You are on page 1of 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA Processo TC n 01.

736/09 Objeto: Recurso de Reconsiderao rgo Prefeitura Municipal de Areia


Licitao Tomada de Preos Recurso de Reconsiderao. Pelo conhecimento e no provimento.

ACRDO AC1 TC 1.695 /2010

Visto, relatado e discutido o RECURSO DE RECONSIDERAO interposto pelo Sr. lson da Cunha Lima Filho, Prefeito Municipal de Areia, contra deciso desta Corte de Contas prolatada no Acrdo AC1 TC n 1805/2010, quando do exame do procedimento licitatrio n 01/2009, na modalidade Tomada de Preos, realizado pela Prefeitura Municipal de Areia, objetivando a contratao de veculos destinados ao transporte de estudante da rede municipal de ensino, acordam os Conselheiros integrantes da 1 CMARA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, em sesso realizada nesta data, unanimidade, vencida a proposta de deciso do Relator, partes integrantes do presente ato formalizador, em conhecer do recurso e, no mrito, negar-lhe provimento, mantendo-se, na ntegra, a deciso recorrida. Presente ao Julgamento o representante do Ministrio Pblico. TC Sala das Sesses da 1 Cmara - Plenrio Cons. Adailton Coelho Costa. Joo Pessoa, 02 de agosto de 2012.

Cons. Arthur Paredes Cunha Lima


PRESIDENTE

Antnio Gomes Vieira Filho


AUDITOR RELATOR

Fui presente:

REPRESENTANTE DO MINISTRIO PBLICO

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO Processo TC n 01.736/09

RELATRIO
Trata o presente processo do exame de legalidade do procedimento licitatrio n 01/2009, na modalidade Tomada de Preos, procedida pela Prefeitura Municipal de Areia, objetivando a contratao de veculos destinados ao transporte de estudante da rede municipal de ensino. O valor total foi da ordem de R$ 467.300,00, tendo sido contratados os proponentes vencedores constantes da relao inserta s fls. 453/454 dos autos. Aps exame da documentao pertinente, a Unidade Tcnica emitiu relatrio apontando as seguintes irregularidades: Objeto no suficientemente discriminado; Ausncia de informaes sobre a quilometragem apresentada, sendo impossvel mensurar se os valores apresentados esto compatveis com os de mercado; Ausncia de indicao de normas do CONTRAN acerca da contratao de veculos de transporte de estudantes; Contratao de veculos com carroceria aberta para o transporte de estudantes.

Devidamente notificado, o Sr. lson da Cunha Lima Filho, Prefeito Municipal de Areia, apresentou defesa nesta Corte, de fls. 461/918, a qual foi examinada pela Auditoria que emitiu novo relatrio entendendo serem os argumentos apresentados insuficientes para sanar as falhas apontadas inicialmente. Chamado a se pronunciar, o Ministrio Pblico junto ao Tribunal, atravs do Douto Procurador Andr Carlo Torres Pontes, emitiu o Parecer n 1879/2010 entendendo que o procedimento passou longe dos critrios de legalidade e, no obstante caberem autorizaes precrias para transporte de passageiros, consoante previso do art. 108 do Cdigo de Nacional de Trnsito e Resoluo do CONRAN n 82/98, no foi juntada qualquer autorizao, seja ordinria ou precria correspondente poca das contrataes. Ainda em relao a essa matria, o representante do MPjTCE citou decises deste Tribunal que abraaram a tese ora esposada, entre elas: - Na sesso do dia 12.09.2006, a Segunda Cmara julgou irregulares a dispensa de licitao n 01/03 e os contratos nrs. 01 a 24/03 de So Jos de Piranhas (Acrdo AC2 TC n 1024/2006). Em seu voto condutor, o MM Relator Conselheiro Fernando Cato asseverou que: ... urge ressaltar o risco de vida a que esto sujeitos os estudantes, mediante a utilizao de veculos inapropriados para o transporte, totalmente contrrio s regras do Cdigo Nacional de Trnsito que probe o transporte de pessoas em carrocerias....

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO Processo TC n 01.736/09 Atravs do Acrdo AC1 TC n 1805/2010, a Egrgia 1 Cmara deste Tribunal - JULGOU IRREGULAR a Licitao de que se trata. - APLICOU ao Sr. lson da Cunha Lima Filho, Prefeito Municipal de Areia, MULTA no valor de R$ 2.805,10 (dois mil, oitocentos e cinco reais e dez centavos), conforme dispe o art. 56, inciso II, da Lei Complementar Estadual n 18/93, concedendo-lhe o prazo de 30 (trinta) dias para recolhimento. Inconformado, o Sr. lson da Cunha Lima Filho interps recurso de reconsiderao, no prazo e forma legais, contestando a deciso desta Corte, acostando para tanto os documentos de fls. 477/488 dos autos. Do exame dessa documentao, a Unidade Tcnica emitiu relatrio entendendo que os argumentos trazidos pelo recorrente no presente recurso, alguns j apresentados quando da defesa e no acatados naquela oportunidade, procuram apenas justificar os atos praticados, sem, no entanto, serem capazes de elidir as irregularidades anteriormente apontadas. Ao se pronunciar sobre a matria, o Ministrio Pblico junto ao Tribunal, por meio da Douta Procuradora Isabella Barbosa Marinho Falco, emitiu o Parecer n 199/12 ratificando integralmente o posicionamento da Auditoria, opinando pelo conhecimento do Recurso de Reconsiderao e, no mrito, pelo seu total improvimento. a proposta!

PROPOSTA DE DECISO
Senhor Presidente, Senhores Conselheiros, O interessado interps Recurso de Reconsiderao no prazo e forma legais, razo pela qual opinamos pelo seu conhecimento. No mrito, constatou-se que as alegaes no foram capazes de modificar a deciso proferida. Assim, considerando o relatrio do rgo Tcnico bem como o parecer oferecido pelo rgo Ministerial, proponho que os Exmo. Srs. Conselheiros membros da 1 Cmara do Tribunal de Contas do Estado da Paraba: conheam do recurso e, no mrito, neguem-lhe provimento, mantendo-se, na ntegra, a deciso recorrida. a proposta!
Antnio Gomes Vieira Filho AUDITOR RELATOR

You might also like