You are on page 1of 3

1 - Fatores emocionais influenciam no do Diabetes.

surgimento

Mais importante do que saber que doena tem a pessoa, saber que pessoa tem a doena. (Hipocrates)

O Diabetes uma doena multifatorial e o fator emocional muito importante para a melhora ou piora do individuo. A maneira como funciona a mente (razo e emoo) da pessoa tem muito haver com a doena dela. Corpo e mente atuam juntos para a sade ou para a doena.

O Diabetes causado por mltiplos fatores, caracterizado pelo aumento de glicose (acar) no sangue. Lembrando que a glicose no provem s dos doces, mas principalmente de carboidratos (massas, batatas, etc...). Muitos Diabticos sabotam o tratamento por motivos variados determinados por aspectos profundos do emocional, alguns inconscientes. A rejeio da doena piora o quadro que cada um enfrenta de acordo com sua estrutura psquica ou organizao pessoal.

Vrios autores consideram o diabetes uma doena psicossomtica. A doena psicossomtica surge de acordo como a pessoa vivencia suas emoes. Quando no exteriorizamos o que sentimos tendemos a somatizar no fsico o que se prende no psquico.

Traumas vivenciados consciente ou inconsciente faz com que a pessoa tenha um padro comportamental repetitivo, muitas vezes se bloqueando e no identificando o porqu daquele comportamento, isso traz serias consequncias de sofrimento psquico, onde a pessoa no consegue a ressignificao ou a identificao daquele padro envenenando o fsico com a manifestao do sofrimento orgnico gerando doenas.

A metafisica da sade nos mostra que 99% das situaes de doenas so causadas por padro de comportamento e pensamentos que trazemos com ns mesmos. At o padro familiar muitas vezes passado de pai para filho causa desequilbrios emocionais e fsicos. A metafisica aponta determinadas caractersticas marcantes da personalidade de uma pessoa que desenvolveu o Diabetes; Possuidores de certo grau

de amargura, Pessimismo, Tristeza profunda, depresso, Sofredores silenciosos e a Falta de docilidade na vida. O grande nmero das crises diabticas gerado por tenso emocional, geralmente causada pelo reaviva mento de sua dependncia externa, agravada por uma possvel rejeio ou perda.

Entender a pessoa doente, prestar ateno na historia de vida dela, o que leva, o que deixou ou o que carrega mais importante que entender a doena.

No tratamento do Diabetes necessrio alm de medicamentos, a dieta, exerccios fsicos e a busca do equilbrio emocional. A busca pelo equilbrio importante para a recuperao e a preveno de qualquer aspecto ligado sade, fsica, emocional e espiritual.

Texto adaptado por Zelinda Gigliola Vendramini

You might also like