P. 1
cygwin

cygwin

|Views: 0|Likes:

More info:

Published by: Carlos Manuel Romero Luna on May 23, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/23/2012

pdf

text

original

Instituto Superior Técnico

Instalação do software cygwin
O software cygwin permite instalar no sistema operativo Windows um conjunto de programas e ferramentas que reproduzem de forma muito aproximada o ambiente usualmente encontrado num sistema GNU/Linux. De facto, o software não é apenas semelhante. A esmagadora maioria de cada programa é idêntica ao usado no sistema operativo Linux, tendo apenas sido adapatadas algumas componentes necessárias para que o pudessem ser executadas em ambiente Windows. Tal como sucede no sistema operativo GNU/Linux, todo o software que faz parte do cygwin é aberto e gratuito, o que permite não apenas saber com o funciona (para quem esteja interessado), como copiar e executar todas as componentes sem pagamento de licenças. Apesar da execução do software cygwin em Windows ser ligeiramente menos eficiente que os programas correspondentes em Linux, apresenta a grande vantagem de poder ser instalado de uma forma simples intuitiva por quem esteja habituado ao sistema operativo Windows. A alternativa, que consiste na instalação de um sistema nativo Linux numa segunda partição de um disco, embora preferível, é ligeiramente mais complexa e exige algum cuidado do utilizador, sobretudo na criação de uma 2a partição do disco. O software cygwin pode ser instalado correndo o programa de instalação e fazendo apenas “next” em todos os quadros que aparecem. Sucede que, assim, as componentes fundamentais para o desenvolvimento de programas em C (o xemacs, o gcc, o gdb, o ddd, etc.). Deste modo, é necessário, durante a instalação, seleccionar os pacotes necessários para o desenvolvimento de programas em C. Caso contrário, a maioria dos comandos ncessários A instalação do sistema cygwin mínimo para programa em C exige o download de uma quantidade elevada de ficheiros, pelo que é (quase) impraticável se a ligação à Internet for feita por modem. Com as ligações de banda larga (ADSL, cabo, etc), é ainda assim um processo que pode demorar uma a duas horas, pelo que, caso não disponha de banda larga em casa, mas tenha um portátil, será melhor proceder à instalação do software usando a rede do IST. Neste documento reproduz-se as instruções necessárias para uma instalação de raíz do cygwin. Nota: quem já tenha instalado uma versão incompleta do cygwin, pode seguir exactamente os mesmos passos aqui descritos, seleccionando os pacotes indicados no seguimento. O software de instalação está feito de modo a só instalar os pacotes adicionais, sem repetir a instalação total dos pacotes já carregados. A instalação do software cywin faz-se a partir da página do projecto, localizada em http://www.cygwin.com/:

Programação Guia de instalação do software cygwin

1

que diz “install Cygwin now”. Ao carregar neste ícon.Instituto Superior Técnico Na página do projecto. surge a mensagem de segurança habitual do Windows XP: Seleccionar Run. bastará carregar no ícon à direita. Surgirá o écran seguinte: Programação Guia de instalação do software cygwin 2 .

Instituto Superior Técnico Fazer next. Seleccionar “Install from Internet” e fazer Next.. Programação Guia de instalação do software cygwin 3 .

Programação Guia de instalação do software cygwin 4 . Aceitar a directoria de omissão e fazer next.Instituto Superior Técnico Aceitar as opções de omissão e fazer next.

Descobrimos que a Universidade de Coimbra dispõe de um mirror (ftp. dada a proximidade. É uma boa opção.uc. Programação Guia de instalação do software cygwin 5 .eq. Surge neste ponto uma lista de servidores que têm cópia deste ficheiro.Instituto Superior Técnico Aceitar as opções de omissão e fazer next.pt).

surgem uma lista de módulos de sofwtare. ou desenvolvimento de programas). surge uma cruz na coluna designada por B (binary). A cruz na coluna B especifica que um dado módulo deve ser instalado (muitas destas cruzes estão já preenchidas por omissão). Carregando na seta circular ao lado de cada módulo. Pode também surgir a opção keep. É aqui que é preciso ter algum cuidado para seleccionar todas as componentes necessárias. não instalar) ou. É aqui que é necessário seleccionar pacotes adicionais. existe uma lista de áreas funcionais. Conforme se vê. Assim. a primeira área funcional que vamos abrir é a designada Devel (de development. Vamos seleccionar alguns módulos adicionais. Fazemos isto carregando no quadrado com o símbolo + que está à frente deste item. para módulos que já estejam instalados. ou seja. cada uma com a configuração de omissão. as opções vão surgindo: skip (saltar. alternadamente. o que abre uma lista com um número elevado de módulos. nomedamente: Programação Guia de instalação do software cygwin 6 .Instituto Superior Técnico Depois de fazer next nesta fase.

Instituto Superior Técnico Seleccionar automake1.9 Seleccionar ddd Programação Guia de instalação do software cygwin 7 .

seleccionando ainda: make gdb Depois deste conjunto.Instituto Superior Técnico Seleccionar o gcc: Continuar este processo. vamos passar à área funcional de editors. abrindo a listagem no sinal +: Programação Guia de instalação do software cygwin 8 .

Seleccionar ainda os seguintes editores ou módulos: joe Programação Guia de instalação do software cygwin 9 .Instituto Superior Técnico Comecemos por seleccionar os editores emacs.

Nesta fase. a qual. e que o software de instalação detectou este problema e a resolveu automaticamente). dependendo da largura de banda. pode surgir uma mensagem do software de instalação avisando que serão instalar alguns módulos adicionais para resolver dependências existentes (significa que se seleccionou um módulo que só funciona se um outro for instalado. pode demorar entre meia-hora a duas horas (ou mesmo mais. se forem seleccionados muitos mais módulos). Seguidamente.Instituto Superior Técnico nano vim xemacs xemacs-emacs-common xemacs-tags xemacs-sumo Depois desta fase. basta carregar em next para iniciar a instalação. dependendo dos módulos seleccionados. segue-se a instalação. Programação Guia de instalação do software cygwin 10 .

surgem os últimos écrans: e Programação Guia de instalação do software cygwin 11 .Instituto Superior Técnico Finalmente.

procurar a secção cygwin em start -> All programs.c &”.. com a linha “xemacs teste. semelhante a uma shell de unix: Neste ponto.Instituto Superior Técnico Depois desta fase. surgirá no desktop o símbolo do cygwin. Caso não este ícon não esteja presente. lançar o comando xemacs. caso se tenha optado pela opção “Create icon no desktop”. Basta carregar no ícon para ter acesso a uma janela de comandos. por exemplo: Programação Guia de instalação do software cygwin 12 .

deverá aparecer a janela do xemacs. onde se pode escrever um programa em C: Programação Guia de instalação do software cygwin 13 .Instituto Superior Técnico Passado alguns segundos.

Instituto Superior Técnico Programação Guia de instalação do software cygwin 14 .

/teste Se fizer ls.exe. Programação Guia de instalação do software cygwin 15 . verá que no directório de trabalho o ficheiro executável se chama teste.c). o que não se verifica em GNU/Linux).Instituto Superior Técnico Depois de guardar o ficheiro de C (teste. basta compilar com gcc –ansi –pedantic –Wall –o teste teste.exe (. A diferença resulta de restrições do sistema operativo (os executáveis em Windows têm sempre que ter a extensão .exe. como sucede no sistema operativo GNU/Linux. de executável) e não teste.c e executar o programa com .

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->