You are on page 1of 17

Tcnicas de Programao Neurolingustica

Se algum pode conseguir algo, voc tambm pode.

1 - Como Visualizar o Sucesso e Faz-lo Acontecer Primeiro Passo: Crie uma viso de carreira em sua mente. Voc o roteirista, pode fazer as coisas acontecerem em sua mente como bem entender. Crie uma cena onde est fazendo o que deseja fazer, na posio em que deseja estar. D a expresso das emoes ao seu prprio rosto no desenrolar da cena e veja-a reagindo com emoes positivas enquanto tudo acontece. Veja os outros tambm demonstrando certas emoes. A vida transpira movimento, portanto voc quer que a sua viso seja como um filme, e no como umas poucas fotografias. Deixe a cena passar pela sua imaginao. (Embora pensemos em vises como quadros mentais, no tem que ser assim necessariamente. s vezes simplesmente pensar a respeito de alguma coisa, sem dar a ela configurao de imagem, poder ser uma forma de viso igualmente eficaz).

Segundo Passo: Repita duas vezes por dia a viso de carreira. Reserve algum tempo para o exerccio da visualizao. Se no restringir o tempo dirio a qualquer coisa entre 30 segundos a dez minutos, acabar esquecendo de praticar. O levantar-se e o deitar-se so momentos bastante oportunos, v repetindo pelo menos duas vezes ao dia, at a viso concretizar-se. Terceiro Passo: Saiba que a sua viso de carreira ainda acontecer. Fatalmente acontecer e, por isso voc acredita piamente na viso. No entanto, no sabe quando exatamente quando vai acontecer. Isso absolutamente no lhe diz respeito. Voc sabe que o destino administra a sua prpria agenda e que as grandes foras do univerno vo estar em seu benefcio se voc deixar que a natureza se encarregue do "quando". No fixe prazos para quando uma viso de carreira deve tornar-se realidade.

Quarto Passo:

Crie vises de desempenho dirio. Escolha uma determinada tarefa ou fato que voc saiba que est para acontecer brevemente, e visualize-se desempenhando na sua melhor forma. Veja-se produzindo os

www.softwareebookecia.com

Pgina 1

resultados que deseja, repasse a viso uma hora antes de ter iniciado a tarefa ou o fato, ou ento pela manh, no dia.

Quinto Passo:

Crie uma viso alternativa. Visualize as coisas no acontecendo de acordo com o seu plano preferencial e veja-se mesmo assim reagindo com a devida compostura e auto-confiana. No tente inventar um motivo para que tal coisa acontea. Simplesmente veja-a acontecendo e voc agindo com fineza, apesar de tudo. Ponha um sorriso nos lbios. Escolh uma ou duas emoes positivas para sentir na hora, caso esta cena venha a acontecer.

Sexto Passo:

Crie uma viso de processo. Veja-se tomando as providncias cabveis para sua viso preferencial acontecer. Acrescente uma emoo positiva ao processo, e sinta a mesma em sua mente ao imaginar-se em ao.

Do Livro: Como Liberar sua Produtividade

50 Poderosas Tcnicas de Produtividade

2 - Ressignificao em Seis Passos

Para desfrutar das vantagens da Ressignificao em Seis Passos, sentese em uma cadeira confortvel e siga os passos indicados a seguir. provvel que voc consiga resultados completos ao seguir este processo. Mesmo quando no chegam ao final, as pessoas sempre sentem os resultados benficos dos passos que conseguem completar. Em geral, mais fcil alcanar resultados com a ajuda de algum que conhea o mtodo.

Alguns dos passos do processo podem parecer um tanto estranhos. Ns os achamos estranhos no incio. Sempre dizemos: "A nica razo para fazermos algo to estranho que alcanamos resultados em geral, de
www.softwareebookecia.com Pgina 2

maneira fcil e rpida". O pior que pode acontecer nada, e com freqncia as pessoas obtm novas opes para problemas que as incomodaram durante anos.

Passo n 1. Escolha um comportamento ou sentimento de que no gosta.

Talvez voc fume, coma demais, deixe tudo para a ltima hora ou sintase incapaz ou chateado, as vezes, ou ainda sofra de algum problema fsico. Escolha algo especfico (X) e depois pense "naquele seu lado que o faz fazer X".

Passo n 2. Inicie uma conversa com esse seu lado. Primeiro, v para dentro de si mesmo e pea desculpas a esse seu lado por no lhe ter dado a devida importncia antigamente. Diga-lhe que agora percebe que ele deseja fazer algo importante e positivo por voc, ao fazer X, mesmo que ainda no saiba exatamente qual seja esse propsito positivo. Quanto mais delicado e educado voc for com esse seu lado, mais ele estar receptivo para se comunicar com voc. Agora, feche os olhos e faa em silncio a seguinte pergunta: "Ser que este meu lado que me faz fazer X estaria disposto a se comunicar agora comigo, de maneira consciente?" Aps ter feito a pergunta, observe o que v, ouve ou sente. Isso pode parecer estranho, mas no h problema; apenas observe o que acontece. Geralmente, recebemos vrios sinais do nosso lado inconsciente: a imagem de uma pessoa ou de um animal que sacode a cabea, uma cor ou uma forma, sons ou palavras. Muitas pessoas sentem uma sensao no corpo um repuxamento na espinha, calor nas mos ou no rosto, um aumento dos batimentos cardacos, ou algo diferente.

Talvez voc sinta algum aspecto da antiga reao em relao ao problema. Por exemplo, se estiver trabalhando com um lado que o faz sentir-se zangado, talvez sinta um ponto de tenso no estmago ou um aperto no corao. Alguns sinais so to especficos e surpreendentes que sabemos imediatamente que h um outro lado nosso que est se comunicando conosco. s vezes, o sinal pode se parecer com os nossos pensamentos e imagens normais. Assim que conseguir obter um sinal, pare para agradecer ao seu lado por estar se comunicando. Como a remodelagem funciona com os lados "inconscientes" das
www.softwareebookecia.com Pgina 3

pessoas, muito importante que o sinal seja tal que no possa ser repetido atravs de um esforo consciente. Isso lhe dar a certeza de que no est enganando a si prprio. Tente imitar conscientemente o sinal que recebeu. Se no for possvel, o sinal vlido, e voc pode passar ao passo seguinte. Se for possvel repetir o sinal, diga simplesmente ao seu lado interior: "Para que eu possa ter certeza de que estou me comunicando com voc, preciso receber um sinal que esteja realmente fora do meu controle. Como consegui repetir o sinal que voc acabou de me enviar, por favor escolha um outro que eu no consiga repetir", e espere por uma nova resposta. A cada vez que o lado interior se comunicar, agradea-lhe a resposta mesmo que ainda no a compreenda bem.

O que quer que veja, oua ou sinta como resposta sua pergunta, necessrio saber o que significa o sinal quando o lado que est se comunicando est dizendo "sim" ou "no". Voc deve ir para dentro de si mesmo e perguntar: "Para que eu possa saber exatamente o que voc quer dizer, se isto um sim, se est disposto a se comunicar comigo em nvel consciente, por favor aumente o sinal" (luminosidade, volume ou intensidade). Se voc quer dizer no, que no est disposto a se comunicar, por favor diminua o sinal" (luminosidade, volume ou intensidade). Normalmente, o sinal deve aumentar ou diminuir, e no importa qual seja a resposta. Se o seu lado interior mandar um sinal de que no deseja se comunicar, ainda assim um tipo de comunicao. Quase sempre, esta mensagem quer simplesmente dizer que existe um tipo de informao que esse seu lado no quer comunicar, e nesse caso no h necessidade de comunicao.

Passo n 3. Separar o comportamento da inteno positiva.

Este o momento de distinguir entre o comportamento ou reao do lado interior e o seu objetivo ou inteno positiva. importante lembrar que partimos do princpio de que, mesmo que o lado interior esteja fazendo algo de que no gostamos, ele o est fazendo com algum propsito positivo importante. V para dentro de si mesmo e pergunte a esse seu lado: "Voc est disposto a me informar o que h de positivo quando me faz fazer X?" Ele pode lhe responder com o mesmo sinal de sim ou no criado no passo n 2.

www.softwareebookecia.com

Pgina 4

Se seu lado interior disser que sim, agradea-lhe e pergunte-lhe se deseja esclarecer o motivo. Se ele disser no, agradea-lhe tambm e diga-lhe que voc est partindo do princpio de que ele deve ter suas razes para no lhe esclarecer o motivo agora. Ento, pode passar ao passo n 4, mesmo que no saiba conscientemente qual a inteno positiva.

muito importante no tentar "adivinhar" os motivos do lado interior, achando que sabe o que ele est querendo nos dizer. A ressignificao nos fornece um meio de obter a resposta diretamente do lado interior. Se no tiver certeza do que ele est dizendo ou mostrando, pode usar o sinal de sim ou no para saber. Por exemplo, pode-se dizer mentalmente: "Acho que sua inteno positiva me ajudar a ser bemsucedido. Por favor, d um sinal de sim, se for verdade, ou de no, se eu estiver enganado". Cada pessoa recebe mensagens que so vlidas apenas para ela e que podem ser completamente diferente das mensagens recebidas por outras pessoas. A enxaqueca pode conter uma mensagem diferente para cada pessoa. (Pior ainda tentar adivinhar o que querem dizer os lados interiores de outras pessoas e dizer o que achamos que pode ser propsito.)

Se receber um "propsito positivo" que no lhe agrade ou lhe parea negativo, agradea ao seu lado pela informao. Em seguida, pergunte: "O que quer fazer por mim de positivo com essa atitude?" Continue a fazer esta pergunta at obter um propsito positivo com o qual esteja de acordo. At aqui, chamamos o seu lado interior de "o lado que faz voc fazer X". Agora, passaremos a cham-lo "o lado que quer Y", pois estaremos reconhecendo e aceitando sua inteno positiva.

Passo n 4. Descobrir novos comportamentos ou reaes.

Pea mentalmente ao seu lado que use o sinal de sim/no para responder seguinte pergunta: "Se houvesse outras maneiras que voc (o lado que quer Y) achasse positivas, gostaria de us-las?" Se seu lado interior compreender o que voc est dizendo, sua resposta ser sempre sim. Voc est lhe oferecendo melhores opes para conseguir o que deseja, sem eliminar a sua antiga maneira de agir. Se obtiver uma resposta negativa, isso significa apenas que o lado no entendeu o que voc est lhe oferecendo. Neste caso, explique-lhe de maneira mais clara, para que ele possa entender e concordar.

www.softwareebookecia.com

Pgina 5

Agora, pare um instante para perceber o seu lado criativo. Todos ns temos um lado criativo. importante esclarecer que no estamos falando de criatividade artstica. Trata-se apenas do nosso lado que descobre uma nova maneira de distribuir os mveis ou imagina uma maneira diferente de se divertir. Se preferir usar uma palavra diferente no lugar de criativo, perfeito. Qualquer que seja o nome que voc lhe d, esse seu lado vai gerar maneiras alternativas de satisfazer a inteno positiva.

V para dentro de si mesmo e pea ao seu lado que quer Y que "Entre em contato com o lado criativo e diga-lhe qual sua inteno positiva, para que ele possa entender". Depois, convide seu lado criativo a participar, da forma que esses lados mais gostam de fazer: "Assim que entender qual a inteno positiva, por favor comece a criar outras possibilidades para atingir esse propsito e as comunique ao lado que deseja Y". Algumas dessas possibilidades no vo funcionar, outras talvez funcionem em parte, enquanto outras funcionaro s mil maravilhas. A funo do lado criativo examinar rapidamente as possibilidades, de forma que o outro lado possa escolher a que julgar mais conveniente. "O lado que deseja Y poder ento selecionar novas maneiras to boas ou melhores do que X para alcanar o seu propsito positivo. A cada vez que selecionar uma escolha melhor, ele me far um sinal de sim, para que eu saiba.

Quando tiver recebido trs sinais positivos, pode passar ao passo seguinte. Agradea tanto ao seu lado criativo quanto ao lado que deseja Y a ajuda que acaba de receber, mesmo no sabendo conscientemente quais so suas trs novas opes.

Passo n 5. Comprometimento e teste do processo.

Pergunte ao lado que deseja Y: "Voc est realmente disposto a usar essas novas opes nas situaes apropriadas, para descobrir como elas vo funcionar?" Pea ao lado que responda com o sinal de sim ou no. Se a resposta for sim, passe ao passo n 6. Se for no, descubra qual a objeo. Talvez tenha de voltar ao passo n 5, para obter novas opes que satisfaam objeo

Passo n 6. Verificao da ecologia interna.

O lado que deseja Y est satisfeito, pois tem trs novas opes. Agora, pergunte mentalmente aos seus outros lados: "Algum de vocs tem alguma objeo quanto s novas opes?" Se no receber nenhum sinal
www.softwareebookecia.com Pgina 6

interior, o processo est completo. Se receber algum sinal seja vendo, ouvindo ou sentindo algo dentro de voc , preciso saber se uma objeo real ou se simplesmente um lado seu est empolgado por ter novas opes. Diga: "Se tiver alguma objeo, por favor aumente o sinal de sim; se no tiver objeo, diminua-o, para que se torne um no." Se houver um lado com objeo, voc poder retomar o processo de Ressignificao em Seis Passos com o novo lado e com o lado que deseja Y, para encontrar trs novas opes que satisfaam as intenes positivas de ambos os lados. Se receber vrios sinais de objeo, volte ao passo n 2 e pea a todos os seus lados que tenham objees que formem uma "comisso" que ir identificar as intenes positivas de cada um dos lados e selecionar novas opes dentre as geradas pelo lado criativo. importante ter certeza de que cada uma das novas opes satisfaa todos os lados em questo. Um consenso, ao invs de um voto por maioria, resultar numa mudana duradoura e tranqila. A partir do momento em que todos os lados estejam de acordo, voc ir automaticamente agir de maneiras novas e mais eficientes.

Depois de usar a Ressignificao em Seis Passos inmeras vezes em ns mesmos e em outras pessoas, vimos que este mtodo oferece uma forma de nos amarmos. No h dvida de que, se olharmos apenas os comportamentos e sentimentos que nos desagradam, fcil no gostarmos de ns mesmos e dos outros. A ressignificao nos mostra como sermos receptivos a cada um desses comportamentos e sentimentos, graas aos seus propsitos positivos. Se nos sentimos infelizes, culpados, zangados ou embaraados, ao invs de nos criticarmos por termos esses sentimentos, podemos aceit-los e descobrir qual o propsito positivo de cada um deles. medida que descobrimos outras formas de atingir esses objetivos positivos, no mais precisaremos ter sentimentos desagradveis ou comportamentos problemticos.

Tcnica extrada do Livro: A Essncia da Mente: Usando seu Poder Interior para Mudar. C. ANDREAS & STEVE ANDREAS - Editora Summus

3 - Gerador de Novos Comportamentos

Os princpios do Gerador de Novos Comportamentos so: 1. Imaginar sua meta em contexto.

www.softwareebookecia.com

Pgina 7

2. Usar ensaio mental dissociado para aprendizagem.

3. Usar ensaio mental associado para prtica e aperfeioamento.

Passo 1: Decida quanto ao que voc quer melhorar ou que novo comportamento deseja aprender.

Voc pode querer ter mais recursos em uma determinada situao, ou pode querer melhorar suas habilidades nos esportes ou ao fazer treinamentos ou apresentaes.

Passo 2: Dilogo interno.

Pergunte-se: "O que desejo fazer de forma diferente? Como eu pareceria e soaria se estivesse fazendo isso exatamente como desejo faz-lo?"

Passo 3: Relaxe.

Deixe as imagens e os sons emergirem Olhe para cima a direita e veja a si mesmo desempenhando a habilidade exatamente como deseja faz-lo. Se isso for difcil, pense em algum que faa isso muito bem e olhe e oua essa pessoa em sua imaginao. Finja que diretor de seu prprio filme. Voc deseja fazer com que esse filme seja o melhor possvel. Edite-o at que esteja completamente satisfeito.

Passo 4: Associe-se imagem.

Quanto estiver satisfeito, associe-se imagem. Agora imagine que est efetivamente fazendo o que viu. Olhe para baixo e acesse o sistema cinestsico. Como se sente? Se no lhe parecer certo, volte para o passo trs e faa ajustes adicionais. Se outras pessoas estiverem envolvidas, qual ser o efeito sobre elas? Verifique a ecologia.

Passo 5: Ancore a pista ou gatilho.

www.softwareebookecia.com

Pgina 8

Quando estiver satisfeito com seu desempenho de uma perspectiva associada, pense em que pista ou gatilho o lembrar de usar essa nova habilidade no futuro. Ancore-a. Passo 6: Faa uma ponte ao futuro.

Imagine o gatilho disparando. Imagine-se respondendo de sua nova maneira e desfrute da sensao que tem em relao a isso.

4 - Mudana de Histria Pessoal na Linha do Tempo

1 - O explorador estabelece uma linha de tempo e fica na linha no presente, associando-se a uma sensao ou resposta indesejada e recorrente que gostaria de modificar. O Guia cria uma ncora cinestsica da sensao. 2 - Segurando a ncora, o guia pede que o explorador ande para trs, usando esta sensao como um guia para voltar no tempo, encontrando outras vezes que teve essa sensao ou resposta. O explorador mantemse associado nas experincias. Quando houver uma intensificao da fisiologia associada os estado problema, o guia pede que o explorador note o que est se passando com ele nesse momento. O explorador continua andando para trs at que encontre a primeira vez (ou a mais intensa vez) que teve a sensao. O explorador d mais uma passo para trs para ter certeza que encontrou o comeo da programao mental e a fisiologia da sensao negativa deve desaparecer. 3 - Explorador desassocie-se desta experincia e vai para uma metaposio fora da linha do tempo, ao lado do presente, numa perspectiva atravs do tempo. O guia ajuda o explorador a entender que ele fez o melhor possvel com os recursos e mapa de mundo que tinha naquele momento e que agora, mais madura, j tem muitos recursos e uma compreenso maio que no tinha quando o estado problemtico comeou. 4 - O guia ajuda o explorador a identificar o recurso que precisava nas situaes do passado que faria com que pudesse responder mais adequadamente. Ainda em meta-posio, o guia ajuda o explorador a encontrar uma forte experincia de referncia para o recurso e em seguida, cria uma ncora cinestsica para o estado de recursos. Pode-se fazer uma pilha de ncoras.

www.softwareebookecia.com

Pgina 9

5 - Segurando esta ncora, o guia leva o explorador de volta para a linha do tempo, para um espao logo antes da primeira experincia. Enquanto o guia segura a ncora, o explorador anda para frente na sua linha de tempo. A Mudana de Histria se d medida que o explorador revivencia as experincias, s que desta vez com o recurso presente, criando uma nova experincia satisfatria, voltando no tempo at o presente. 6 - Quando tiver alterado as experincias do passado a contento, o explorador vai para meta-posio e lembra destas experincias sem a ncora de recursos, como um teste. Se as memrias subjetivas no foram alteradas, repita o processo com recursos mais intensos e apropriados. 7 - Quando, finalmente, as experincias do passado foram realmente alteradas, o guia pede que o explorador faa uma ponte ao futuro, o explorador se coloca mentalmente numa situao que antigamente provocava a reao antiga. Se j houve uma generalizao da aprendizagem, a fisiologia associada aos recursos deve se manifestar. Caso o explorador na demonstre essa fisiologia, descubra quais os recursos necessrios sero importantes a acrescentar e volte a introduzi-los na linha do tempo atpe que se obtenha um resultado satisfatrio.

5 -Swish Visual

Insumos necessrios para realizao da tcnica:

Imagem gatilho ou tambm chamada imagem pista: Esta imagem o disparador do comportamento. a ltima imagem projetada pelo sujeito que torna inevitvel a ao. Esta imagem deve ser grande e associada, ou seja, o sujeito participa da cena, no o v nela. Auto-imagem desejada: Esta a imagem do objetivo a ser alcanado. A imagem desejada deve ser dissociada, ou seja, o sujeito enxerga a sai mesmo em sua imagem. Esta imagem engloba todas as qualidades do sujeito, ser construda com o mximo de opes positivas possveis. importante tambm que esta imagem seja descontextualizada, para que o resultado no fique vinculado a nenhum contexto especfico.

importante ter estas duas imagens bem definidas e desvinculadas de qualquer contexto. Recomenda-se ainda durante a tcnica os olhos permanecerem fechados.
www.softwareebookecia.com Pgina 10

Etapas de realizao.

1 - Crie a imagem pista com nfase no tamanho e no brilho. Ela deve ocupar toda a rea de sua viso e ser colorida e brilhante. Coloque agora, no centro deste quadrado, bem pequena e sem cor a imagem desejada. Ela precisa ser sem qualquer brilho e quase imperceptvel. 2 - Nesta etapa faa o Swish. Faa a imagem desejada crescer e ganhar brilho, cobrindo totalmente a imagem pista. A imagem que comeara sem cor e pequena cresce e ganha brilho medida que a imagem pista diminui e perde a cor. Abra os olhos rapidamente, feche e monte novamente o quadrado com a imagem pista grande e brilhante, coloque a imagem desejada no centro, pequena e fosca e faa novamente Swish. Repita esta operao 6 vezes cada vez mais rpido abrindo e fechando os olhos ao final de cada passagem.

3 - Fase de teste. Tente enxergar a imagem pista. Se tudo correu bem, ela ficar instvel, alterando o brilho e o tamanho.

Fonte: Indesp - Instituto de Desenvolvimento Pessoal

6 - Padro Chocolate Godiva

Passo 1:

Cena 1 - Represente, de forma dissociada, numa tela circular, a imagem da tarefa desagradvel sendo executada (Imagem Pista). Obs.: A Imagem-Pista dever ter uma moldura redonda, com um pequeno orifcio central, funcionando como o diafragma de uma mquina fotogrfica. algo que se abre, mostrando o que h por trs da imagem original e depois se fecha.

Passo 2:

Cena 2 - Imagem agradvel - A cena boa, que te d muito prazer. Voc pode utilizar a imagem que quiser, o importante que seja algo que represente o delicioso "cinestsico", aquela coisa que voc v e sente, que te d muito prazer.

www.softwareebookecia.com

Pgina 11

Obs.: O objeto do prazer no necessita ser exatamente algo relativo alimentao, pode ser qualquer processo, inclusive a execuo de uma tarefa que se realiza com satisfao, como praticar esportes, brincar ou mesmo fazer sexo. No preciso revelar as cenas que voc est criando.

Passo 3:

Colocar Cena 1 na frente e Cena 2 atrs. Passo 4:

Abrir a Cena 1, a partir do orifcio central, e mostrar, em toda a sua plenitude, a Cena 2, at que fique associado e inteiramente impregnado da sensao positiva.

Passo 5:

Imediatamente feche o diafragma ou lente, mostrando novamente a situao anterior (Cena 1).

Passo 6:

Quebrar estado, abrindo os olhos.

Passo 7:

Repetir o processo 6 vezes. Examine a Cena 1 novamente e, quando a sensao desagradvel comear a surgir, abra o diafragma e se inunde da viso prazerosa da Cena 2.

Passo 8:

Aguarde alguns minutos e faa o teste: pense na tarefa desagradvel e observe se a sensao agradvel j se estabilizou.

www.softwareebookecia.com

Pgina 12

Importante: Se a pessoa no conseguir uma boa visualizao com o diafragma de mquina fotogrfica, ela pode substituir por persiana que sobe e desce ou mesmo o sistema de cortinas teatrais.

Fonte: Indesp - Instituto de Desenvolvimento Pessoal

7 - SEIS PASSOS PARA O CONTROLE EMOCIONAL Descobri que ao sentir uma emoo dolorosa, h seis passos que posso dar, bem depressa, para romper meus padres limitadores, encontrar o benefcio dessa emoo, e me preparar, a fim de que no futuro possa extrair a lio da emoo, e eliminar a dor com maior rapidez. Vamos analis-los brevemente. PASSO UM Identifique o que Voc Realmente Sente As pessoas se sentem s vezes to sobrecarregadas que nem mesmosabem o que esto sentindo. Sabem apenas que so atacadas por todos os sentimentos e emoes negativos. Em vez de se sentir sobrecarregado, recue por um momento, e pergunte a si mesmo: O que estou realmente sentindo neste momento? Se pensar, a princpio, Eu me sinto zangado, faa-se outra pergunta: Estou realmente me sentindo zangado? Ou outra coisa? Talvez o que eu sinta de fato seja mgoa. Ou sinto como se tivesse perdido alguma coisa. Compreenda que um sentimento de mgoa ou de perda no to intenso quanto o sentimento de raiva. S por tirar um momento para identificar o que de fato sente, e comear a questionar suas emoes, voc pode conseguir baixar a intensidade emocional que experimenta, e assim lidar com a situao muito mais depressa, e com maior facilidade. Se, por exemplo, voc diz Eu me sinto rejeitado neste momento, pode perguntar a si mesmo Estou me sentindo rejeitado, ou apenas experimento um sentimento de separao da pessoa que amo? Estou me sentindo rejeitado, ou desapontado? Estou me sentindo rejeitado, ou um pouco apreensivo? Lembre-se do poder do Vocabulrio Transformacional de baixar imediatamente sua intensidade. Ao identificar o que de fato sente, voc pode baixar a intensidade ainda mais, o que torna muito mais fcil aprender com a emoo.

www.softwareebookecia.com

Pgina 13

PASSO DOIS

Reconhea e Aprecie Suas Emoes Sabendo que o Apiam Voc nunca quer tornar suas emoes erradas. A idia de que qualquer coisa que sente pode ser errada uma tima maneira de destruir a comunicao honesta consigo mesmo, e tambm com as outras pessoas. Seja grato por existir uma parte do crebro que lhe envia um sinal de apoio, um chamado ao para efetuar uma mudana, em sua percepo de algum aspecto da vida, ou em suas aes. Se voc est disposto a confiar em suas emoes, sabendo que pode no compreend-las no momento, mas que cada uma e todas que experimenta existem para apoi-lo a promover uma mudana positiva, vai acabar com a guerra que antes travava consigo mesmo. Em vez disso, vai sentir que se encaminha para solues simples. Tornar uma emoo errada raramente far com que seja menos intensa. Qualquer coisa a que voc resiste, tende a persistir. Cultive o sentimento de apreciao por todas as emoes, e como uma criana que precisa de ateno, vai descobrir suas emoes se acalmando, quase que no mesmo instante. PASSO TRS Seja Curioso Sobre a Mensagem que a Emoo Est lhe Oferecendo Lembra o poder de mudar estados emocionais? Se voc se coloca num estado mental em que sente uma curiosidade genuna para aprender algo, isto constitui uma interrupo de padro imediato para qualquer emoo, e lhe permite descobrir muita coisa a seu respeito. Ficar curioso o ajuda a dominar a emoo, resolver o desafio, e evitar que o mesmo problema ocorra no futuro. Ao comear a sentir a emoo, fique curioso sobre o que tem realmente a lhe oferecer. O que precisa fazer neste momento para melhorar a situao? Se, por exemplo, se sente solitrio, fique curioso, e pergunte: possvel que eu esteja apenas interpretando a situao de forma equivocada, para significar que estou sozinho, quando na realidade tenho todos os tipos de amigos? Se deixar que eles saibam que quero visit-los, no adorariam me visitar tambm? Minha solido est transmitindo a mensagem de que preciso entrar em ao, me projetar mais, me ligar mais s pessoas? Aqui esto quatro perguntas que voc pode se fazer para se tornar curioso sobre suas emoes:
www.softwareebookecia.com Pgina 14

O que eu quero realmente sentir? Em que eu teria de acreditar para me sentir da maneira como venho me sentindo? O que estou disposto a fazer para criar uma soluo, e dominar a situao agora? O que posso aprender com isso? Ao ficar curioso sobre suas emoes, voc aprender distines importantes sobre elas, no apenas hoje, mas tambm no futuro. PASSO QUATRO Seja Confiante Seja confiante de que poder controlar a emoo imediatamente. O meio mais rpido, mais simples, e mais poderoso que conheo para controlar qualquer emoo lembrar uma ocasio em que sentiu uma emoo similar, e compreender que voc j teve sucesso ao controlar essa emoo antes. Como a controlou no passado, com certeza pode tambm control-la hoje. A verdade que, se j teve esse Sinal de Ao antes e foi capaz de agir, voc j possui uma estratgia sobre a maneira de mudar seus estados emocionais. Portanto, pare agora e pense na ocasio em que sentiu as mesmas emoes, e como as tratou de um modo positivo. Use isso como um exemplo, ou como uma lista do que pode fazer agora para mudar a maneira como se sente. O que voc fez no passado? Mudou o que focalizava, as perguntas que se fazia, suas percepes? Ou efetuou alguma ao diferente? Decida fazer a mesma coisa agora, com a confiana de que dar resultado, como ocorreu antes. Se voc se sente deprimido, por exemplo, e j foi capaz de inverter essa situao antes, pergunte-se: O que fiz naquela ocasio? Efetuou alguma ao nova, como sair para fazer uma corrida, ou deu alguns telefonemas? Depois que definir o que fez no passado, faa as mesmas coisas agora, e descobrir que os resultados sero similares.

PASSO CINCO Tenha Certeza de que Poder Controlar no Apenas Hoje, Mas Tambm no Futuro Voc quer ter certeza de que poder controlar essa emoo com facilidade no futuro, contando com um grande plano para isso. Um meio de consegui-lo simplesmente lembrar como controlou no
www.softwareebookecia.com Pgina 15

passado, e ensaiar como manipular as situaes em que esse Sinal de Ao surgir no futuro. Veja, escute e se sinta controlando a situao com facilidade. As repeties, com intensidade emocional, criaro dentro de voc um caminho neural de certeza, que lhe permitir lidar com esses desafios. Alm disso, anote num pedao de papel trs ou quatro outros meios de mudar sua percepo quando ocorrer um Sinal de Ao, ou meios para mudar agora como comunica seus sentimentos e necessidades, ou meios para mudar as aes que adota nessa situao especfica. PASSO SEIS Fique Animado, e Entre em Ao Agora que voc j terminou os cinco primeiros passos identificou o que realmente sentia, apreciou a emoo em vez de combat-la, ficou curioso sobre o que de fato significava e a lio que lhe oferecia, definiu como mudar a situao pelo exemplo de estratgias bem-sucedidas no passado para controlar a emoo, e ensaiou como lidar em situaes futuras e adquiriu um senso de certeza o passo final bvio: Fique animado, e entre em ao! Fique animado por saber que pode dominar com facilidade a emoo, e efetue uma ao imediata para provar que a controlou. No fique empacado nas emoes limitadoras que experimenta. Expresse-se pelo uso do que ensaiou interiormente para criar uma mudana em suas percepes, ou aes. Lembre-se de que as novas definies que acabou de fazer mudaro a maneira como se sente no apenas hoje, mas tambm como vai lidar com essa emoo no futuro. Com esses seis passos simples, voc pode dominar praticamente qualquer emoo que surgir em sua vida. Se descobrir que vem lidando com a mesma emoo muitas e muitas vezes, este mtodo de seis passos o ajudar a identificar o padro e mud-lo num curto perodo. Portanto, pratique o uso deste sistema. Como acontece com qualquer outra coisa nova, a princpio pode parecer um pouco difcil. Mas quanto mais voc o fizer, mais fcil se tornar o uso, e logo se descobrir capaz de navegar pelo que antes julgava como turbulncias emocionais. Em vez disso, ver um campo livre, com treinadores pessoais a gui-lo em cada passo do caminho, indicando para onde precisa ir, a fim de alcanar seus objetivos. Lembre-se de que a melhor ocasio para controlar uma emoo o momento em que comea a senti-la. muito mais difcil interromper um padro emocional depois que se torna plenamente desenvolvido. Minha filosofia Mate o monstro enquanto ainda pequeno. Use esse sistema depressa, assim que o Sinal de Ao se manifestar, e se

www.softwareebookecia.com

Pgina 16

descobrir capaz de controlar num instante virtualmente qualquer emoo. Extrado do livro Desperte seu Gigante Interior de Anthony Robbins.

www.softwareebookecia.com

Pgina 17

You might also like