SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA POVOAÇÃO
Ano Lectivo 2008/2009
Ficha de avaliação
Língua Portuguesa – 5º ano
Nome: ____________________________ ___ Número: _______ Turma: ________
Data: ___/____/____ Classificação: ___________________________________ __
Professora: _________________ Encarregado de Educação: __________ _______

I.ª Parte
Lê o texto que se segue com muita atenção.
O JARDIM DO TIO RICARDO
O meu tio Ricardo tem um jardim.
Como gosta muito de flores e de árvores e outras plantas e mora na cidade, onde não há flores à
balda, como no campo, o meu tio Ricardo arranjou uma casa com um jardim.
A casa é pequena mas o jardim é grande, e o meu tio passa a vida no jardim a tratar das árvores e
das flores para elas estarem bonitas mesmo no Inverno.
E o único miúdo que até aqui podia entrar no jardim do meu tio Ricardo era eu porque ele tem
muito amor ao jardim e não quer que lhe estraguem as flores (…)
Um dia perguntei ao meu tio Ricardo o nome de todas aquelas flores (…) e ele disse:
– Esta chama-se Perfeito-Amor, a outra Rosa da Amizade. Esta toda branca chama-se Ternura (…)
– E aquela, tio Ricardo? – perguntei eu.
– Qual? Aquela ali?
– Não, a outra lá ao longe ao pé da árvore.
– Ah! Essa tem um nome muito bonito. Chama-se Fraternidade.
Eu não percebi o que esta palavra queria dizer:
– O que é isso, tio?
E ele respondeu que o nome da flor era como se toda a gente, desde aqui até à China, no mundo
inteiro, todos fossem como irmãos, ou mais ainda.
E eu disse:
– Então é como se eu e a minha mãe, e eu e o meu pai e tu, e todos os rapazinhos e meninas da
escola, e os vizinhos e até as pessoas que eu não conheço e os estrangeiros que eu nunca vi, fôssemos
todos irmãos, tio Ricardo?
– É isso mesmo!
– Então porque é que não deixas os meus
amigos virem brincar comigo no teu jardim, tio
Ricardo?
O meu tio Ricardo começou a coçar a barba.
Depois olhou para mim e riu-se (…)
– Pois amanhã à tarde, [João,] quando saíres
da escola, podes trazer todos os teus amigos para
brincarem no nosso jardim (…)
E no outro dia, quando saímos da escola, foi
uma reinação! Fomos todos para o nosso jardim e
fartámo-nos de brincar.
«O Jardim do Tio Ricardo» (texto com supressões), in Boletim
das Bibliotecas Itinerantes (Crianças), nº 5, Fundação Calouste
Gulbenkian, Março de 1981.

1

às questões que se seguem. Das frases apresentadas abaixo. de forma completa. _____ 2 . 1. _____ f) O tio explicou-lhe que era como se todas as pessoas fossem irmãs. a) O tio Ricardo arranjou uma casa com jardim porque mora no campo.Tendo em atenção a história que acabaste de ler. _____ h) E a partir dali nunca mais lhe falou dos colegas da escola. tio?” a. _____ c) Só o João podia entrar no jardim do tio Ricardo. _____ e) O João não sabia o que significava a palavra Fraternidade. Copia. do texto. assinala com um V as verdadeiras e com um F as falsas. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 5. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 7. o décimo primeiro parágrafo. Porquê? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 4. _______________________________________________________________________________________ 8. _____ b) A casa é pequena mas o jardim é grande. Justifica a tua resposta. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 2. Onde vivia o tio do João? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 3. Identifica as personagens presentes nesta história. para a tua folha. O único miúdo que aqui podia entrar no jardim do tio Ricardo era [o João]. _____ g) Então o João compreendeu que o tio tinha razão em guardar o jardim só para ele. Chama-se Fraternidade. “Ah! Essa tem um nome muito bonito. Refere o nome de duas espécies de flores existentes no jardim do tio Ricardo. porque ele não queria que lhe estragassem as flores. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 6. responde. _____ d) O tio Ricardo tinha no jardim uma flor que se chamava Rosa da Paz. Indica o tipo de narrador presente na história. Transcreve do texto a definição que o tio Ricardo dá de Fraternidade. (…) – O que é isso.

3. folha. flor. quando saímos da escola. As pessoas usam-nos muito e nós somos só vinte e seis. miúdo.9. foi uma reinação (…)” “Como gosta muito de flores e de árvores e outras plantas e mora na cidade (…)” “Esta chama-se Perfeito-Amor (…) ” IIª PARTE 1. árvores. João. Ordena. tio. Atenta nas palavras seguintes e assinala com um X a resposta correcta. jardim.” 2. fraternidade. as letras não servimos apenas para as pessoas escreverem. mas também para elas falarem umas com as outras. Chama-se Fraternidade (…)” “E o único miúdo que até aqui podia entrar no jardim do meu tio Ricardo era eu (…)” “ (…) o meu tio passa a vida no jardim a tratar das árvores e das flores para elas estarem bonitas mesmo no Inverno(…)” “E no outro dia. “Essa tem um nome muito bonito. Inverno. as seguintes palavras: Ricardo. _______ e ______ usam-se em palavras ou siglas de origem estrangeira. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 4. respeitando a ordem dos acontecimentos. as frases seguintes.    Criança Infernal Tombado As vogais assinaladas são: orais nasais 3 . As letras ______. O alfabeto português é formado por 26 letras. Nós. Coloca por ordem alfabética. de 1 a 6. amigos.

Quando. escrevemos as palavras. Palavras Rui pão pai noite mãe coração baixa Ditongos Nasais Orais 6. Aquele que não lê nem passeia morre na rede como uma lampreia. Nas palavras seguintes.5. Para efeitos de translineação. identifica os ditongos e assinala com um X os orais e os nasais. Separa as sílabas das palavras que se seguem e classifica-as quanto ao seu número: Palavra Número de sílabas Classificação quanto ao número de sílabas zumbido jardim comida meu boneca sons computador pai escola carroça tio Ricardo João fraternidade Barba coçar flor 7. devemos separar as sílabas ao chegarmos ao fim de cada linha. Casa onde não entre sol há-de entrar o médico Quando falares de mim olha para ti primeiro _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ 4 . divide as sílabas das palavras sublinhadas.

8. nesse dia. foi uma reinação! Fomos todos para o nosso jardim e fartámo-nos de brincar. “ Imagina o que aconteceu no jardim. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ Bom Trabalho! 5 . Preenche o seguinte quadro. Palavra Sílabas tónicas Sílabas átonas Classifica-as quanto à acentuação Confusão Abóbora Óculos Madeira Alimentos Chá Biblioteca Árvore Pão IIIª Parte Produção de texto “E no outro dia. identificando as sílabas tónicas e as sílabas átonas e classifica-as quanto à acentuação. quando saímos da escola.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful