You are on page 1of 23

NDICE.

Pgina

1 INTRODUO..3 2 - HISTRIA DAS PLACAS DE GESSO CARTONADO...4 3 - COMPOSIO DAS DIVISRIAS ...5 3.1 - Estrutura interna.5 3.2 Parmetros....6 3.2.1 - Processo de fabrico ..6 3.2.2 - Caractersticas dos painis leves8 3.4 - Tipos de placas..9 3.4.1 - Placas de gesso padro...9 3.4.2 - Placas resistentes humidade....9 3.4.3 - Placas resistentes ao fogo9 3.4.4 - Placas com Isolamento trmico e acstico.10 4 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS NECESSRIOS 10 4.1 - Materiais para fixao de placas..10 4.1.1 - Parafusos e pregos.10 4.1.2 - Massa para juntas11 4.1.3 - Fitas para juntas..12 4.2 - Equipamentos e Ferramentas...13 4.2.1 - Controlo geomtrico....13 4.2.2 - Corte dos materiais.14 4.2.3 - Fixao das placas..14 4.2.4 Acabamento.14 5 TECNOLOGIA DE APLICAO.15 5.1 - Preparao das travessas.....15 5.2 - Fixao das travessas...16 5.3 - Posicionamento e colocao dos montantes.16 5.4 - Fixao das placas de gesso....17 5.5 - Preenchimento das juntas.18 5.6 - Acabamento final.19 6 PATOLOGIAS E REPARAES.........................19

1/23

7 PLACAS DE GESSO CARTONADO E ALVENARIA TRADICIONAL ..21 7.1 - Vantagens do uso das placas de gesso cartonado em relao alvenaria.21 7.2 - Desvantagens das divisrias em gesso cartonado...21 8 CONCLUSO.....22 BIBLIOGRAFIA..23

2/23

1 - INTRODUO

A presente monografia pretende estudar as paredes divisrias leves de gesso cartonado, vulgarmente conhecidas por paredes de Pladur, sendo esta a marca mais divulgada de sistemas de painis pr fabricados de gesso cartonado comercializada na Unio Europeia. Este trabalho tem o objectivo de elucidar sobre a composio, modo de fabrico e caractersticas de uma parede divisria em gesso cartonado, bem como a sua aplicao em obra. Vrios factores da construo civil como o alto custo da construo, mo-de-obra desqualificada e a qualidade do produto final fazem com que a escolha de sistemas como o de painis leves seja uma boa opo a ter em conta.

2 - HISTRIA DAS PLACAS DE GESSO CARTONADO


3/23

As placas de gesso cartonado foram inventadas nos Estados Unidos, no ano de 1898, por Augustine Sackett. Inicialmente as placas eram delgadas e moldadas em formas rasas, uma de cada vez, e tinham a finalidade de servir como base para acabamento. Depois de moldadas, as placas eram pregadas na parede ou no teto, sendo revestidas posteriormente com uma camada fina de argamassa. No caso de as placas ficarem expostas, sem acabamento posterior, as juntas formadas entre as placas eram cobertas com tiras de madeira. Desde ento, as placas passaram por vrios processos de aperfeioamento, e h aproximadamente 60 anos atrs, concebeu-se a ideia de cobrir essas placas com papel, sendo o incio do desenvolvimento das modernas placas de gesso cartonado. Actualmente existem diversos fabricantes de placas de gesso cartonado que comercializam os seus produtos em vrias partes do mundo. Nos pases onde o seu uso corrente, possvel encontrar uma variedade de tipos de placas de gesso cartonado: placas resistentes ao impacto, placas flexveis, placas resistentes ao fogo, placas resistentes humidade, alm das placas padro. O sistema de paredes divisrias de painis leves em gesso cartonado comeou por ser utilizado como meio de dividir rpida e provisoriamente um espao, sendo que a sua aplicao era maioritariamente em espaos de escritrios e comrcio. A estrutura era inicialmente de madeira preenchida por uma estrutura alveolar de carto onde assentavam as placas de gesso cartonado. Posteriormente para a estrutura vertical, a madeira foi substituda por perfis metlicos, passando a ser utilizada apenas para reforo de algumas seces ou quando se pretendia pregar algo naquela zona da parede. Com as crescentes exigncias regulamentares de segurana contra incndios e o progressivo desenvolvimento do sistema, a madeira deixou de ser utilizada no interior da divisria, passando a estrutura interior a ser totalmente feita com perfis metlicos.

4/23

3 - COMPOSIO DAS DIVISRIAS

3.1 - Estrutura interna


Uma divisria interior de gesso cartonado composta por uma estrutura de suporte interior qual so fixas as placas de gesso cartonado. A estrutura interior uma modulao de perfis metlicos. Geralmente constituda por perfis colocados na vertical, fixos a duas travessas horizontais, presas ao pavimento e ao tecto, como se pode observar na figura 1. As placas so fixas a estes perfis com parafusos prprios, formando a parede divisria interior. Todas as instalaes necessrias passam pelo interior da estrutura apoiada nos perfis verticais. A estrutura interna compe-se de montantes, colocados na vertical, e de travessas colocadas ao nvel do pavimento e do tecto, sendo fixadas com parafusos.

Figura 1 - Estrutura interna de perfis metlicos

5/23

3.2 - Parmetros 3.2.1 - Processo de fabrico


A fabricao das placas de gesso cartonado inicia-se com a extraco da gipsita da mina. Em seguida, transportada atravs de camies para a fbrica, onde esmagada e peneirada. A prxima etapa consiste em secar esse material no forno, obtendo-se o gesso. O gesso ento modo, sendo armazenado em silos. Dos silos, o gesso transportado para uma caixa de pesagem, por meio de vibrao. Na caixa de pesagem, h uma balana pneumtica, onde se realiza a dosagem do gesso em peso. Adiciona-se ento aditivos como amido, fibra de vidro, que so misturados em diferentes propores dependendo do tipo de placa a ser fabricado (resistente a humidade, resistente ao fogo, resistente ao impacto, entre outros). Em seguida, adiciona-se gua, cuja dosagem realizada em volume, atravs de procedimentos mecnicos. Tais materiais so transportados ao misturador, onde se realiza a mistura do p com a gua, e no prprio misturador ocorre o processo de batimento por meio de um eixo giratrio. A pasta ento espalhada inicialmente sobre uma folha de papel, sendo submetida a um processo de vibrao. Tal aco realizada para expulsar as bolhas de ar no interior da pasta, evitando que a placa fique com vazios, o que comprometeria a resistncia mecnica. Outra folha de papel cobre a pasta, formando uma sanduche de gesso entre as duas camadas de papel. Aps o endurecimento das placas, estas so cortadas e transportadas para tneis de secagem, onde h um controlo de humidade e temperatura. Em seguida, passam por um circuito de ar frio, para que a secagem ocorra sem a perda das propriedades elsticas requeridas. Aps esta operao, as placas so acondicionadas em lotes, sendo depois transportadas para a rea de aplicao. A figura 2 ilustra todo o processo construtivo.

6/23

Figura 2: Processo construtivo de placas de gesso cartonado

7/23

3.2.2 - Caractersticas dos painis leves


De um modo geral, as divisrias leves so constitudas por uma estrutura metlica ou de madeira, fechada com painis leves, e utilizada como divisria interna em edifcios. So construdos a seco e, conforme a sua mobilidade, so classificados em: Divisria leve removvel (DLR) a divisria montada e desmontada sem que haja danos aos seus constituintes. No tem continuidade superficial e apresentam as juntas e/ou montantes aparentes. Divisria leve desmontvel (DLD) possui continuidade superficial, e quando a divisria desmontada, pode haver danos aos seus constituintes, de modo que na remontagem poder haver a necessidade da reposio de alguns componentes. As divisrias leves so de baixa densidade, normalmente a divisria possui um peso inferior a 60 kg/m2, criando um alvio na sobrecarga da estrutura, as superfcies apresentam grande homogeneidade e perfeio dimensional, o que facilita o recebimento da camada de acabamento final, pois no necessita de camada de regularizao. Pode-se encontrar tambm painis com revestimento incorporado. A sua aplicao envolve montagem simples e a mo-de-obra no necessita de grande especializao. A principal funo da divisria leve o de compartimentar os ambientes, podendo servir de suporte e proteco s instalaes do edifcio, e criar condies de habitabilidade, como a instalao de iluminao, sistemas elctricos e de saneamento. Este elemento construtivo pode ainda ser utilizado em obras de reabilitao para o revestimento de paredes. Os painis s devem ser montados aps a elaborao de todos os projectos, desde o arquitectnico at aos complementares. As instalaes complementares (elctrica, hidrulica, telefonia, informtica) devem ser previstas para obter a sua adequada passagem dentro dos montantes e aberturas a serem feitas nas placas de gesso. A montagem do painel feita a menos 1cm do teto e do piso, para permitir a dilatao da placa de gesso. Em funo da utilizao do edifcio, cada um dos diversos factores devem ser previstos e analisados na elaborao do projecto, como a resistncia mecnica, isolamento sonoro e trmico, resistncia ao fogo, humidade e a agentes qumicos.

3.4 - Tipos de placas


8/23

3.4.1 - Placas de gesso padro


As placas para uso padro so compostas por um interior de gesso e aditivos, sendo revestida em ambas as faces com papel kraft. Os aditivos normalmente utilizados so sulfato de potssio, sulfato de sdio ou cloreto de sdio, cuja funo acelerar o tempo de presa, para possibilitar a produo em larga escala. Utiliza-se tambm amido, para facilitar a aderncia do gesso no carto. As placas com espessura acima de 12.5 mm possuem maior resistncia ao fogo e melhor isolamento acstico que as placas de menor espessura. So rgidas e, portanto, mais difceis de empenar. Podem ser fixadas em estruturas de madeira ou perfis metlicos e, caso se deseje melhorar o isolamento termo-acstico, pode-se fixar duas placas numa mesma face da divisria, o que se denomina de parede dupla.

3.4.2 - Placas resistentes humidade


As placas resistentes humidade so constitudas por gesso e aditivos, como silicone ou fibras de celulose, e tm as duas superfcies cobertas por um carto com hidrofugante. Apesar de esta placa ser recomendada para reas molhveis, no devem ser empregadas em reas sujeitas a uma alta taxa de humidade. Alm disso, as placas devem ser montadas de tal modo a se evitar a entrada de vapor de gua, que pode deteriorar o material.

3.4.3 - Placas resistentes ao fogo


As placas resistentes ao fogo, possuem aditivo no gesso e fibras de vidro, que melhoram a resistncia traco e reduzem a absoro de gua, alm de conferirem maior resistncia ao fogo placa de gesso. As placas resistentes ao fogo devem apresentar resistncia ao fogo durante uma hora.

9/23

3.4.4 - Placas com Isolamento trmico e acstico


O espao interno dos sistemas construtivos em gesso cartonado permite a colocao de l mineral reforando o isolamento trmico a fim de evitar o desperdcio de calor. A l mineral tambm um bom isolante acstico, e para este factor ser melhorado podese ainda melhorar acrescentando mais placas de gesso cartonado numa mesma face.

4 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS NECESSRIOS

4.1 - Materiais para fixao de placas 4.1.1 - Parafusos e pregos


Para a fixao das placas de gesso estrutura suporte, pode-se utilizar parafusos ou pregos, sendo que os pregos so empregados somente quando a estrutura suporte for de madeira. Ressalta-se que tanto os pregos como os parafusos a serem empregados so designados especialmente para a fixao das placas de gesso cartonado, no se devendo utilizar pregos e/ou parafusos no adequados a essa finalidade. De um modo geral, os parafusos comercializados possuem uma ponta afiada para penetrar tanto na placa como na estrutura, e o corpo possui uma rosca para melhorar a fixao. Recebem um tratamento anti-oxidante, mas esse tratamento no deve prejudicar a aderncia do componente quando do acabamento das juntas observa que, quando a placa for fixada em estrutura de madeira, o tamanho do parafuso deve corresponder espessura da placa aumentada de 2 cm, e quando a placa for fixada sobre perfis metlicos, deve-se aumentar 1 cm. Um cuidado a ser observado durante a fixao das placas para que a cabea do parafuso fique nivelada com a face do carto. A cabea do parafuso no pode ficar saliente, para no comprometer o acabamento, e tambm no pode ficar reentrante, pois a cabea do parafuso deve estar fixa no carto, que vai resistir aos esforos requeridos. Atravs da figura 3 possvel visualizar a forma correcta de fixao dos parafusos. 10/23

Figura 2: Posicionamento do parafuso na placa de gesso

4.1.2 - Massa para juntas


As massas para juntas so base de gesso e possuem aditivos, que conferem maior trabalhabilidade e plasticidade. De acordo com o teor de aditivos nas massas, o endurecimento pode ocorrer rapidamente ou no. As massas que possuem presa rpida so as mais comuns de serem utilizadas. Podem ser preparadas na obra, adicionando-se gua ao p, mas tambm se pode encontrar disponvel no mercado massas prontas para uso. Pelo facto desta ltima j ser adquirida pronta para ser utilizada, a sua consistncia apresenta-se homognea e as suas caractersticas fsicas so constantes. Os materiais para a execuo da primeira camada de acabamento possuem pouca retraco na secagem e melhor resistncia s fissuras, se comparado com materiais para a execuo da camada final. A ltima camada proporciona um acabamento mais liso. Existe tambm um material que pode ser utilizado para todos as etapas do acabamento, sendo o mais utilizado, pois torna o servio mais rpido. Porm, o desempenho deste material inferior se comparado aos materiais descritos anteriormente. Os materiais que apresentam secagem rpida endurecem com a evaporao da gua, enquanto os materiais de secagem lenta endurecem por reaco qumica.

11/23

4.1.3 - Fitas para juntas

As massas para juntas possuem pouca resistncia deformao, e se as juntas entre as placas forem preenchidas somente com essa massa, certamente haver o aparecimento de fissuras nessa regio. Desta forma, utiliza-se tambm fitas para reforar as juntas formadas no encontro de duas ou mais placas, para reforar os cantos, e tambm para o reparo de fissuras. Podem-se encontrar dois tipos de fitas de papel: fitas de papel kraft, que possuem a superfcie lisa; e fitas de papel com um vinco no meio, que auxilia na dobra quando aplicada em cantos internos.

12/23

4.2 - Equipamentos e Ferramentas


Alm dos materiais anteriormente citados, so necessrios algumas ferramentas e equipamentos, que visam facilitarem a actividade de execuo, bem como aumentar a produtividade. Os equipamentos e ferramentas sero apresentados a seguir de acordo com sua funo: controlo geomtrico; corte dos materiais; fixao das placas e acabamento.

4.2.1 - Controlo geomtrico

Para o controlo geomtrico, utilizam-se as seguintes ferramentas: fio-de-prumo, rgua com nvel de bolha, fita mtrica, e cordo para marcao. O fio-de-prumo utilizado para verificar se as estruturas suportes se encontram na vertical. Para essa finalidade, pode-se utilizar tambm a rgua com nvel de bolha, diminuindo a ocorrncia de erros. O metro e fita mtrica so utilizados para medir e marcar a placa quando houver necessidade de corte. O cordo para marcao utilizado para marcar linhas rectas de grande comprimento. Para utilizar, inicialmente marcam-se dois pontos da recta a ser traada e estende-se o cordo, colocando-o sobre os dois pontos marcados. O cordo deve estar tencionado e, com uma mo, levanta-se o cordo soltando-o em seguida. O giz colorido impregnado no cordo deixar a marca.

13/23

4.2.2 - Corte dos materiais


Frequentemente h a necessidade de cortar e furar as placas, para se adaptarem s caractersticas e dimenses do ambiente e para a passagem de instalaes. As seguintes ferramentas so empregadas para esse fim: x-acto, rgua, serrote de ponta, serrote comum, plaina e serra de copo. Para o corte das placas, a ferramenta mais utilizada o x-acto. Para cortar a placa, inicialmente corta-se o carto utilizando o x-acto. Para garantir a linearidade, deve ser utilizada uma rgua como guia. Em seguida, deve-se aplicar um golpe seco sobre a placa. Finalmente, deve-se virar a placa e cortar o outro lado do carto com o x-acto tambm. Quando h a necessidade de cortar as placas nas duas direces, o servio pode tornar-se mais rpido com a utilizao do serrote. Aps o corte das placas, a plaina utilizada para o desbaste das bordas cortadas das placas. A serra de copo utilizada para fazer aberturas circulares nas placas, que permitam a passagem de instalaes. Para o corte de perfis metlicos, utiliza-se um alicate especfico para esse fim.

4.2.3 - Fixao das placas


As placas podem ser fixadas sobre estrutura de madeira ou perfis metlicos. No caso de serem fixadas sobre estrutura de madeira os pregos devem ser fixados com um martelo apropriado para esse fim. No caso da utilizao dos perfis metlicos, utiliza-se aparafusadora elctrica para fixar as placas de gesso. .

4.2.4 - Acabamento
Para realizar o acabamento entre as juntas das placas de gesso, utilizam-se esptulas. A esptula uma ferramenta utilizada para aplicar o material de preenchimento das juntas entre placas, cantos e cabeas de pregos e parafusos.

14/23

5 TECNOLOGIA DE APLICAO

Independente da largura, da espessura ou do tipo de placas a serem utilizadas, as etapas bsicas para a execuo de paredes internas com placas de gesso cartonado so: 1. Preparao das travessas; 2. Fixao das travessas; 3. Preparao dos montantes; 4. Colocao dos montantes; 5. Fixao das placas de gesso; 6. Preenchimento das juntas; 7. Acabamento final.

5.1 - Preparao das travessas


Inicialmente, deve -se marcar no piso a espessura da divisria, tomando-se o cuidado para no esquecer de localizar tambm os vos das portas. Do mesmo modo, a espessura da divisria deve ser marcada no teto, podendo-se utilizar o fio de prumo para auxiliar na preparao.

Figura 4 - Preparao das travessas

15/23

5.2 - Fixao das travessas As travessas devem ser fixadas no piso e no teto. Para a fixao das travessas, pode-se utilizar parafusos e buchas, ou pistola e pinos de ao. Estas devem ser fixadas a cada 60 cm. 5.3 - Posicionamento e colocao dos montantes Em seguida, posicionar e colocar os montantes verticalmente no interior das travessas, como ilustra a figura 5.

Figura 5 - Colocao dos montantes


A relao do espaamento entre os montantes depende de uma srie de factores, sendo os principais: -espessura total da divisria; -nmero de placas em uma mesma face da divisria; -largura do perfil metlico; -p direito. No caso da espessura da divisria ser maior que a largura das travessas e dos montantes disponveis, pode-se executar uma dupla estrutura, de modo que a divisria possa assumir larguras variadas. Porm, no caso de montantes duplos, esses devem ser solidarizados a cada 0,40m, conforme se observa na figura 6 a seguir.

16/23

Figura 6 - Montante duplo, solidarizado 5.4 - Fixao das placas de gesso Aps a montagem da estrutura, realiza-se a fixao das placas de gesso na estrutura suporte, utilizando-se a aparafusadora elctrica, como ilustra a figura7.

Figura 7 - Fixao das placas de gesso na estrutura suporte.

17/23

5.5 - Preenchimento das juntas No canto de cada placa, h uma depresso para acomodar o material necessrio para o acabamento entre as juntas formadas pelo encontro de duas placas. As seguintes actividades devem ser realizadas para as juntas das placas: Utilizando uma esptula, espalha -se uma quantidade adequada de massa para juntas, preenchendo toda a junta. Enquanto a massa de juntas ainda estiver hmida, deve-se colocar a fita de papel no centro da junta. A fita de papel deve aderir essa massa. Depois, pressiona -se a fita com uma esptula inclinada a 45, forando para que o excesso da massa saia pela lateral da fita; Quando a massa estiver seca, deve-se aplicar mais uma camada de massa para juntas, cuja espessura deve ser maior que a da camada anterior. Assim que a massa estiver seca, pode-se lixar as juntas para eliminar eventuais imperfeies, e tambm para obter uma superfcie mais lisa. No caso de cantos internos, a massa para juntas deve ser aplicada em ambos os lados com uma esptula. A fita deve ser dobrada ao meio e pressionada no canto para aderir massa. Quando a primeira camada estiver seca, deve-se aplicar a segunda camada de massa, numa espessura maior que a primeira camada. As cabeas dos parafusos de fixao tambm devem ser cobertas com a massa. De acordo com a localizao e o tipo de decorao que se pretende realizar nas placas de gesso cartonado, o nmero de camadas para a execuo das juntas pode variar. Normalmente as juntas so realizadas com trs camadas de massa. A primeira camada no exige um acabamento perfeito, devendo-se utilizar uma massa consistente. A segunda camada constitui uma camada de enchimento, encobrindo com a fita de papel. A terceira camada, denominada camada final, deve proporcionar um acabamento liso e perfeito.

18/23

5.6 - Acabamento final Aps a etapa de preenchimento das juntas, a divisria est pronta para receber o acabamento final. Porm, o acabamento final da divisria no deve ser realizado em menos de 24 horas aps o preenchimento das juntas. Como acabamento, pode-se utilizar tinta, papel de parede, revestimento cermico, entre outros.

6 PATOLOGIAS E REPARAES

Existem vrias patologias a que as placas de gesso cartonado esto sujeitas e para tal h vrias solues para esses problemas. Os principais problemas que as placas podem enfrentar ao longo da sua vida til so a humidade, buracos, fissuras e manchas. No caso da humidade, esta uma patologia que se deve prever com antecedncia, pois neste caso a nica soluo vivel a de no momento da aplicao das placas de gesso cartonado, utilizar do tipo resistente humidade, por exemplo se as placas forem aplicadas numa cozinha ou casa de banho. Para a reparao de buracos, se estes forem de pequena dimenso basta aplicar uma tela rendada que cubra o buraco e de seguida com o auxlio de uma esptula aplicar a argamassa prpria para este fim, deixa-se secar, e posteriormente com uma lixa remover o excesso de argamassa deixando a superfcie lisa, preparada para ser pintada. Se o buraco for de maiores dimenses ento a tcnica de resoluo um pouco diferente, primeiro corta-se um rectngulo em volta da dimenso aproximada do buraco, removendo a rea afectada, em seguida com ripas de madeira, coloca-las por dentro do buraco aparafusando-as por cima da placa
19/23

de gesso cartonado, posteriormente corta se um bocado de placa de gesso cartonado do tamanho da seco afectada removida anteriormente, e cola-la sobre as ripas. Novamente segue-se o processo anterior de cobrir as juntas do remendo com argamassa, e quando seca, passar com lixa para alisar e esta pronto a pintar. No caso de fissuras a reparao equivalente dos buracos pequenos, com o auxlio de tela rendada que cubra toda a falha, sendo aplicada a argamassa e a preparao para a pintura. No caso de manchas a reparao relativamente fcil, bastando para tal limpar a mancha com um produto adequado e se necessrio pintar aps seca a lavagem.

20/23

7 PLACAS DE GESSO CARTONADO E ALVENARIA TRADICIONAL

7.1 - Vantagens do uso das placas de gesso cartonado em relao alvenaria:


-Construo a seco, dando a possibilidade de maior limpeza e organizao -Superfcie pr acabada, facilitando o acabamento final; -Uso de revestimentos de pequena espessura. -Elevada produtividade; -No depende da habilidade do profissional; -Preciso dimensional; -Facilidade em desmontar -Reduo da massa e consequente diminuio do peso prprio a ser transferido para as fundaes; -Possibilidade de ganho de rea til devido a menor espessura das paredes -Possibilidade de ajuste no desempenho acstico l de vidro ou composio de chapas duplas ou triplas; -Flexibilidades de formas arquitectnicas superfcies curvas so possveis mediante o humedecimento; -Reduo no volume de material; -Rapidez da execuo

7.2 - Desvantagens das divisrias em gesso cartonado:


-Resistncia mecnica: cargas pontuais superiores a 35 kg devem ser previstas com antecedncia, para instalar reforos no momento da execuo; -Resistncia humidade: as placas de gesso cartonado no resistem a alta taxa de humidade; -Barreira cultural do construtor e do consumidor; -Dificuldade de detectar problemas na parte hidrulica; -Os revestimentos utilizados devem ser bem estudados para que no haja uma diferena muito grande de dilatao de materiais; - mais frgil relativamente as paredes de alvenaria tradicionais.

21/23

8 - CONCLUSO

O sistema construtivo em gesso cartonado um sistema que tem vindo a ganhar espao com o rpido desenvolvimento da sociedade, uma vez que permite montar divisrias em interiores de edifcios de forma rpida, fcil e segura, garantindo os requisitos necessrios para a sua utilidade. O facto de ser uma tecnologia mais barata que as tradicionais paredes de alvenaria e de fcil manuteno e reparao, tem contribudo para ganhar espao nas habitaes familiares da sociedade moderna.

22/23

BIBLIOGRAFIA

-http://www.pladur.com -http://www.uralita.com -http://www.construlink.com -http://www.lafargecorp.com.

23/23

You might also like