Diagrama de Fases da Água

Um gráfico “x”, “y” onde “x” corresponde à temperatura e “y” a pressão, e mostra em qual determinada temperatura e pressão a água é sólida, líquida e gasosa. Formam-se três linhas que no caso da água se encontrarão formando o ponto triplo ou “G”, entre as linhas tem os três espaços e cada um corresponde a uma fase. Na pressão de 1atm a t° de 0 a 100c° a água pura é líquida, abaixo de 0 é sólida e acima de 100 é gasosa, mas isso na pressão de 1atm.

Colégio Estadual Mon Senhor Miguel de Santa Maria Monchón
Matéria: Química Turma: 2003 Professora: Maria das Graças Alunos: 123456-

Conseguem. São resultado de misturas de substâncias. sua fusão inicia-se a 0°C e essa temperatura permanece até que ele se derreta.. por exemplo. Açúcar dissolvido na água. Composição Química do Ar (N2 + O2 + CO2 +. portanto. Por outro lado. Essas substâncias são chamadas de componentes.I . 1 . manter constância de temperatura nessa mudança de estado. pois durante o fenômeno da ebulição. Haverá constância também nessa temperatura.constitui também exceção. II. Se continuarmos seu aquecimento.AS SUBSTÂNCIAS PURAS E AS MISTURAS: As substâncias puras mantêm temperatura constante durante as mudanças do seu estado físico. Exemplo prático: o gelo é formado por água pura.MISTURAS HOMOGÊNEAS .AS MISTURAS AINDA APRESENTAM UMA DIFERENCIAÇÃO: PODEM SER HOMOGÉNEAS OU HETEROGÊNEAS: A .Mistura Eutética . há materiais incapazes de manter essa constância de temperatura. São também chamadas de soluções. 2 .São aquelas em que não existe superfície de separação visível nem a nível microscópico. Isso ocorre na mistura da água + álcool. Existem misturas que apresentam peculiaridades: 1 .Mistura Azeotrópica . ao atingir 100°C inicia-se a ebulição.) . a densidade. Além disso. Isso ocorre por serem formados por duas ou mais substâncias. Sal dissolvido na água. Não há superfície de separação e em todas as regiões pode-se notar sempre as mesmas propriedades como.. em toda a sua extensão terá sempre as mesmas propriedades.tem como característica principal o fato de se comportarem como substâncias puras durante a fusão. até que a água passe ao estado de vapor.Outros exemplos de misturas homogêneas: Gasolina + Álcool. Ao nível do mar. mantém constante a temperatura.

e onde cada região conservará as propriedades próprias da substância que a compõe.AS SUBSTÂNCIAS PURAS E SUA CLASSIFICAÇÃO: Elas podem ser: simples ou compostas. .DIFERENÇA ENTRE SUBSTÂNCIA COMPOSTA E MISTURA: 1 .resulta da somatória de duas ou mais substâncias.Mistura . Cloreto de Sódio .SUBSTÂNCIAS PURAS SIMPLES: São formadas por um elemento químico. perceptível mesmo a olho nu.SUBSTÂNCIAS PURAS COMPOSTAS: Formadas por mais de um elemento químico. diferenças de densidade nas regiões onde se localizam as substâncias.dois ou mais elementos formam a mistura.H2 O C . Exemplos: GASOLINA + ÁGUA AZEITE + ÁGUA ÁGUA + CLOROFÓRMIO ÁLCOOL + AREIA AR + POEIRA III .Substância Composta .Apresentam uma superfície de separação. 2 .Na Cl Água . Ocorrem. também.B-MISTURAS HETEROGÊNEAS . A . H2 (Hidrogênio) S8 (Enxofre) Au (Ouro) O3 (Ozônio) B .

Ponto Triplo – Sólido. que o ponto de fusão do seu sólido. O ponto de fusão normal é a P=1 atm de 0. na linha sólido-líquido. Líquido e Vapor estão em equilíbrio (ponto A).15.líquido e seu vapor em equilíbrio na linha líquido-vapor.01oC Ponto de Fusão – de um sólido a uma dada pressão P é a temperatura na qual sólido e líquido estão em equilíbrio para a dada pressão. Para a água Tc= 647 K e Pc= 218 atm A qualquer temperatura acima de Tc.01 oC). A pressão é 4.Ponto de Ebulição Normal – é a temperatura na qual a pressão de vapor do líquido é 1 atm. Na presente definição da escala Celsius o ponto triplo da água é a t=T-273. Por definição: Para a água a temperatura do ponto triplo é 273. líquido e vapor não podem coexistir no equilíbrio. F=0.0024oC. . a uma dada pressão. Linha AO à Equilíbrio entre o vapor e o seu sólido (Pressão de vapor do sólido tende a zero no limite de Tà 0) Ponto Crítico: (ponto C) A temperatura e a pressão neste ponto são denominadas de temperatura e pressão críticas (Tce Pc). Uma compressão isotérmica do vapor não causará a sua condensação.16 K (0. OBS: Para uma substância Pura o ponto de congelamento de um líquido é o mesmo. portanto a 0.585 torr.

images.unb.No ponto C as densidades de líquido e vapor tornam-se iguais .reinaldoribela.Do ponto G. aumentando T e P e ajustando V: . um fluído.google.A densidade da fase vapor aumenta (aumenta a pressão de vapor do líquido) .br/iq/lqc/Joao/eqcin/fases/ . indo para o ponto C.br/htm/quimica/ www.pro.O sistema torna-se monofásico. com líquido e vapor em equilíbrio.A densidade da fase líquida decresce (expansão térmica) .com.br/ www. Biografia: www.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful