Trabalho Realizado Por: Ana Valente nº 1 Diana Almeida nº 4 Joana Pinto nº 6

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física;  O trabalho consiste em uma dança que é essa “BreakDance”;  Com a realização deste trabalho pretendo mostrar as origens da dança, suas correntes e o seu significado.

A Dança de rua surgiu com os negros das metrópoles Norte Americana.

Inventada pelos porto-riquenhos, através da qual expressavam sua insatisfação com a política e a guerra do Vietname. Tinha inspiração, entre outras coisas, em movimentos de artes marciais, como o Kung-Fu, por exemplo.

O Breakdance espalhou-se entre os gangs de Nova Iorque, que por volta do final da década de 60, respondiam à opressão social com violência brutal (era comum o confronto armado).  Por tradição norte-americana os grupos étnicos não se misturavam, daí existirem gangs hispânicos e gangs negros. Nos anos 80, o Breakdance foi a expressão de um fenómeno mundial.

O Breakdance é executado através de gestos bruscos e por vezes acrobáticos, dos quais se destacam os movimentos ondulatórios do corpo, a rotação do corpo apoiado apenas na cabeça ou nas costas, os movimentos das pernas tipo moinho de vento ou o arrastamento dos pés.

Nas áreas nova-iorquinas de South Bronx ou Harlem, grupos organizados de jovens juntavam-se na rua para competições de breakdance (fights). Numa batalha de breakdance o objectivo é derrotar o oponente, sendo mais criativo e inovador nos movimentos de dança.

O Loking surgiu no início dos anos 70, em Los Angeles, Califórnia, criado por Don Campbell que em 72 formou o grupo The Lockers, o primeiro grupo profissional de street dance na história. Claramente se vê no Locking a influência do Funk.Segundo Shabba-Doo (Ozone no filme Break Dance), membro do The Locking, existia um passo de Funk chamado Funky Chicken, e Don foi o primeiro a fazer um passo do estilo.

Surgiu no início dos anos 70 numa pequena cidade americana chamada Fresno na Califórnia. O seu criador foi Boogaloo Sam que mais tarde formaria um grupo chamado Electric Boogaloo. O Popping é a evolução de uma dança antiga, o robôt (que era apenas a cópia dos movimentos mecânicos de um robôt).

No final deste trabalho, ficamos a saber melhor as origens do BreakDance e como eram entendidas antigamente pelas diferentes etnias, conclui-mos que era uma dança muito conhecida a nível internacional, e para pratica-la é preciso muito esforço e vontade.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful