You are on page 1of 6

O Sistema Poltico e suas Interees com demais Sistemas Sociais: Uma anlise do Sistema Poltico segundo G. Almond e C. B. Powell.

Adriely Lisot Baiocco Danielle Cordeiro Ramalho Denise Ton Tiussi Queiciane Paniago Coleta
RESUMO Ao se discutir o sistema poltico e suas interrelaes com os demais sistemas sociais importante ressaltar a conceituao e a justificativa do uso do termo sistema poltico. E para compreender os alicerces da teoria poltica nos quais se apoiam a anlise do sistema poltico se faz necessrio discutir conceitos como os de sistemas sociais e sua insero na estrutura de uma nao; o conceito de papis sociais, de cultura poltica e socializao poltica, alm do conceito de secularizao, entre outros. Neste trabalho a obra de Gabriel Almond e de C. Bingham Powell analisada criticamente sob a luz de esclarecimentos conceituais de demais autores. Este artigo busca maximizar a compreenso a respeito do sistema poltico segundo a tica dos autores por meio de uma desconstruo da organizao cronolgica do seu texto e uma reorganizao de ideias que prioriza o esclarecimento da essncia de seu contedo. Palavras-Chave: Sistema Poltico, Sistemas Sociais, Papis Sociais, Socializao Poltica. ABSTRACT: It is important to emphasize the conceptualization and justification of the use of the term "political system", about the political system and its interrelations with other social systems. Understanding the foundations of political theory in which it is based on analysis of the political system is needed to discuss concepts such as social systems and their integration into the structure of a nation, the concept of social roles, political culture and political socialization, and the concept of secularization, among others. In this paper the work of Gabriel Almond and C. Bingham Powell is reviewed in the light of conceptual clarification of other authors. This paper seeks to maximize the understanding of the political system from the viewpoint of the authors through a deconstruction of the chronological organization of his text and a rearrangement of ideas that gives priority to clarify the essence of its content. KEY WORDS: Political System, Social Systems, Social Roles, Socialization Policy. O SISTEMA POLITICO O termo sistema poltico vem sendo frequentemente utilizado para denominar expresses ligadas aos fenmenos polticos, como: governo, nao ou Estado. Essa mudana de nomenclatura deve-se ao fato de que nome sistema poltico mais abrangente, podendo explorar de maneira mais ampla o sistema como um todo. Como afirmam Almond e Powell (1983, p. 28):
no se trata de uma simples questo de nomenclatura; na verdade, essa nova terminologia reflete uma nova viso dos fenmenos polticos. Nela se incluem novos nomes para ideias

antigas, e alguns termos novos para designar atividades e processos que no eram anteriormente reconhecidos como partes integrantes ou aspctos prprios da teoria poltica.

Uma das caractersticas caracterstica peculiar do sistema poltico a sua relao com a coero. Isso pode ser observado pela maneira como as elites utilizam desse sistema a servio de seus interesses particulares, em forma de normas que remetem a obedincia, por meio da coero de todo corpo social. Na palavras de Bonavides (2007, p.66) o Estado exprime a dominao dos mais fortes sobre os mais fracos. Almeida (1995, p. 89) considera que existem sociedades nas quais o poder de exercer a coero fsica dividido com alguns grupos sociais tais como a famlia e instituies religiosas. Neste caso sendo tambm utilizados por particulares em prol de seus interesses. O que Almond e Powell (1983, p. 30) tm a dizer que o sistema poltico no o nico que elabora normas e as faz cumprir, mas as normas e os atos de execuo, dele emanados, penatram penetram todo o corpo social, compelindo obedincia. Um sistema composto por partes interdependentes, cada uma exercendo sua funo para um nico objetivo. Entende-se que a falha de um determinado setor acarreta o comprometimento de todo sistema. A analogia utilizada por Almond e Powell (1983) para exemplificar a interrelao entre as partes independentes a do funcionamento de engrenagens - elas so unidades individuais que s conseguem atingir a sua finalidade funcional quando todas esto sincronizadas. Outro aspecto importante do conceito de sistema a existncia de uma linha divisria entre os sistemas sociais. O sistema poltico funciona como um subsistema de uma sociedade, na qual as interaes entre os sistemas so constantes. Os indivduos que executam funes no sistema poltico tambm as executam em outros sistemas sociais, como as entidades econmicas, comunidades religiosas e a famlia. Um s indivduo pode desempenhar diferentes papis como o de cidado, o de eleitor, o de integrante de um partido poltico, ou de uma associao profissional, como um parlamentar, um ativista religioso, um pai de famlia, etc (ALMOND; POWELL, 1983).

INTERAO E INTERCMBIO ENTRE OS SISTEMAS SOCIAIS Para Almond e Powell (1983) as interaes entre os sistemas sociais produz um intercambio que metodologicamente pode ser dividido em trs fases: insumos tambm chamados de inputs , converso e produtos ou outputs. Os insumos representam aquilo que provm do relacionamento do sistema poltico com outros sistemas sociais. J os produtos so uma aluso ao resultado da converso do insumo que veio de um outro sistema social em algo til para o sistema poltico. E a converso como se chama o processo que transforma um insumo em um produto. Almond e Powell (1983) analisam a diviso de insumos e produtos proposta por David Easton, para quem os insumos se dividem em demanda e apoios. Sendo demandas as necessidades que podem ser propostas pela sociedade nacional, pelas elites polticas ou pelo ambiente internacional e os apoios sendo aquilo que possibilida possibilita a implementao das demandas.

Falando em termos gerais, as demandas influem nas polticas ou nos objetivos do sistema, enquanto que os atos de apoio, tais como o fornecimento de bens e servios, a prestao de obedincia e as manifestaes de deferncia ministram os recursos que habitam o sistema poltico a extrais, regular e distribuir em outras palavras, a cumprir seus objetivos. (ALMOND; POWELL, 1983, p.37)

necessrio compreender tambm o conceito de converso, para Almond e Powell (1983, p. 36):
Os processos ou as funes de converso so as maneiras pelas quais os sistemas transformam os insumos em produtos. No sistema poltico, trata-se da maneira pela qual as demandas e os apoios so transformados em decises compulsrias e implementadas.

O que em outras palavras quer dizer que depois de formuladas, as demandas so organizadas na forma de cursos de aes alternativas a fim de que se obter as normas compulsrias. Por fim as normas compulsrias vo para a fase da aplicao e execuo, ento a aplicao da norma se d no caso concreto, julgando cada caso individual. E assim que o sistema poltico chega aos seus produtos, os quais os autores classificam em 1) exaes tendo os tributos como exemplo; 2) regulao de conduta - que podem assumir as formas mais variadas e afetar toda a gama do comportamento e das relaes humanas (ALMOND; POWELL, 1983, p.38); 3) atribuies e distribuies de bens e servios, oportunidades e honrarias e por fim a forma de 4) produtos simblicos, que incluem a proclamao de valores, a exibio de smbolos e o anncio de polticas e propsitos governamentais (IBIDEM).

A ESTRUTURA INSTITUCIONAL Ao se tratar da complexidade de um sistema poltico importante analisar o contexto social no qual este se insere. Paulo Bonavides na sua obra Cincia Poltica discute O erro de tomar insuladamente alguns elementos formadores do conceito de Nao: raa, religio e lngua (2007, p.80). O autor busca identificar a estrutura institucional que define uma nao. E para evidenciar a ineficcia do uso isolado de elementos distintos para atingir tal fim, Bonavides (IDEM, 81) argumenta sobre a confirmao da tese de que no existe a pretendida pureza racial. E, por conseguinte, no a raa elemento bastante para dar-nos os traos configurantes do que seja uma nao. Os demais elementos que supostamente poderiam formar o conceito de nao tambm so abordados:
Evidentemente, podemos ter uma s religio referida a vrios Estados, como temos Estados nos quais se professa mais de um credo religioso. Haja vista a Alemanha, metade protestante, metade catlica. No entando ningum h-de negar ao povo alemo os atributos nacionais, ningum lhe recusar a unidade cultural e sentimental que os distingue dos demais povos. Por outra parte, ocorre o caso de uma s religio abranger vrias naes, distintos povos; o catolicismo em toda a Amrica Latina, o protestantismo na Europa Ocidental. (BONAVIDES, 2007, P.81).

Ao que o autor conclui afirmando que sem dvida no seria o fator religioso que nos proporcionaria o conceito de Nao (IBIDEM). Isso porque a religio se tornou uma coisa individual, relacionada conscincia de cada um.

Por fim Bonavides (2007, p.82) analise analisa a lngua como agente determinante da nacionalidade e conclui a sua ineficcia sob a argumentao em torno dos exemplos histricos de Estados ou comunidades nacionais onde se falam vrios idiomas. Na Sua, por exemplo, fala-se o italiano, o francs, o alemo. E quem recusar ao povo suio sua condio nacional? Neste mesmo sentido Ernerto Renan (1947, p.899) argumenta No se pode ter os mesmo sentimentos e pensamentos e amar as mesmas coisas em lnguas diferentes?. A concepo mais aceita sobre o conceito de nao provm do pensamento crtico francs e italiano. Sintetizando o conceito, encontra-se em Bonavides (2007, p.83):
A nao aparece nessa concepo como ato de vontade coletiva, inspirado em sentimentos histricos, que trazem lembranas tanto das pocas felizes como das provocaes nas guerras, em revolues e calamidades. Suscita tambm a comunicao de interesses econmicos e aviva os laos de parentesco espiritual, formando aquela plataforma de unio e solidariedade onde a conscincia do povo toma um trao irrevogvel de permanncia e destinao comum.

Considera-se, portanto, tal nao, na qual se estabelece um certo acordo tcito de convivncia, parte da estrutura institucional na qual se insere o sistema poltico. Desta estrutura advm a influncia cultural para a formao dos papis sociais que os indivduos assumem. E os papis sociais so de grande importncia para o sistema poltico, na medida que so estes papis que determinam a dinmica do sistema. PAPIS SOCIAIS E A INFLUNCIA DA CULTURA Em Almond e Powell (1983, p. 36) os autores afirmam: descrevemos o sistema poltico como um conjunto formado por papis, estruturas e subsistemas interatuantes (sic) e por determinadas tendncias psicolgicas subjacentes que afetam essas interaes. Para os autores o sistema poltico est constantemente recrutando indivduos para suprir sua constante necessidade do novo para que sua estrutura possa funcionar. Na dinmica social as pessoas que desempenham papis polticos so superadas ou morrem (ALMOND; POWELL, 1983, p.33). E isso faz com que novos papis sejam criados, a medida que os antigos papis perdem seu espao. A dinmica do desenvolvimento e da transformao do sistema poltico se d de tal forma que um dos seus aspectos mais relevantes a diferenciao de papis. Tal diferenciao engloba modificaes, especializao e autonomia, mas principalmente trata-se das modificaes nas relaes entre os papis, as estruturas e os subsistemas. Na palavras dos autores:
Quando falamos na diferenciao de papis e das estruturas no aludimos apelas criao de novos tipos e transformao dos j existentes, mas tambm s modificaes que se verificam nas relaes entre eles, as estruturas e os subsistemas (ALMOND; POWELL, 1983, p.33-34).

Outro termo chave apresentado no texto o de cultura poltica. A necessidade do estudo da mesma est ligada ao fato de que para se avaliar um sistema poltico preciso conhecer muito mais a fundo do que meramente seu desempenho concreto. imprescindvel compreender tambm suas tendncias subjacentes. essa dimenso psicolgica do sistema poltico que chamada de cultura poltica. E ela seEla consiste

em atitudes, crenas, valores e aptides comuns a todo um grupo populacional (ALMOND; POWELL, 1983, p. 34) bem como das tendncias segmentadas que compem esse grupo. As tendncias especiais, localizadas em determinados segmentos do grupo comuns a grupos tnicos e a classes sociais - so chamadas de subculturas. De forma anloga podemos analisar certas tendncias entre determinados papis, estruturas ou subsistemas do sistema poltico. Isto os autores analisam:
certas tendncias e atitudes podem ser comuns a determinados papis, estruturas ou subsistemas do sistema poltico. Os oficiais ou funcionrios pblicos da Frana, por exemplo, podem ter uma cultura prpria que os diferencia dos polticos franceses. Conclumos que a anlise do sistema poltico no deve ficar estrita a observaes subjetivas localizadas no sistema poltico, em seu conjunto ou em algumas de suas partes (ALMOND; POWELL, 1983, p. 35).

Compreende-se, portanto, a suma importncia do conhecimento mais exato da estrutura e da cultura de um sistema poltico a fim de aprimorar a capacidade de definir as suas caractersticas e de prever e explicar o seu desempenho. SOCIALIZAO POLTICA E SECULARIZAO Ao se discutir o sistema poltico e os papis dos indivduos em tal sistema se torna imprescindvel abordar outros dois conceitos, o de socializao poltica e o de secularizao. Socializao poltica se refere ao processo que torna possvel que valores e padres de comportamento serem absorvidos e se tornarem parte da sociedade na medida em que as crianas se transformam em adultos e estes so recrutados para o exerccio de determinadas funes. J secularizao definida como o processo que torna os indivduos cada vez mais racionais, analticos e empricos, nas suas aes polticas. A socializao poltica amplamente observada nas sociedades democrticas e refere-se ao conjunto de experincias que contribuem particularmente para a formao da auto-imagem do indivduo em relao ao sistema poltico e em relao s instituies da sociedade (JESUS, 2009, p.1). Ela se apresenta por meio da participao poltica. O processo de secularizao da cultura, por sua vez:
conduz ao abandono da orientao e dos padres de comportamento tradicionais e sua substituio por formas mais dinmicas de processo decisrio, que incluem a coleta e a avaliao de informaes, a formulao de cursos alternativos de ao e a seleo de um deles, alm dos meios de confrontar os resultados de determinado curso de ao com as previses (ALMOND; POWELL, 1983, p. 35).

Por estar to intimamente conectado com o pensar racional algumas anlises podem ligar o conceito de secularizao ideia de progresso, no entanto o emprego de termos como socializao poltica ou secularizao no significa necessariamente que o progresso seja o curso natural dos sistemas polticos. Ao contrrio disto, a histria dos sistemas polticos evidencia a ocorrncia de regresses ou inverses na sua evoluo. Como ilustram Almond e Powell (1983, p. 36), O Imprio Romano, por exemplo, atingiu um nvel bastante elevado de diferenciao estrutural e de secularizao cultural, mas acabou por desagregar-se em numerosos sistemas polticos pouco diferenciados e secularizados.

Independente disto, ainda pode se falar em desenvolvimento, em termos de graus de diferenciao e em secularizao, seja qual seja o sentido das mudanas ocorridas num determinado perodo histrico.

CONCLUSO A estrutura poltica meio fundamental para o mantimento da ordem e defesa de uma sociedade. Existem sistemas polticos que so muito simples, como os bandos primitivos, por exemplo, e nestes, um nmero muito reduzido de estruturas polticas capaz de desempenhar todas as funes necessrias. J em outros sistemas mais complexos, como o caso dos pases desenvolvidos, as estruturas polticas aparecem em grande nmero e cada uma exerce uma funo especfica. Mesmo assim, essas estruturas podem desempenhar mais de uma funo, ou seja, so multifuncionais. Isso mais visvel nas sociedades simples, mas est presente nas organizaes mais modernas. Tal multifuncionalidade o que ocorre, por exemplo, nas escola, onde alm de se executar o papel fundamental de proporcionar habilitao ocupacional e fornecer conhecimentos bsicos para o desenvolvimento do indivduo tambm h a contribuio para o processo de socializao dos estudantes. Tal contribuio de fundamental importncia para os jovens alunos terem uma base de como se d o convvio em todos os sistemas sociais. O sistema poltico se faz essencial na medida em que nenhuma sociedade desenvolvida consegue manter a ordem no plano interno e defender-se no plano externo sem algum tipo de estrutura poltica. REFERNCIA BIBLIOGRFICA ALMEIDA, M. H. T. Federalismo e Polticas Sociais. Revista Brasileira de Cincias Sociais n 28, pginas 88-108. So Paulo: ANPOCS, junho/1995. ALMOND, G. e POWELL, C. B. O Sistema Poltico. In: Cardoso, F.H. & Martins, Carlos E. (Orgs) Poltica & Sociedade. vol. I, pginas 28-42, 2 ed. So Paulo: Cia Ed. Nacional, 1983. BONAVIDES, P. Cincia Potica.14 ed. So Paulo: Malheiros, 2007. RENAN, E. O que Estado? Obra Completa. Porto: Chardron, 1947. JESUS, J. Relao dos Cidados com a Poltica. Nota Positiva: 2009. Consultado em 22 de junho de 2010.
<http://www.notapositiva.com/pt/trbestprof/secretariado/12relacidadpolit.htm>

You might also like