You are on page 1of 36

ATIVIDADES DE ADAPTAO

CHAMADA COM FOTO Tempo 30 minutos.

Espao Sala de aula.

Idade A partir de 1 ano e meio.

Material Cartolina ou papel-carto, foto individual das crianas, caneta hidrogrfica fina e plstico de fichrio.

Objetivo Conhecer o colega.

Preparao Em pedaos de cartolina ou papel-carto, escreva o nome de cada criana em letra basto maiscula e cole uma foto dela.

Descrio Coloque todos os cartes sobre uma mesa ou no cho, com a foto e o nome virados para baixo. Uma criana por vez pega um carto e entrega ao colega que aparece na foto. O professor diz ento o nome da criana descoberta para estimular o reconhecimento dela pelo grupo. Outro modo de realizar a atividade deixar os cartes espalhados sobre a mesa com a foto para cima. Pea para cada um pegar o seu carto e colar no painel da chamada, uma espcie de sapateira com bolsos transparentes, que pode ser feito sobre uma base de papel-carto. Varie essa atividade colocando a foto da criana com o animal de estimao, algum da famlia, o brinquedo preferido etc. Como se trata de uma chamada, possvel repetir essa atividade diariamente, quando todas as crianas estiverem presentes, durante os primeiros meses do ano. Retome-a se um novo membro entrar no grupo.

CAD? ACHOU!

Tempo Enquanto durar o interesse da turma.

Espao Sala de aula.

Idade A partir de 1 ano e meio.

Material Bambol com faixas de tules de diversas cores (o comprimento das faixas deve ser o mesmo da altura do p direito da sala).

Objetivo Ajudar a criana a elaborar a ausncia temporria da famlia.

Descrio Pendure firmemente o bambol no teto da sala de modo que as faixas cheguem ao cho. As crianas vo brincar de esconder atrs delas e entre elas, segur-las para cobrir parte do corpo e esconder os colegas. Com isso, vo descobrindo que a ausncia do outro temporria e que eles sempre reaparecem.

AGRESSIVIDADE

MASSAGEM COM BEXIGA

Tempo 10 minutos com cada criana.

Espao Sala de aula com colchonetes, bero ou trocador.

Idade De 1 ms a 2 anos.

Material Bexigas ou esponja macia e gua.

Objetivos Acalmar; desenvolver a conscincia corporal; promover um sono tranqilo; e estimular o vnculo afetivo entre educador e criana.

Descrio Coloque um pouco de gua em temperatura ambiente dentro de uma bexiga (no encher muito para no ficar pesada). Se o clima ajudar, deixe o beb somente com a fralda em um local tranqilo, com luz difusa e msica suave. Passe a bexiga ou a esponja delicadamente pelo corpo dele, fazendo uma massagem suave com movimentos circulares.

PERCEPO CORPORAL

Tempo De 15 a 30 minutos.

Espao Sala ampla ou jardim.

Idade A partir de 1 ano.

Material Colchonetes ou tapetes de vinil para colocar sobre o cho ou o gramado.

Objetivos Relaxar; estimular o sentido do tato e o autoconhecimento corporal; e descobrir o prazer no movimento.

Descrio Estimule as crianas a deitar em diferentes posies para perceber partes do corpo. Faa perguntas como: o que est encostando no cho? Quem est sentindo a perna? Quem est com o brao todo apoiado?

FAZ-DE-CONTA

Tempo 1 hora.

Espao Sala de aula ou rea aberta.

Idade A partir de 2 anos.

Material Fantasias diversas, roupas do cotidiano de crianas e adultos, panos e retalhos de diversos tamanhos, chapus, perucas, adereos, fantoches, blocos de espuma e almofadas.

Objetivos Canalizar a agressividade natural para a experincia ldica.

Descrio Estimule a brincadeira com figuras como um lobo ou um monstro. No faz-de-conta, a criana enfrenta aquilo que gera medo sentimento muito ligado agressividade. Os outros materiais podem ser usados para fazer cabanas ou muros para se proteger. Entre na brincadeira sempre que sentir a necessidade de interferir, como no momento em que perceber algum conflito. As crianas devem expressar o medo e a agressividade, sem se machucar ou bater no outro.

ARTES VISUAIS

BRINCADEIRA DE MASSINHA

Tempo De 10 a 20 minutos.

Espao Sala de aula.

Idade De 1 a 3 anos.

Material Farinha, gua, anilina comestvel, copos e forminhas com desenhos variados.

Objetivos Experimentar as transformaes e a plasticidade do material, observar diferenas de cores e texturas. Preparao Faa a massinha em sala de aula, com a participao das crianas, misturando todos os ingredientes em uma tigela. Elas podem colocar a anilina, observando a mistura da cor na massa branca. Amasse bem at que fique boa para modelar. Conserve-a em um saco plstico para reutilizar outras vezes. Descrio Estimule as crianas a manipular a massa livremente, com ou sem o auxlio das frmas.

UM NOVO JEITO DE OLHAR

Tempo De 10 a 20 minutos por dia, numa seqncia de vrios dias.

Espao Sala de aula.

Idade De 1 a 3 anos.

Material Folhas grandes de papel kraft, giz de cera grande ou lpis de cor grosso.

Objetivos Desenhar em diferentes ngulos e posies corporais, desenvolver a coordenao motora (dependendo da posio do papel, a criana ter de se deitar, inclinar, ficar de p etc.), estimular a espontaneidade e a criatividade.

Descrio A cada dia, prenda a folha de papel em um local e uma posio diferentes: sobre a mesa, na horizontal; na parede, na vertical; sobre uma rampa inclinada; embaixo da mesa, obrigando as crianas a se arrastarem para desenhar. O papel deve ser grande e colocado em local de fcil movimentao para permitir a participao coletiva. ATELI DE ARGILA

Tempo De 20 a 25 minutos.

Espao Sala de aula.

Idade Entre 2 e 3 anos.

Material Argila, tigelas, palitinhos de sorvete, gua e papis diversos.

Objetivos Conhecimento sensorial, percepo do prprio corpo, observao da transformao dos materiais, estmulo do tato e do olhar.

Descrio Distribua diferentes tigelas entre as crianas. Enquanto isso, voc pode contar uma histria, falando de onde veio essa argila, lembrando da terra molhada, criando um cenrio com rio, peixes, jacars... D um pouco de argila para cada uma e ponha um pouco de gua nas tigelas. Mostre como a argila molhada vai ficando mais lisa e escorregadia enquanto a gua da tigela vai se tingindo e virando lama. Pegue o palitinho e dissolva completamente a argila na gua, observando que ela fica semelhante a uma tinta. Estimule as crianas a passar essa tinta no papel, na mesa e no prprio corpo, formando desenhos.

IDENTIDADE

ESCONDEU, ACHOU

Tempo 40 minutos.

Espao Sala de aula.

Idade De 1 a 3 anos.

Material Panos coloridos e um espelho.

Objetivo Trabalhar a memria, a antecipao, a percepo visual e a auditiva, princpios de distino entre o eu e o no eu.

Descrio Para realizar esta atividade, coloque as crianas em um espao aconchegante (sobre colchonetes, por exemplo). Conduza a brincadeira de mostrar o rosto e encobri-lo com um pano. Depois de explorar bastante o esconde-esconde, entregue para os bebs os outros panos coloridos para que eles imitem a sua ao, estimulando-os com palavras. Uma variao desta atividade colocar as crianas em frente ao espelho para que brinquem com a prpria imagem. Esta proposta importante nos primeiros anos de vida por estar relacionada percepo do eu. Em frente ao espelho, a criana comea a reconhecer sua imagem e sua caractersticas fsicas.

INTERAO

BRINCADEIRA COM MASSINHA

Tempo 30 minutos.

Espao Sala de aula.

Idade A partir de 1 ano.

Material Massinha, feita com 1 xcara de farinha de trigo; 1/2 xcara de sal;1 colher (sobremesa) de leo; 1 colher (sobremesa) de anilina de bolo e 1/2 xcara de gua.

Objetivo Favorecer a interao com o material e com o colega.

Preparao Faa a massinha misturando todos os ingredientes em uma tigela. Amasse bem at que fique boa para modelar. Conserve-a em um saco plstico para reutilizar outras vezes.

Descrio Divida a turma em grupos. Distribua as massinhas para que todos manipulem livremente, em mesas ou no cho. Observe se as crianas imitam a ao umas das outras. Em um segundo momento, sugira novas formas de manuseio e estimule a observao dos colegas, principalmente quando algum criar uma nova maneira de usar o material. Voc pode dizer, por exemplo: "Olha como o Henrique est apertando... A Sofia est fazendo uma cobrinha... vamos fazer tambm?".

PR-ESCOLA
ADAPTAO

LEITURA DE HISTRIAS

Idade A partir de 4 anos.

Tempo Cerca de uma hora.

Espao Biblioteca ou canto de leitura.

Material Tapete e/ou almofadas e/ou tecido, livros com histrias que tenham relao com os sentimentos das crianas durante o perodo de adaptao.

Objetivos Falar dos prprios sentimentos.

Preparao Se a sua escola no tem uma biblioteca ou um canto de leitura, monte voc mesmo o espao em sua sala de aula. Providencie um tapete e almofadas para espalhar pelo cho e um pequeno acervo de livros. Descrio Rena as crianas e leia histrias previamente escolhidas, de acordo com seu objetivo. Para falar de abandono, por exemplo, voc pode contar Joo e Maria. Depois, se perceber que as crianas esto dispostas a falar, incentive-as a exprimir seus sentimentos.

FAZ-DE-CONTA

Idade A partir de 4 anos.

Tempo De uma a duas horas.

Espao Brinquedoteca ou sala de aula.

Material Kits com objetos que alimentem o jogo simblico. Exemplos de kits: carrinho de supermercado infantil com embalagens de alimentos ou produtos de higiene pessoal e limpeza, todos limpos; fantasias; maleta com ferramentas que imitem as utilizadas em oficinas mecnicas; caixa com utenslios de cozinha; bolsa com escovas e pentes de cabelo, potes de creme e xampu.

Objetivos Brincar com os colegas e expressar os sentimentos quanto ao processo de adaptao por meio de diferentes papis.

Descrio Coloque os kits espalhados em diferentes pontos da sala. Deixe as crianas explorarem os kits, escolhendo livremente os papis que pretendem desempenhar e os colegas com quem desejam brincar. Acompanhe atentamente o enredo das histrias criadas durante a brincadeira. Voc pode perceber se elas expressam sentimentos relacionados ao perodo de adaptao e ajud-las posteriormente, ao planejar outras atividades.

CANTINHOS DE BRINCADEIRA

Idade A partir de 4 anos.

Tempo De 1 a 2 horas.

Espao Sala de aula.

Material Indicado depois de conversa com os pais.

Objetivo Adquirir segurana por meio da vivncia do que j conhecido.

Descrio Pergunte aos pais das crianas quais so as brincadeiras de que elas mais gostam. Depois desse levantamento, agrupe as atividades que mais se assemelham s mencionadas em cantos distintos espalhados pela sala. Exemplo: num espao, voc pode colocar mesinhas com papis e lpis para desenhar, deixando que se renam l as crianas que gostam desse tipo de atividade. Em outro canto, agrupe carrinhos de brinquedo; no meio da sala, ponha bonecas. As crianas procuraro as atividades a que esto acostumadas em casa, sentindo-se seguras. Pode-se tambm, simultaneamente, apresentar uma nova atividade num outro lugar da sala.

ARTES VISUAIS

DESENHO EM ESCALA

Idade A partir de 4 anos.

Tempo De 15 a 30 minutos.

Espao Sala de aula.

Material Papis, lpis preto, borracha, lpis de cor.

Objetivos Refletir sobre a prpria produo artstica, organizando pontos, linhas e traados no papel; e desenvolver viso espacial e noes de proporo.

Descrio Pea s crianas que cada uma faa um desenho. O tema livre. Com as produes prontas, proponha que copiem seus prprios desenhos em escala maior ou menor. Para isso, ensine a elas como ampliar ou reduzir utilizando um papel quadriculado.

ARTE DA OBSERVAO

Idade A partir de 4 anos.

Tempo De 15 a 30 minutos.

Espao Sala de aula.

Material Diferentes tipos de papis, canetas ou tintas, reprodues de obras de artistas.

Objetivos Desenvolver a percepo e a capacidade de representao de figuras, estimular a imaginao, a memria e a criatividade.

Descrio Convide as crianas a criar uma obra de arte com base em um modelo. Pode ser a cena de um filme, uma paisagem, um objeto presente em sala de aula ou, mesmo, detalhes do prprio corpo, como o formato dos ps e das mos, por exemplo. Destaque o fato de que a representao artstica diferente de uma foto; mostre exemplos de temas retratados de formas e em estilos bastante diferentes por vrios artistas. Depois, exponha os trabalhos da turma num varal ou numa parede da sala de aula e converse com

o grupo sobre o resultado final, destacando (e valorizando) as diferenas nas vrias formas de ver e representar a realidade.

AUTONOMIA

PTIO ARRUMADINHO

Idade 5 anos.

Tempo 30 minutos, duas vezes por semana, durante o ano todo.

Espao Sala de aula e ptio.

Material Sacos de lixo, cestas e caixas.

Objetivos Compartilhar a responsabilidade pelos espaos comuns, mover-se com autonomia e preservar o espao escolar.

Descrio Convide as crianas a voltar para o ptio depois do recreio. Pea a elas para observarem como ficou o espao, se h objetos fora do lugar e quais so, se h lixo jogado no cho etc. Volte para a sala e converse com a turma sobre o que foi visto. Discuta com o grupo a possibilidade de criar uma rotina para que o ptio esteja organizado e limpo no final de cada recreio. Proponha s crianas que formem pequenos grupos responsveis pela manuteno do espao depois de todos irem embora. Em seguida, a turma recolhe os objetos encontrados e os guarda em uma caixa de achados e perdidos que fica exposta na escola ou passa pelas salas contando o que encontraram e perguntando quem so os donos dos brinquedos perdidos. Nesse momento, eles contam aos colegas das outras salas sobre a preocupao com o espao externo e aproveitam para compartilhar idias para mant-lo organizado e limpo. importante que este seja um trabalho que se estenda pelo ano todo, pois os valores precisam de tempo para serem interiorizados. CANTINHOS

Idade A partir de 4 anos.

Tempo No mnimo duas horas, duas vezes por semana, o ano todo.

Espao Sala de aula.

Material

Caixas de papelo, cola, tesoura, giz, barbante, papel, tinta, pincel, lpis de cor, fantasia, maquiagem, jogos, gibis etc.

Objetivos Exercer a possibilidade de escolha e tomar decises; aprender a planejar e refletir sobre as prprias escolhas; e formar critrios de escolha.

Descrio Organize a sala em espaos com diferentes propostas, como: pintura, leitura, jogos de tabuleiro, faz-de-conta (com fantasias, maquiagem e utenslios), sucatas (com caixas de diferentes tamanhos, barbante, cola, giz, tecido, papis variados). Converse com as crianas sobre as diferentes propostas organizadas na sala e pergunte a elas o que gostariam de fazer em cada um dos espaos montados. Escute o que elas falam. Voc pode sugerir novas idias ou pedir que outras crianas auxiliem o colega em seu planejamento. A seguir, proponha a elas usar os espaos colocando em prtica tudo aquilo que imaginaram. Se achar que necessitam de ajuda para se organizarem nos diferentes espaos, proponha um rodzio ou avise que elas tero a oportunidade de explorar as diferentes oportunidades em outros dias. Deixe as crianas interagirem entre si e com os materiais dispostos. Aproveite para observar a iniciativa de cada uma. Com base em suas observaes, faa intervenes individuais ou nos pequenos grupos auxiliando as crianas a colocar em prtica seus desejos e idias ou mesmo ajudando-as a resolverem conflitos. Ao final do tempo previsto, convide todos a se sentar em roda e compartilhar com os colegas aquilo que fizeram, as dificuldades que encontraram, o que descobriram.

CANTOS

CANTO DA TECNOLOGIA

Idade A partir de 4 anos.

Tempo De 15 a 20 minutos por dupla ou trio.

Espao Sala de aula.

Material Computador, softwares variados, impressora e papel.

Objetivos Aprender a utilizar um computador, desenvolver a autonomia, a cooperao, a solidariedade e a linguagem oral e escrita.

Descrio Comece apresentando o computador s crianas ou deixando quem j conhece a mquina falar. Oua o que todos tm a dizer e responda s principais dvidas do grupo. Em seguida, organize o tempo de uso do micro (por meio de rodzio, listas de usurios etc.). Explique os cuidados necessrios para lidar com ele. Nas primeiras vezes, o ideal organizar grupos pequenos. Como so as crianas que escolhem qual software querem usar, os materiais devem estar sempre mo. O computador tambm pode funcionar como um banco de dados, com as informaes do dia anterior armazenadas e acessadas pelas crianas com ou sem a sua ajuda. Essas aes facilitam a organizao do trabalho do grupo. Os ajudantes do dia podem ser responsveis por ligar o computador e digitar os lembretes para a prxima aula e a rotina do dia. Se possvel, o ideal imprimir esse

material e distribu-lo para todo o grupo. No fim da atividade, estimule as crianas a contar para os colegas o que aprenderam naquele dia.

DIVERSIDADE

DESFILE DE PENTEADOS

Idade A partir de 4 anos.

Tempo Duas aulas.

Espao Sala de aula, ptio ou jardim.

Material O livro As Tranas de Bintou (de Sylviane Diouf, Ed. Cosac Naify), pentes, escovas, laos, elsticos, tiaras, gel, gua, piranhas, grampos, tinta spray de cabelo etc.

Objetivos Trabalhar a auto-estima e perceber que h beleza em todos os tipos fsicos.

Descrio O livro As Tranas de Bintou conta a histria de uma menina negra que queria crescer para poder usar tranas como suas parentes mais velhas. Leia a histria de Bintou para as crianas e aproveite o gancho para propor a idia do desfile de penteados. Nesta proposta, cada uma escolhe o penteado que tem vontade de fazer. As crianas devem ser estimuladas a trazer os materiais necessrios e a comunidade pode ser convidada a participar da atividade ajudando com a mo-de-obra. Um cabeleireiro pode ser um convidado especial, por exemplo. Depois de feitos os penteados, as crianas desfilam exibindo suas produes para a turma.

JOGANDO PETECA

Idade A partir de 4 anos.

Tempo Vrias aulas.

Espao Sala de aula e ptio.

Material Jornal, serragem, plstico, fita crepe ou fita adesiva, elstico e penas coloridas.

Objetivos Desmitificar a imagem estereotipada do ndio e perceber quanto da cultura indgena existe no cotidiano brasileiro.

Descrio Na lngua tupi, peteca significa estapear, golpear. A explicao do significado da palavra e a confeco das petecas (veja explicao abaixo) introduzem a aula sobre a cultura indgena brasileira. Enquanto as crianas fazem o brinquedo, voc comenta hbitos indgenas incorporados cultura brasileira. Um ndio pode ser o convidado especial, para contar a histria de seu povo e curiosidades sobre seus hbitos e costumes. Depois que as petecas estiverem prontas, leve a garotada ao ptio para brincar.

Como fazer a peteca: A base pode ser uma bola de folhas de jornal amassadas e recheadas com serragem. Para que ela dure mais, encape com plstico. Antes de fechar, coloque algumas penas coloridas. Use elstico, fita adesiva ou fita crepe para amarrar a bola.

LIMITES

UMA TRILHA DIFERENTE

Idade 5 anos.

Tempo

30 minutos (somente para o jogo).

Espao Sala de aula ou ptio.

Material Cartolina ou papel-carto colorido e canetas hidrogrficas de diversas cores (para a confeco do tabuleiro), dado, materiais diversos para a confeco dos pinos personalizados (massinha, EVA, espuma, cartolina, cortia etc.), tesoura, cola e fita crepe.

Objetivo Aprender a elaborar e respeitar regras que faam sentido para todos os integrantes do grupo.

Descrio Apresente um jogo de trilha que sirva de modelo para as crianas. Discuta com elas que regras o novo jogo ter (por exemplo, em que ocasies se pode pular duas casas, ficar uma vez sem jogar, voltar ao incio, jogar o dado novamente etc.), qual o formato e o tamanho da trilha, as cores E a ordem das de casas, entre outros itens. Pea para todos escolherem de que etapa da construo do jogo participaro: recorte de cartolinas, elaborao das letras e nmeros que integraro cada casa, colagem dos materiais, construo do prprio pino com o material que desejar. Pronta a trilha e o pino de cada um, combina-se o critrio para a ordem dos jogadores na partida, com base tambm nas sugestes da turma (ordem alfabtica, valor do dado etc). O jogo inicia com a primeira criana jogando o dado e seguindo pelo tabuleiro com seu pino at a respectiva casa. A criana seguinte faz o mesmo e assim por diante. Quem chegar em primeiro lugar ao fim da trilha vence a partida.

LINGUAGEM ESCRITA

TEXTOS INFORMATIVOS

Idade A partir de 4 anos.

Tempo Uma vez por semana, durante quatro meses.

Espao Sala de aula.

Material Diversos textos informativos sobre um tema de interesse das crianas, revistas e jornais velhos, cola, tesoura, lpis ou canetas e papis.

Objetivo Conhecer e escrever textos informativos; produzir oralmente com finalidade de escrita e comunicar aos colegas de escola e comunidade informaes adquiridas em estudo.

Descrio

Rena a turma sentada em roda e leia diversos textos informativos sobre um assunto de interesse do grupo. Depois que as crianas j conhecerem vrias coisas sobre o tema, sero capazes de selecionar figuras nas revistas e nos jornais velhos para compor o trabalho e de ditar (ou escrever, dependendo do que j sabem sobre a escrita) as informaes que acham mais importantes.

NOMES EM JOGO Idade 5 anos.

Tempo Diariamente

Espao Sala de aula

Material Caa-palavras e Cruzadinha folhas de caderno, caneta esferogrfica e lpis; Forca giz e quadro; Memria Pedaos quadrados de papel-carto com 6 centmetros de lado, caneta hidrogrfica preta, lpis de cor ou fotos 3x4 de cada criana.

Objetivo Ler e a escrever usando os nomes prprios por meio de jogos.

Descrio Caa-palavras Em uma folha de caderno, escreva com letra basto maiscula os nomes das crianas na horizontal e na vertical. No vale colocar na diagonal e nem escrev-las de trs para frente. Preencha os espaos em branco aleatoriamente com outras letras. Faa uma lista com os nomes que as crianas devem achar. Tire cpias suficientes para todos, distribua e pea para descobrirem os nomes no emaranhado de letras.

Cruzadinha Calcule quantos espaos sero necessrios para escrever o nome de um de seus alunos e desenhe em uma folha de caderno, na horizontal, os quadradinhos correspondentes. Por exemplo: para escrever Pedro, sero necessrios cinco quadrados. Pense em outra criana que tenha no nome uma letra igual ao da primeira. Por exemplo, Daniela. Desenhe na vertical, a partir da letra d de Pedro, seis quadradinhos. Faa o mesmo com outros nomes. Numere cada seqncia no diagrama e, em uma coluna ao lado, indique os nmeros e os nomes que voc quer que as crianas escrevam nos quadrinhos. Vale tambm dar algumas caractersticas dos donos dos nomes conhecidas pelo grupo. Tire cpias e distribua.

Forca Esse jogo deve ser feito coletivamente. Voc pensa no nome de algum da turma e desenha uma linha pontilhada com um nmero de traos correspondente ao de letras desse nome. Ao lado, desenha uma forca. As crianas chutam quais letras podem compor o nome. Quando acertam, voc pe a letra no lugar. Quando erram, voc desenha uma parte do corpo de um boneco pendurado na forca. Quando ele estiver completo, significa que a classe perdeu e voc ganhou. Quem adivinhar a palavra primeiro vai para o quadro propor um novo desafio.

Memria Distribua dois cartes em branco para cada criana e pea que ela escreva o prprio nome em ambos. Se houver integrantes da turma que ainda no sabem escrever, d um modelo para que copiem. Cada um escreve o prprio nome nos dois cartes e desenha um

auto-retrato ou cola a prpria foto em um dos cartes. Recolha os cartes, divida a classe em grupos e redistribua o material. Cada grupo deve receber os cartes com seus nomes. As crianas embaralham os cartes virados para baixo e escolhem quem inicia a partida. Cada jogador deve, na sua vez, localizar o par. Ganha quem terminar o jogo com mais pares descobertos.

MOVIMENTO

CIRCUITOS E PERCURSOS

Idade A partir de 4 anos.

Tempo De 30 minutos a 1 hora.

Espao Sala de aula ou ptio.

Material Pneus, caixotes, cordas, barbantes, bambols, bancos, mesas, cadeiras, colchonetes, tocos de madeira, blocos de espuma ou papelo, panos grandes, tneis de pano.

Objetivos Encontrar solues corporais para os desafios propostos no percurso ou circuito; experimentar novas formas de deslocamento em espaos diferenciados (alongando-se, abaixando, arrastando, puxando, rolando, segurando, apoiando etc.); desenvolver os aspectos motor, social e cognitivo.

Descrio Voc e as crianas organizam os diferentes materiais, montando o percurso em seqncia ou na forma de labirinto. Crie passagens secretas, trechos com larguras e alturas limitadas etc. Terminada a tarefa, as crianas comeam a percorrer o percurso construdo.

MSICA

FINGIR DE ESTTUA

Idade A partir de 4 anos.

Tempo Uma aula.

Espao Sala de aula, ptio ou jardim.

Material Um tocador de fitas ou de CDs e fitas ou CDs variados.

Objetivo Trabalhar o contraste entre som e silncio.

Descrio Voc fica no controle do aparelho de som. Enquanto a msica toca, as crianas devem caminhar ou danar pode ser ou no no ritmo da msica. Quando a msica pra, elas tambm param imediatamente do jeito que esto e ficam sem se mexer at a msica recomear.

NATUREZA E SOCIEDADE

A MODA, ONTEM E HOJE

Idade 5 anos.

Tempo 40 minutos.

Espao Sala de aula.

Material Imagens de diferentes pocas mostrando a indumentria dos brasileiros.

Objetivos Investigar o assunto moda no Brasil.

Descrio Pea para as crianas organizarem as imagens por ordem cronolgica, comeando por aquelas que elas acreditam serem as mais velhas, at chegar as atuais. Observe o que elas conversam enquanto manuseiam as ilustraes. Pergunte por que acham que h diferenas de estilo no decorrer do tempo. A conversa pode chegar a questionamentos como: quem inventa formas de se vestir? De onde vm as idias para as roupas, estampas e adornos? Se a moda uma forma de nos apresentarmos para o mundo, pergunte se podemos dizer que ela sempre existiu.

VIAGEM NO TEMPO

Idade 5 anos.

Tempo

50 minutos.

Espao Sala de aula.

Material Livros e revistas com imagens da moda brasileira; cpias ampliadas e em preto e branco de fotos 3x4 das crianas; molde de boneco de papelo; papis, tesouras, canetas hidrogrficas de diversas cores, lpis colorido e giz de cera; sacos plsticos ou caixas de sapatos.

Objetivo Utilizar o desenho de observao no contexto das pesquisas.

Descrio Cada criana faz um molde de boneco, recortando o papelo e cola a cpia de sua foto 3x4 no rosto do boneco. Depois, cria diversas roupas de papel para ele, tendo como referncia os estilos de vesturios pesquisados nas atividades anteriores. Levar o que a turma produziu para fora de sala uma forma de circular o conhecimento.

ENTREVISTAS SOBRE MODA

Idade 5 anos.

Tempo 50 minutos a duas horas.

Espao Sala de aula e locais relacionados moda, tais como brechs, atelis, editoras, fbricas de tecidos, estamparias e bibliotecas especializadas no assunto.

Material Gravador, fita cassete, pranchetas, lpis e papel (para anotao), mquina fotogrfica ou cmera de vdeo.

Objetivos Ampliar a noo de moda.

Descrio Prepare com as crianas um roteiro do que querem saber. Escolha alguns lugares para visitar onde a turma poder responder s questes levantadas. Conte um pouco sobre cada entrevistado e o lugar que ser visitado. Reserve gravadores ou cmeras de vdeo para registrar o trabalho, que poder ser revisto. Durante a conversa com os profissionais, ajude as crianas a seguir o roteiro feito e a aproveitar ao mximo as contribuies dos entrevistados. Aps a visita, interessante que a turma produza algum tipo de registro prprio. Os novos conhecimentos podem ser anotados em painis informativos expostos em local acessvel a toda a comunidade escolar.

SEXUALIDADE

BRINCADEIRA A CASA Idade A partir de 4 anos.

Tempo Uma aula.

Espao Sala de aula.

Material A msica A Casa, de Vinicius de Moraes.

Objetivo Levar voc a detectar indcios de que alguma criana esteja presenciando cenas fortes ou sofrendo abuso ou violncia sexual.

Apresente a msica de Vinicius de Moraes turma, estimulando a garotada a cantar e discutir a letra (Era uma casa muito engraada / No tinha teto no tinha nada / Ningum podia entrar nela no / Porque na casa no tinha cho / Ningum podia dormir na rede / Porque na casa no tinha parede / Ningum podia fazer xixi / Porque pinico no tinha ali / Mas era feita com muito esmero / Na rua dos bobos, nmero zero). Pea s crianas para contar como a casa delas e perceba se elas contam que presenciam

cenas de carcia ntima. Se for o caso, compartilhe com o coordenador pedaggico de sua escola para que os pais sejam chamados e orientados.

You might also like