“Mais que criar uma Fanpage”

Por Felipe Spina www.facemarketing.com.br

Facebook Marketing
Introdução
Depois de realizar inúmeras pesquisas acerca de campanhas, apresentações e relatórios de ações desenvolvidas especialmente para o Facebook, pude

perceber que existem pouquíssimos estudos em
português sobre a ferramenta. Com isso, resolvi montar um mashup e reunir informações importantes, em um único material. Espero que curtam!
eBook: www.facemarketing.com.br 2

Experiência...?
Trabalha há 8 anos com publicidade & marketing online. Conhece o Facebook em 2006 e desde então está, todos os dias, conectado e em busca de novas oportunidades.

Fazendo...?
Planejando estratégias, analizando e pesquisando em mídias online como websites, mobile ad, blogs, social networks, advergames, SEO e SEM. Atua também na construção e desenvolvimento de marca, performance, engajamento, User Interface, relatórios e métricas. Mais em: www.fspina.com

Trabalhos...?
Em algumas agências: F.biz, Euro RSCG 4D, Giovanni+Draft FCB e como freelancer na DM9DDB, CUBOCC, illegal design e SEO Marketing. E também no cliente como analista de marketing digital na ASUS.

Conquistas...?
• Prêmio de Pixel Art @ EURO RSCG 4D 2005 • Concorreu na categoria "Melhor Website” @ MTV VMB 2006 • Top Dog Planejamento de Mídia @ Miami Ad School 2010

Facebook Marketing
Agradecimentos
Obrigado a todos que, de alguma forma, ajudaram e incentivaram a transformar este projeto em realidade. Meu agradecimento especial ao Rodrigo Castanho (www.rodrigocastanho.com) pela criação do logo e capa,

ao Luis Zlochevsky (www.funpage.com.br) pela ajuda e a
Sabrina Almeida (www.sabrianaalmeida.com.br) pela revisão.
Créditos: àsfontese referênciasde pesquisae o usode imagensinseridasnesteebook.

eBook: www.facemarketing.com.br

4

O que você vai aprender
Índice
1. Aplicando uma estratégia 2. Planejamento de mídia 3. Desenvolvendo uma Fanpage

4. Como adicionar e criar aplicativos
5. Conectando em outras mídias 6. Cases de sucesso 7. Apresentação de resultados e relatórios
eBook: www.facemarketing.com.br 5

Aplicando uma estratégia

eBook: www.facemarketing.com.br

6

como:     Qual é o desafio/objetivo? Existe algum problema de comunicação? Você conhece seus fãs? Onde quer chegar? Estas perguntas são o ponto de partida para traçar a sua estratégia.facemarketing.com. eBook: www.Aplicando uma estratégia Antes de definir uma ação no Facebook. devemos começar com algumas perguntas simples.br 7 .

facemarketing. eBook: www.Aplicando uma estratégia Perguntas respondidas? É hora de iniciar o desenvolvimento de um plano de comunicação direcionado ao seu público alvo que. a partir deste momento.br 8 . será tratado como “fãs”.com.

como por exemplo. eBook: www.  Crie uma aba especial Em sua fanpage.com.facemarketing.Aplicando uma estratégia  Torne seus compradores fãs no momento da compra Após efetivar a compra apresente seus canais interativos ao seu cliente.br 9 . crie uma aba com um design diferente e conteúdo produzido especialmente para os seus fãs. sua página no facebook.

com. Para poder diminuir o custo por fã dentro da sua página.facemarketing.  Incentive o “curtir” Aumente a porcentagem de “novos likes”. promova o crescimento da sua página através da produção de conteúdo. através de anúncios dentro do própria ferramenta.br 10 .Aplicando uma estratégia  Recompense Descontos especiais e promoções bem feitas são atrativos para os fãs. Por isso. do aumento de interação e do engajamento dos usuários. ou novos visitantes convertidos a fãs da página. eBook: www.

Aplicando uma estratégia Desconto @Influenciadores Anúncios no FB Incentivo de curtir FB Promo Fãs FB Widget $  Incentivo de Concursos Emails Concurso de prêmio desejado 11 Fonte: http://www.com/5-facebook-fan-acquisition-strategies/22848/ .searchenginejournal.

o próximo passo é ampliar suas mensagens.br 12 .pdf eBook: www.com. participar em conversas com seus fãs e comprar "Like Ads“. Construindo O primeiro passo no processo é construir pontos de contato da sua marca no ambiente. Places e Apps para habilitar mais pontos de alcance de seu público no Facebook. Amplificando Depois de estabelecer uma posição no Facebook. enquanto API e Plugins Sociais permite estender maiores relacionamentos e conversas associadas ao seu próprio site. 2. Engajando O próximo passo é utilizar seus pontos de contato recém-criado para engajar e crescer com o seu público. Desenvolva Páginas. ampliando seu alcance através das redes sociais. 3.com/ads/FacebookAds/Best_Practice_Guide_042811_10. Guia oficial do Facebook: htp:/ads.facemarketing.ak.1. Deve prosseguir com as duas audiências obtidas Earned Media (através do "News Feed" do Facebook) e audiências pago Paid Media ("Anúncios do Facebook" e "Histórias patrocinadas"). As formas mais óbvia de fazer isso devem publicar novos conteúdos e relevantes.facebook.

honestas e precisas de forma consistente. Opão e a manteiga de mídia social éa transparência e autenticidade.com. Ponto-chave para as empresas. 2. não offline.Aplicando uma estratégia O Guia de Boas Práticas oferece dicas fundamentais para criação de campanhas dentro do Facebook: 1. Sua estratégia deve ser “Social”. deve ser apenas um "Like" o mode de compartilhamento. É necessário alinhar e conectar com todos os seus recursos de marketing online e eBook: www.br 13 .facemarketing. O componente social da sua estratégia. vale lembrar que o objetivo está sempre ligado a fornecer informações diretas. Mantenha o foco na criação de uma voz para marca.

Isso pode levar tempo e esforço. eBook: www. Desenvolva campanhas mais interativas 4.com. mas invista em conteúdo direcionado.Aplicando uma estratégia 3. de qualidade e na proximidade com o usuário.facemarketing.br 14 . Adotar e construir relacionamentos mais próximos.

br 15 . possibilidade de conhecer do que seu público-alvo e os seus amigos gostam ou não gostam sobre a sua marca ou produto(s).  Conscientizar Sua presença Facebook é gerada pela seu conteúdo e criatividade.facemarketing.Fanpage). eBook: www. seja uma publicação (atualizações de status e conteúdo da página personalizada . ou vitalidade (integração de API) ou de Aplicativos no Facebook.com.Aplicando uma estratégia  Inovação / Desenvolvimento de produtos
 Facebook pode crescer e inovar o desenvolvimento do seus produtos.

com. o boca a boca feito dentro da rede).facemarketing. É possível usá-lo também como um canal para testar como a sua marca / produto(s) são reconhecidos pelo seu público e.br 16 . em seguida identificar qual a estrutura mais eficaz para sua campanha eBook: www.Aplicando uma estratégia  Estabeleça preferências e diferenciais Você pode usar a ferramenta para direcionar preferências para sua marca e sobre seus concorrentes através de recomendações sociais (ou seja.

facemarketing.  Construindo relacionamentos e fidelidade O Facebook oferece um contato com seus fãs e defensores da sua marca. Permita que seus clientes se aproximem da marca e “digam” de fato o que esperam da sua marca ou produto.br 17 .personalizando sua marca e aumentando o nível de engajamento entre você e seus clientes. na medida em que também fornece uma maneira fácil de uma conversa de igual para igual . eBook: www.com.Aplicando uma estratégia  Aumente o tráfego e as vendas Use o Facebook como social commerce. Ele é único. no entanto.

facemarketing. dos likes e do modo de compartilhamento.br 18 .Aplicando uma estratégia  Amplificar o Boca-a-Boca Cada ação no Facebook é viralizada por natureza através do feed de notícias . Por isso. eBook: www. incentive a participação dos seus fãs e aumente o boca a boca virtual.com.

Utilize o news feed. use estas informações para manter-se sempre alinhado a necessidade dos seus clientes.br 19 . questions e enquetes para facilitar a interação direta dos seus fãs.com/facebook-marketing/facebook-marketing-best-practices-and-strategies.com. O facebook insights também pode ser utilizado ​para apresentar resultados dados demográficos sobre o comportamento online dos seus fãs. Em seguida.Aplicando uma estratégia  Comentários (Feedback) Observe as ações de seus fãs ou direcione perguntas diretas a eles para aprender mais sobre quem são e o que eles pensam sobre você.html eBook: www.facemarketing. Referencia: http://loopstermedia.

Qual é o desafio? eBook: www.com.facemarketing.br 20 .

com.Aplicando uma estratégia Recursos: saiba o que fazer com cada um deles      Wall (o mural) Eventos Note (anotações) Grupos Vídeos e fotos eBook: www.facemarketing.br 21 .

facemarketing.Aplicando uma estratégia Mural (Wall) • A melhor maneira de viralizar um link ou conteúdo. Alguns perfis são abertos e podem ser indexados por sites de busca.com. • • Aparece dentro do perfil do usuário. • Possibilita a medição de quanto gerou uma ação em mídia espontânea (Earned Media). Dica: Cuidado para isso não parecer SPAM senão vai ficar igual os scraps indesejados do Orkut 22 eBook: www.br .

eBook: www. interesses e dados demográficos. inauguração ou outlet A ferramenta possibilita enviar convites inbox para cada convidado. O facebook oferece a opção de anunciar este evento dentro da própria rede.Aplicando uma estratégia Eventos • Crie um evento. como: lançamento de produto. segmentando o publico por idade.br 23 • • .com.facemarketing.

com.br 24 .Aplicando uma estratégia eBook: www.facemarketing.

como em um blog.br 25 .facebook.facemarketing. • Possui a vantagem de ser indexado em sites de buscas. e centralizar o conteúdo dentro da rede e ainda aparecer no mural dos seus fãs cada vez que for atualizado.com.com/muco solvan24hrs?sk=notes eBook: www. A Fanpagedo Mucosolvan24 hrs criou um Notes alimentado pelo conteúdo de dicas enviadas pelos famosos Blogs: UpdaterorDie & Jovem Nerd http://www. inserir imagens e ainda separar ´todo o conteúdo em um único lugar.Aplicando uma estratégia Anotações (Notes) • Em “notes” você pode inserir textos um pouco mais longos.

onde você posta informações para um determinado grupo de usuários. eBook: www.br 26 .Aplicando uma estratégia Grupos Possui o mesmo conceito de uma comunidade ou fórum.facemarketing.com.

com.de ganhar “Curtirs” e comentários. • A ferramenta oferece a opção de marcar (taggear) um amigo. informações sobre novos produtos e etc. Desta maneira.Aplicando uma estratégia Fotos e vídeos • Fotos/Videos são uma boa opção para incentivar os “likes” e comentários dos seus fãs.facemarketing. compartilhar imagens. a pessoa taggeada recebe a notificação para ir até a página onde aparece a marcação eBook: www. marca. app ou fanpage em uma foto ou vídeo.br 27 . (Existe um número alto de pessoas que entram na rede para ver fotos de eventos.

com.br 28 .facemarketing.Planejamento de mídia eBook: www.

br 29 .com.facemarketing.Planejamento de mídia  Definindo o público-alvo  Concorrentes  Tipos de campanha  Usando o Facebook Ad  Ações em outros meios  Relatórios eBook: www.

facemarketing.Planejamento de mídia Definindo o público-alvo: STP • Segmentation • Targeting • Positioning eBook: www.br 30 .com.

com.br 31 . demografia.facemarketing. Segmentação pelo conhecimento do seu público alvo: Geografia. características psicográficas e comportamentais.Planejamento de mídia 1. eBook: www.

br 32 . Targeting (Metas) • • • • • • Concretizar o posicionamento da marca. eBook: www.Planejamento de mídia 2.com. Construir relacionamento com o usuário Conseguir vendas de produtos ou serviços Aumentar a quantidade ou frequência de consumidores atuais Reduzir custos. promoção e a colaboração online Aumentar o LTV (life time value) de cada cliente.facemarketing.

(ex: experiência de navegação diferenciada) eBook: www. usuário e benefício do produto. Positioning (Posicionamento) • Alcançar o destaque na mente do consumidor por atributo Identidade Estratégia Avaliação • Adquirir o posicionamento de mercado devido a categoria.com.Planejamento de mídia Comunicação 3.facemarketing.br 33 .

com.  VDM .br 34 .Planejamento de mídia  Dados em diversos países.facemarketing.Valor médio de investimento.  Princípais fanpages.com eBook: www. www.  Dados de concorrentes.socialbakers.

Saibamais: http://www. Impressões orgânicas: Mídia espontânea (Earned media) que são sociais.br 35 . histórias que aparecem na “news feed”enviadoaosseus amigos com uma publicidadedeuma marca. Anúncio com o contexto social: Um híbrido de mídia paga e espontânea. 3. que incluem os nomes de usuário dos seusamigos quejásão fãsdamarca. Anúncio padrão: mídia paga que contêm anúncios criativos como opção para os usuários se envolverem com a marca(porexemplo.Planejamento de mídia Valores entre mídia “ganha" x “paga" 3 tipos de espaços publicitários no Facebook: 1.facemarketing.com/charts/2010/3561/blending-social-media-ads-roi-alchemy#ixzz1RF8ftpPJ eBook: www.marketingprofs. 2.com. “Seja um fã").

Anúncio tradicional pago 2.facemarketing. Anúncio orgânico eBook: www.Planejamento de mídia 1.br 36 .com. Anúncio pago com social 3.

Planejamento de mídia Alcance a audiência exata com anúncios relevantes .facemarketing. eBook: www.br 37 .com.

Planejamento de mídia Atenção Interesse Desejo Ação eBook: www.com.facemarketing.br 38 O Anúncio deve ter: .

facemarketing. Aproxime-se da vontade do seu usuário. faça o usuário bater o olho e ser direto. eBook: www. algo que tenha vontade.br . seja uma pergunta ou um simples e direto: “Acesse agora” 39 Procure uma imagem com grande impacto.com.. que tenha vontade de clicar. Direcione o anúncio de uma maneira interessante.Planejamento de mídia Atenção Interesse Desejo Ação A chamada tem que ser forte.

br 40 .com.Planejamento de mídia Os anúncios podem direcionar para sua fanpage. eBook: www. aplicativo ou um evento… …E podem ir direto para seu site também. grupo.facemarketing.

br 41 . texto fácil e seguido de alguma oferta interessante com URL de destino.facemarketing.Planejamento de mídia Criando um Anúncio Formato Simples Título atrativo ou uma pergunta com “Call to Action”. imagem relevante.com/FastTrack eBook: www. Faça design diferentes. Vídeos: http://sales2.com. segmentando pelo público que deseja atingir.fb.

com. será estimado o quanto você pode atingir na campanha.br 42 .Planejamento de mídia Atingindo seus consumidores Segmente a campanha por: • • Dados demográficos Sexo • • Gostos e interesses Ensino e trabalho Prenchendo esses dados.facemarketing. eBook: www.

facemarketing.Escolha quanto e quando pagar por Cliique por pessoa (CPC) ou por visualização do anúncio (CPM) .br 43 .com.Acompanhe o (Bid) e saiba qual a sugestão por clique. .Planejamento de mídia Definindo o orçamento Controle o orçamento diário .Defina início e fim da campanha. eBook: www.

facebook.facemarketing.com/ads/stories/ eBook: www.com.Planejamento de mídia Sponsored Stories O formato permite que a campanha apareça em local relevante e relacionada ao comportamento dos usuários http://www.br 44 .

facemarketing.br 45 .Planejamento de mídia Relatório de campanha eBook: www.com.

com.Planejamento de mídia Entendendo o relatório Target: Númerode usuários quepodemser impactados.facemarketing. Clicks: Númerode cliques por anúncio Connections: Númerosde usuáriosqueclicaramem“Curtir” naFanpage.br 46 . eBook: www. Reach: Númeroindividual de pessoasqueviramo anúncioemdurante todoo período. Social Reach: Usuáriosqueviramo anúncioatravésde outraspessoasque interagiram.

diário ou mensal. Saiba mais sobre relário no capítulo: Apresentação dos resultados e relatório eBook: www.Planejamento de mídia Agende um relatório semanal.br 47 .facemarketing.com.

Desenvolvendo uma Fanpage eBook: www.com.facemarketing.br 48 .

socialbakers.Desenvolvendo uma Fanpage TOP 10 Facebook pages no Brasil http://www.com.br 49 .facemarketing.com/facebook-pages/brazil/ eBook: www.

br 50 .facemarketing.Desenvolvendo uma Fanpage     Como criar Criar uma Aba Adicionar Aplicativos Dicas essenciais eBook: www.com.

ouvir feedbacks e mostrar atrações exclusivas para interagir melhor. onde você pode adicionar conteúdo multimídia na sua página. eBook: www.facemarketing.com.Importante: Você precisa ter no mínimo 25 fãs. Desenvolvendo uma Fanpage Mas porque criar uma Fanpage ou Facebook page? Diferente do perfil a fanpage é um canal de comunicação com seus clientes.br 51 .

facebook.com.com/pages/create.php eBook: www.facemarketing.br 52 .Desenvolvendo uma Fanpage Para começar entre aqui: http://www.

Desenvolvendo uma Fanpage Criando uma ABA personalizada com Static FBML http://www.com/apps/application.com.php?id=4949752878&b eBook: www.br 53 .facemarketing.facebook.

com/2011/02/facebook-says-no-more-fbml-marketers-rejoice/ eBook: www.com.protocol80.br 54 .Desenvolvendo uma Fanpage Use a linguagem do Facebook FBML ou adicione um IFRAME com o conteúdo do seu site.facemarketing. http://blog.

facemarketing.Desenvolvendo uma Fanpage Crie um App e coloque um IFRAME com seu website Busque por “Developer” e depois “Set up new App” eBook: www.br 55 .com.

e preencha com os campos que aparecem: Insira todas URLs que aparecerem em seu app eBook: www.br 56 .com.facemarketing.Desenvolvendo uma Fanpage Crie um nome para seu App.

br 57 .facemarketing.Desenvolvendo uma Fanpage Na próxima aba preencha os campos indicados abaixo Após esses passo. vá até a página “My Apps” e clique no link: Application Profile Page eBook: www.com.

com.br 58 . adicione -o a sua Fanpage Depois “Add to page” E sua Fanpage terá uma aba com sua app. Clique em “Add to my page” e vai aparecer esse box eBook: www.Desenvolvendo uma Fanpage Após configurar sua App.facemarketing.

wildfireapp.pagemodo. http://www.com. Você pode customizar cores. e adicionar imagens de forma gratuita.com/ eBook: www.facemarketing.br 59 .com/ Wildfire Oferece benefícios de poder colocar seu próprio código HTML e escolher uma versão para Fãs e outra para quem ainda não é Fã.Desenvolvendo uma Fanpage Também existem templates com fácil instalação de abas: Pagemodo Costrua sua página no Facebook subindo seu conteúdo. http://iframes.

com/features/ eBook: www.Desenvolvendo uma Fanpage Também existem templates com fácil instalação de abas: TabSite A versão gratuíta permite que você adicione uma tab com sub-pages.com/ ShortStack App rápido.br 60 . sem programação. Basta escolher o template e adicionar a página. http://www.facemarketing..tabsite.com. integra com emails de clientes.shortstacklab. http://www.

conectar pessoas mais próximas e criar ofertas especiais para os visitantes eBook: www.facemarketing.com.Desenvolvendo uma Fanpage Geolocalização Oportunidade de saber onde e quem está presente.br 61 .

br 62 .com.facemarketing.Desenvolvendo uma Fanpage Verifique quantos “check-ins” e quem são os consumidores fiéis eBook: www.

facemarketing.Desenvolvendo uma Fanpage Designers Oferece todas as guidelines necessárias para design contendo um Kit GUI (graphical user interface) em PSD.com/2010/07/23/free-facebook-gui-psd-kit/ eBook: www.br 63 .smashingmagazine.com. http://www.

facebook. eBook: www.com/username Preencher a descrição de “About” e “Info” com palavras-chaves Criar uma StaticFBML (Uma aba com mais conteúdo e design personalizável) Atualizarafanpagecomlinks encurtadosediretosparaoseu site Adicionar fotos com links Criar “notes” anotações com links http://www.br 64 .com.insidefacebook.Desenvolvendo uma Fanpage SEO e Otimização Algumas dicas para melhorar:       Fazer uso de uma URL fácil www.facemarketing.com/2009/07/13/seo-facebook-pages-10-key-strategies/ Importante: Você precisa ter no mínimo 25 fãs.

com.br 65 .ph p?app_type=5 eBook: www.com/apps/directory.facemarketing.facebook.Aplicativos Facebook Apps Diretório com as aplicações para adicionar diretamente na fanpage http://www.

com/questions eBook: www.facebook. www.facemarketing.br 66 .com.Facebook Questions Aplicativos Perguntas para viralizar e compartilhar em sua rede.

• Página personalizada com todos os dados do seu perfil e os amigos que curtiram determinados itens do site.facemarketing.br 67 . https://www.com. Aplicativos eBook: www.facebook.Logar no site com Facebook Use uma conta do Facebook para logar dentro de áreas restritas e veja o que sua rede de amigos fez nesse site.com/about/login/ Vantagens: • Em poucos clicks você se cadastra sem precisar e lembrar de login/senha • Veja comentários e recomendações dos seus amigos • Já existe uma variedade de sites usando esse recurso.

Twitter. Flickr.Involver Apps Adicione o Feed RSS do seu blog. às suas contas do Youtube.com/applications/ Aplicativos eBook: www.com.involver.br 68 . www.facemarketing. uma página de HTML estática e outros serviços. Scribd.

com.br 69 .Aplicativos Contact Tab Adicione uma aba de contato completa.facemarketing.facebook.com/ContactTab eBook: www. http://www.

com/HYPERA RTS?sk=app_126026510774735 Use o App “TabPress” http://www.com/apps/application.p hp?id=176217385757369 eBook: www.facebook.com.facebook. http://www.Aplicativos HyperArts Adicione abas na sua Fanpage.facemarketing.br 70 .

http://developers.com.br 71 .facebook. Substitua os comentários do seu blog pelos comentários do Facebook.facemarketing.com/docs/plugins/ Aplicativos eBook: www. Além do botão curtir. um botão de envio ao Mural. Botão de Login e Registration: com ele você permite que os usuários possam fazer um cadastro no seu site através do login no Facebook. Live Stream: você compartilha em tempo real as atualizações do status da Fanpage. Faça Recomendações para sugerir a sua fanpage aos seus amigos. FACEPILE: Permite mostrar os avatares dos cadastrados no seu site. Like box: adicione um box com o botão curtir da sua Fanpage.Social plugins Adicione plugins no seu site ou blog para sua fanpage.

com/business/ eBook: www.Dicas Facebook for Business Uma página dedicada a oferecer soluções para as empresas http://www.facemarketing.br 72 .com.facebook.

http://mashable.br 73 .Updates Uma referência indispênsavel para o universo social media e tendências do mercado.com.com/follow/topics/facebook/ Dicas eBook: www.facemarketing.

facemarketing. um anúncio e muito mais.br 74 . Dicas eBook: www.com. guidelines e referências : http://www.facebook.com/marketing?sk=app_2269 68603997732 Dicas de como começar: Criar uma página.Facebook Marketing Solutions Princípais tendências.

Perguntas e Respostas: http://www.com.facemarketing.br 75 .br/dicas-etutoriais/noticia/2011/03/facebook-guia-completo.techtudo. Como linkar perfis no seu Facebook.- Dicas O Básico Primeiros passos .Como usar o Facebook?.com.html eBook: www.

facemarketing.br 76 .Conectando em outras mídias eBook: www.com.

como “Curta nossa página no Facebook para receber ofertas exclusivas.br 77 .“ Ganhe a atenção deles: Ofereça descontos.com. descontos e novidades.facemarketing. Utilize e conecte outras redes sociais: É importante que as outras redes sociais estejam conectadas com a sua página no Facebook eBook: www.Conectando em outras mídias Adicione um botão “Curtir “ ao seu site Pode parecer óbvio. Experimente incluir o link seguido do apelo à ação. ouça. interaja e incentive a permanência dos usuários na sua página. mas colocar o botão curtir em seu site é uma maneira simples e direta para atrair tráfego para a fanpage.

após curtir compartilha as informações sobre a marca e os produtos disponíveis em seu mural.facemarketing.Conectando em outras mídias Diesel usando QR Code Ao ler o QR Code através do celular.com. eBook: www. o usuário entra numa página onde escolhe o produto que vai “curtir”.br 78 .

facemarketing.br 79 . e você? eBook: www.Cases Marcas.com. Produtos. Serviços. etc. Artistas. Eles(as) estão lá.

ignitesocialmedia.facebook.com. http://www. vídeos.facemarketing. atletas patrocinados e outros itens que mantêm os usuários engajados e próximos a marca.com/facebook-marketing/red-bull-facebook-fan-page-example/ eBook: www.br 80 .Cases A página está recheada de conteúdo multimídia.com/redbull Red Bull Análise de referência: http://www. social games.

Cases COCA-COLA A Fanpage criada pelos próprios fãs da marca http://www.facebook.facemarketing.br 81 .com.com/coca cola eBook: www.

Cases

TRON
Na página existe um app para que o usuário customize sua página dentro do facebook
http://www.facebook.com/Tron

eBook: www.facemarketing.com.br

82

Cases

Brahma
Conteúdo multimídia dividido nas abas acima.
http://www.facebook.com/brahmaoficial

eBook: www.facemarketing.com.br

83

Cases

ASUS
Ao invés de criar um Hotsite para a promoção, todo regulamento foi inserido na Fanpage.
http://blog.fspina.com.br/promocao-seguidor-premiado-asus/

eBook: www.facemarketing.com.br

84

facemarketing.Cases Laboratório Buenos Ayres Uma mecânica simples e criativa para uma promoção ao mencionar a palavra-chave no ponto de venda.com.com/labora toriobuenosayres eBook: www.facebook.br 85 . http://www.

com.facebook. http://www.com/HungryHunters eBook: www. simples e com design criativo.facemarketing.br 86 .Cases Hungry Hunters Jogo exclusivo para a plataforma Android.

com/HospitalSabara eBook: www.facebook.br 87 . experiências.Cases Hospital Infantil Sabará Realizado pela agência SEO Marketing o sobre tema “Saúde Infantil”. http://www. distribuindo dicas.facemarketing. O objetivo é levar o respeito e a confiança de cada profissional do Hospital também ao ambiente digital.com. dúvidas e principalmente mostrar que os pais de primeira viagem não estão sozinhos.

http://www.facebookstudio.com/gallery/submission/coca-colas-likemachine eBook: www.br 88 .facemarketing.com.com/gallery/submission/wurst-faceapp-for-facebook Coca-Cola's "LIKE" Machine Conecta a experiência de dar “Curtir” na vida real e compartilhar direto no Facebook.Cases Wurst-Face-App Transforma a sua foto em um pedaço de salsicha.facebookstudio. http://www.

vale a pena dar uma olhada.php/gallery/view/25/As-20melhores-fanpages eBook: www.com.Cases Melhores Fanpages A Universia fez uma seleção de melhores fanpages.universia.br 89 .facemarketing. http://galeriadefotos.br/i ndex.com.

facemarketing.com/audi Audi eBook: www.br 90 .facebook.Cases Colocou um botão para saber sua influência nas redes sociais através do Klout e disponibiliza um wallpaper pela sua pontuação .com. http://www.

smashingmagazine.facemarketing.Cases Smashing Magazine Um showcase com várias fanpages.br 91 . http://www.com/2010/07/07/designing-afacebook-fan-page-showcases-tutorials-resources/ eBook: www.com. dicas de design e referências para turbinar a aparência.

Tem várias inspirações! http://www.com/ eBook: www.facemarketing.Cases Facebook Studio Página onde você pode subir seus cases e ver as dicas de como o Facebook ajudou em uma campanha.br 92 .com.facebook-studio.

além de gerar receitas trazem engajamento com os usuários. Veja como funciona a forma de pagamento: http://www.com/credits/ eBook: www.br 93 .com.Cases Social Games e Gamification Jogos são muito atrativos na plataforma do Facebook.facebook.facemarketing.

