito no ensino médio e por que alguns alunos abandonam os estudo?    A motivação acadêmica. os estilos parentais. . Famílias pobres cujos filhos se saem bem na escola tendem a ter mais capital social que famílias pobres cujos filhos não se saem tão bem. As crença de Auto-eficácia e as atitudes dos país e dos amigos podem influenciar a motivação para o processo escolar. a etnicidade. a condição socioeconômica e a qualidade da escolarização influenciam o desempenho educacional.

.QUESTÕES EDUCACIONAIS E VOCACIONAIS Que influências afetam o êxito no ensino médio e por que alguns alunos abandonam os estudo?   Embora a maioria dos norte-americano concluam o ensino médio. a taxa de evasão escolar é mais alta entre alunos pobres. hispânicos e negros e entre aqueles que não vivem com ambos os pais. O envolvimento ativo nos estudos é um importante fator para manter os adolescentes na escola.

QUESTÕES EDUCACIONAIS E VOCACIONAIS Que influências afetam o êxito no ensino médio e por que alguns alunos abandonam os estudo?    Quais são alguns dos fatores no pia educacional e vocacional? As aspirações educacionais e vocacionais são influenciadas por diversos fatores. social e ocupacional. . entre os quais o encorajamento dos pais e os estereótipos de gênero. Trabalhar fora parece ter tanto efeitos negativos co sobre o desenvolvimento educacional. Cerca de 33% dos formados no ensino médio não ingressam imediatamente na universidade.

Erik Erikson descreveu a crise psicossocial da adolescência como o conflito de identidade versus confusão de identidade. A ''virtude"' que deve resultar dessa crise é a fidelidade . sexuais e relativos a valores. a qual possui componentes ocupacionais.DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA ADOLESCÊNCIA: A BUSCA DA IDENTIDADE   Como os adolescentes formam uma identidade? * Uma preocupação central durante a adolescência é a busca de identidade.

. descreveu quatro estados de identidade com diferentes combinções de crise e de comprometimento: conquista de identidade (crise que leva ao comprometidmento). moratória (crise ainda sem compdrometimento) e difusão de identidade (nenhum comprometimento. em pesquisa baseada na teoria de Erikson. pré-fechamento (comprometimento sem crise). nenhuma crise).DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA ADOLESCÊNCIA: A BUSCA DA IDENTIDADE  * James Marcia.

.DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA ADOLESCÊNCIA: A BUSCA DA IDENTIDADE   Os pesquisadores discordam quanto ao fato de se moças e rapazes tomam rumos distintos para a formação de identidade. mas pesquisas posteriores não apóiam esse achado. Algumas pesquisas sugerem que a auto-estima das moças tendem a diminuir na Adolescência.

. que é altamente vulnerável ao estresse e à influência externa. Ao contrário disso. muitos jovens hoje em dia desenvolvem uma identidade de colcha de retalhos.DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA ADOLESCÊNCIA: A BUSCA DA IDENTIDADE    A etnicidade é uma parte importante da identidade. especialmente entre adolescentes minoritários. o desenvolvimento saudável e estável da identidade ocorre através de um lento processo de diferenciação e de integração. Segundo David Elkind.

pelo menos em parte em genética. .parece ser influenciada por uma interação de fatores biológicos e ambientais e pode ser.SEXUALIDADE O que determina a orientação sexual?  A orientação sexual.heterossexual. homossexual ou bissexual .

A atividade sexual dos adolescentes envolve riscos de gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis.  .Que atitudes e práticas sexuais são comuns entre os adolescentes e o que leva alguns adolescentes a praticar o o sexo de alto risco?  As atitudes e os comportamentos sexuais são mais liberais do que no passado. Existe uma maior aceitação de atividade sexual antes do casamento e da homossexualidade e tem ocorrido um declínio do duplo padrão.

.Que atitudes e práticas sexuais são comuns entre os adolescentes e o que leva alguns adolescentes a praticar o o sexo de alto risco?  Os adolescentes em maior risco são os que iniciam a atividade sexual cedo. não utilizam preservativos e são malinformados sobre sexo. possuem múltiplos parceiros.

Uma cada três casos ocorre entre adolescentes. . As DSTs tendem mais a ocorrer e não serem detectadas nas mulheres do que nos homens e nos adolescentes do que em adultos. as taxas nos Estados Unidos são as mais altas do mundo industrializado.O quão comuns são as doenças sexualmente transmissiveis e a gravidez na adolescência e quais são os desfechos usuais?    As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) tornaram-se muito mais comuns desde a década de 1960.

têm consequências negativas sobre a saúde. A gravidez e a criação de filhos na adolescência. as mães são solteiras.O quão comuns são as doenças sexualmente transmissiveis e a gravidez na adolescência e quais são os desfechos usuais?  • As taxas de gravidez e de natalidade em adolescentes dos Estados Unidos diminuiram durante a década de 1990. As mães adolescentes e suas famílias tendem a sofrer dificuldades financeiras.   . muitas vezes. Na maioria desses nascimentos. e as crianças costumam sofrer com uma criação inadequada.

a rebeldia adolescente total não parece comum. COM OS PARES E COM A SOCIEDADE ADULTA. .RELACIONAMENTOS COM FAMÍLIA. e pais e filhos adolescentes costumam ter valores semelhantes.   A "rebeldia adolescente" é algo típico? • Embora os relacionamentos entre os adolescentes e seus pais nem sempre sejam tranquilos.

mas os relacionamentos com os pais continuam sendo próximos e influentes.Como os adolescentes relacionamse com os pais. A criação democrática os tá associada com os resultados mais positivos. • O conflito com os pais tende a ser mais frequente durante a adolescência inicial e mais intenso na metade da adolescência. com os irmãos e com os amigos?  • Os adolescentes passam uma quantidade de tempo cada vez maior com os amigos.  .

O estresse econômico afeta os relacionamentos tanto em famílias intactas como nas constituídas só de pai ou mãe.   . o estresse em casa e no trabalho e se a mãe trabalha em tempo integral ou em turno parcial. Os efeitos do divórcio e da criação só pelo pai ou pela mãe podem ser menos graves do que se acreditava e podem depender de circuristâncias individuais. com os irmãos e com os amigos?  O efeito do emprego da mãe sobre o desenvolvimento dos adolescentes depende de fatores como a afetuosidade da mãe e a satisfação com seu papel.Como os adolescentes relacionamse com os pais.

especilamente entre as moças. . mais intímas e soidarias na adolescência.Como os adolescentes relacionamse com os pais. Os jovens que são rejeitados pelos amigos tendem a ter mais problemas de adaptação. com os irmãos e com os amigos?    • Os relacionamentos com os irmãos tendem a se tornar mais igualitários e mais distantes durante a adolescência. O grupo de pares pode ter influências tanto positivas como negativas. tornam-se. As amizades.

A delinqüência crônica está associada a multiplos fators de risco. . a influência dos amigos e a baixa condição socioeconômica. Os programas que combatem esses fatores de risco em idade precoce tem tido êxito.Quais sãos as causas básicas do comportamento anti-social e da delinqüência juvenil e o que pode ser feito para reduzir esses e outros riscos da Adolescência ?    A maioria dos delinquentes juvenis torna-se cumpridora da lei na idade adulta. o fracasso escolar. que incluem a criação inadequada.

Existem diferenças de gênero e de idade entre as culturas. nas atitudes e na capacidade de enfrentamento dos adolescentes. Existe menos regularidade nas areas psicologica e sexual.EXISTE UM “ADOLESCENTE UNIVERSAL”?  Como a adoslecência varia entre as culturas e quais são algumas caracteristicas comuns? Pesquisas interculturais descobriram notáveis pontos em comum na auto-imagem.  .

seguidos pelo câncer. Os acidentes são a principal causa de morte para pessoas de 25 a 44 anos. pelas doenças cardíacas.  . as habilidades físicas e sensórias geralmente são excelentes. pelo suicídio.DESENVOLVIMENTO FÍSICO  O JOVEM ADULTO • O jovem adulto típico esta com boa condição. pela AIDS e pelo homicídio.

.

como dieta. tabagismo e uso ou abuso de substâncias podem afetar a saúde.O JOVEM ADULTO  DESENVOLVIMENTO FÍSICO • Estilo de vida.  . exercício. O alcoolismo é um sério problema de saúde. • A boa saúde está relacionada com a educação e com a renda superior. obesidade.

tendem a estar associados à saúde física e mental. . mas talvez também por se preocuparem mais com a saúde.  • Os relacionamentos sociais. em parte por motivos biológicos. especialmente o casamento.O JOVEM ADULTO  DESENVOLVIMENTO FÍSICO • As mulheres tendem a viver mais do que os homens.

mas a transmissão sexual aumentou.   . principalmente entre mulheres de minorias.Algumas questões sexuais e reprodutivas nessa época da vida?  • Disfunção sexual. doença sexualmente transmissível. A realização voluntária de exames é um elemento importante do controle das DSTs. • A disfunção sexual é especialmente comum entre as mulheres jovens. problemas menstruais e esterilidade podem ser preocupações durante o início da idade adulta. • A epidemia de AIDS está começando a ser controlada nos Estados Unidos.

mas também podem causar problemas de saúde. a causa mais nas comum mulheres é o bloqueio das tubas uterinas. Casais estéreis hoje têm diversas opções para reprodução assistida.  .Algumas questões sexuais e reprodutivas nessa época da vida?  • Os hormônios do ciclo menstrual exercem efeitos protetores. notavelmente a tensão pré-menstrual (TPM). • A causa mais comum de esterilidade nos homens é um baixo número de espermatozóides. mas essas técnicas podem envolver questões éticas e práticas delicadas.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Perspectivas sobre a Cognição Adulta   Alguns pesquisadores propõe um estágio distintivamente adulto de cognição chamando de pensamento pós-formal. . Este estágio aplicado em situacões sociais. envolve a capacidade de mudar o raciocínio abstrato e as considerações práticas. a consciência de que os problemas podem ter múltiplas causas e soluções pragmatismo na escolha de soluções e a consciência conflito inerente.

. reintegrativo e de criação de herança (terceira idade). Estágio responsável Estágio executivo(meia-idade) e Estágio reorganizacional. Estágio realizador {idade adulta jovem). Esse modelo sugere a necessidade de desenvolver novos tipos de testes de inteligência que tenham validade ecológica para adultos.DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Perspectivas sobre a Cognição Adulta       Schaie propôs sete estágios de desenvolvimento cognitivos relacionados com a idade com base nos papéis sociais e objetivos de aprendizagem sendo eles: Estágio aquisitivo (infância e adolescência).

de Sternberg. um aspecto da inteligência prática.DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Perspectivas sobre a Cognição Adulta  Segundo a teoria triárquica da inteligência.  . os elementos experienciais (criativos. perceptivos) e contextuais (práticos) tomam-se particularmente importantes durante a idade adulta. Os testes que medem o conhecimento tácito. são complementos utéis para os testes de inteligência tradicionais.

o desenvolvimento moral na idade adulta depende primordialmente da experiência. embora ela não possa exceder os limites definidos pelo dsenvolvimento cognitivo. A experiência pode ser interpretada de maneira diferente nos diversos contextos culturais. .DESENVOLVIMENTO MORAL Como se desenvolve o julgamento moral e a fé?   Segundo Lawrence Kohlberg.

Isso é semelhante ao estágio mais elevado de fé proposto por James Fowler. propôs um sétimo estágio de desenvolvimento moral. pouco antes de sua morte. .DESENVOLVIMENTO MORAL Como se desenvolve o julgamento moral e a fé?   Kohlberg. que envolve a consideração de questões morais de uma perspectiva cósmica.

. pesquisas posteriores (inclusive da própria Gilligan) não confirmam uma distinção entre a perspectiva moral de homens mulheres.DESENVOLVIMENTO MORAL Como se desenvolve o julgamento moral e a fé?   Carol Gilligan inicialmente sugeriu que as mulheres possuem preocupações morais e perspectivas que não foram exploradas na teoria e pesquisa de Kohlberg. Contudo.

estudantes universitários costumam apresentar tipos específicos de aperfeiçoamento nas capacidades de raciocínio. . Segundo Perry.EDUCAÇÃO E TRABALHO Como a educação superior e o trabalho afetam o desenvolvimento cognitivo?   Dependendo de seu campo de especializacão. o pensamento de estudantes universitários tendem a evoluir da rigidez para a flexibilidade.

EDUCAÇÃO E TRABALHO Como a educação superior e o trabalho afetam o desenvolvimento cognitivo?   A pesquisa constatou uma relação entre a complexidade substantiva do trabalho e o desenvolvimento cognitivo. aqueles que realizam trabalho mais complexo tendem a se envolver em atividades de lazer intelectualmente mais exigentes. Segundo a hipótese de transbordamento. .

trabalhadores mais jovens podem sair-se melhor em funções que exigem respostas rápidas. entretanto. . o desempenho no trabalho melhora com a idade e com a experiência. Trabalhadores mais jovens tendem a ser menos comprometidos com seus atuais empregos do que trabalhadores mais velhos.EDUCAÇÃO E TRABALHO Como a educação superior e o trabalho afetam o desenvolvimento cognitivo?   Em geral.

a capacidade de ler e escrever está diretamente ligada ao status profissional e à renda. das quais muitos carecem. • Adultos pouco alfabetizados estão em séria desvantagem em uma economia moderna.    .Como a educação continuada pode ajudar adultos a atender às demandas do local de trabalho?  • A educação no local de trabalho pode ajudar os adultos a desenvolver habilidades básicos de trabalho. Em países em desenvolvimento. o analfabetismo é mais comum entre as mulheres do que entre os homens. Em países desenvolvidos.

. eles ainda são mais propensos a estarem desempregados e a ganhar menos do que americanos brancos.Como a etnicidade e o gênero afetam a realização educacional e a profissional?   Apesar das leis de igualdade de oportunidade e do progresso na realização educacional dos afroamericanos e dos americanos hispânicos. As mudanças no local de trabalho trazem desafios especiais para adultos sem curso superior.

os campos que homens e mulheres escolhem para estudar diferem claramente. . Mesmo assim.Como a etnicidade e o gênero afetam a realização educacional e a profissional?   Embora mais mulheres do que homens atualmente ingressem em cursos superiores. um número crescente de mulheres estão perseguindo carreiras em campos tradicionalmente dominados pelos homens e estão se empregando em funções gerenciais e profissionais liberais.

as mulheres tendem a ganhar menos do que os homens e exercerem funções menos bem remuneradas e menos valorizadas .Como a etnicidade e o gênero afetam a realização educacional e a profissional?  Mundialmente.

como?      Quatro perspectiva importantes sobre a personalidade adulta são oferecidas pelo: Modelos de traços. Modelos tipológicos. Modelos de crises normativas e pelo Modelo de momento de ocorrência dos eventos. .DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NO JOVEM ADULTO A personalidade muda durante a idade adulta em caso afirmativo.

Neuroticismo.DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NO JOVEM ADULTO A personalidade muda durante a idade adulta em caso afirmativo. Estudos constataram que as pessoas mudam muito pouco nesses aspectos após os 30 anos. Extroversão.  . Abertura à experiência. como?       O modelo de cinco fatores de Costa e McRae organiza-se em torno de cinco grupamentos de traços relacionados. Escrupulosidade Nível de socialização.

identificou tipos de personalidade que diferem quanto:  à resiliência do ego e  ao controle do ego.DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NO JOVEM ADULTO A personalidade muda durante a idade adulta em caso afirmativo.  . cujo pioneiro foi Jack Block. Esses tipos parecem persistir da infância até a idade adulta. como? A pesquisa tipológica.

a crise do jovem adulto é a de intimidade versus isolamento. Na teoria de Levínson. como?     Os modelos de crises normativas sustentam que mudanças sociais e emocionais ligadas à idade ocorrem em períodos sucessivos marcados por crises. No Estudo Grant. transições ou crises levam à reavaliação e à modificação da estrutura de vida. mecanismos adaptativos estavam associados a maior bem-estar. . Na Teoria de Erikson.DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NO JOVEM ADULTO A personalidade muda durante a idade adulta em caso afirmativo.

contudo. como?  O modelo de momento de ocorrência dos eventos. esse relógio social adquire menos significado. propõe que o desenvolvimento psicossocial adulto é influenciado pela ocorrência e pelo momento de ocorrência de eventos de vida normativos.  . À medida que a sociedade dá menos atenção à idade. defendido por Neugarten.DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NO JOVEM ADULTO A personalidade muda durante a idade adulta em caso afirmativo.

DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NO JOVEM ADULTO A personalidade muda durante a idade adulta em caso afirmativo. . como?  Recentemenre foram empreendidas tentativas de sintetizar as diversas abordagens de desenvolvimento psicossocial adulto.

mas tem tempo cada vez mais limitado para passar com eles. . na sexualidade e no amor?  A auto-revelação e um senso de afiliação são aspectos importantes da intimidade.ALICERCES DOS RELACIONAMENTOS ÍNTIMOS O que é intimidade e como ela se expressa na amizade.  A maioria dos jovens adultos possui amigos. As amizades das mulheres tendem a ser mais intimas de que as dos homens. Relacionamentos íntimos estão associados à saúde física e mental.

paixão e comprometimento. homens e mulheres escolhem parceiros propensos a ajudar a perpetuar seu legado genético.  As pessoas tendem a escolher parceiros que sejam semelhantes a si mesmas. Eles se combinam formando oito tipo de relacionamentos amorosos. de Sternberg.ALICERCES DOS RELACIONAMENTOS ÍNTIMOS O que é intimidade e como ela se expressa na amizade.  Segundo a psicologia evolucionista. . o amor tem três aspectos intimidade. na sexualidade e no amor?  Segundo a teoria triangular do amor.

ALICERCES DOS RELACIONAMENTOS ÍNTIMOS

O que é intimidade e como ela se expressa na amizade. na sexualidade e no amor?

Embora as atitudes em relação ao sexo antes do casamento tenham se liberalizado bastante, a desaprovação da homossexualidade e do sexo extraconjugal continuam fortes.

ESTILOS DE VIDA CONJUGAIS E NÃO-CONJUGAIS Por que algumas pessoas permanecem solteiras?

Hoje, mais adultos adiam o casamento ou nunca se casam. Os motivos para permanecer solteiro incluem oportunidades profissionais, viagens, liberdade sexual e de estilo de vida, desejo de autorealização, a maior auto-suficiência das mulheres, menor pressão social para casar, medo do divórcio e dificuldade para encontrar um parceiro adequado.

Como os homossexuais lidam com "assumir" sua condição e qual é a natureza dos relacionamentos homossexuais?

Assumir a homossexualidade pode estender-se até a idade adulta, e a completa abertura em relação a sua orientação sexual pode nunca ser plenamente alcançada. Tanto homossexuais masculinos como femininos formam relacionamentos sexuais e romântico duradouros. Os homossexuais nos Estados Unidos estão lutando pelos direitos que as pessoas casadas usufruem.

Os casais que coabitam antes do casamento tendem a ter casamentos mais débeis. . A coabitacão pode ser um “casamento experimenta!'' ou um modo de ter um relacionamento íntimo para casais ainda não preparados para o casamento.Quais são os prós e os contras da coabitação?    A coabitação tornou-se comum e é uma norma em muitos países.

A seleção de parceiros e a idade de casamento variam entre as culturas. sexuais. . sociais e de criação de filhos básicas. emocionais. As pessoas de países industrializados estão causando mais tarde do que nas gerações anteriores.O que os adultos ganham com o casamento? Que padrões culturais cercam o ingresso no casamento? Por que alguns casamentos são bem-sucedidos enquanto outros fracassam?    O casamento (sob uma diversidade de formas) é universal e atende necessidades econômicas.

O que os adultos ganham com o casamento? Que padrões culturais cercam o ingresso no casamento? Por que alguns casamentos são bem-sucedidos enquanto outros fracassam?      A frequência de relações sexuais no casamento diminui com a idade e com a perda da novidade. Resiliência no enfrentamento de dificuldades econômicas. apoio emocional e as diferentes expectativas de homens e de mulheres podem ser fatores importantes . A idade no casamento é um importante indicador de se o casamento irá durar. O êxito no casamento pode depender da força do comprometimento e dos padrões de interação estabelecidos no inicio da idade adulta. Menos pessoas parecem estar tendo relações sexuais fora do casamento do que no passado. compatibilidade.

. especialmente as que têm bom nível de instrução. Os homens tendem a querer filhos mais do que as mulheres. variam entre as culturas e mudaram bastante nas sociedades ocidentais. mas os pais geralmente se envolvem menos na criação dos filhos do que as mães. estão tendo menos filhos e os tendo mais tarde na vida.Quando a maioria dos adultos têm filhos? Como isso afeta um casamento?  Vida familiar   Os padrões familiares. Hoje as mulheres.

Expectativas e compartilhamento de tarefas podem contribuir para a deterioração ou para a melhoria de um casamento. ( MEU DEUS!!!!!!!) .Quando a maioria dos adultos têm filhos? Como isso afeta um casamento?  Vida familiar  A satisfação com o casamento tipicamente diminuiu durante os anos de criação dos filhos.

Por que alguns casais optam por não ter filhos?   Um número crescentes de casais se mantem sem filhos por opção. . sentimentos de inadequação para a paternidade ou para a maternidade e indisposição em assumir seus ônus financeiros. encontram-se o desejo de se concentrar na profissão ou no estilo de vida adulto ou de preservar maior intimidade conjugal. Entre os motivos.

. o ônus de um estilo de vida de renda dupla recai mais pesadamente sobre a mulher. Se uma divisão desigual de trabalho contribui para perturbações conjugais pode depender de como os cônjuges entendem seus papéis. • Na maioria dos casos.Como casais com renda dupla dividem as responsabilidades e lidam com conflitos dos papéis que desempenham?    Tanto as mulheres quanto os homens são afetados pelos estresse de um estilo de vida de renda dupla. mas eles podem ser afetados de modos distintos.

.Como casais com renda dupla dividem as responsabilidades e lidam com conflitos dos papéis que desempenham?  Politicas favoráveis à família no local de trabalho podem ajudar a diminuir o estresse em famílias de renda dupla.

Quando o Casamento Acaba   Os Estados Unidos possuem uma das mais altas táxas de divórcio do mundo. Entre os motivos para o aumento do divórcio estão a maior independência financeira das mulheres. . a relutância em expor os filhos a conflito conjugal e a maior expectativa de divórcio.

da desvinculação emocional do ex –cônjuge. . do apoio social e dos recursos pessoais. Pode depender do modo como se lida com o divórcio. dos sentimentos das pessoas em relação a si e a seus ex-parceiros.Quando o Casamento Acaba   O divórcio geralmente envolve um período doloroso de adaptação.

tendem a ter mais dificuldade para desempenhar esse papel. .Quando o Casamento Acaba   • A maioria das pessoas divorciadas casa-se novamente. que geralmente se envolve mais na criação dos enteados do que os padrastos. • Em famílias mistas. as madrastas. mas esses casamentos tendem a ser menos estáveis do que os primeiros.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful