P. 1
Sinalização celular - Resumo

Sinalização celular - Resumo

|Views: 2,928|Likes:
Published by Jorge Martins

More info:

Published by: Jorge Martins on Jun 30, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/12/2015

pdf

text

original

Sinalização celular A sinalização celular consiste no conjunto de mecanismos que levam à comunicação entre as células de um organismo multicelular.

A sinalização celular é necessária para a regulação do desenvolvimento celular (durante a embriogénese), para a regulação da organização das células em tecidos e para o seu crescimento e divisão das células além disto também é precisa para a coordenação das funções celulares (fase adulta). Existem dois modos de sinalização, o pelo contacto direto entre duas células que pode ser via junções de hiato ou via moléculas associadas à membrana. O outro modo de sinalização é o por transmissão à distância via moléculas segregadas que pode ser endócrina( entre células distantes, pela corrente sanguínea), parácrima(entre células vizinhas) ou autócrina (na mesma célula). A comunicação intercelular utilizando sinais intercelulares compreende várias etapas, começa com a síntese e libertação do sinal pela célula sinalizadora que vai ser transportado até à célula alvo o sinal ou ligando pode ser de dois tipos, Hidrofóbico(receptores intracelulares) e hidrofílico (receptores menbranares). Na célula alvo um receptor específico vai detectar o sinal os receptores podem ser acoplados a canais iónicos em que a ligação de um neurotransmissor ao receptor induz a abertura do canal iónico, acoplados proteínas G que são proteínas triméricas compostas por três subunidades (alfa, beta e gama) que determinam se o sinal vai ser inibitório ou estimula tório ou acoplados a enzimas como é ocaso dos receptores tirosina-cinases (RTK) que são normalmente receptores de factores de crescimento e são responsáveis pela regulação da proliferação celular e pela diferenciação, tendo um papel fundamental na biologia do cancro . A sinalização por Rtk’s compreende 3 etapas a dimerização do receptor, a fosforilação das tirosinas e a associação de moléculas de sinalização , depois ocorre transdução do sinal que pode ser por via cAMP, cGMP, do IP3, Diaciglicerol e Ca2, de Ras/Raf/MAPK e JAK/STAT. Após a transdução do sinal acontece a resposta celular (morte celular, diferenciação, sobrevivência, movimento celular, ...). Para terminar a resposta celular o sinal é removido terminando assim o evento de sinalização.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->