Cadeia da Relação

Teoria de Arquitectura

Exercício 4

Antiga Cadeia
da

Relação do Porto

Elementos do Grupo:
Patrícia Timana
Telma Lage
Tiago Magalhães
Janeiro de 2012

...................... 4 Comparação de Obras / Autores ..................................................................................................... 8 Analise Funcional .................................................................................................................................................3 Contexto Histórico / Arquitectónico Contexto nacional / Internacional ........................................................... 13 ................................................................................................................................................... 2 Localização ................................................................................................. 10 Bibliografia ............ 12 Anexos ............... 1 Eugénio dos Santos e Carvalho ..................... 9 Conclusão .............................................................. 11 Índice de Imagens ......................... 7 Analise Formal ................................................................................................6 Analise Volumétrica ............................... 5 Analise Arquitectónica Analise Sensorial ....................................................................................................................................................Índice Página Introdução .....................

foi por ter sido construído anteriormente ao século XVIII. . foi escolhido o edifício a Ex-Cadeia e Tribunal da Relação do Porto. e realizar a analise arquitectónica do mesmo. ser de fácil acesso e. principalmente. comparando plantas ao longo dos tempos para assim verificar as reconstruções.Introdução Para o trabalho proposto. recorrendo a material disponível pela casa do Infante e pela biblioteca do respectivo edifício. Com este trabalho pretendemos abordar um pouco do seu contexto histórico e Arquitectónico. por conter bastante informação sobre a história e respectivas plantas e alçados disponível para pesquisa.

Também no Porto. mais tarde celebrizado pela prisão de Camilo Castelo Branco e José do Telhado e ultimamente inteiramente restaurado. de autoria de Nicolau Nasoni. aberta para o mundo. O projecto de Eugénio dos Santos desenvolvia-se segundo uma lógica harmoniosa e racional própria do Século das Luzes. o maior monumento civil da cidade. e mantendo o seu diálogo com o rio. O facto de ser o arquitecto o responsável pelo projecto assume tanto mais relevo quanto o norte do País era então dominado por arquitectos Italianos com a Torre dos Clérigos mesmo ali ao pé.Eugénio dos Santos e Carvalho Eugénio dos Santos nasceu em Aljubarrota em 1711 e foi o autor do projecto de reconstrução da Baixa Pombalina após o terramoto de 1755. A nova praça do Terreiro do Paço adquiria um carácter monumental. . Eugénio dos Santos foi autor do projecto de construção do Palácio da Relação.

O mesmo se aplica ao pé direito das divisões da cadeia. chegamos à conclusão que o edifício aparenta ser maior visto exteriormente para impor respeito. sentimos mais dificuldade na parte da organização por a informação se repetir muito. . Tivemos facilidade na procura de informação.Conclusão Com a visita ao Centro de Português de Fotografia (antiga Cadeia da Relação).

http://www.cm-alcobaca.Bibliografia Eugénio dos Santos e Carvalho .pt/index.php?ID=1726 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful