XINTOÍSMO

Conjunto de ritos e mitos que explicam a origem do mundo, do Japão e da família imperial japonesa. O xintoísmo incorpora práticas espirituais derivadas de diversas tradições pré-históricas japonesas, locais e regionais, porém não surgiu como instituição religiosa formalmente centralizada até a chegada do budismo, confucionismo e daoísmo no país, a partir do século VI.[3 No Japão, a religião permaneceu oficial de 1868 a 1946. Com a derrota japonesa na segunda Guerra Mundial, o imperador Hiroíto renunciou ao caráter divino atribuído à realeza pelo xintoísmo e a nova Constituição do país passou a defender a liberdade religiosa para todos os japoneses. “Caminho dos Kami”

A partir do nome do “Caminho de Buda”, do budismo. Ideal de pureza

Tensao entre pureza e impureza. Humanidade tem que tentar maximizar a pureza. Corpo humano tem que ser purificado para aproximacao dos kami. Limpeza fisica e poder dos kami. Nao tem a ver com pecado. Dimensoes etica e espirituais, sentimentos ruins. Em harmonia com os kami Politeísta Animista

atribui a objetos, seres e elementos uma alma ou energia vital. Nacional Pragmática

Diferentes divindades para diferentes contextos.

-

Não tem fundador Não possui livro sagrado

OUTRAS RELIGIÕES

representando um grande número de crentes em um sincretismo dessas duas religiões.595.04% da população) professam o cristianismo. tais como pais e filhos celebrando rituais xintoístas. No entanto. Com o tempo o sincretismo religioso transformou-se em regra. A partir de 500 d. os japoneses usam o seguinte ditado popular: “Japonês nasce e vive xintoísta. Sao vistas mais como visao filosofica. O cristianismo no Japão não deu certo e colocado à margem da lê em 1612 pelo xogunato Tokugawa. Ambas as tradições sofreram indireta pressão para se fundirem devido a uma lei de 1638. O escritor católico Shusaku Endo. O professor Robert Kisala da Universidade de Nanzan sugere que apenas 30% da população do país se identifique como pertencente de alguma religião. Ironicamente. A religião no Japão tende a ser sincrética por natureza e isso resulta em uma variedade de práticas. o objetivo dessa lei não era combater a prática do Xintoísmo. o confucionismo e o budismo da China também têm influenciado as crenças e os costumes japoneses. o xintoísmo enfrentou dura competição com o Budismo. ao invés do número de pessoas que realmente seguem a religião. casais celebrando um casamento em uma igreja cristã e funerais sendo realizados em templos budistas.397 de pessoas ou 2. e um kamidana (xintoísta) devido às crenças populares tradicionais. O culto aos antepassados se difundiu particularmente sob a influência do Confucionismo Chinês. a antiga religião nacional é o xintoísmo. mas impedir a proliferação do Cristianismo no país Com isso muitas famílias passaram a manter em casa dois oratórios domésticos – um butsudan (budista) para ficar de acordo com a lei.. os estudantes rezando antes dos exames. - Influência do Budismo No Japão. Confucionismo e Taoísmo O taoísmo. esclarece que “o .- Afiliação múltipla de religiões Por isso.C. As maiores estimativas para o número de budistas e xintoístas no Japão são de 84-96% da população. essas estimativas baseiam-se em pessoas com uma associação com um templo. quando todas as famílias japonesas foram obrigadas a se registrarem em templos budistas. Uma minoria (2. a ponto de atualmente muitos japoneses não saberem diferenciar um rito de outro. Xintoismo ja existia. e morre budista” Cremação. Buda: divina essencia original Kami: manifestacao da essencia original Adoracao no mesmo ambiente. mas ganhou nome com a disseminacao das outras religioes no país. e as duas religiões acabaram por influenciar uma à outra.

. Ha forca e misterio na natureza e fertilidade natural que produz novas vidas. Cada soldado que morria nas guerras era imediatamente transformado num kami. tais como árvores. expulsao. Perseguicao aos cristaos. etc. com actividades humanas (alimento. com fenómenos meteorológicos (chuva. espirito. cascatas. durante muito tempo considerados Kami vivos Há elementos naturais concretos. não são considerados divindades em si. colheitas. KAMI - Significado Kami: mais amplo e flexivel do que a palavra “Deus”. Lua. as coisas poderiam ter sido diferentes”. Nesse caso. pessoas que se destacaram aos mais diversos níveis. Podem ser seres humanos importantes ou ate ancestrais. nos séculos VII e VIII. arroz). Heróis. podem ser considerados divinos e venerados. tempestade. nascentes. estrelas). e distorcendo-as no processo de faze-lo”. mas antes sua morada. e por isso é que ele é digno de veneração. Cristianismo proibido. tortura. Encontrados em todos os lugares. transformando-as em si mesmo. CRIAÇÃO - Kojiki e Nihonshoki As práticas xintoístas foram registradas e codificadas pela primeira vez nos registros escritos históricos do Kojiki e Nihon Shoki. Diversos objetos de adoracao. Repugnancia ao que eh impuro. e lamenta “se esse cristianismo fosse menos incorrigivelmente ocidental. rios. O Kami manifesta-se naquele elemento concreto. e em sua honra se realizavam cerimônias nos xintoístas. relâmpago). que suscitam a adoração dos fiéis.Japão é um pântano porque absorve toda a sorte de ideologias. sagrado. isso trouxe confronto. principalmente em formas naturais. Quase 300 anos de disputas. Tipos astros (Sol. tendo imensos templos por todo o Japão. alem de problemas politicos. Kamikaze xintoísmo era a ideologia dos pilotos suicidas japoneses (Kamikaze quer dizer vento divino). porém. A estes há que acrescentar os imperadores. Queriam afiliacao a um deus apenas.

das montanhas. As gotas que se desprenderam da lança formaram ilhas. de um dos furos do nariz. encontraramse. Tsukiyomi-no-Mikoto. dos pântanos e do fogo. a irrigação. separando a terra do mundo dos mortos. Izanagui sentiu-se muito só e resolveu buscá-Ia no reino dos mortos. A grande deusa Sol. Mesmo assim. o casal divino fez descer um enorme pilar até aquelas ilhas. Susano-O-no-Mikoto. no sentido em que comecam narrando a criacao Kojiki: versao mais puramente japonesa. Aquele pilar possuía significado mágico. perseguiu Izanagui acompanhada de todos os espíritos infernais. Susano sacou sua espada e cortou todas as cabeças do dragão. continuou procriando. que trouxe muito prazer. e o kami Izanagui convidou a companheira Izanami a girar-se em torno do mastro. ou a "Alta Planície do Céu". das estações. Lá. e seu próprio corpo foi dando origem a outros kami. e assumindo o aspecto da Morte. conforme a mitologia xintoísta. puderam ver seus corpos e se admiraram mutuamente. Do seu vômito nasceu a argila. Ele construiu um castelo em Izumo e teve oitenta filhos com a jovem que ele salvou. Daquele encontro. o crescimento e a rica alimentação. das árvores. Foi passeando por uma ponte celestial que um casal de kami olhou para baixo e viu aquele lugar. Ficaram curiosos e mergulharam uma lança no mar. Nihonshoki: tambem comeca com as lendas e dps parte pra eventos historicos. ele mergulhou o corpo nas águas correntes violentas de um rio. ergueu uma rocha. este queimou as suas entranhas. Izanami estava com o corpo coberto de vermes. Ela se sentiu envergonhada. Izanagui entregou-se. do mar. Amaterasu Omikami nasceu do seu olho esquerdo. Historia do surgimento dos kami. Estas foram as primeiras porções de terra. do olho direito nasceu o deus Lua. onde existiam apenas o mar e algumas formas indefinidas. e ela adoeceu. Quando Izanami deu a luz o fogo. imperios. os trinta espíritos majestosos da terra. às purificações do corpo e da mente. ficou furiosa.C. Ao sair do mundo das trevas. entrelaca mitologia japonesa a conceitos filosoficos chineses usados para interpretar a criacao. um grande vazio. e o deus Tempestade. Para isso. Izanami acabou falecendo. Seus filhos passaram a povoar o país. onde habitavam os kami (deuses). Semelhantes a obras mitologicas ou escrituras sagradas. Não conseguindo recuperar a esposa morta. - Izanagui e Izanami Imagine um lugar.Primeiras obras citando os kami: kojiki e nihonshoki 720 d. enquanto ele girava em sentido oposto. Terra surgindo de uma substancia aquosa e amorfa. . nasceram as oito ilhas que formam o Japão. Em seguida. uniao das tradicoes. e das dinastias. Yin yang. dos ventos. Acima desse lugar havia o Takama-no-hara. Depois da primeira volta. que respingou água ao ser retirada. inicialmente.

Kami relacionados com a fecundidade e o crescimento. Izanagi e Izanami. que é descendente da própria deusa do sol. surgiu enfim o último casal.Depois de sete gerações de divindades nascidas do próprio Cosmo. - Culto ao Imperador A origem do culto ao imperador se explica . com poder criativo e vigoroso Os outros kamis. Aos poucos foi ocorrendo uma mudança: em vez de adorar os kamis do falecido imperador. o do kami que protege sua regiao Tradicionamente o santuario mais proximo de casa eh o protetor da familia Nao ha cultos em dias tradicionais da semana como ha em outras religioes Xintoistas visitam em situacoes especificas para orar. pedir ajuda e agradecer. Diferentes entre si: enormes ou minusculos. Lendas Nao sao consideradas escrituras sagradas. Ja existiam antes dos registros. e por isso o neto de Amaterasu foi enviado à terra. mas em especial o imperador. todos os japoneses têm origem divina. ADORAÇÃO - Santuários Santuarios Primeiramente tudo ocorria na natureza Sao encontrados em todo o japao. Ele era uma kami vivo. Um de seus descendentes se tornou o primeiro imperador do Japão. Assim. que desempenhava na xintoísta. Os dois se uniram como macho e fêmea. O Japão estava ameaçado pelo expansionismo ocidental e sentiu a necessidade de reforçar no povo o caráter nacionalista. pelas condições políticas do século passado. o papel da criação. Antigo/recente Todo japones mora perto de um santuario. Mas a sociedade humana precisava de ordem e comando. passou-se a adorar o próprio imperador. Rituais: entidade pode ser envocada em qualquer momento e em qualquer lugar. e do corpo de Izanami nasceram as oito ilhas que compõem o território do Japão. tanto nas cidades quanto nos campos. em parte. sao vistas como lendas. se estabeleceram na terra e conceberam os primeiros seres humanos. .

etiqueta. chamado de Joya no Kane. sendo separado em diferentes estágios muito ritualizados e com grandes referências espirituais. O quarto estágio se dá no primeiro dia do ano. musica O Oshougatsu. Depois de lida a sorte. Depois da reza eles vão saber sua sorte através do Omikuji. felicidade ou qualquer outra coisa que a pessoa deseje conquistar durante o ano que começou. Ano novo japonês/ Oshoogatsu Festivais anuais. e os pequenos conferem o dinheiro na hora rasgando o envelope. 2 e 3 de Janeiro. que consiste em fazer uma enorme limpeza nas suas casas. A reza no nascer do Sol se chama Hatsuhinode. aonde não se pode trabalhar e quase nada no Japão funciona O primeiro estágio do Oshougatsu é o Susuharai. segundo o Budismo. eles ocorrem nos dias principais da comemoração que são 1. e é muito importante para eles faze-la exatamente ao nascer do Sol. locais de trabalho. O terceiro estágio é o Bounenkai. que é um papelzinho tirado de dentro de uma caixa. No dia primeiro também é costume dar dinheiro para as crianças em envelopes coloridos. protege das influencias maleficas e faz com que aqueles que entram percebam que ali devem ter um comportamento religiosos. pequenos varais ou qualquer pedaço de madeira espalhado pelo templo. templos e até nas escolas. amuletos. O segundo estágio é um ritual que ocorre no dia 31 de Dezembro. . para eles isso não é falta de educação e faz parte da comemoração. é costume prender o Omikuji em árvores. onde eles relaxam e se divertem para esquecer tudo de ruim que ocorreu no ano que se passou. neles podem vir as melhores ou piores previsões para o ano da pessoa. podendo chegar a semanas.- Tori Arcada na entrada chamada tori marca a passagem do mundo cotidiano para o solo sagrado. atualmente também chamado de Osouji. sorte. se dirigem aos templos para rezar. antes mesmo do Sol nascer. participar de tradições religiosas e comprar novos amuletos para proteção. amor. diferente da cultura ocidental. Habito. Os dias de feriado para a sua comemoração também são maiores. a quantidade de dinheiro depende da idade do presenteado. É uma confraternização entre parentes. onde os sinos dos templos soam 108 vezes para lembrar os japoneses dos 108 pecados presente no ser humano. Lanternas. mas sim vários dias. que quer dizer "Esqueça os acontecimentos passados". saber as previsões para o ano que chegou. não dura apenas um dia. mais importante : ano novo Compram talismas. esse costume é chamado de Otoshidama. aonde todos os nipônicos. colegas de trabalho e amigos na noite de ano novo.

quando a população vai ao Palácio Imperial para saudar o imperador japonês e sua família. O ultimo estágio é um dos mais intrigantes para os acidentais. .O quinto estágio começa no dia 2 de Janeiro. mas esse costume não ocorre em todas as cidades japonesas. e eles acreditam que esse ritual traz riqueza material e espanta os maus espíritos. principalmente nos centros urbanos devido o risco de incêndio. No Koshougatsu (final do Oshougatsu) eles queimam toda a decoração que foi usada durante as festas de ano novo. que é o dia do Shishimai ou "Dança do Leão". O sexto estágio ocorre no terceiro dia do ano. agradecer por tudo o que ele fez no ano que se passou e lhe desejar felicidades no ano que se iniciou. aonde os japoneses encenam uma dança com um flautista e um homem vestido de leão. Esse costume veio da cultura chinesa. para assim encerar todas as festividades.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful