P. 1
Apresentacao_-_Epistemologia_-_Boyd_e_Prigogine

Apresentacao_-_Epistemologia_-_Boyd_e_Prigogine

|Views: 10|Likes:
Published by Frederico Bertol

More info:

Published by: Frederico Bertol on Jun 02, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/11/2014

pdf

text

original

UFRGS Faculdade de Ciências Econômicas Curso de Relações Internacionais Disciplina Análise de Conjuntura Internacional (ECO02084

)

Epistemologia
John Boyd e Ilya Prigogine

John Boyd (1927 – 1997)
Piloto da Força Aérea Americana na Guerra da Coréia Chefe de divisão Acadêmica da Fighter Weapons School Consultor de tática da USAF durante a guerra no Vietnã Enviado para a Tailândia e rapidamente chamado ao Pentágono para consultoria ao programa do caça F-X

Após aposentadoria da USAF permanece como
consultor no escritório de tática aérea do Pentágono Teve grande participação no desenvolvimento dos planos da Operação “Tempestade no Deserto” (Golfo, 1991)
Retirado de: http://www.aereo.jor.br/

O homem e o ambiente O objetivo do indivíduo é a sobrevivência A condição de sobrevivência está relacionada com a capacidade dos indivíduos de agir de forma independente A formação de coletividades corresponde com um possível aumento da capacidade de agir de forma independente Ambiente de escassez Decisões devem ser tomadas para que se estabeleça que tipos de ações levarão ao alcance do objetivo .

OODA Loop Essa tomada de decisões implica a capacidade de formular conceitos através da observação da realidade Esse processo deve ser retomado tantas vezes quanto for necessário para abarcar as mudanças da realidade A proposta de Boyd: Observação: coleta de dados acerca da realidade observada Orientação: análise e síntese de dados para a formação de conceitos Decisão: determinação de curso de ação baseado em conceitos formulados Ação: efetivação das decisões .

análise Do específico para o geral – indução. diferenciação. integração.Destruição e Criação Dois modos de desenvolver e manipular conceitos que representem a realidade observada: Do geral para o específico – dedução. síntese O caminho dedutivo gera um afastamento do conceito final. uma vez que perde-se a noção do conjunto O caminho indutivo reintegraria a ligação conceito-conjunto .

no qual os dois processos seriam aproveitados criativamente é necessário que ocorram de forma subsequente Destruição dedutiva Criação indutiva .Destruição e Criação Em ambos os processos há perda de informação Para que haja ciclo virtuoso.

wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/OODA.OODA Loop Retirado de: http://upload.Boyd.svg.svg/2000p x-OODA.png .Boyd.

Inconsistência. visto que ele caminha irreversivelmente a um estado de maior desordem . a natureza do sistema nunca poderá ser conhecida. Incerteza e Entropia Inconsistência de Gödel – os sistemas de conceitos sempre serão inconsistentes Princípio da Incerteza de Heisenberg – nunca é possível ter precisão acerca da observação de todas variáveis 2ª Lei da Termodinâmica – antes de agir deve-se contar com o aumento de entropia do sistema.

Essa nova ordem causa uma diminuição na incerteza e a desordem. com aperfeiçoamento de cada novo conceito de realidade gerado .. there is a way out.” Através do processo de destruição dedutiva e criação indutiva pode-se elaborar um novo conceito de realidade e consequentemente inaugurar-se um novo sistema.“Fortunately.. Tal sistema evoluirá novamente para o caos e o ciclo destrutivo/criativo deverá ser retomado.

e sobrecarregar seu sistema.” BOYD. quebrar ou capturar. assim como subverter.“a way out” para quem? “O QUE LEVA A: Estratégia Penetrar o ser moral-mental-físico do adversário para dissolver sua fibra moral. conexões ou atividades nas quais ele depende. senão subjugar os bastiões morais-mentais-físicos. afim de destruir a harmonia interna. desorientar suas imagens mentais. J. romper suas operações. 1986 . Slide 133 em Patterns of Conflict. produzir paralisia e colapsar a vontade adversária de resistir.

Implicações das ideias de Boyd Quebra de paradigma epistemológico? Influência na Grande Estratégia do Novo Século Americano .

Ilya Prigogine Nasceu em Moscou em 1917 Deixou a Rússia com a família em 1921 Foi naturalizado belga em 1949 Estudou química na Universidade Livre de Bruxelas e lá tornou-se professor em 1950 Em 1967. após ter dado aula na Universidade do Texas em Austin e na Universidade de Chicago fundou o Centro para Sistemas Quânticos Complexos (Austin) Em 1977 ganhou o prêmio Nobel de Química Retirado de: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/ c/c6/Ilya_Prigogine.jpg .

O desafio de Ilya Prigogine Determinismo e o determinismo probabilista regem a ciência até a primeira metade do século XX Ilya acusa: Ciência moderna é “contra a natureza. 1979: 18) . pois nega a complexidade e o devir do mundo em nome de um mundo cognoscível e eterno. ditado por um pequeno número de leis simplistas e imutáveis” (PRIGOGINE.

faria com que pouco a pouco se perdesse o domínio das mesmas. em conseqüência. tornado os sistemas imprevisíveis As leis deterministas se cumpriam. mas era impossível a solução exata das equações que implicavam . o que.Teoria do Caos Pequenas alterações nas condições iniciais de um sistema podem provocar mudanças drásticas nesse sistema Os sistemas formados por um pequeno número de elementos e sujeitos à observação viriam determinados por um conjunto de condições iniciais que nunca podem ser conhecias com precisão absoluta.

Prigogine descreveu matematicamente como a Segunda Lei da Termodinâmica pode deixar de atuar em algumas situações Segundo ele. com os sistemas autoorganizadores observados na termodinâmica. o contrário de entropia. que lhe deu o Nobel. que é a medida de organização de um sistema. Prigogine deu o nome de teoria das estruturas dissipativas .Entropia e Sintropia A sinergética é o campo da físico-química que comprova. flutuações ao acaso podem dar origem a formas mais complexa As perturbações em um sistema são a chave para o crescimento da ordem A suscetibilidade à dissolução e à morte andam junto com esse potencial de crescimento e de aumento da complexidade A essa teoria sistêmica. como a inter-relação e a interdependência de partículas geram sintropia.

O problema do Tempo Estudo da equilíbrio termodinâmica fora do Irreversibilidade do tempo Perspectiva evolucionista .

2. A interpretação de Copenhague : probabilidade é tudo o que podemos e o que há para saber.Analisando a Teoria Quântica A ciência não consegue provar que uma partícula subatômica exista antes de detectá-la nem saber onde ela surgirá. ou. como sistemas integráveis . Prigogine: no mundo quântico. em termos matemáticos. mas que as partículas surgem em determinado local devido a razões ocultas que ainda iremos descobrir. é absolutamente aleatório saber onde uma partícula aparecerá. elas atuam em interação. mas apenas dizer que há uma probabilidade dela existir e de aparecer em determinado local problema de medição: 1. todas as partículas estão interligadas de forma tal que a alteração em qualquer uma delas determina algum tipo de mudança em todas as outras. A Teoria das Variáveis Ocultas : os eventos quânticos não são puramente aleatórios.

. mas o único parâmetro validamente observado é aquele do presente. A criação do universo é antes de tudo uma criação de possibilidades. a causa primeira que determina uma mudança inicial está ligada ao campo das possibilidades Bifurcações. diz Ilya Prigogine: “Essa mistura de determinismo e de imprevisibilidade. as quais algumas se realizam. outras não”.Analisando a Teoria Quântica No universo tudo o que acontece está regido por leis de causa e efeito.

As influências no mundo macroscópico “O universo não faz lembrar agora aqueles contos árabes em que cada história se encaixa em outras histórias? A história da matéria encaixa-se na história cosmológica. por fim. E. 192) Ciência da complexidade . p. nossas próprias vidas estão mergulhadas na história da sociedade” (PRIGOGINE. 1996. a história da vida na história da matéria.

Uma breve história do fim das certezas: ou o paradoxo de Janus.org/w/index. O fim das certezas: tempo. STENGERS. Disponível em: http://en. US Army Command and General Staff College. . dezembro 2004. BOYD. caos e as leis da natureza. Porto Alegre: Revista FAMECOS. Wikipedia. Disponível em: Colaboradores da Wikipedia.pdf BOYD. Destruction and Creation.php?title=John_Boyd_(military_strategist)&oldid=480680841 FRÓIS. 1996. Florianópolis: Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas.dnipogo. abril 2004. Ilya. Maria da Conceição. John Boyd (military strategist). Paris: Gallimard. http://www.org/boyd/pdf/poc. J. 1979 PRIGOGINE. A Enciclopédia Livre. Isabelle. Kátja. Disponível em: http://pogoarchives.wikipedia. La nouvelle alliance. Patterns of Conflict.org/m/dni/john_boyd_compendium/destruction_and_creation. São Paulo: UNESP.Referências Bibliográficas ALMEIDA. Apresentação de Slides. nº 3. J. A ciência como bifurcação: uma homenagem a Ilya Prigogine.pdf 1986. PRIGOGINE. 1976. Ilya.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->