You are on page 1of 8

SEJA DIPLOMADO NA MAIS ALTA TECNOLOGIA EM ADESIVOS.

Tabela de Caractersticas Tcnicas


A Henkel, atravs da marca Loctite, oferece aos profissionais do setor automotivo muito mais que solues em ferramentas qumicas. Oferece tambm o mais valioso conhecimento. Participe de nossos programas de treinamento e qualificao para profissionais da indstria automotiva e mecnicos.

Catlogo de

Solues Automotivas

ndice
Solues em Alta Tecnologia para a manuteno automotiva leve e pesada.

Solues Automotivas
Travamento pginas 3,4

Fixao pginas 11,12

Vedao Anaerbica pginas 5,6

Vedao por Silicones pginas 7,8

Adeso pginas 9,10

Limpeza,Proteo, Lubrificao e Acabamento pginas 13,14

TRAVAMENTO
As travas anaerbicas da marca LOCTITE permitem a escolha de caractersticas como a resistncia, faixa de temperatura e velocidade de cura que voc necessita para prevenir afrouxamentos provenientes de impactos, vibraes e dilataes trmicas. Alm de eliminar oxidaes e corroses de roscas metlicas, elimina tambm o recurso de torque adicional nos elementos roscados, ao normalmente utilizado para garantir a relao torque/tenso. Desta forma, evita-se o empenamento ou quebra dos elementos, alm de trincas em carcaas que resultam com esta prtica. A Henkel oferece travas qumicas, desde as de fcil remoo at as de montagem permanente, para as diferentes bitolas de roscas de acordo com as suas necessidades.

Caractersticas Tcnicas

Loctite 242 Trava Porcas e Parafusos


Tr a v a d e m d i a r e s i s t n c i a desmontagem, para parafusos e porcas. Facilita a montagem, elimina sistemas mecnicos de travamento, evita afrouxamento por vibrao, impede corroso, ferrugem, vazamentos e elimina reapertos. Desmontagem com ferramentas convencionais Aplicaes: Porcas do coletor de admisso, do cilindro mestre de freio; parafusos da bomba de leo do crter; da bomba dgua, do volante do motor, da tampa dianteira do motor, da tampa do diferencial e porcas e parafusos sextavados em geral.

Loctite Stick 248


Produto anaerbico em forma de basto, cura na ausncia do ar quando confinado entre duas superfcies metlicas, previne o afrouxamento e vazamento de superfcies roscadas, protege as reas aplicadas contra oxidao e corroso. As roscas podem ser desmontadas com ferramentas convencionais manuais. Aplicaes: porcas, parafusos e sistemas roscados em geral que exijam uma mdia resistncia desmontagem, tais como parafusos / porcas de montagem de motores e bombas em geral.

Mdia Resistncia Loctite Stick 248


0,12

Alta Resistncia

Mdia Resistncia

Caractersticas
Folga mx. (mm) Torque de quebra (N.m) Torque Residual Resistncia Temperatura C Tempo de cura parcial (minutos) Cura total

Loctite 242
0,12

Loctite 277
0,25

Loctite 290
0,07

13

16

32

10

16

32

29

Loctite 277 Trava Prisioneiros


Trava de alta resistncia desmontagem para parafusos, porcas e prisioneiros. Facilita a montagem, elimina sistemas mecnicos de travamento, evita afrouxamento por vibrao, impede corroso, ferrugem, vazamentos e elimina reapertos. Desmontagem com ferramentas convencionais. Aplicaes: Prisioneiros, parafusos do mancal do virabrequim, parafusos e porcas da biela, sistema de freio, suspenso, cmbio e diferencial (transmisso), porca do pinho e prisioneiros em geral.

Loctite 290 Trava Parafusos Aps Montagem


Trava e veda parafusos e porcas aps a montagem. Penetra por capilaridade preenchendo todos os espaos vazios. Elimina sistemas mecnicos de travamento, evita afrouxamento por vibrao, impede corroso, ferrugem e vazamentos, elimina reapertos e veda microporosidades. Desmontagem com ferramentas convencionais. Aplicaes: Parafusos e porcas de regulagem; distribuidor, haste de acelerao, carburador, bomba injetora, vlvulas, porcas do TBI. Vedao de microporosidades em fundidos, soldas e sintetizados.

150

150

150

204

10

10

60

24h

24h

24h

24h

FIXAO
A Henkel, com os adesivos anaerbicos da marca Loctite, tem aplicado essa tecnologia para criar produtos de fixao que aumentam a resistncia ao cisalhamento de montagens cilndricas no rosqueadas. Preenchem os espaos internos vazios na montagem de buchas, rolamentos, eixos, chavetas e pinos por deslizamento, tambm substituindo ou complementando mtodos mecnicos de montagem como interferncia (prensagem e ou dilatao/contrao trmica), chavetas, estriagem e montagens cnicas. Alm de fazer com que as montagens por interferncia fiquem ainda mais fortes. Para cada folga e resistncia necessria, a Henkel sempre tem uma soluo sob medida para voc.

Caractersticas Tcnicas

Loctite 601 Fixa Rolamentos e Buchas


Fixao de rolamentos, buchas e outras peas cilndricas. Permite a montagem por deslizamento e previne corroso entre as partes. Dispensa acabamento polido das peas. Desmontagem com ferramentas convencionais. Aplicaes: Selos do bloco do motor; rolamento do alternador; do cubo de roda, do cmbio; bucha do motor de partida e do comando de vlvulas. FIxao de peas cilndricas em geral.

Caractersticas
Folga mx. (mm) Resistncia ao Cisalhamento (N/mm) Resistncia Temperatura C Tempo de cura parcial (minutos) Cura total

Loctite 601
0,12

Loctite 660
0,50

21

21

150 10

150 20

Loctite 660 Fixa Rolamentos e Buchas (grandes folgas)


Fixao de rolamentos e buchas com grandes folgas, no necessitando de superfcies retificadas, fixa e veda as peas. Desmontagem com ferramentas convencionais. Aplicaes: Fixao de chavetas, rolamentos, buchas e engrenagens em eixos desgastados, em motor, cmbio, diferencial, alternador, motor de partida e bomba dgua. Fixao de superfcies cilndricas lisas em geral.

24h

VEDAO ANAERBICA
As solues Loctite para vedao de roscas vedam e travam conexes rosqueadas. Atravs do preenchimento do espao livre entre as roscas, estes produtos previnem vazamentos. Projetados para aplicaes em alta e baixa presso, os veda roscas vedam o suficiente para testes com baixa presso. Quando curados vedam at a capacidade mxima da maioria dos sistemas de tubulao. Para reparos posteriores, as partes podem ser desmontadas com ferramentas manuais simples.

Caractersticas Tcnicas

Loctite 518 Veda Flanges


Elimina juntas de sistemas flangeados. Fcil aplicao para qualquer formato; veda de imediato at 17 bar (250 psi), resiste a presses aps cura de at 10.000 psi. Elimina estoque de juntas.Desmontagem com ferramentas convencionais. Aplicaes: Tampas de cmbio, de diferencial, vlvula termosttica; bomba dgua; carcaa do volante; pea intermediria da caixa de distribuio de motores e sistemas flangeados em geral.

Caractersticas
Folga mx. (mm) Viscosidade (c.P) Resistncia Temperatura C Tempo de cura parcial (minutos) Cura total

Loctite 518
0,25

Loctite 567
0,50 540.000

Caracterstica s
Viscosidade (cP)

Terostat MS 930
Pasta

800.000

Folga Mxima (mm) Resistncia a Trao (N/mm) Faixa de Temperatura

0,9 MPa -30 a 80C (picos 120C) 27 300

Loctite 567 Veda Roscas


Veda roscas com PTFE para qualquer conjunto rosqueado. Evita entupimentos, no contamina o sistema, veda instantaneamente at 17 bar (250 psi), em conexes NPT. Facilita o posicionamento das peas e equipamentos (ex.: cotovelo, T, manmetro etc). Desmontagem com ferramentas convencionais. Aplicaes: Bujo do leo do crter; sensores de temperatura, de presso, etc. Conexes roscadas da tubulao de combustvel, ar, gua e leo; bujes roscados no bloco e conexes em geral.

150

204

30 24h

180 24h

Dureza Shore A Alongamento

Terostat MS 930
Adesivo/selante elstico indicado para vedao de juntas de madeira, plsticos e metais,nas mais diversas configuraes, podendo ser pintadas ou no. Aplicaes: Vedao de juntas de diversos materiais na construo e manuteno de silos e containers, etc. Vedao de tubulaes e flanges. Diversas aplicaes na manuteno de carretas e nibus.

VEDAO POR SILICONES


A linha de silicones para vedao da marca Loctite oferecem uma vedao precisa e confivel. Podem ser aplicadas manualmente ou, para um alto volume de produo, podem ser utilizados mtodos automatizados.

Caractersticas Tcnicas

Loctite 598 Black


Vedante de silicone de base oxmica, cor preta, indicado para fazer juntas em qualquer sistema flangeado, exceto juntas espaadoras, especialmente formulado para aplicaes que exijam alta flexibilidade, alto preenchimento de folgas e resistncia temperaturas de at 232C. Possui baixa volatilidade e grande resistncia a leos, solventes, fludos refrigerantes e gases.

Loctite 5699 Grey


Substitui as juntas convencionais por uma vedao total. Indicado para aplicaes em flanges rgidos com performance que supera exigncias de produo. Mantm flexibilidade e resistncia sob alta vibrao. Baixo odor. No Corrosivo. Alta resistncia a leo. Resistente temperaturas de at 232C.

Caractersticas

Loctite 598 Black


Pasta Preta

Loctite 5699 Grey


Pasta Cinza

Loctite 5920 Copper


Pasta Cor Cobre

Loctite
Superflex Vermelho

Aparncia

Pasta Vermelha

Tipo Qumico Resistncia Temperatura C Alongamento (%) Tempo de formao de pelcula Resistncia ao Cisalhamento (N/mm)

Oxmico

Oxmico

Oxmico

Actico

232*

232*

315 **

250

***

325

100

355

600

20 minutos

30 minutos

40 minutos

17 minutos

Loctite 5920 Copper


Silicone premium para motores de 4 cilindros, turbo e de alta performance. Possui baixo odor, no-corrosivo, baixa volatilidade e no condutivo. Adeso superior e alta resistncia a leo, fludos e vibrao. Resistente a temperaturas de at 315C.

Loctite Superflex Vermelho


Silicone actico vermelho para altas temperaturas. Proporciona a adeso de vidros, plsticos, metais, cermicas, fibras naturais e sintticas, etc. Resistente a temperaturas de at 250C.

1,3

2,0

1,9

2,4

*picos de at 260

** picos de at 350

* ** picos de at 315

ADESO
As solues para adeso da marca Loctite foram desenvolvidas para montagens que exigem alta resistncia ao cisalhamento, paralelo, topo a topo, ao descascamento, combinadas com alta resistncia ao impacto, estresse e vibraes. Em contato com um ativador, seus componentes no necessitam de pr-mistura, curam rapidamente temperatura ambiente, formando uma unio altamente resistente s mais adversas condies.

Caractersticas Tcnicas

Loctite Adesivo para Espelho Retrovisor


Adere o retrovisor ao pra-brisa de qualquer carro com segurana e de modo definitivo. Adeso de espelhos retrovisores para carros nacionais e importados.

Terostat 9100
Adesivo poliuretano de cor branca. Indicado para uso geral (adere inclusive metal sem pintura). Possui excelente desempenho em vedao e adeso. Permite uma rpida pintura, com tintas bi-componentes ou de base aquosa, aps a formao de pelcula. Aplicaes: Vedao no cap, tampa e piso do bagageiro;Painis traseiros e laterais; Compartimento do motor; Pra-lamas; Compartimento do estepe; Bainhas flangeadas.

FAMLIA TEROSTAT
Caractersticas Super Bonder
Folga mx. (mm) Resistncia ao Cisalhamento (N/mm) Resistncia Temperatura C
Tempo de fixao (segundos) Loctite Loctite Ad.Esp.Ret.
Caractersticas Terostat 8596

Terostat 9100 Terostat 9360

0,12

0,50

Viscosidade (cP)

Pasta

Pasta

Pasta no aplicvel 3,5 MPa -40 a 100C (picos 120C) 50 300

Loctite Super Bonder


O Loctite Super Bonder a soluo ideal para aderir em segundos e com perfeio diferentes tipos de materiais como: metais, cortia, couro, cartolina, papelo, papel, porcelana, cermica, borracha, loua e plsticos. Sua embalagem prtica permite colocar a dose certa, qualquer que seja a aplicao.

22

10

Folga Mxima (mm)

82

120

Resistncia a Trao Faixa de Temperatura Dureza Shore A Alongamento

8,5 MPa -40 a 90C (picos 120C) 55 300

0,9 MPa -30 a 80C (picos 120C) 27 300

12 24h

60 24h

Cura total

Terostat 9360 Terostat 8596


Adesivo a base de poliuretano para adeso de pra-brisas. Aplicao a frio com praticidade e rapidez. Veculo pode ser utilizado entre 2 a 6 horas aps a aplicao.
Adesivo/selante de excelente flexibilidade e resistncia estrutural, apresentando alta resistncia vibrao, impacto e esforos mecnicos em uma ampla variedade de materiais.

Aplicaes: Adeso de perfis, placas plsticas ou metlicas em estruturas. Montagens diversas em encaixes de painis de isolao trmica.

LIMPEZA, PROTEO, LUBRIFICAO E ACABAMENTO

Anti-Seize 767
Evita o engrimpamento, especialmente em altas temperaturas, facilitando desmontagens.

Loctite Removedor de Juntas


Auxilia na remoo de juntas e adesivos vedantes, silicones, depsitos de graxas e leos carbonizados de motores, resduos de carvo na cmara de combusto de motores e resduos carbonizados em superfcies.

Loctite Super Lub


Elimina rudos e lubrifica por completo, protegendo por muito mais tempo contra ferrugem e intempries. Lubrifica tambm parte eltrica.

Loctite Solvo Rust


Sua composio especialmente f o r m u l a d a p e r m i t e o desengrimpamento e a desmontagem dos conjuntos e componentes mecnicos, hidrulicos e pneumticos emperrados, com rapidez e segurana.

Loctite Limpa Contato Eltrico


Remove graxa, sujeira e leo das superfcies dos contatos eltricoseletrnicos, sem deixar nenhum resduo. Ajuda na preveno de falhas e mau contato.

Loctite Silenciador para Freios a Disco


Elimina chiados das pastilhas dos freios a disco, causados pela vibrao no momento da frenagem. Resiste a leos, gua, graxas, fludos de freio e altas temperaturas. Deve ser utilizado apenas na parte traseira da pastilha.

Terotex Record 2000


indicado para proteo contra batida de pedra. Indicado para prevenir a corroso da parte inferior da carroceria (assoalho). Trata-se de um produto de acabamento na cor preta. Possui a l t a f l e x i b i l i d a d e e elasticidade permanente. Pode ser aplicado por pistola. tima resistncia s batidas de pedras devido e consequentemente uma maior proteo contra a corroso e ou oxidao.
Instrues de uso: Verificar se as superfcies a serem protegidas esto secas, livres de sujeiras, leo ou outros contaminantes; Agitar antes de usar; Aplicao pode ser feita atravs de pistolas (presso de 4 a 5 bar); Depois de usar fechar muito bem a embalagem para evitar a formao de pelcula dentro da mesma.

Terotex Super 3000


Indicado para proteo de partes visveis de automveis (saia) contra corroso causada por batida de pedra e gua. Ideal para reparos e acabamentos de partes metlicas ou plsticas. Cor Branco Gelo, proporciona um acabamento mais fino. Pode ser tingido adicionando at 40 % (max.) da tinta original de pintura (no aquosa). Compatvel com tintas mono e bi-componentes Pronto para o uso, no necessrio diluio. Aceita pintura e pode ser aplicado por pistola.
Instrues de uso: Verificar se as superfcies a serem protegidas esto secas, livres de sujeiras, leo ou outros contaminantes; Misturar antes de usar; Aplicao pode ser feita atravs de pistolas (presso de 4 a 5 bar); Depois de usar fechar muito bem a embalagem para evitar a formao de pelcula dentro da mesma.

Loctite Protetor de Correias


Previne o ressecamento, elimina os chiados, aumenta a flexibilidade, vida til e o poder de transmisso de Fora das correias.

Loctite Silicone Spray


Limpa, protege e renova painis, consoles, assoalhos, pra-choques, peas plsticas e vinis, dando brilho e protegendo contra o envelhecimento.

You might also like