You are on page 1of 17

1

Corredores Ecolgicos e Agroecologia: Uma nova maneira de cultivar

1 ano B Eduardo Smith N07 Giuliana Lanzoni N14 Helena Martins N16 Mathias Assis N21 Toms Massabki N29 Maria Luiza Tiburi N30 Trabalho realizado sobre orientao do professor Tarso Loureiro.

Junho de 2012

Sumrio
1. Introduo..................................................................p.3 2. Captulo 1 - Agroecologia...........................................p.4 3. Captulo 2 - Corredores Ecolgicos..........................p.11 4. Consideraes finais.................................................p.16 5. Bibliografia.................................................................p.17

Introduo
Nosso trabalho tem como objetivo articular os conceitos de corredores ecolgicos e agroecologia com a ideia de desenvolvimento sustentvel, sugerindo o lucro a partir de uma relao sustentvel com o meio ambiente. Sendo assim, mostraremos a importncia de preservar o meio ambiente de maneira que seja possvel usufruir dos recursos naturais de maneira sustentvel e interessante economicamente. Ao fazer isso, conceituaremos os principais itens: agroecologia, corredores ecolgicos, abrao verde e desenvolvimento sustentvel. No primeiro captulo, explicaremos o desenvolvimento sustentvel e sua aplicao na ideia de agroecologia. Em seguida, conceituaremos a agroecologia, focando em suas relaes sociais, ambientais e econmicas e na maneira pela qual ela pode integrar as comunidades locais, em um modelo de desenvolvimento diferente do moderno. Tambm exemplificaremos esse conceito de agroecologia, visando enxergar suas caractersticas nas aplicaes pesquisadas. J no segundo captulo, explicaremos como o processo de fragmentao pode levar a uma perda na biodiversidade, e como os corredores ecolgicos podem ser uma soluo para essa questo. Alm disso, buscamos explicar o processo de planejamento e aplicao (com exemplos) desse tipo de estratgia de preservao. Todo esse processo resultar na concluso de que possvel haver desenvolvimento que no envolva somente interesses econmicos, mas tambm relaes sustentveis no aspecto ambiental e social. Apesar disso, importante ressaltar que o desenvolvimento sustentvel mais interessante economicamente, pensando a mdio e longo prazo.

Captulo 1 - Agroecologia

1. Desenvolvimento Sustentvel

Desenvolvimento sustentvel uma nova maneira de organizar a sociedade, que busca aliar o desenvolvimento socioeconmico de modo a permitir a conservao dos recursos naturais. Assim, no basta s preservar o meio ambiente; tambm preciso gerar riquezas com tal produo. A humanidade encara, atualmente, problemas ambientais que podem acarretar no fim das condies de vida para os humanos. Para resolver tais questes, necessrio uma mudana drstica na maneira pela qual o homem age sobre a natureza. Essa mudana faria com que o ritmo de desenvolvimento econmico diminusse (pelo menos a curto prazo, como pode ser observado na tabela abaixo), algo evitado pelos grandes responsveis por esses problemas ambientais. Com isso, as propostas para tal desenvolvimento sustentvel precisam ser atrativas (no aspecto econmico), para que ocorra a aceitao e aplicao de tais iniciativas.

Tabela 1. Indica o investimento e retorno seguindo um modelo atual (em dados absolutos; bilhes de 1 US$) e um modelo verde (percentual de perda ou ganho em relao ao modelo atual).

O desenvolvimento sustentvel abrange todos os campos de produo econmica. Assim, a agronomia (produo a partir de sistemas agrcolas) pode ser associada ao desenvolvimento sustentvel. Desse modo, surge a Agroecologia, uma
1

http://pnuma.org.br/admin/publicacoes/texto/1101-GREENECONOMY-synthesis_PT_online.pdf

5 nova forma de explorar os sistemas agrcolas de maneira que a interao entre homem e natureza se sustente (possa se prolongar).

2. Agroecologia

A agricultura uma das formas mais antigas de explorao da natureza pelo homem. Alm disso, ela at hoje muito presente e importante para a economia e sobrevivncia humana. Como muitas formas de produo, a agricultura insustentvel, no sentido que seu impacto sobre a natureza leva a uma situao futura na qual tal produo no possvel. A insustentabilidade da agricultura perceptvel na tabela 1, na qual so apresentado dados que mostram que a demanda de energia aumenta com o desenvolvimento atual, assim como a demanda de gua e os aterros sanitrios, que, juntamente diminuio das reas florestais, levaria a uma situao que no se sustenta. Para amenizar tais impactos e tornar essa explorao mais sustentvel, alguns cientistas aprimoraram tcnicas que aliam a Agronomia com a Ecologia, dando origem a Agroecologia. Historicamente, essas duas reas do conhecimento foram tratadas como opostas. S recentemente houve a integrao entre esses dois campos. Com isso, pode-se pensar na ideia de agroecossistemas sustentveis, isto , um ecossistema que envolve algum tipo de produo agrcola com a aplicao de conceitos ou tcnicas ecolgicas. Os agroecossistemas sustentveis baseiam-se em algumas ideias ecolgicas, que podem ser listadas da seguinte maneira: a) aumentar a reciclagem da biomassa e otimizar a disponibilidade do fluxo balanceado de nutrientes; b) assegurar condies de solo favorveis para o crescimento das plantas, particularmente atravs do manejo da matria orgnica e aumentando a atividade bitica do solo; [...] d) diversificar especfica e geneticamente o agroecossistema no tempo e no espao. [...]2

REIJNTJES, 1992 apud ALTIERI, 2002

6 3. Agroecologia e Revoluo Verde

As caractersticas da agroecologia so de diferentes naturezas, como tcnicas (policultura, controle biolgico de pragas, fixao de nitrognio, dependncia nos recursos renovveis, sem restrio de localizao); nenhum impacto sade; econmicas (baixo custo de pesquisa, pouca necessidade financeira, retorno em mdio prazo); institucionais (desenvolvimento tecnolgico com instituies pblicas e/ou ONGs); socioculturais (envolve conhecimentos da ecologia e diversas outras reas para a pesquisa, alta participao, alta integrao cultural da comunidade). Os objetivos da agroecologia e da Revoluo Verde (movimento que aprimorou as tcnicas agrcolas buscando maior produtividade) so diferentes: enquanto a Revoluo Verde foi um movimento que buscava a modernizao da produo agrcola (a partir de uma melhoria tecnolgica). Ele tem como foco os grandes produtores, levando a desigualdade de distribuio de terras.

agroecologia visa o desenvolvimento sustentvel da agricultura, a partir da juno de tcnicas ecolgicas e agronmicas, a Revoluo Verde procura a mecanizao da produo agrcola com o uso de novas tecnologias pensando em uma maior produtividade.

A agroecologia tambm se caracteriza e destaca se comparada a Revoluo Verde por considerar as questes socioeconmicas nas relaes agrcolas de maneira a priorizar o desenvolvimento dos agricultores com recurso menos desenvolvidos tecnologicamente. Assim, ao trabalhar com ideias agroecolgicas, preciso pensar na situao social dos trabalhadores daquela produo agrcola, a participao da populao, o uso da cultura local como recurso para produo e conhecimento de diversas reas da Cincia. Nesse ponto, a agroecologia se contrape as ideias da Revoluo Verde (na qual os princpios envolvem a mecanizao e melhora de tcnicas nas produes agrcolas). Enquanto as ideias agroecolgicas priorizam os agricultores com menos recursos (tecnolgicos e tambm participao no mercado), a Revoluo Verde comea suas iniciativas pelos agricultores com mais recursos. Com isso, possvel entender que a agroecologia considera que o desenvolvimento sustentvel se inicia na base das produes agrcolas; em contraposio, a Revoluo Verde pensa que as mudanas tcnicas se propagam por toda a produo a partir dos grandes produtores.

7 Pode-se concluir que a agroecologia apresenta uma nova ideia de desenvolvimento: necessrio levar em conta as questes socioambientais nas produes (no caso da agroecologia, nas produes agrcolas).

4. Aplicaes da Agroecologia

A utilizao de tcnicas agroecolgicas pode, atualmente, ser observada ao redor do mundo. Em 1984, nos altiplanos dos Andes peruanos,

instituies pblicas e ONGs (uma caracterstica tpica da agroecologia) investiram em um projeto PIWA (Proyecto Interinstitucional de

Rehabilitacion de Waru-Waru en el Altiplano) que buscava a Figura 1. Waru-warus em Puno, Peru. reabilitao de antigos campos de cultivo. Uma tecnologia antiga denominada waru-waru, (como mostra a figura 13) que consiste em plataformas de cultivo rodeadas por valas de gua, que conservava e aumentava a produtividade da produo agrcola, independente das condies climticas e de relevo. Tal tcnica era usada pela populao inca h aproximadamente 3000 anos (exemplo de caracterstica sociocultural da agroecologia). Os waru-warus se constituem em dois nveis: camas altas e canais de gua. Essa organizao permite que ocorra uma produo durante enchentes, secas e geadas. Nas secas, a gua dos canais atinge as razes das plantas a partir da capilaridade, hidratando a planta; quando ocorrem enchentes, a chuva passa por frestas das camas altas, tirando o excesso de gua das plantas; no caso das geadas, a presena de gua leva a uma maior absoro do calor (durante o dia), que irradiado durante a noite, possibilitando o cultivo durante os perodos de geada.

http://www.condesan.org/portal/

8 Alm disso, esse sistema de cultivo aumenta a fertilidade do solo, j que restos de organismos so armazenados nos canais, produzindo um adubo natural, que pode ser retirado periodicamente e usados no cultivo. Com isso, tem-se uma maior produtividade. importante perceber que, como efetivao do que foi dito anteriormente sobre a preocupao com questes socioeconmicas que caracteriza a agroecologia, a maior parte das iniciativas de ONGs atua juntamente com o esforo da populao local, uma das maiores interessadas na nova forma de utilizao do solo e produo econmica. Outro exemplo de aplicao bem sucedida desse novo tipo de desenvolvimento agrcola que ainda envolve a conservao e recuperao de uma variedade gentica vegetal da regio o projeto que atualmente se localiza na Ilha de Chilo, no Chile. O Centro de Educacin y Tecnologia (CET) ps em prtica um programa que envolvia agricultores voluntrios da regio. O projeto teve incio, pois a introduo de variedades modernas de batata na atividade agrcola das proximidades causou uma perda na diversidade gentica local e diminuindo a plantao de batatas nativas que caracterizavam os agroecossistemas locais. Em busca da conservao de tal variedade, o CET criou um programa de treinamento a agricultores locais que se baseava na coleta de germoplasmas das espcies nativas que j no eram mais plantadas em grande quantidade. Para isso, em 1988, a equipe entrou em contato com pequenos agricultores, pobres de recursos, e tribos indgenas que ainda tinham certa variedade desse tipo de sementes e, em 1989, montou um banco de sementes que continha 96 variedades de sementes de batata. Estas so cultivadas todos os anos para uma seleo de tcnicas agroecolgicas adequadas para o melhor desenvolvimento e cultivo das mesmas e ainda so distribudas entre os agricultores que participam do projeto para cultivo prprio. Em 1990 estabeleceu-se um novo projeto pela mesma entidade. Nele, vinte e um agricultores de cinco comunidades rurais diferentes recebiam cinco sementes de diferentes variedades nativas para cultivo em suas propriedades. Quando coletadas, parte da produo das sementes retornava ao banco de sementes, a outra parte era replantada continuamente e ainda outra podia ser trocada, at mesmo vendida a agricultores da regio, incentivando o enriquecimento dos mesmos, que eram pobres de recursos, e ao mesmo tempo, o aumento da variabilidade gentica da regio.

9 Um exemplo de aplicao de tcnicas agroecolgicas para melhoria da produtividade de cultivo em territrio nacional o consrcio entre a cultura de bananeira e leguminosas herbceas. Esta aplicao foi realizada na regio nordeste do estado de Minas Gerais, nos arredores do municpio de Itaobim. Essa experincia se baseia na utilizao de duas espcies de leguminosas herbceas, cudzu tropical (Pueraria phaseoloides) e calopognio (Calopogonium mucunoides) como cobertura do solo para o plantio de bananeiras. Essa aplicao teve medies feitas de 30 em 30 dias, at 270 dias de plantio (como mostra a Tabela 2). Tais espcies leguminosas so usadas como fonte de nutrientes, que o solo necessitava para possibilitar o cultivo da bananeira. Assim, o solo dessa regio semirida no adequado para a cultura de tais espcies seguindo uma estratgia agrcola tradicional. Somente explorando ideias agroecolgicas (como a utilizao de espcies vegetais como adubo) possvel a produo agrcola em tal regio.

Tabela 2. Indica a cobertura das duas espcies ao longo dos 270 dias.

Os resultados que puderam ser observados indicaram que a cobertura do solo de ambas as espcies aumentaram com certas variaes sazonais. Sendo assim, a experincia agroecolgica deu resultados positivos e o plantio de bananeiras se tornou mais eficiente por conta da melhoria da condio do solo.

http://www.aba-agroecologia.org.br/ojs2/index.php/cad/article/view/10990/7483

10 5. Efeitos da agroecologia

Muitos desses efeitos podem ser percebidos atravs dos exemplos de aplicao prticas dessas tcnicas agroecolgicas, porm, existem consequncias mais especficas a serem observadas. No solo, o uso da agroecologia resulta, de forma genrica, em sua melhoria da qualidade estrutural e orgnica. H ainda o aumento da matria orgnica, mineralizao dos nutrientes incluindo maior reciclagem e reteno dos mesmos, e ainda aumento da atividade biolgica da rea. Alm disso, existe uma maior conservao da gua e do solo em geral das regies prximas junto com a diminuio da eroso sofrida pelos mesmos. O aumento da diversidade de espcies resulta na diminuio do efeito devastador que teriam as pragas sobre determinadas espcies se suas plantaes fossem monopolizadas em um territrio. Em relao a produo, a agroecologia pode causar uma diminuio em termos de quantidade. Porm, se outros fatores forem considerados na balana, percebe-se um lucro maior. As reas de policultivo rendem mais que as de monocultivo. Existe uma maior estabilidade das produes, que envolvem menos riscos, alm do fato de que, com o tempo, as produes melhoram cada vez mais (Altieri, 2002).5 Pensando em aspectos econmicos, pode-se afirmar que os custos da produo, de forma geral, so baixos, e envolvem menor gasto do solo, alm de menor contaminao. Os custos ambientais, junto com gastos energticos, diminuem (existe maior eficincia energtica). A exigncia de mo-de-obra varia conforme a extenso da rea de plantao, o tipo de cultivo e as estaes do ano. De forma geral, a agroecologia gera lucros positivos que vo alm da fauna e da flora. Eles integram as populaes de comunidades de diversas regies pelo mundo, de maneira a os mobilizar em funo da busca de um tipo de cultivo que incentivar o crescimento econmico dessas pequenas propriedades sem recursos tecnolgicos sofisticados s que entrando em acordo com o meio ambiente. Assim, a agroecologia abrange questes ambientais, isto , que envolvem as relaes entre os seres vivos em um espao abitico.
5

Apesar disso, existem controvrsias sobre tais efeitos em reas de policultura.

11

Captulo 2 - Corredores Ecolgicos

1. Biodiversidade

A biodiversidade algo fundamental para a vida na Terra; alm de sua prpria importncia, ela essencial em aspectos sociais, econmicos, ecolgicos, cientficos, culturais, etc. Assim, preservar a biodiversidade tem uma urgncia gigantesca, pois ao preserv-la se conservam todos aqueles aspectos citados anteriormente. Com isso, uma maneira de conservar a biodiversidade o desenvolvimento sustentvel (explicado no captulo 1). A maneira que o homem age sobre o natural deve mudar para que a biodiversidade possa ser preservada, pois a ao antrpica a quase exclusiva razo para essa perda de biodiversidade. Portanto, preservar a biodiversidade algo que dever ser realizado para o benefcio antrpico, j que ele tambm participa dessas relaes ecolgicas e sofre as consequncias das alteraes significativas que so exercidas pelo homem. Dessa forma, possvel perceber que o homem compe o ambiente, e, logo, tambm afetada pelas alteraes que, no caso, so provocadas pela ao da prpria raa humana.

2. Perda da biodiversidade

Pensando nas causas dessa perda de biodiversidade, podem se agrupar os principais processos que levam a essa eroso na biodiversidade. Eles so: a) fragmentao dos hbitats nos ecossistemas; b) troca das espcies nativas por espcies exticas ao meio; c) explorao insustentvel das espcies de seres vivos; d) aes como queimadas, desmatamento e utilizao de reas para agricultura; e) utilizao de produtos qumicos, acarretando na contaminao do ecossistema e; f) mudanas climticas.

12 fundamental entender que essas razes para a perda de biodiversidade so, em considervel parte dos casos, de origem antrpica; isto , as aes do homem levam a esses processos, que enfraquecem a biodiversidade do determinado ecossistema.

3. Unidades de conservao e corredores ecolgicos

Com o intuito de acabar com essa perda de biodiversidade e reverter tal processo, as autoridades ambientais buscaram formar as Unidades de Conservao (UCs). As Unidades de Conservao, porm, somente envolviam reas isoladas de determinado ecossistema. Isso constitui um srio problema para a variabilidade gentica das espcies. Em longo prazo, as espcies que vivem nas UCs acabam com menos variedade no aspecto gentico, pois o que ocorre o endocruzamento (cruzamentos que ocorrem dentro de um determinado grupo pequeno da espcie). Por serem isoladas, as UCs formam fragmentos, que sofrem os chamados efeitos de borda. As espcies se veem presas a uma pequena rea de ecossistema, que sofre graves alteraes em seu entorno, possibilitando uma maior entrada de espcies exticas (as quais o meio no est preparado). Para evitar esses problemas, o Ibama, o Ministrio do Meio Ambiente (MMA), Organizaes Estaduais de Meio Ambiente e Agncias Ambientais se juntaram a organizaes no-governamentais (ONGs) para encontrar uma soluo. Com o intuito de unir fragmentos, os corredores ecolgicos foram idealizados. Os corredores ecolgicos tm duas principais funes: eles aumentam a rea de hbitat das espcies, alm de permitir uma maior troca gnica entre organismos de uma determinada espcie, ligando fragmentos. Assim, a questo da variabilidade gentica pode ser resolvida.

13

3.1. Formulao dos Corredores Ecolgicos

Para planejar algum corredor ecolgico, preciso realizar um levantamento das caractersticas geoambientais e socioeconmico das biorregies (isto , certa regio com uma determinada biodiversidade). Aps essa etapa, necessrio estabelecer o permetro no qual o corredor ecolgico se abranger, envolvendo tambm a escala de ecossistema. Para se formar um corredor ecolgico, precisa-se a anlise da possibilidade de construo de UCs, pois um corredor ecolgico somente existe caso haja alguma presena de Unidades de Conservao. A prxima etapa envolve o estabelecimento das reas que sero ocupadas pelos corredores, seus limites polticos e administrativos (incluindo, com isso, a regio geomorfolgica), sua importncia ecolgica para os ecossistemas que o compe, seu aspecto cultural e a sua biodiversidade (dando foco em espcies em risco de extino). Em seguida, necessria a regulamentao das medidas tomadas atravs da elaborao de um projeto que envolva as instituies responsveis pelo corredor ecolgico em nveis governamentais e/ou no. Para que seja posto em prtica, as consequncias de mbito tanto social e econmico para as comunidades humanas locais, quanto ambiental para a estrutura biolgica da regio que se liga com o corredor, devem ser consideradas.

3.2. Aplicao de projetos de corredores ecolgicos

Projetos que buscam a implantao de corredores ecolgicos em reas fragmentadas vm sendo utilizados pelo mundo inteiro, e tem obtido efeitos positivos e significativos sobre esse processo que tanto afeta e empobrece a biodiversidade mundial.

14 Uma dessas aplicaes prticas envolve um programa chamado Programa de Proteo das Florestas Tropicais do Brasil que tem como principal intuito a preservao das matas tropicais brasileiras. O projeto atua em dois corredores: O Corredor Central da Mata Atlntica (CCMA) e o Corredor Central da Amaznia (CCA). Com o propsito de testar e abordar diferentes condies nos dois biomas, tais corredores foram escolhidos de acordo com critrios pr-determinados como a integridade da paisagem natural, a abundncia e riqueza de espcies, o grau de ameaa dos grupos de organismos mais conhecidos, a ocorrncia de espcies endmicas a diversidade de ecossistemas e comunidades de espcies e o potencial de conectividade entre comunidades terrestres e aquticas. A participao de populaes locais, comprometimento e conectividade so elementos importantes para a manuteno dos corredores na Mata Atlntica e na Amaznia. Os principais objetivos desse projeto so reduzir a fragmentao ao manter ou restaurar a conectividade da paisagem e facilitar o fluxo gentico entre as populaes; planejar a paisagem, integrando unidades de conservao, buscando conect-las e, assim, promovendo a construo de corredores ecolgicos na Mata Atlntica e a conservao daqueles j existentes na Amaznia; demonstrar a efetiva viabilidade dos corredores ecolgicos como uma ferramenta para a conservao da biodiversidade dos ecossistemas; promover a mudana de comportamento dos atores envolvidos, criar oportunidades de negcios e incentivos a atividades que promovam a conservao ambiental e o uso sustentvel, agregando o vis ambiental aos projetos de desenvolvimento. Uma aplicao internacional dos corredores ecolgicos o Corredor Ecolgico Mesoamericano, que se localiza no Mxico e abrange cinco estados: Chiapas, Tabasco, Campeche, Yucatn e Quintana Ro. Esse projeto busca conectar os ecossistemas dos estados de Oaxacas e Vera Cruz. Com isso, um objetivo desse corredor o enfoque na necessidade de desenvolvimento de mtodos que proporcionam a ligao entre as zonas costeiras e florestas do estado Yucatn e Chiapas. Para isso, formada uma rede de ecossistemas tropicais e virgens que tenham como caracterstica uma variada biodiversidade. Busca-se o uso sustentvel da biodiversidade dos corredores. O projeto alcana cinco corredores localizados nos estados de Yucatn, Quintana Ro, Campeche e Sierra Madre Del Sur que j fazem parte de unidades de

15 conservao protegidas. Alm disso, est sobre responsabilidade do Departamento de Mdio Ambiente, Recursos Naturales y Pesca do Mxico e financiado pelo governo mexicano, alm do GEF e outros doadores. Os cinco corredores so: o corredor de Selva Maya se localiza em Chiapas e se estende por 25 municpios, envolvendo uma rea de 1.397.797 hectares; o corredor de Sierra Madre Del Sur, est tambm no estado de Chiapas, envolve 12 municpios e uma rea de 660.713 hectares; Sian Kaan-Calakmul (outro corredor), localizado no estado de Quintana Ro, abrange-se por 3 municpios em uma rea de 1.200.000 hectares; outro corredor com o mesmo nome, porm localizado em no estado de Campeche, envolve 2 municpios em uma rea 1.000.000 hectares; por fim, o corredor Norte de Yacatn localiza-se no estado de Yuacatn, abrigando 8 municpios em uma rea de 245.000 hectares.

4. Abraos Verdes
Muitas vezes os Efeito de borda uma das consequncias da fragmentao de biomas. Esse fenmeno afeta no s o microclima (caractersticas ambientais da regio) do ecossistema, mas tambm diminui a variabilidade gentica das espcies da regio.

corredores ecolgicos no tem extenso suficiente para

superar os efeitos de borda que atingem os prprios

fragmentos que esto protegendo, se tornando uma grande borda em si. Para casos como este que os abraos verdes foram criados. Esses abraos so constitudos por agroflorestas (combinaes de plantas e rvores com interesse econmico, como, por exemplo, a utilizao da lenha, madeira, rvores frutferas, gros e forragens que buscam proporcionar um ambiente bastante similar ao das florestas originais) e tem aproximadamente 40-80m de largura e 1-2 km de comprimento (segundo o Instituto de Pesquisas Ecolgicas:

http://www.saoluis.br/revistajuridica/arquivos/005.pdf). Esse mais um exemplo da atuao de princpios sustentveis que podem proporcionar uma nova forma de desenvolvimento ao associar o cultivo de espcies de interesse comercial com uma restaurao ambienta.

16

Consideraes Finais
A partir da realizao desse trabalho, pode-se concluir que possvel a utilizao de mtodos de agricultura sustentveis para obter uma produo que se prolongue (em termos econmicos) e para o desenvolvimento de comunidades com poucos recursos tecnolgicos. Alm disso, fundamental o envolvimento dos agricultores desprivilegiados para um desenvolvimento sustentvel efetivo, pois tal modelo de desenvolvimento se baseia nas relaes sociais, econmicas e ambientais. Existe a mobilizao de comunidades em busca de melhorar sua situao econmica a partir do aprimoramento de tcnicas antigas e locais, resgatando parte da cultura das comunidades. Por fim, foi possvel concluir que essas ideias j so colocadas em prtica, em diferentes partes do mundo e que j apresentam bons resultados. Isso leva a crer que uma nova maneira de desenvolvimento possvel e mais interessante do que a atual, nos aspectos sociais, ambientais e principalmente econmicos, j que sua produo beneficia harmonicamente todos esses aspectos.

17

Bibliografia
BRITO, Francisco. Corredores Ecolgicos. Editora da UFSC Florianpolis, 2006. Agroeco, http://www.agroeco.org/socla/archivospdf/Agroecologia_-shortport.pdf. Acesso em: 10 de Abril de 2012. s 18h42min. Agroeco, http://www.agroeco.org/socla/archivospdf/Agroecologia%20%20Novo%20Para digma%2002052006-ltima%20Verso1.pdf. Acesso em 10 de Abril de 2012. s 19h04min. Ip, http://www.ipe.org.br/pontal/abraco-verde-. Acesso em 11 de Abril. s 15h12min. So Luis, http://www.saoluis.br/revistajuridica/arquivos/005.pdf. Acesso em 11 de Abril. s 15h45min MMA, http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=109. Acesso em 14 de abril. s 14h31min. PNUMA, http://pnuma.org.br/admin/publicacoes/texto/1101-GREENECONOMYsynthesis_PT_online.pdf. Acesso em 17 de maio. s 18h22min. Aba-Agroecologia, http://www.aba-agroecologia.org.br/ojs2/index.php/cad/article/view/10990/7483. Acesso em 18 de Maio. s 15h17min.

You might also like