A COLUNA VERTEBRAL A coluna vertebral, também chamada de espinha, vai da cabeça até o quadril.

Ela é responsável por boa parte do peso do nosso corpo e é composta por uma série de ossos chamados vértebras, as quais estão uma em cima da outra, como se fosse uma coluna, por isso o nome coluna vertebral. A coluna vertebral é constituída por 24 vértebras + sacro + cóccix e constitui, junto com a cabeça, esterno e costelas, o esqueleto axial.

A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: Cervical, Torácica, Lombar e SacroCoccígea. São 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e cerca de 4 coccígeas.

FUNÇÕES DA COLUNA VERTEBRAL  Protege a medula espinhal e os nervos espinhais;  Suporta o peso do corpo;  Exerce um papel importante na postura e locomoção;  Serve para fixar as costelas, quadril e os músculos das costas;  Proporciona flexibilidade para o corpo, podendo ir para frente, para trás e para os lados;

Kíssia Mayanne. Docente Responsável: Rachel Fonseca .Vamos aprender Mais sobre a nossa Coluna Vertebral ??? Cuide bem da Coluna que você Tem! Fisioterapia UNIPÊ 2012 Acadêmicos: Basílio Henrique. Layse Claudino e Francisco Miguel.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful