Objetivo: Com este laboratório, você vai entender como funciona o ciclo de vida de uma “Activity” do Android.

Quando o usuário está usando uma aplicação Android, esta pode ser interrompida; imagine que o usuário receba uma ligação durante a utilização de uma aplicação; esta aplicação precisa ser pausada e o aplicativo de discagem precisa ser aberto, e, quando a ligação terminar, a aplicação pausada precisará voltar no ponto em que estava. Para resolver este tipo de problema, a classe “Activity” tem um ciclo de vida, controlado através de métodos que podem ser declarados, na forma que segue: onCreate() - Único método obrigatório. É chamado uma única vez. onStart() - Se definido, é chamado após “onCreate()” e também quando a activity pausada volta a ser executada. onResume() - Se definido, é chamado quando a activity voltar de uma pausa onPause() - Se definido, é invocado quando a activity for pausada (o usuário está usando a aplicação e recebe uma ligação, por exemplo) onStop() – Se definido, é chamado quando o sistema operacional Android tira da Activity da visão do usuário onDestroy() - Se definido, é chamado quando a activity é encerrada de forma definitiva onRestart() - Se definido, é chamado quando a activity volta de uma pausa. Este método imediatamente chama o método “onStart()”. Passo a passo: 1) Abra o “Eclipse IDE” 2) Crie um novo Projeto Android com os seguintes dados (se tiver dúvidas sobre a criação de um novo projeto, por favor, verifique o “Laboratório 4 – Criando um projeto Olá Mundo”): Project Name: CicloVidaActivity Build Target: Google APIs Application name: LogCat Package name: br.com.curso.android.ciclovidaactivity Create Activity: Principal Min SDK Version: 8

Mini curso Android – Rodrigo Lopes Ferreira (rodrigo.lopes.ferreira@hotmail.com). Página 1 de 3

3) Dê um duplo clique no arquivo “Principal.java” para editá-lo e codifique os métodos como na imagem abaixo:

4) Execute a aplicação no emulador “Run As → Android Application”

Mini curso Android – Rodrigo Lopes Ferreira (rodrigo.lopes.ferreira@hotmail.com). Página 2 de 3

5) Ao executar a aplicação, a seguinte saída é esperada no “LogCat” (os métodos “onStart e onResume foram executados, além é claro, do método “onCreate”, que não gerou saída no Log):

6) Vá no emulador e clique no botão “Home” (casinha). Os métodos onPause e onStop serão chamados:

7) Volte no emulador e clique na aplicação para reativá-la; os métodos “onRestart”, “onStart” e “onResume” serão chamados:

9) Volte no emulador e clique no botão “Voltar”, para finalizar de fato a aplicação. Os métodos “onPause”, “onStop” e “onDestroy” serão chamados:

10) Parabéns. Se tudo ocorreu bem, você já tem conhecimento sobre o ciclo de vida de uma Activity do Android. Faça mais testes! Use sua criatividade para aprender mais! Mãos à obra!

Mini curso Android – Rodrigo Lopes Ferreira (rodrigo.lopes.ferreira@hotmail.com). Página 3 de 3