You are on page 1of 12

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC FUNDAO DE ESTUDOS E PESQUISAS SCIO-ECONMICOS FEPESE

CARGO: ENGENHEIRO ELETRICISTA


DIA: 13/06/2004 HORRIO: 14:00 s 17:00 DURAO: 3 horas INSTRUES
Para fazer a prova voc usar: a) este caderno de prova com 6 (seis) folhas; b) um carto de respostas que deve ser assinado. Confira o nmero de inscrio, o nome e a identidade indicados abaixo. Assine no local indicado. A interpretao das questes parte integrante da prova, no sendo permitidas perguntas aos fiscais. No destaque folhas da prova. No carto de respostas, confira o nome, o cargo e o nmero de inscrio. Examine se h marcaes indevidas no campo destinado s suas respostas. Se houver, reclame imediatamente. Verifique, no caderno de prova, se faltam folhas, se a seqncia de questes, no total de 40 (quarenta), est correta e se h imperfeies grficas que possam causar dvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade. Para cada questo so apresentadas 5 (cinco) alternativas diferentes de respostas (A, B, C, D e E). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relao ao enunciado da questo. Utilize somente caneta esferogrfica com tinta preta. Questes em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou rasuras no sero consideradas. Durante a prova no ser permitida comunicao entre os candidatos ou pessoas estranhas ao Concurso Pblico, bem como consultas de livros, revistas ou folhetos, nem uso de mquina calculadora (inclusive em relgio), celulares, pagers, bip, walkman, agenda eletrnica, gravadores ou similares. Ao terminar, entregue o carto de respostas e o caderno de prova devidamente assinados. Se voc concluir a prova aps s 16 horas, poder levar o seu caderno de prova. A durao da prova (3 horas), inclui o tempo destinado ao preenchimento do carto de respostas.
___________________________________________ ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A) INSCRIO NOME DO(A) CANDIDATO(A)

No DA IDENTIDADE

LOCAL / SETOR / GRUPO / ORDEM

www.pciconcursos.com.br

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

www.pciconcursos.com.br

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

LNGUA PORTUGUESA Texto: O futuro comea com H Ele tem um currculo de dar inveja. Mais de 90% de toda a matria que vemos no universo hidrognio. Ele fundamental para a vida: compe a gua e quase toda matria orgnica, alm de ser a fonte de energia do Sol, que funde 600 milhes de toneladas desse gs por segundo. Mais de 90% de todos os tomos existentes no universo so de hidrognio. Ele tambm inspirou muitas das pesquisas mais importantes do ltimo sculo foi pesquisando o hidrognio que os cientistas descobriram desde a origem do universo at os elementos que compem os tomos. Ele tambm abastece as naves que levam o homem ao espao (e s vezes as transforma em uma enorme bola de fogo). J bastante, mas espera-se dele ainda mais. A humanidade depende do hidrognio para, daqui a no mximo 50 anos, mover indstrias, carros e avies. Ele pode ser extrado da gua a um custo irrisrio e gerar energia. A nica substncia emitida o vapor uma coisa da qual nem o mais ferrenho dos ecologistas ir se queixar. H sinais de que podemos cumprir esse prazo. As principais tecnologias necessrias para que essa revoluo acontea j existem, mas ainda h um longo caminho para que elas se tornem comercialmente viveis. Por isso, as pesquisas nessa rea gastam entre 1 e 2 bilhes de dlares por ano, e as cifras devem aumentar. [...] Quais os motivos para gastar tanto dinheiro? O primeiro que o petrleo vai acabar. H uma enorme polmica sobre quando as reservas atuais iro se extinguir, mas sabe-se que a era do petrleo barato no ir durar mais do que 40 anos. [...] Mesmo que o petrleo no acabe to cedo, h o argumento ambiental: o mundo est esquentando. [...] Muitos cientistas atribuem esse efeito aos gases emitidos durante a queima de combustveis fsseis carvo, petrleo e gs natural -, que contribuem para o efeito estufa. [...] A soluo encontrar uma tecnologia que substitua com eficcia os combustveis fsseis. A no ser que aparea uma enorme revoluo tecnolgica nos prximos anos, o hidrognio o nico combustvel capaz de resolver esses problemas de forma satisfatria. O futuro dele como combustvel, por enquanto, inevitvel, afirma Peter Hoffmann, autor do livro Tomorrows Energy (Energia do amanh, indito no Brasil), uma das obras mais completas sobre o assunto.
(KENSKI, Rafael. O futuro comea com H. Super Interessante. So Paulo: Abril, edio 186, p. 51, mar. 2003.)

01) De acordo com o texto, indique se so verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( ) Um componente da gua poder ser a principal fonte de energia do futuro. ( ) A letra H no ttulo faz referncia a um futuro mais humano. ( ) O principal problema do hidrognio ser um grande poluente. ( ) Os atuais combustveis fsseis esto em extino. Assinale a alternativa que apresenta a seqncia CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) V, F, F, V. F, V, V, F. V, F, V, F. V, V, F, F. F, V, F, V.

02) Assinale a alternativa na qual TODOS os vocbulos seguem a mesma regra de acentuao grfica. A( B( C( D( E( ) ir / gs / nica. ) currculo / fsseis / combustvel. ) irrisrio / tomos / gua. ) petrleo / indstria / matria. ) eficcia / viveis / indito.

03) Identifique a seqncia de elementos que assegura o encadeamento lgico-discursivo do texto abaixo sem alterao de sentido. ..... existe um componente do qual se pode extrair energia a baixo custo, esse elemento o hidrognio. ..... a tecnologia necessria para tanto seja conhecida, ela no economicamente vivel. ....., somas importantes so investidas em pesquisas, ..... se teme que o petrleo acabe nos prximos anos. Assinale a alternativa que apresenta a seqncia CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Assim / mesmo que / porm / logo. Ainda que / se / sobretudo / pois. Se / ainda que / assim / pois. Logo / ainda que / porm / ento. Como / que / assim / porm.

www.pciconcursos.com.br

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

04) Assinale a alternativa CORRETA. Se o perodo sublinhado no texto fosse reescrito alterando-se o sujeito Ele... para Eles..., os verbos (em itlico) deveriam ser conjugados como segue: A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) so / compe / serem / funde. / compe / ser / funde. / compe / ser / fundem. esto / compem / serem / fundem. so / compem / serem / funde. ANEEL 05) O valor mensal faturvel para unidades consumidoras do grupo B, trifsicas, referente ao custo de disponibilidade do sistema eltrico ser: A ( ) valor em 30 kWh. B ( ) valor em 50 kWh. C ( ) valor em 80 kWh. D ( ) valor em 40 kWh. E ( ) valor em 100 kWh. moeda moeda moeda corrente equivalente a corrente equivalente a corrente equivalente a equivalente a

NOES DE INFORMTICA 08) Na segunda coluna do quadro abaixo so listados componentes de um computador, e na primeira, a funo de cada um desses componentes. Correlacione as colunas: 1. unidade central de ( ) dispositivos utilizaprocessamento dos para reteno da informao. 2. perifricos de en- ( ) dispositivos que pertrada e sada mitem a comunicao entre o usurio e a mquina. 3. memria principal ( ) dispositivo que armazena as instrues e dados que esto sendo processados pela mquina. 4. memria auxiliar ( ) dispositivo que comanda todas as funes da mquina, sendo responsvel pela execuo dos programas. A seqncia CORRETA de nmeros, entre parnteses, de cima para baixo, : A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) 2, 1, 4, 3. 4, 1, 3, 2 . 4, 2, 3, 1. 2, 4, 1, 3. 1, 2, 3, 4.

moeda corrente

moeda corrente equivalente a

06) A concessionria estabelece a tenso primria de distribuio igual ou superior a 69 kV quando a demanda contratada ou estimada pelo interessado for igual ou superior a: A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) 2000 kW. 2300 kW. 2500 kW. 1800 kW. 1500 kW.

07) O perodo mido constitui-se no perodo de 05 (cinco) meses consecutivos, compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras de: A ( ) novembro de um ano at maro do ano seguinte. B ( ) dezembro de um ano at abril do ano seguinte. C ( ) outubro de um ano at fevereiro do ano seguinte. D ( ) setembro de um ano at janeiro do ano seguinte. E ( ) janeiro a maio de um mesmo ano.

www.pciconcursos.com.br

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

09) Analise as seguintes afirmativas: I - O tamanho da memria RAM normalmente medido em Megahertz enquanto o tamanho dos discos rgidos medido em Gigabytes. II - Sistema operacional o conjunto de programas que coordenam e gerenciam os recursos do computador, sendo o MS Windows e o Linux exemplos desta categoria de software. III - Se um programa antivrus est corretamente instalado no computador, podemos afirmar que no existem chances de infeco do mesmo. IV - Para analisar linhas e colunas de cifras de vendas de uma empresa, o software mais indicado seria uma planilha eletrnica, enquanto que para digitar correspondncias e relatrios, o ideal seria optar por um software de processamento de textos. V - Um disco magntico, aps formatado em um tipo de equipamento, pode ser utilizado em qualquer tipo de mquina e todo o contedo gravado antes da formatao permanece inalterado. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) As afirmativas II, III e IV esto corretas. As afirmativas I e V esto corretas. As afirmativas III e V esto corretas. As afirmativas I, II e V esto corretas. As afirmativas II e IV esto corretas.

10) Considere a situao em que um usurio deseja fazer o backup de um arquivo de 3 Megabytes, que est armazenado em um disco rgido de um computador. Analise os itens a seguir, relativos aos procedimentos capazes de se fazer esse backup. I - Pode se efetuar o backup em um CD regravvel, caso o computador possua o dispositivo de gravao apropriado, pois essa mdia de armazenamento tem capacidade bem superior a 3 Megabytes. II - Pode-se usar a verso mais atual do programa Winzip para armazenar o arquivo em disquetes, pois o Winzip permite compactar o arquivo e, caso o arquivo compactado no caiba em um nico disquete, gravar em vrios disquetes. III - Pode-se realizar o backup na prpria memria RAM do computador, pois esse tipo de memria no voltil, o que permite a manuteno dos dados quando o computador desligado; alm disso, a quantidade de memria RAM tipicamente instalada em computadores grande o suficiente para armazenar 3 Mbytes. IV - Caso o computador esteja conectado a outros computadores por meio de uma rede, pode-se realizar o backup transferindo uma cpia do arquivo desejado do seu computador para o disco rgido de outro computador conectado a essa rede. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Os itens I, II e IV esto corretos. Os itens I, II e III esto corretos. Os itens I, III e IV esto corretos. Somente os itens II e III esto corretos. Somente os itens I e IV esto corretos.

www.pciconcursos.com.br

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

11) Analise a veracidade das seguintes afirmativas: I - Os equipamentos perifricos e dispositivos de armazenamento de arquivos de uma mquina podem ser compartilhados, tornando-os acessveis a partir de outras mquinas da rede de computadores. II - Modem o software que transforma os dados analgicos enviados pelos usurios em sinais digitais que so transmitidos pela linha telefnica, e realiza o processo inverso ao receber dados. III - Para acessar a Internet necessrio um computador com um modem e um navegador Web (Web Browser). IV - Um link contido em uma pgina Web pode, ao ser acionado com um clique do mouse, conduzir a outras partes da mesma pgina, a outra pgina ou arquivo no mesmo servidor, ou para uma pgina ou arquivo em outra mquina da rede. V - Ethernet o padro de rede mais utilizado nas redes de longa distncia que formam o backbone (a espinha dorsal) da Internet. VI - Dados enviados pela Internet so codificados usando algoritmos criptogrficos, tornando impossvel que outra pessoa alm do usurio ao qual se destinam os dados consiga intercept-los. VII - Os vrus de computador se propagam de diversas maneiras, como por exemplo atravs de e-mails com arquivos anexados e de disquetes oriundos de mquinas infectadas. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) As afirmativas II, IV e VI esto corretas. As afirmativas II, III e VII esto corretas. As afirmativas I, V e VI esto corretas. As afirmativas I, IV e VII esto corretas. As afirmativas III, V e VII esto corretas.

INGLS Text: Stressed Out Stress on the job costs American companies as much as $ 150 billion a year in lower productivity, unnecessary employee sick leave, and higher medical costs. Three-quarters of the office workers today say they suffer from stress at work. Recently, psychologists and doctors have begun to study the problem more closely. They have discovered that the most stressful professions are those that involve danger and extreme pressure and those that carry a lot of responsibility. The signs of stress range from nervousness, anger, and frequent illness to forgetfulness and even mental problems. The best way to deal with stress is through relaxation, but sometimes the only answer is to fight back or change jobs.
From: RICHARDS, Jack C. Interchange. English for international communication. Book 3. Cambridge University Press, 1993 (adapted).

12) Select the CORRECT proposition according to the text. A ( ) Professions that involve danger or carry much responsibility can cause stress. B ( ) Only professions that involve danger or carry a lot of responsibility can cause stress. C ( ) Stress on the job costs American companies over $ 150 billion a year. D ( ) Sometimes the only answer to stress is to beat the boss. E ( ) Relaxation is the only way to deal with stress.

13) Which one of the following questions can be answered according to the information contained in the text? A ( ) How many American companies spend a lot of money on medical costs? B ( ) How have psychologists and doctors discovered the most stressful professions? C ( ) Why are office workers those that suffer the most from stress at work? D ( ) How much do American companies spend on medical costs alone? E ( ) What is the best way to handle stress?

www.pciconcursos.com.br

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

14) Select the CORRECT proposition complete the following sentence: The text is centered around A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) psychologists. mental problems. job stress. unemployment. costs.

to

17) Dado o diagrama unifilar


138 kV

Alimentador
I=0
50 51

Carga

t=0

I CC3 = 8 kA

41,4 3 MVA

o TC =

15) Select the proposition which contains the SAME INFORMATION of the following sentence: The signs of stress range from nervousness, anger, and frequent illness to forgetfulness and even mental problems. A ( ) Stress can be revealed by nervousness, anger, and frequent illness, besides forgetfulness and bouts of madness. B ( ) The signs of stress cover nervousness, rage, frequent illness, and forgetfulness, but not mental problems. C ( ) Nervousness, anger, and frequent illness are signs of stress as well as mental problems and fear. D ( ) The signs of stress vary from nervousness, wrath, and frequent sickness to forgetfulness and even mental problems. E ( ) The signs of stress include nervousness, anger, frequent diseases, headaches, and forgetfulness.

sendo X mltiplo de 50 e sua classe 5 de exatido sendo de 10H200, o TC com menor relao de transformao :
) ) ) ) )

A( B( C( D( E(

400/5 300/5 350/5 50/5 250/5

18) Dado o circuito

1
12 V

2V

4
4V

1V

1
3V

1
A diferena de potencial entre os pontos A e B :
A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 16) Identifique a resposta que representa a numerao dos rels de proteo utilizados em sistemas eltricos de potncia. Rels de sobrecorrente temporizados, rels de sobrecorrente direcional de neutro, rels a gs (tipo Buchholz), rel diferencial percentual, rel de distncia tipo admitncia, rel de sobretenso, rel de religamento, rel de seqncia negativa, rel de proteo de terra. Assinale a alternativa CORRETA.
A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

+ 2,5 V 2,5 V 8,5 V 6,5 V 1,5 V

51, 67N, 63, 87, 21, 59, 79, 46, 64 50, 87N, 63, 67, 21, 27, 79, 43, 64 51, 87N, 67, 63, 24, 27, 81, 46, 62 50T, 67N, 62, 25, 57, 86, 81, 42, 62 67, 62, 81, 57, 79, 27, 50, 51, 64

www.pciconcursos.com.br

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

19) Dado o circuito

2
1
10 V 2V

A B

. .

1V

21) Um efeito que ocorre em linhas de transmisso quando o sistema est operando em regime de carga leve a elevao da tenso eltrica ao longo da mesma. Este efeito bastante pronunciado em linhas longas. O fenmeno descrito conhecido por:
A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

1
3V

Efeito Ferro-Ressonante. Efeito Corona. Efeito Pelicular ou Skin. Efeito Ferranti. Tenso Oscilante.

o circuito equivalente de Thvenin em relao aos pontos A e B tem uma fonte de tenso ideal em srie com uma resistncia, dado por:
A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

6 V e 0,666 2 V e 4,8 6 V e 4,8 2 V e 0,666 3 V e 2,4

20) Em relao ao circuito da figura, identifique a potncia dissipada na resistncia de 5 .

6
5

22) Uma empresa de transmisso de energia eltrica, em atendimento a uma etapa do cronograma do planejamento, construiu uma linha de transmisso na lateral da torre autoportante prevista para circuito duplo. Aps 2 anos, a empresa concluiu sua obra final, com a construo do segundo trecho da linha de transmisso na mesma torre. As duas linhas foram ligadas em paralelo e verificou-se que a corrente de curto-circuito trifsico no final da linha, cresceu apenas 50% e no o dobro como era esperado. Aps estudo, verificou-se que esta diminuio deveu-se a existncia de acoplamento mtuo entre as linhas paralelas. O valor da reatncia mtua do acoplamento deste caso apresentado :
A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

18 V

igual reatncia da linha de transmisso. da reatncia da linha de transmisso. da reatncia da linha de transmisso. da reatncia da linha de transmisso. o dobro da reatncia da linha de transmisso.

Assinale a alternativa CORRETA.


A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

2W 5W 1,25 W 20 W 0

23) Um medidor de energia em kWh est instalado em um circuito que contm apenas uma lmpada incandescente de 110W e 220V. Supondo que resistncia da lmpada seja invarivel com a temperatura, calcule a leitura no medidor de energia se a lmpada ficar acessa durante 44 dias e a tenso do circuito for de 200V. Assinale a alternativa CORRETA.
A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

96 105,6 4 127,77 140,55

www.pciconcursos.com.br

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

24) Um alimentador atende uma comunidade de 6000 consumidores. Calcule o DEC em horas e o FEC, se os dados registrados das ocorrncias deste alimentador ao longo do ano so os da tabela. Tempo da ocorrncia em horas 2 4 3 0,5 1 4 Nmero de consumidores atingidos na ocorrncia 2000 1000 3000 4000 1000 1000

26) Observe a figura abaixo:


Barra 1

Ocorrncias 1 2 3 4 5 6

Assinale a alternativa CORRETA.


A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

Barra 2

2e4 4e2 29 e 2400 24000 e 12000 14,5 e 6

O arranjo utilizado em subestao apresentado na figura acima conhecido por:


A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

25) Um circuito eltrico alimenta uma carga de 20 kVA com fator de potncia de 0,6 atrasado. Calcule a potncia reativa em KVAr de um capacitor, conectado em paralelo com a carga, para que o circuito tenha um fator de potncia de 0,8 adiantado. Assinale a alternativa CORRETA.
A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

Barra dupla e disjuntor triplo Barra simples Disjuntor e meio Barra principal e de transferncia Disjuntor e tero

27) Um sistema trifsico equilibrado, na seqncia de fase ABC, alimenta uma carga equilibrada em Y. Conforme conexes apresentadas na figura abaixo, identifique as leituras em Watts nos Wattmetros W1 e W2.
A

32 7 20,57 4,42 25

W1

380 V

.
*
W2

2260 0

Assinale a alternativa CORRETA.


A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

600 e 3900 1650 e 1650 0 e 3300 3300 e 0 300 e 3000

www.pciconcursos.com.br

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

10

28) Uma linha de transmisso em alta tenso transmite 141,4 MW de uma subestao A para uma subestao B, sob uma defasagem angular de 30 graus eltricos. Mantidas as tenses em A e B, alterando-se a defasagem para 45 graus eltricos e desprezando-se a resistncia da linha frente da reatncia, a nova potncia transmitida na linha ser:
A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

31) Dado o diagrama unifilar


A B
50

& I CC 3 A = 10 kA

& ICC3B= 8kA

58,6 MW 115,4 MW 141,4 MW 200 MW 240 MW

a corrente de curto-circuito trifsico no meio da linha :


A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

29) Uma flecha, para um vo de 100 m, numa linha de transmisso, atinge o valor de 3 m. Mantido o mesmo tracionamento nos cabos, identifique o valor da flecha para um vo de 200 m. Assinale a alternativa CORRETA.
A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

9,0 kA 8,8 kA 9,2 kA 18 kA 8,5 kA

32) Uma relao Sinal-Rudo numa Linha deTransmisso no valor de 30 dB caracteriza uma qualidade de recepo:
A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

12 m 10 m 08 m 06 m 05 m

regular boa muito boa ruim pssima

30) No esquema abaixo, em corrente contnua, a resistncia do trecho AB de 0,14 ohms. Calcule a tenso no ponto D, dado que a tenso no ponto A de 250 V.

. .
A B
100m

125m

.
C 12 A

75m

.
D 16 A

33) Uma concessionria de energia eltrica tem o seu custo total, CT, dado pela equao CT = 500 + 20Q unidades monetrias. Seu preo de venda do kWh, P, obedece a equao P = 100 Q unidades monetrias, sendo Q a quantidade de energia vendida. Se a empresa fixar o preo de venda do kWh igual ao seu custo marginal, ela ter:
A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

8A

Assinale a alternativa CORRETA.


A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

240 V 238,38 V 236 V 228,38 V 230 V

nem lucro nem prejuzo. prejuzo de 400 unidades monetrias. prejuzo de 200 unidades monetrias. prejuzo de 500 unidades monetrias. lucro de 500 unidades monetrias.

www.pciconcursos.com.br

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

11

34) Uma linha de transmisso em 230 kV transporta 100 MW de potncia. Mantendo inalterada as tenses terminais e a defasagem angular e aplicando uma compensao srie na linha de 50%, calcule o novo valor da potncia na mesma. Assinale a alternativa CORRETA.
A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

38) O torque de relutncia de um gerador sncrono de plos salientes diretamente proporcional ao:
A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

100 MW 150 MW 120 MW 180 MW 200 MW

cosseno do dobro do ngulo de carga. seno do dobro do ngulo de carga. seno do ngulo de carga. cosseno do ngulo de carga. tangente do ngulo de carga .

39) Observe a figura abaixo.

35) Um motor a gaiola, com 4 plos, alimentado em tenso alternada trifsica na freqncia de 60 Hz. Para um escorregamento de 4%, calcule a velocidade do rotor em rotaes por minuto e a freqncia das correntes induzidas no rotor. Assinale a alternativa CORRETA.
A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

2
12 V

2V

2 3
4V

1V

1
5V

Rx
A mxima potncia dissipada na resistncia Rx do circuito :
A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

1750 rpm e 2,4 Hz 1738 rpm e 57,6 Hz 1700 rpm e 62,4 Hz 1800 rpm e 0 Hz 1728 rpm e 2,4 Hz

36) Uma linha de distribuio de 34,64 kV possui uma cadeia com quatro isoladores. Admitindo uma eficincia da cadeia de 100%, a tenso imposta a cada isolador da cadeia :
A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

3W 6W 24 W 12 W 10 W

7 kV 6 kV 5 kV 4 kV 7,5 kV

40) Um alimentador operando em 13,88 kV alimenta um conjunto de cargas com capacidade instalada de 1500 kVA. Supondo que o fator de diversidade do conjunto de cargas seja de 2,5, a corrente no alimentador :
A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

37) Um disjuntor a ar comprimido opera numa rede cujos parmetros so R= 8 ohms, L = 6 mH e C = 0,06 F. Calcule o valor da resistncia de chaveamento que deve ser incorporada entre os contatos do disjuntor quanto este atuar para eliminar um curto-circuito na rede. Assinale a alternativa CORRETA.
A( B( C( D( E( ) ) ) ) )

29 A 27 A 23 A 28 A 25 A

158 ohms 138 ohms 148 ohms 150 ohms 200 ohms

www.pciconcursos.com.br

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

12

www.pciconcursos.com.br

You might also like