Resultados eBook: www.facemarketing.br 94 .com.

facebook.com.Resultados Apresentando o relatório com os resultados Facebook Insights: http://www.facemarketing.com/insights/ eBook: www.br 95 .

Resultados Usuários e Interações Conheça a participação do público em sua fanpage e quanto eles interagem nas postagens. eBook: www.br 96 .com.facemarketing.

é possívelsaber gênero. É possível descobrir também quais são os sites externos que levam o usuário para dentro da fanpage. país.br 97 . eBook: www.com. mensagens no mural e saber qual publicação teve mais resultado. Nos dados demográficos. Em atividades. idade. comentários no mural e outras interações podemos saber a origem da opção curtir.facemarketing. cidade e o idioma dos usuários mais frequentes.Resultados Dados demográficos e Atividades Além das visualizações de publicação. quais usuários fazem mais check-in. descobrimos quais abas e guias são mais visualizadas.

com. eBook: www.facemarketing.br 98 .Resultados Veja quantas impressões (visualizações) e quanto participações (comentários e “curtirs”) teve dentro do seu post.

br 99 .facemarketing.com/insights/ Exportar o relatório eBook: www.Coloque o insights no seu site Resultados http://www.facebook.com.

Consultoria Funpage Uma consultoria focada em resultados para Facebook.funpage.com.com.facemarketing.br eBook: www. http://www.br 100 .

facebook.facebook.com/docs/sdks/ Roteiro de desenvolvedores: developers.com/pages/create.facebook.facebook.facebook.facebook.com/promotions_guidelines.facebook.com/apps/directory.com Exemplos de integração com sites: developers.facebook.facebook.com/terms_pages.facebook.developers.facebook.facemarketing.facebook.php Social Plugins: developers.facebook.facebook.com/FacebookPages Melhores práticas: www.insidefacebook.facebook.com/platform Blog dos desenvolvedores: developers.facebook.com/brandpermissions Regras para promoção: www.php Dicas de páginas: www.facebook.facebook.facebook.com/terms.facebook.com/pages/ Diretório ordenado pelo alfabeto: www.facebook.facebook.com/help/?topic=pages Termos e Guidelines: www.facebook.com/facebookplaces Facebook Places central de ajuda: www.php Aviso legal e permissões Permissão de marca no Facebook: www.com/help/?topic=places Encontre ofertas no Facebook: www.facebook.com/deals#!/deals/business Deals Help central de ajuda: www.facebook.facebook.facebook.com/docs/authentication/ Post Purchase Sharing: developers.com/plugins Graph API: developers.facebook.facebook.facebook.facebook.php Usernames para Facebook Pages www.com/showcase/ Fanpage do Facebook: Platform www.Guia do Facebook Páginas no Facebook Criar uma página: www.com/directory/pages FAQ para Facebook Pages: https://www.com/roadmap Live Status de Plataforma: developers.br 101 .com/copyright.facebook.com/live_status Developer Discussion Forum: forum.com/places Facebook Places Page: www.com/FacebookPages?v=app_7146470109 As páginas mais populares: pagedata.facebook.com/docs/opengraph/ Authentication: developers.com/ Portal diretório de páginas: www.com/docs/reference/api/ Open Graph: developers.facebook.com/policy/ Permissões: developers.com/help/?page=18844 eBook: www.facebook.com.developers.com/docs/reference/dialogs/ Facebook Credits: developers.com/docs/authentication/permissions Localização Informações do Facebook places: www.php Declaração de Direitos e Responsabilidades www.facebook.facebook.com/help/?page=900 Copyright: www.facebook.com/deals Informações de Ofertas para empresas: www.com/blog/ Diretório de aplicativos: www.com/credits/ SDKs e ferramentas: developers.php Recomendações do FacebooK Programa de desenvolvedor: developers.net/ Developer’s política Wiki: developers.com/adsapivendors Referências para Desenvolvedores e Plataforma: Princípais referências: www.com/username FAQ de Usernames para Facebook Pages https://www.com/preferreddevelopers Ferramenta API de anúncios: developers.

br eBook: www.com. Felipe Spina felipe@fspina.br 102 .br www.Espero que tenha curtido .facemarketing.) E clique no botão curtir abaixo e receba updates na Fanpage.com.facemarketing.com.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful