Disciplina: Teologia Bíblica Professor: Leialdo Pulz SEMIBA – II Semestre 2012

Descrição da Matéria:
Estudando o Antigo Testamento e o Novo Testamento, o aluno vai conhecer o desenvolvimento teológico que aconteceu historicamente e cronologicamente, enquanto Deus se revelava durante um período de mais de 2000 anos. O foco é o desenvolvimento de teologia através do período da Bíblia, primeiro com o povo de Israel, segundo no período do início da igreja (século I).

Bibliografia

Básicos   Walter C. Kaiser Jr. Teologia do Antigo Testamento. Editora: Vida Nova, 1984. LADD, George Eldon. Teologia do Novo Testamento. Editora Hagnos Cristã, 2010. Sugestões  GUNNEWEG, Teologia bíblica do Antigo Testamento. Uma história da religião de Israel na perspectiva bíblico- teológica. São Paulo: Teológica; Loyola, 2005  Eduard Lohse, Contexto e Ambiente do Novo Testamento. Paulinas.  Von Rad, Gerhard. Teologia do Antigo Testamento, ASTE.

 Vos, Geerhardus. Teologia Bíblica: Antigo e Novo Testamento, Editora Cultura

Matéria das Aulas 1 – Introdução da matéria. 2 - A Promessa: Era pré-patriarcal, patriarcal 3 - A Promessa: Era mosaica, pré-monárquica 4 - Seminário Prático 5 - A Promessa: Era monárquica, sapiencial 6- A Promessa: Era do profetismo (IX-VII aC) 7 - A Promessa: Exílio e pós-exílio 8 - Seminário Prático 9 - Prova I 10 – Introdução à TB do NT

11 - O messias: Evangelhos Sinópticos 12 - O messias: João 13 - O messias para judeus: Pedro e Tiago 14 - O messias para gentios: Paulo 15 - Seminário Prático 16 – Prova II

Avaliação:
Seminários Práticos: 20% Prova I: 20% Prova II: 20% Trabalho: 30% Participação: 10%

Trabalho:
O aluno deverá fazer um trabalho escrito para entregar até o final do curso. O tema deverá ser combinado com o professor que sejam pertinentes à Teologia Bíblica, sendo que o aluno poderá se orientar pelps conteúdos abordados na sala de aula. O trabalho deverá contar com um corpo de 7-10 páginas, mostrando a relevância do assunto, opiniões de estudiosos sobre a questão abordada e uma reflexão prática para teologia brasileira.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful