ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE MEMORIAL DESCRITIVO

Prof. Ms Elicio Gomes Lima 1. Finalidades e Objetivo do memorial:

O Memorial descritivo é uma autobiografia que tem como finalidade descrever, analisar de modo critica sem complacência os acontecimentos sobre a trajetória acadêmico-profissional e intelectual de um individuo que propõem a candidatar-se a um cargo, função ou mesmo a um concurso em especifico. Deve constituir-se das fases de formação do candidato, destacar as experiências no âmbito da atividade profissional, avaliando-se sua repercussão na vida pessoal. 2. Formato da Capa do memorial A capa do Memorial contém os seguintes elementos: a) Nome; b) Título do Memorial; c) Local; e, d) Data.

3. Apresentação do Sumário Apresentar a relação das seções do Memorial, na ordem em que aparecem no documento. O sumário deve figurar em folha distinta, logo após da Capa, contendo os seguintes dados: a) O indicativo da numeração da seção; b) Título da seção; c) O número da página da seção.

4. Corpo do Memorial Um cabeçalho, contendo o título e a data, e os dados subdivididos em seções compõem o corpo do Memorial. O corpo do Memorial é apresentado na forma narrativa na primeira pessoa do singular, com a idéia de transformar a trajetória acadêmico-profissional do candidato num relato em que possibilitará a observação dos fatos marcantes e méritos, resgatando as ações exercidas e as finalidades e motivos pelos quais foram desenvolvidas.

5. Descrições podem fazer parte do corpo do Memorial:

a) Formação, aperfeiçoamento e atualização; b) Atividades técnico-científicas, artístico-culturais e de prestação de serviços especializados à sociedade; c) Atividades docentes; d) Atividades de gestão e ou gestão pedagógica; e) Títulos, homenagens e aprovação em concursos; f) Produção científica, literária e artística. É importante descrever os motivos e as razões e as perspectivas ao candidatar-se a uma vaga de concurso ou a um cargo publico e/ou privado.

6. Apresentação Gráfica

Formatação do memorial descritivo:

Papel branco A4 (210 x 297 mm). · Margens externas Superior: 3 cm; Inferior: 3 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm. · Entrelinhas do texto Espaçamento 1,5 entre linhas. · Fonte e tamanho da letra Preferencialmente Times New Roman 12 ou Arial 11.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful