O RITUAL DEMOLAY

Este texto foi extraído de um capítulo do trabalho "O Ritual DeMolay, Seus Juramentos e Sua Importância na Ordem" de Raul Ignatius Nogueira. Foram efetuados cortes e adaptações necessários à sua exibição na Web. Todos os exemplos ritualísticos aqui utilizados foram extraídos de cerimônias públicas, não constituíndo assim segredos da Ordem. Todas as afirmações, reflexões e conceitos aqui apresentados são pessoais, constituem a minha visão, minha interpretação do Ritual e da Ordem formada ao longo dos meus anos de capítulo e não refletem necessariamente as aspirações e opiniões de outros DeMolay ou das autoridades da Ordem no Brasil e no Exterior. Raul

Meu objetivo com este texto é estabelecer um conceito mais claro do que é um ritual, quem deve praticá-lo por quê praticá-lo e como praticá-lo, além de justificar a forma simbológica de seus ensinamentos. Ritual, de acordo com o Dicionário Aurélio, é um livro que contém os ritos de uma religião ou ainda um conjunto de práticas consagradas pelo uso e/ou por normas, e que devem ser observadas de forma invariável em ocasiões determinadas. Tal definição, de pronto nos recorda daquele pequeno livro com os procedimentos a serem adotados no decorrer de uma seção DeMolay, pública ou fechada, independente do Grau. Um ritual é mais do que isso: é um "caminho a ser seguido", a ser trilhado em busca da consecução de determinado objetivo. No caso mais específico da Ordem DeMolay e de outras organizações similares podemos afirmar que um ritual é: um caminho a ser seguido para o desenvolvimento de uma ou mais virtudes. Por virtude, no sentido aqui empregado, entenda-se uma qualidade incorporada ao indivíduo. Assim, um violinista hábil ou um corredor veloz são dotados de virtudes em suas respectivas áreas de atuação. O ritual representa o caminho a ser percorrido até o desenvolvimento dessas virtudes. São os anos de prática e dedicação que o músico e o atleta dispendem no desenvolvimento de seus talentos. O ritual nos leva às virtudes através da repetição constante e duradoura de procedimentos relacionados ao desenvolvimento da virtude em questão e que nos auxiliam a internalizar aquela qualidade almejada. Fazer com que ela se torne parte de nós, que a prática de atitudes relacionadas a ela se torne algo natural, tornando possível que essas atitudes possam ser praticadas sem esforço. Dessa forma, quando fieis freqüentam a Igreja todos os domingos, oram e reverenciam a Deus, procuram desenvolver a virtude da fé. Ao passar horas em uma academia treinando

ao apresentarmos o pavilhão nacional. e numa academia se encontram pessoas preocupadas com o cultivo e preparo de suas condições físicas. eles são apenas jovens buscando desenvolver talentos pessoais. Forma um perfil de sua História e das qualidades que todo DeMolay deve possuir. Como um músico em sua escola. por exemplo. procura acurar seu intelecto. Devem ser iniciados apenas os jovens que já possuam em sua conduta diária uma fagulha das virtudes de nossa ordem e que estejam dispostos a despender tempo e trabalho na evolução dessas práticas e no aprimoramento dessas qualidades. Nosso ritual é um conjunto de princípios e preceitos a serem observados para que possamos desenvolver em nossas vidas diárias as sete virtudes cardeais da Ordem DeMolay. Da mesma forma que num conservatório de música se encontram apenas pessoas que almejam desenvolver suas qualidades musicais. O estudante ao dedicar-se ao estudo. Todas essas pessoas praticam "rituais" em busca do aprimoramento de qualidades que julgam importantes. se os objetivos do Ritual e da Ordem são tão puros e nobres. porque o caráter seletivo de nossa organização????? É necessária a seleção para que possa haver um "local de trabalho" onde todos estejam centrados nos mesmos objetivos de evolução e livres de influências e distrações externas. e não como um reformatório. Através da repetição constante dessas e de outras práticas simbológicas procura-se imbuir no DeMolay as virtudes cardeais de nossa ordem. fazer com que essas virtudes se tornem parte intrínseca dele. dos ensinamentos e das virtudes de nossa organização. Seguindo as associações feitas acima fica claro que.o atleta almeja alcançar um corpo mais forte e vigoroso. Trás em suas linhas muito da simbologia. Quando abrimos a Bíblia sagrada e orarmos no início e no fim de nossos trabalhos praticamos condutas relacionadas à fé e ao respeito pelas coisas sagradas. cantarmos o hino a bandeira e o hino nacional em nossas reuniões. A Ordem DeMolay é como uma escola para a vida. Logo devem praticar o Ritual aqueles que buscam desenvolver dentro de si essas virtudes. Mas. A Ordem faz as vezes de um ourives ao pegar o jovem em seu estado bruto e lapida-lo. dentro de um capítulo devem se encontrar somente pessoas preocupadas com o desenvolvimento das virtudes DeMolay. buscamos fixar a virtude do patriotismo. Entretanto os DeMolays devem ser extremamente cautelosos no sentido de nunca barrar a entrada de pessoas merecedoras por desavenças pessoais ou com o sentido de formar "panelinhas" e jamais devem se considerar superiores ou melhores do que os não iniciados. .

. um caminho a ser seguido. Da mesma forma que o advogado ou o médico precisam de uma experiência prática para vivenciar suas atividades e de constante atividade para não se "enferrujarem" é necessário o estudo e o esclarecimento das funções do ritual ao membros mais jovens e acima de tudo. sem a qual não teremos como mostrar "a todos homens. que nossas cerimônias não são fórmulas vazias". e nos auxilia a desenvolver o respeito pelo próximo e suas idéias reforçando o espírito de igualdade e companheirismo que deve existir entre todos. uma luz. buscar a verdadeira aplicação desses ensinamentos no seu dia a dia. uma prática diária desses ensinamentos em nossas vidas diárias. mas cabe a cada DeMolay. A simples freqüência às nossas reuniões. instituição de ensino. nos apresentar os objetivos diretos do Ritual de forma clara e concisa? Colocar um texto como este que estou escrevendo dentro do seu conteúdo? Os ensinamentos contidos no ritual nos são apresentados de maneira figurada e através de símbolos e modelos por duas razões simples. mas em nossas vidas diárias. simplesmente. e a repetição automática dos procedimentos ritualísticos não basta para a formação de um DeMolay. individualmente. nos oferece a melhor maneira de organizarmos uma argumentação concisa. rápida e eficiente dando a todos a oportunidade de expor suas opiniões sem censura. Todos os processos e fases da reunião se encontram lá com o intuito de fixar aspectos comportamentais importantes em nossas vidas diárias e devemos procurar seguilos não apenas nas reuniões. apenas esse procedimento já seria capaz de oferecer grandes melhoras na eficiência e na comunicação de uma empresa. O Ritual e as práticas capitulares nos oferecem. como já foi citado. A organização da passagem da palavra pelas várias regiões do templo por exemplo. Um último aspecto importante a ser analizado é: Por que os ensinamentos do ritual nos são apresentados através de símbolos e figuras de linguagem e não de uma maneira mais direta??? Por que não. uma direção.É importante lembrar que nada dentro do templo é realizado sem um objetivo prático em vista. ou qualquer outra organização de nossas vidas extra-capitulares. Da mesma forma que a simples freqüência às aulas de um curso de medicina ou direito não forma um profissional verdadeiramente qualificado. Aplicado de maneira correta.

defini-la. .Primeiramente. A segunda razão. cada DeMolay que se debruça sobre a analise e o estudo dessas práticas chegará a conclusões e descobertas pessoais iguais em sua essência. levantado algumas questões para reflexão e debate por outros DeMolays em seus próprios capítulos. pelo menos. o sentido daquelas práticas. Se eu pergunta-se (e acreditem. Mais do que isso." mas isso não chega a abranger todo o espectro de atitudes que se espera de uma pessoa com Amor Filial e muito menos a Definir essa virtude. Da mesma maneira que um professor de química se utiliza de representações gráficas para expor uma caricatura do que seriam átomos e como eles se comportam a seus alunos. sim. de me oferecer exemplos de condutas praticadas por pessoas que possuem essas qualidades incorporadas dentro de si como "Amor Filial é respeitar e não desobedecer a seus pais. que busca extrair de nossas fórmulas o objetivo procurado. eu fiz isso) a qualquer DeMolay algo como: "O que é o Amor Filial para você?" ou "O que é o Companheirismo para você?" nenhum deles seria capaz de me oferecer uma verdadeira definição dessas virtudes. Eles seriam capazes. nós nos valemos de modelos do que seria uma conduta virtuosa para nossos iniciados. seria praticamente impossível expor de maneira direta o conteúdo e a forma de uma virtude. é que a representação simbológica nos permite desenvolver o interesse e a capacidade de reflexão do indivíduo. mas ligeiramente diferentes em seus detalhes. Com esse texto eu espero ter clareado alguns conceitos relacionados ao Ritual ou. igualmente importante. A contraposição em debate dessas conclusões e descobertas nos permitirá alcançar uma sintese de idéias e reflexões sobre as virtudes em análise que nunca poderia ser resumida a um punhado de linhas em um livro.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful