You are on page 1of 7

[Alex Mendes] [Atualidades]

[Simulado 03 Modelo Cesgranrio]


1. Trabalho infantil diminuiu quase 50% em 15 anos O nmero de crianas e adolescentes entre 5 e 17 anos de idade que trabalham no Brasil diminuiu em quase 50% entre 1992 e 2007, de acordo com informaes divulgadas nesta tera-feira pela Organizao Internacional do Trabalho. Segundo o relatrio Perfil do Trabalho Decente no Brasil, que utiliza dados da PNAD, o nmero de brasileiros abaixo dos 18 anos que trabalham passou de 8,42 milhes em 1992 para 4,85 milhes em 2007, em uma reduo que corresponde ao conjunto da populao do Uruguai. Segundo o relatrio, apesar do avano, o nmero de crianas que trabalham no Brasil ainda elevado e uma desacelerao na trajetria de reduo do trabalho infantil foi registrada nos ltimos anos. Os meninos so as maiores vtimas do trabalho infantil, representando 66% do total de crianas e adolescentes ocupados. J as meninas, em sua maioria, trabalham em servios domsticos. BBC Brasil 16/12/2009 Ocorre ainda que o Brasil ainda no conseguiu extinguir o trabalho em condies de escravido, pois ainda existem muitos trabalhadores nessa situao. Com relao a tal modalidade de explorao do ser humano, analise as afirmaes a seguir:

I. As relaes entre os trabalhadores e seus empregadores, inclusive o infantil, marcam-se pela informalidade e pelas crescentes dvidas feitas pelos trabalhadores nos armazns dos empregadores, aumentando a dependncia financeira para com eles. II. Geralmente, os trabalhadores so atrados de regies distantes do local de trabalho, com a promessa de bons salrios, mas as situaes de trabalho envolvem condies insalubres e extenuantes. III. A persistncia do trabalho escravo ou semiescravo no Brasil e ainda o infantil, no obstante a legislao que o probe, explica-se pela intensa competitividade do mercado globalizado.
1 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e voc?

Est correto o que se afirma em: a) I, somente. b) II, somente. c) I e II, somente. d) II e III, somente. e) I, II e III.

2. A Comisso de Constituio, Justia e Cidadania (CCJ) retomou o exame das Propostas de Emenda Constitucional (PECs) que tratam da reduo da maioridade penal dos atuais 18 anos para 16 anos. Sero examinadas, a princpio, as emendas 2 e 3 de plenrio PEC 20/1999. A primeira emenda, de autoria do senador Magno Malta (PR-ES), determina que o menor de 18 anos passaria a responder na Justia por crime definido como hediondo, (caso, por exemplo, do roubo seguido de morte). A segunda emenda, de Tasso Jereissati (PSDB-CE), prev que uma lei complementar poder, excepcionalmente, diminuir o limite para imputabilidade penal, at 16 anos, somente em caso de crimes hediondos. A lei, no caso, definiria especificamente as condies, circunstncias e formas de aplicao dessa exceo. Hoje Notcias - Acesso em 17/12/2009

2 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

A partir das informaes contidas nas tabelas, correto concluir que: a) apesar da maioria da populao colocar-se a favor de aplicao de penas mais brandas, a reduo da maioridade penal dever reduzir a expressiva participao dos menores de 18 anos em crimes graves. b) apesar do posicionamento da sociedade civil pelo endurecimento das penalidades criminais, a anlise das tabelas demonstra que as crianas e adolescentes so mais vtimas do que autores da violncia. c) a participao de menores em crimes graves apresenta disparidades e mais intensa nos casos que pem em risco a manuteno da vida; por isso, a aplicao da pena de morte para crimes violentos poder coibir a ocorrncia deste tipo de delito. d) a considervel participao de crianas e adolescentes nos crimes de trfico de drogas e de porte ilegal de armas a causa principal para as mortes violentas de crianas e adolescentes, o que justifica a reduo da maioridade penal. e) ao apoiar a reduo da maioridade penal, a sociedade civil busca sanar o elevado ndice de morte violenta entre crianas e adolescentes, visto que os dados demonstram que tais crimes so executados, em sua maioria, por menores de 18 anos.
3 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e voc?

3. Analise a tabela a seguir.

Com base nos dados, incorreto afirmar: a) O rendimento mdio da populao residente na regio metropolitana de Belo Horizonte maior do que o rendimento mdio da populao brasileira. b) O rendimento mdio dos "pretos" menor do que o dos "pardos", e ambos possuem ndice de escolaridade menor do que os chamados "brancos". c) Os dados indicam a existncia de forte relao entre nvel de escolaridade e rendimento mdio de toda a populao brasileira. d) Os dados sobre o rendimento e a escolaridade dos "pretos" e "pardos" indicam que essa populao detentora do maior PIB per capita nacional. e) Os brancos possuem em mdia maior escolaridade e PIB per capita mdio se comparados aos pardos e pretos

4. Uniban expulsa aluna hostilizada por usar vestido curto 07/11/2009 - 20:30 Ig.com.br Redao
4 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e voc?

SO PAULO - A Uniban decidiu expulsar a estudante Geyse Arruda, de 20 anos, hostilizada na universidade por cerca de 700 colegas no ltimo dia 22. Na ocasio, a aluna foi xingada e cercada por estudantes por usar um vestido rosa e curto. A deciso foi publicada em anncio em jornais de So Paulo deste domingo. No comunicado, chamado "A educao se faz com atitude e no com complacncia", a universidade informa que a aluna que estava no primeiro ano de turismo "frequentava a Uniban com trajes inadequados, indicando postura incompatvel com o ambiente da universidade". Segundo o texto, ela teria sido alertada e no modificou seu comportamento. A partir de uma sindicncia que ouviu alunos, professores, funcionrios e a estudante, a Uniban apurou que no dia do tumulto Geyse teria feito "um percurso maior do que o habitual para aumentar sua exposio, chegando a posar para fotos". A nota afirma ainda que a aluna, quando estava no banheiro, se negou a complementar a roupa para desfazer o clima criado. Sobre o depoimento de Geyse, a Uniban afirma que a aluna "demonstrou um comportamento instvel, que oscilava entre a euforia e o desinteresse".

O caso Geyse Arruda nos permite afirmar que: a) a maior parte das pessoas tm dado mostras de que a moral judaico-crist ainda base para o julgamento comportamental alheio, sendo o caso citado acima apenas uma das conformaes do fundamentalismo religioso ainda presente em nosso pas. b) apesar do nmero crescente de casos de intolerncia como o citado, h forte tendncia de que, medida que o processo de globalizao for se aprofundando, tais comportamento tenham tendncia a desaparecer c) da mesma forma como atualmente, nos ocorre casos de intolerncia contra minorias, discriminao racial e/ou religiosa, so cada vez mais freqentes as discusses sobre o direito a diversidade de ser e modos de se viver. d) as oportunidades de insero na globalizao, tais como as redes de relacionamento, tendem a reduzir os casos de discriminao ao outro, tais como o visto na matria acima e) embora um grande grupo de pessoas de mostre aversa a discriminaes, o legislao considera aceitvel socialmente, comportamentos avessos a exibies de carter exibicionista e/ou de apelo sexual.

5 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

5. Um jornalista est escrevendo um texto sobre o desenvolvimento desigual dos pases no mundo atual com base nos dados da tabela a seguir.

Um ttulo adequado a esse texto jornalstico seria: a) Subdesenvolvidos primrio-exportadores alcanam revolues industriais e mdios investimentos globais em cincia e tecnologia. b) Analfabetismo mundial erradicado pelo nvel tecnolgico e pelos investimentos cientficos dos pases desenvolvidos. c) O segredo do desenvolvimento a popularizao de mercadorias tecnolgicas entre pobres e analfabetos. d) Desenvolvimento socioeconmico exige bons investimentos em educao bsica, cincia e tecnologia.

6 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

e) Pases desenvolvidos diminuem taxas de alfabetizao e estabilizam investimentos em cincia e tecnologia.

[Alex Mendes] [Atualidades]


[Simulado 03 Modelo Cesgranrio]
GABARITO GABARITO 1. C 2. B 3. D 4. C 5. D

7 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

You might also like