O médico e o monstro, de Roberto Louis Stevenson

Resumo
A história se passa em Londres, no século XIX. O médico e pesquisador 'Henry Jekyll crê que bem e mal existam em todas as pessoas. Jekyll tem muita determinação para provar sua teoria, que é criticada por quase todos que conhece, inclusive por Charles Emery, o pai de sua noiva Beatrix. Após trabalhar incansavelmente em seu laboratório, Jekyll elabora uma fórmula. Não querendo colocar em risco a vida de ninguém, ele mesmo a bebe. Como resultado, seu lado demoníaco é revelado, que ele chama de Mr. Hyde. Mas o pior ainda estava por vir, pois, inicialmente, Jekyll acreditava poder controlar as aparições de Hyde, mas logo ele veria que estava totalmente enganado.

Data da primeira publicação
O Médico e o Monstro (título original em inglês: The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde) é o nome de um livro de Robert Louis Stevenson publicado em 1886.

Resumo
Sr. Utterson, o advogado, Dr. Henry Jekyll, o médico, e Edward Hyde, sem profissão definida, são as três pessoas envolvidas diretamente na trama novelesca, no mistério da obra. O que teria levado Dr. Jekyll, homem recatado, elegante, de finas maneiras, a proteger, até depois de sua morte, Edward Hyde, um criminoso de feições grosseiras e hábitos estranhos e assustadores? O que acontecerá com Sr. Utterson, o advogado de Jekyll, ao receber das próprias mãos do médico um testamento, nomeando Hyde como único herdeiro? De onde teria surgido essa criatura, de passado desconhecido e de presente comprometedor? Se ele é aquele que se esconde, eu serei aquele que procura. Segundo as teorias de Dr. Jekyll, o homem, na verdade, não é apenas um, mas dois. Todo ser humano é dotado de duas naturezas completamente opostas equilibradas de acordo com sua saúde mental. Uma é boa, aquela que traz admiração das pessoas, compaixão dos mais velhos, elogios dos amigos e da esposa ou namorada; outra é má, aquela que é violenta, agressiva, mal-educada, feia e temida por todos. Quando bem distribuídas, com pequenas alternâncias de estado, o homem pode ser considerado normal, mas há os casos em que uma natureza se sobrepõe a outra, tentando se libertar. O problema torna-se grave quando quem alcança a liberdade

Após perseguido e trazido ao local do acidente. Para deixar o advogado ainda mais confuso a respeito do último acontecimento. Utterson foi com ele até uma estranha porta e ficou estarrecido quando recebeu um cheque com fundos. Dr. deixando pistas e intrigando ao mesmo tempo em que suas descrições perturbam o leitor desacostumado com o gênero. seu sorriso desagradável e voz medonha. principalmente os que envolvem dupla personalidade. de Conan Doyle. o médico e cientista. é assassinado de forma brutal. favorecendo em seu testamento. o leitor ainda irá encontrar muitas surpresas até a revelação final. Jekyll ressurge na sociedade. Hyde. tudo se . atropelou uma criança que vinha em sentido contrário. ele recebe uma notificação de Dr. Hyde é apresentado como uma pessoa de aparência negativa e curiosa. Sua baixa estatura. e até um personagem dos quadrinhos. Ele diz que presenciou o momento em que um homem de aparência detestável. A narração termina com a promessa de Sr. Dr. As piores hipóteses passam a adquirir sentido quando Sir Danvers Carew. o monstruoso homem. Jekyll dedicou anos de estudo em busca de uma fórmula que fosse capaz de trazer à tona a natureza má do ser humano. um respeitado e admirado médico. Jekyll. Enfim. ninguém menos que Dr. em caso de desaparecimento. disse que estaria disposto a pagar pelos prejuízos causados à família da menina. gerou alguns filmes. Jekyll. um velho rico e tranqüilo. passa a ser perseguido pela polícia local e desaparece sem deixar vestígios. que se chamava Hyde. dando a impressão que se trata de uma criatura deformada. O livro tem início com a presença de Sr. caminhando pelas ruas silênciosas de Londres ao lado de seu parente. Hyde a todo custo. Sr. Sr. Dr. Hyde se torna o maior suspeito do crime. chantagem e até mesmo assassinato envolvendo o amigo. deixando-a aos berros na calçada. Após a descrição da moça. O Médico e o Monstro inspirou diversos autores na construção de suas obras. o advogado de Dr. sua palidez mórbida. Com base nessas idéias. enquanto o advogado passa a acreditar em seqüestro. a quem ele narra os estranhos acontecimentos envolvendo uma porta e uma figura misteriosa. ele conseguiu. Utterson. gerando as fatalidades que estamos acostumados a presenciar nos noticiários. no mesmo instante em que Dr. Numa linguagem bem acessível. mesmo não sendo. A partir desse ponto. quando o espesso nevoeiro londrino irá se dissipar. Utterson em realizar uma pesquisa sobre o Sr. Richard Enfield. sob os olhares de uma criada do alto de uma janela. o médico começa a se isolar em seu quarto.é o lado negativo. A partir desse ponto. deixando de lado todos os seus conhecidos. Não acreditando na afirmação daquele sujeito horrendo. que andava a passos largos. Robert Louis Stevenson conduz essa trama como se fosse mais uma aventura gótica do detetive Sherlock Holmes.

Jekyll. Utterson: pobre Sr. se alguma vez vi a marca de Satanás num rosto. foi no de seu novo amigo. Busca livros .definia nas assustadoras palavras de Sr.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful