P. 1
Cópia de Seminário

Cópia de Seminário

|Views: 2|Likes:
Published by Zilda Nepomuceno

More info:

Published by: Zilda Nepomuceno on May 25, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PPTX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/02/2014

pdf

text

original

SEMINÁRIO

VÍRUS

VÍRUS INTRODUÇÃO  HISTORIA DO VÍRUS  O QUE É VÍRUS  COMO O VÍRUS AGEM(vídeo)  TIPOS DE VÍRUS: Worms. Cavalos de Tróia. Exploits  COMO CADA UM AGEM  COMO SE PREVENIR: Antivírus pagos Antivírus Gratuitos  OITO MODOS DE PREVENIR DOS VÍRUS  CONSIDERAÇÕES FINAIS  .

expolis e worms e principalmente oito modos de se prevenir. . alguns tipos de vírus como por exemplo: cavalo de Tróia. sua história.INTRODUÇÃO  Introduzimos neste trabalho fatos importantes sobre: vírus.

As primeiras teorias sobre programas auto reproduzíveis foram desenvolvidas nessa época. Outro nome dado ao primeiro desses vírus é Elk Cloner. os vírus chamados de 1. . Cohen é considerado o "pai dos vírus de computador". os primeiros vírus para computador foram identificados "à solta". o primeiro vírus experimental documentado começou a ser desenvolvido pelo engenheiro elétrico norte-americano Fred Cohen.HISTORIA DO VIRÚS    A história dos vírus remonta ao final da década de 40. Até hoje. 2 e 3 afetavam máquinas Apple II e eram disseminados por jogos pirateados. No fim de 1983. como se diz em inglês. que exibia um poema no monitor. "in the wild". para apresentação em um seminário sobre segurança da computação. O programa foi criado em um sistema Unix. Pouco mais de 30 anos depois. Talvez para surpresa de muitos usuários cotidianos de computadores. e o termo biológico passou a ser usado para designar esse tipo de software.

infecção. Ou. . mais apropriadamente. dotando-o portanto da capacidade de disseminação. como apagar arquivos ou afetar o desempenho do computador.O QUE É VÍRUS  Vírus é uma denominação genérica para programas que agem no computador sem conhecimento do usuário. o vírus também é assim denominado por ter a capacidade de se copiar para outros arquivos. Tipicamente. com objetivos destrutivos e maliciosos.

\Minhas imagens\Manutençao\Como funcionam os vrus de computador.wmv .. .

ficarão infectados. A diferença do worms para o vírus. a simples visualização de uma mensagem pode desencadear a infecção pelo worm. Se estes destinatários executarem o arquivo com vírus em seus computadores. . quando o worms toma posse da lista de endereços de e-mail do usuário e envia-se para estes. Sob algumas circunstâncias.WORMS  Prejudica o desempenho ou destruindo os arquivos. sem intervenção do usuário. por definição. aproveitando-se de falhas de segurança e propriedades de funcionamento do programa leitor de e-mail. é que o worms também é dotado da capacidade de se enviar para outros computadores. Isso é feito tipicamente por e-mail.

Pode cuidar de infectar com o cavalo de Tróia outros computadores ou programas e. tipicamente. Este pequeno programa pode ter várias utilidades. o cavalo de Tróia instala no computador um pequeno programa (chamado cliente) de forma sub-reptícia. pela Internet. localmente ou à distância.CAVALOS DE TRÓIA  È assim denominado porque vem disfarçado em algum arquivo de aparência inocente ou inócua. Quando executado. . pode assumir o controle do computador e permitir que o criador ou disseminador do cavalo de Tróia possa ter acesso a este computador e seus arquivos.

o invasor pode instalar os chamados backdoors ou portas de fundo. em inglês. trata-se da técnica de explorar falhas ou problemas de funcionamento intrínsecos (denominados bugs) de alguns programas. essas falhas podem abrir brechas na segurança de um computador e permitir que o invasor ganhe status de usuário privilegiado. Backdoors são pequenos programas ou simples configurações que permitem que o invasor tenha novamente acesso privilegiado ao sistema em qualquer outra hora em que este resolva conectar-se a ele. . para que volte na noite seguinte e possa entrar sem problemas ou arrombamento. Enquanto tiver acesso privilegiado ao sistema.EXPLOITS  Que vem de exploração. que apague arquivos ou veja seu conteúdo. Exatamente como o ladrão que deixa uma janela ou porta destrancada na casa. Quando exploradas.

para que se torne difícil traçar a conexão ou ataque a sua origem verdadeira. conectados a outros computadores. . Nesses computadores intermediários. possivelmente por já ter instalado um backdoors anteriormente. e assim por diante. o invasor tem acesso privilegiado. Os ataques a computadores são geralmente feitos usando-se outros computadores.

COMO SE PREVENIR Antivírus pago 2012  1. atualiza diariamente e traz excelentes ferramentas para proteger seu PC. Uma coisa que diferencia este antivírus dos outros é que ele conta com seu impressionante Recue-CD para restauração do sistema depois de ataques de malwares.  .5GHz para deixar seu computador em segurança. além da sua interface agradável e um ótimo scanner de rede. ele necessita de 1GB de RAM e um processador com velocidade acima de 1. Kaspersky Antivírus 2012 Ele é robusto.

conta com recurso únicos como a sua sandbox.  . proteção em tempo real e uma varredura com quatro opções. Agora ele oferece uma espécie de escudo de comportamento que supervisiona comportamentos suspeitos no seu PC.ANTIVÍRUS GRATUITO 2012 Avast Pro Antivírus  Avast é o antivírus favorito de muitas pessoas.

OITO MODOS DE PREVENIR DOS VÍRUS 1)NÃO ABRA ARQUIVOS DE DESCONHECIDOS  2)DESCONFIE DE MENSAGENS ESTRANHAS  3)DESCONFIE DE ARQUIVOS ENVIADOS POR CONHECIDOS  4)INSTALE UM ANTIVÍRUS  5)ATUALIZE O ANTIVÍRUS  6)SUSPEITE DE DOWNLOADS  7)CUIDADO EM SALAS DE CHAT E IRC  8)CUIDADO COM PROGRAMAS DE TROCA DE ARQUIVO  .

Worms Prejudica o desempenho ou destruindo os arquivos. Existem vários tipos de formas que podem ser utilizadas para evitar alguns desses tipos de vírus citados ou outros não citados então temos que tomarem cuidados no mínimo temos que ter um antivírus instalado no computador. podem abrir brechas na segurança de um computador e permitir que o invasor ganhe status de usuário privilegiado.CONSIDERAÇÕES FINAIS   Podemos perceber que vírus nada mais é que males que afetam os computadores para apagar arquivos ou afetar o desempenho do computador. . Outro é o Exploits permitem falhas. Existem vários tipos de vírus que afetam o computador um deles é o cavalo de Tróia que pode infectar outros computadores ou programas e o criador do cavalo de Tróia pode assumir e ter acesso aos computadores e seus arquivos pela internet.

br/1/2/portal/pt/footer/seguran ca/artigos/historia-virus  http://www.hsbc.html  http://noticias.com.reocities.html  http://www.net/leonorcosta/o-que-viruse-anti-virus  .br/destaque/noticia/20 02/06/22/543178/vinte-dicas-prevenir-contraataques-virus.slideshare.universia.REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFIA http://www.com.com/ResearchTriangle/4480/art icles/pcvirus.

TABLEAU Prof-Fabricio Disciplina.Fundamentos.CURSO TÉC. Montagem e Manutenção de Computadores Alunos Zilda Wallace Geraldo Thaini Lara .

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->