Questões elaboradas pelo professor Leandro Villela de Azevedo (professoelandrovillela@gmail.com) www.profleandro.com – www.tecnaula.

blogspot.com

Tema: republica do brasil Questões aplicadas entre os anos de 2008 e 2012 – Escola Villare

Essa charge foi publicada na “Revista Illustrada”, publicação existente no Brasil entre 1876 e 1898. A revista citada acima é de 1882, ou seja, 7 anos antes do fim da monarquia no Brasil. A manchete era chamativa: D. Pedro II é derrubado do trono! Entretanto a reportagem interna apenas brincava com o título falando de uma pessoa que acidentalmente o teria derrubado no meio de uma peça de teatro.

a-) Analise a charge acima unindo os seus conhecimentos sobre a proclamação da República no Brasil e os elementos da charge (atente a: público assistindo à distância olhando de cima, roupa do homem que o derruba, figura do D. Pedro II durante a queda, etc.)

b-) A mesma revista que escreveu diversas críticas ao governo de D. Pedro II, também escreveu críticas ao Mal Deodoro da Fonseca e seu Seguidor, Mal Floriano Peixoto. Entretanto é somente após a Monarquia Absolutista e somente após a Ditadura militar que a revista é fechada pela censura. Obviamente é mais provável que um governo ditatorial e absolutista se neguem a ouvir críticas do que um governo republicano onde o país se torna uma “coisa de todos = república”. Explique essa contradição utilizando os seus conhecimento sobre a história brasileira.

Ela foi feita em 1926, criticando as eleições brasileiras na forma como ocorriam nesta época, as chamadas eleições do cabresto ou eleições do porrete, uma das características da República do Café com Leite:

a-) Explique o que foi a República do Café com Leite b-) Analise a charge relacionando elementos dela com aspectos político sociais da época c-) Hoje em dia, seja no Brasil ou em outro país, ocorrem coisas semelhantes a algum aspecto da república do café com leite e elementos presentes na charge? Explique justificando sua resposta. Que alternativa melhor explica o modo pelo qual o Marechal Deodoro chegou à presidência da república recém formada? a-) Ele era o marechal, líder do exército que venceu a guerra, logo ele governaria b-) Eleições ocorreram e o grande líder pela luta popular foi eleito facilmente c-) Eleições ocorreram, mas como ele tinha apoio da elite e apenas os alfabetizados podiam votar, ele venceu facilmente d-) Eleições ocorreram, entretanto ele usou o poder militar para obrigar as pessoas a o elegerem-no. e-) Eleições ocorreram, houve uma disputa bem apertada, mas por poucas centenas de votos ele venceu e virou o presidente. Explique o que foi a chamada República da Espada, que governou o Brasil logo após a proclamação da república “Ao contrário de tantos outros países, no Brasil, independência, república e democracia não tiveram o seu nascimento ao mesmo tempo” Explique o que essa frase quer dizer utilizando exemplos históricos

Logo após a proclamação da república no Brasil tivemos dois momentos de república não democrática (ou seja, o povo não tinha, de fato, o poder). Esses dois momentos ficaram conhecidos como República da Espada e República do Café com Leite. Explique os elementos existentes em cada um destes momentos que garantiam que o Brasil, apesar de ser república, não tivesse o poder nas mãos do povo. Use as dicas abaixo para lhe ajudar. República da Espada (Exército, Eleições) República do Café com Leite (Voto do Cabresto/Voto do Porrete, Degola, Barões do Café)

Nas vésperas da proclamação da República no Brasil D. Pedro II já não tinha praticamente nenhum apoio dentro deste país. Explique quais eram os principais grupos existentes no Brasil nesta época e em que medida cada um deles apoiava ou não D. Pedro II. Explique também os motivos que esses grupos tinham para apoiar ou não o imperador. Explique como foi que o governo de D. Pedro II foi derrubado e instaurou-se a república no Brasil (1,0) Sobre a 1ª República no Brasil explique: a-) Contexto histórico que levou à proclamação da república b-) Elementos que permitiam que na prática a maior parte do povo não tivesse real acesso ao poder c-) Compare explicando ao menos 2 diferenças e duas semelhanças entre a república brasileira na época do Café com Leite e hoje. Explique como foi que surgiu a república no Brasil a partir de 15 de novembro de 1889 Sobre a 1ª República no Brasil explique: a-) Como foi que o Brasil transformou-se de Império para República?

b-) Quais são as características da 1ª República instituída no Brasil (República da Espada) c-) Que transformações ocorreram na chamada República do Café com Leite d-) Que elementos da república do Café com Leite garantiam que ela parecesse democrática mas sempre mantivesse a mesma classe social no poder e-) Compare explicando ao menos 2 diferenças e duas semelhanças entre a república brasileira na época do Café com Leite e hoje.

Veja a linha do tempo abaixo.

1500 – Descobrimento do Brasil

1822 – Independência do Brasil

1889 – Proclamação da república Brasileira

2002 – Lula toma posse como presidente do Brasil

Com base nos dados acima responda: a-) Há quantos anos o Brasil foi descoberto? b-) Quantos anos se passaram entre o descobrimento e a indendência? c-) Quanto anos se passaram entre a proclamação da república e a posse do presidente Lula?

Comparando essas imagens com o conhecimento que você tem da história de nosso país, a que conclusões é possível chegar?

(Unemat-2008/1) O período republicano no Brasil entre 1889-1930, conhecido como República Velha ou Primeira República, foi marcado por várias mudanças socioeconômicas. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.

Esta fase foi marcada por intensa imigração européia. O cacau foi o principal produto de exportação do país. Mesmo com a intensificação da industrialização, o Brasil não deixou de ser um país predominantemente agrícola. A maior parte dos empréstimos e dos investimentos obtidos pelo Brasil eram negociados com a Grã Bretanha. Entre 1898 e 1910, em função da popularização do automóvel, a borracha chegou a ocupar o segundo lugar na pauta de exportação dos produtos brasileiros. (PUC) Os anos iniciais da República no Brasil ( 1889-1902 ) foram marcados por uma instabilidade sentida em diversos planos da vida social e política. Entre os fatores que condicionaram essa instabilidade, podemos identificar:

I - o confronto entre grupos e lideranças adeptos de projetos distintos para a organização do governo republicano, destacando-se, nesse quadro, as divergências entre republicanos históricos, liberais, positivistas, jacobinos, fossem eles civis ou militares;

II - a ocorrência de revoltas e conflitos armados de proporções inesperadas, pondo em xeque a manutenção do próprio sistema republicano e apontando, em particular, no caso da Guerra de Canudos, para o caráter excludente e hierarquizador do novo regime, proclamado em nome da ordem e do progresso;

III - a permanência de militares no controle do poder executivo federal, instaurando um governo autoritário, que cerceava as pretensões federalistas e descentralizadoras das oligarquias regionais e fomentava a rivalidade entre civis e militares, como ocorreu na Revolução Federalista no Rio Grande do Sul;

IV - a alta generalizada do custo de vida, ocasionada pelo Encilhamento e agravada pelo Saneamento Financeiro, o qual, ao aplicar uma política de variação cambial em

função das flutuações do preço do café, contribuiu ainda mais para a desvalorização monetária e a permanência da inflação.

Assinale a alternativa: (A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estão corretas.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful