P. 1
série Crescimento_ Purificação do Templo

série Crescimento_ Purificação do Templo

|Views: 8|Likes:
Published by Otavio Calegari

More info:

Published by: Otavio Calegari on Apr 28, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/28/2012

pdf

text

original

Crescimento – Purificação do Templo

Introdução:
Meu tio tinha uma oficina que montou com muito trabalho, tinha uma bancada, uma morça, furadeira de bancada, serra de mesa, e lixadeira, tinha ainda uma mesa com diversas gavetas onde ele guardava cuidadosamente os diferentes tipos de parafusos, pregos, buchas, brocas, serras, etc... Logo que ele terminou a montagem tudo estava em seu lugar e durante anos foi muito útil, ele fazia reparos na casa, ajudou amigos da vizinhança, meus pais e na ocasião do meu aniversário ele fez um carrinho de rolimãs, era o mais bacana de todos na rua, tinha freios e era seguro sem cantos pontiagudos. Mas passado algum tempo, meu tio se envolveu com muitos problemas, bebidas, divórcio e jogatina. Ele quase não estava mais presente naquele lugar, então foram se atulhando uma infinidade de coisas ali. E já não se podia achar mais nada, a serra estava empenada, a furadeira fora ligada em 220v e queimou, as gavetas foram misturadas, coisas sem serventia foram guardadas ali, revistas velhas, jornais, brinquedos sem uso, eletrodomésticos quebrados, roupas velhas. Enfim, aquele lugar se deteriorou e já não servia aos propósitos para o qual fora designado.

Jesus No Templo
Jo 2.12 a 20 – Minha irmã ao ler esta passagem dizia: “Viu como a Bíblia deve mesmo ter sido escrita por homens. O Caráter bom e manso de Jesus não se encaixaria jamais com esta cena!” Minha irmã com certeza não podia entender a cena, ela só conhecia uma face de Jesus, a face meiga e até um pouco afeminada, alguém que jamais castigaria o culpado, e que jamais poderia manifestar indignação ou iram. Mas de fato é difícil mesmo pensar em Jesus irado, agindo com força e empurrando mesas, jogando moedas no chão, rodando um chicote no ar, gritando ou dizendo “Saiam daqui”.

O que deixou Jesus tão indignado?
Ele viu uma grande bagunça num lugar onde devia haver muita organização. Muitas coisas que não deveriam estar ali estavam, e as que deveriam estar não estavam ou estavam enterradas debaixo da bagunça. Exodo 40.34 e 35 – Deus deu instruções a Moisés para construir um Tabernáculo. Veja quantos detalhes para construir o Templo. 2Sm 7.1 a 6 - Depois de 500 anos após o tabernáculo, Davi se sentiu incomodado de Deus estar numa tenda, enquanto o Rei num palácio. Davi não pode construir o templo por causa do sangue em suas mãos. 1Rs 7. 1Rs 8.10 e 11 O Terceiro rei Salomão filho de Davi foi quem construir o Templo. Na inauguração assim como em Exodo a Glória de Deus se estabeleceu de tal forma que ninguém poderia entrar ali. Onde há a Glória de Deus, nada mais é aceitável. Depois de muitos anos de desobediência o Templo de Salomão foi destruído. Ezequiel teve uma visão do templo. Ez 43.1 a 6 – Novamente a Glória de Deus se estabelece, mas desta vez não permitirá que os homens corrompam este maravilhoso lugar. Agora Jesus chega aquele lugar, cheio, mas não da Glória de Deus: Mercadorias, ganancia, animais, cambistas, negociatas, etc... Jesus sabia o que era para estar ali: A Glória de Deus, e que o Senhor não estaria ali juntamente com toda aquela bagunça. Não caberia a Glória de Deus junto com todas aquelas coisas. Deus não estaria ali, enquanto Jesus não fizesse o que fez. Ainda durante a velha aliança, a Igreja ainda não havia sido estabelecida e o único templo era o de Jerusalém.

E ele quer nos ajudar.. mesmo que talvez com chicote. acabou por ser utilizado para assimilar as práticas deste povo. Nós somos o templo de Deus. Hoje Deus não habita em templos feitos por mãos humanas. com o trabalho. O Ciúmes de Jesus Jesus sentiu fortes ciúmes quando viu o templo de Deus sendo usado de forma imprópria. que Jesus nos ajude a preencher nossas vidas com o santo. ele fez amizade com o mundo de suas esposas.41. já sabemos que Deus viria morar em nosso coração. ou no Templo de Salomão. At 17. Com o que estamos enchendo o templo do Senhor? Tg 4. dinheiro. e como é que nós estamos usando o templo de Deus? Quero pedir a Deus que Ele me ajude sempre para que ele preencha o templo com sua glória. 1Rs 11. Como será que aquelas pessoas chegaram naquele estado de depravação? Do dia para noite? Não. Estamos tratando de forma correta o templo? Ou estamos fazendo como Davi? Muitas vezes ocorrem coisas ruins em nossas vidas e perguntamos a Deus: Porque? Olhe bem para sua vida e para a palavra de Deus. As vezes eu tenho a amizade com o meu hobby. Mas Ele quer encher na totalidade. Por quanto tempo você vai levar o tabernáculo de Deus? Assim como os Israelitas carregavam de um lado para o outro. etc. .. Quando Jesus morreu na cruz o véu se rompeu de alto a baixo. Suas mulheres do mundo dominaram o coração do rei. com a purificação. Foi assim. lembra como foi com Salomão. Não quer preencher somente um pequeno espaço que seria atulhado pelo resto de nossos interesses. e como é que Deus vai nos preencher se nós decidimos encher seu templo com outras coisas? Deus habita em nós. provocou a ação zelosa de Jesus. Isto ocupa lugar no templo de Deus. 7 – Se nos arrependermos ele é fiel e justo. uma pombinha aqui. aos poucos. pode ser com coisas. e passaram a se dedicar a vida no Espírito para ser santuário de Deus. ou virando mesas. um acréscimo ali. para que não entre mais nada. e elas trouxeram os seus deuses. Com o passar do tempo a nossa vida assim como o templo vai se enchendo de tralhas. As práticas do mundo.. ficaram sabendo que o Espírito Santo agora habitaria em seus corações. Para nós não é diferente. e por isto está com ciúmes.5 e 6 – O Espírito está vendo um adultério. E assim aquele templo que Deus levantou para sua honra. para sua Glória. No início da Igreja em pentecostes havia muitos ali que viram Jesus fazendo a purificação do templo. não precisa ser amizade com pessoas.. e no fim uma pessoa morreu por isto. mesmo de forma traumática se for necessário. Através de Jeremias 31. assim como no Tabernáculo. foi devagar. Traição. Como você vai levar o santuário de um lado para o outro? Davi tentou levar do jeito que achava melhor. 1Jo1. Nós somos o local que Deus quer encher com toda a sua glória. At 2.24.A Falta de Zelo por parte dos líderes de Israel. Ele ficou tomado de zelo. etc. e acabamos por ocupar todo o nosso tempo.

Se Jesus entrar por esta porta agora? Duas aplicações 1Co3. vamos tomar indignação quando encontrarmos em nós mesmos toda sorte de coisas que não deveriam jamais entrar em nós. mas um dia ele vem. . por que em breve vem o Rei. então eu o convido a tomar esta ação hoje. Aonde temos levado o tabernáculo de Deus? O que você tem atulhado em seu coração? . .Amargura? . uma faxina completa em sua casa onde mora o Espírito Santo de Deus. ou depois. amanhã. e o Espírito Santo em sua vida. Assim como nós quando nos batizamos e saímos das águas.Convido a você que faça uma faxina. Se você ainda não recebeu o batismo.Tem retido o perdão? Aquele mesmo que Jesus tem lhe dado em abundância? Você está pronto para fazer como Jesus? . e quer habitar ali para fazer sua morada. .Egoísmo? . 16 – Estamos prontos para se Jesus entrar por esta porta agora? O que ele vai encontrar? Naquele dia em Jerusalém só encontrou coisas que faziam com que a Glória de Deus não estivesse ali.Vamos permitir a ação inconfundível do Espírito Santo de Deus.Imoralidades? . O que ele vai encontrar neste templo? Ele encheu totalmente aqueles templos por que estavam novinhos.Vamos agir como Jesus. Pois não sabemos quando Jesus virá. Como seria na Igreja de Cristo? Como seria na minha vida? Pode ser hoje. Agora.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->