You are on page 1of 18

Introdução à Banco de Dados (BD

)
PORQUE UTILIZAR BANCO DE DADOS??
   

Quando se precisa armazenar informações; Persistência e Volume dos dados; Apoio dos SGBDs; Maior flexibilidade, independência e padronização dos dados; Elimina inconsistências e reduz redundâncias; Mantém a integridade; Provê a segurança dos dados; Facilita o acesso e integração entre aplicações; etc.

   

2000) Exemplos:     Número 4 As cores: verde.Conceitos básicos de BD O que é um DADO?? ”Observação sobre o estado do mundo. amarela e vermelha Paris TADS . observação esta que pode ser feita por qualquer pessoa ou por uma tecnologia apropriada” (DAVENPORT.

Conceitos básicos de BD O que é uma INFORMAÇÃO?? ”Abstração informal que está na mente de alguém. 2002) Exemplos:   Estamos no módulo 4 do curso de TADS O sinal de trânsito possui as cores verde.” (MACHADO. amarela e vermelha . representando algo significativo para essa pessoa.

” (DAVENPORT. e não apenas ler em livros ou assistir à filmes. sua relevância e sua importância.Conceitos básicos de BD O que é CONHECIMENTO?? ”Informações que foram analisadas e avaliadas sobre a sua confiabilidade. 2000) Exemplo:  Para conhecer Paris é preciso ir lá. .

Conceitos básicos de BD O que é SABEDORIA?? ”Integração e evolução de múltiplos domínios do conhecimento ao longo do tempo. .” → Permite prever tendências e o desenvolvimento de novas teorias!! Exemplo:  A sentença do Rei Salomão.

Conceitos básicos de BD CONHECIMENTO INFORMAÇÕES DADOS TOMADA DE DECISÃO SABEDORIA .

Conceitos básicos de BD SABEDORIA CONHECIMENTO Interpretar ● Integrar ● Entender ● Entender ● Aplicar ● Ter visão de futuro ● INFORMAÇÃO Organizar ● Interpretar ● DADOS Nomear ● Recolher ● Organizar ● .

” . podendo ser consultado quando se desejar. armazenado e é mantido atualizado. que está organizado.Banco de Dados – Visão Geral ”Conjunto de dados sobre determinado tema.

depende do domínio e da problemática a qual se está buscando uma solução. ____) Abstração – omitir detalhes que não são necessários para o armazenamento dos dados.” (TAKAI. Portanto. .BD – Modelagem de Dados ”Uma das características fundamentais da abordagem de dados é que ela fornece algum nível de abstração.

. relacionamentos e restrições pertinentes aos dados.” Estrutura – os tipos de dados.BD – Modelagem de Dados ”Um Modelo de Dados é um conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de uma base dados.

a semântica e as restrições para as mesmas. a fim de visualizar a estrutura do BD antes que este seja construído.” Normalmente. . o relacionamento entre estes dados.BD – Modelagem de Dados ”Modelagem de dados compreende um conjunto de ferramentas conceituais para a descrição dos dados. geram modelos gráficos para apoiar o projeto de um BD.

Entid.BD – Modelagem de Dados ARQUITETURA ANSI/SPARC NÍVEIS: NO R TE MUNDO REAL seres. EX MODELO DESCRITIVO Visão informal (do usuário) CE ON C I AL TU MODELO CONCEITUAL Repr. e Relacion. MODELO LÓGICO Relações e Tipos de dados IN TE NO R MODELO FÍSICO Representação interna . fatos. etc. objetos.

João.) Exemplo: 4. . true. Nota Fiscal. etc. ➢ Tipos de Dados Conjunto de possíveis valores que esse dado pode assumir (numérico. etc. Aluno. Exemplo: Pessoa. alfanumérico.BD – Conceitos Básicos ➢ Entidade Representação abstrata de um fato ou objeto do mundo real. etc. false. 12/06/1975.

data de emissão. CGC. número de gavetas. etc. etc. quantidade de pés. função. Exemplo: ENTIDADE Mesa Nota Fiscal ATRIBUTOS Material. . Número.BD – Conceitos Básicos ➢ Atributo É um item que compõe a entidade.

Obs. ➢ Registro Estrutura de dados organizada cujo conjunto compõe o arquivo.BD – Conceitos Básicos ➢ Arquivos de dados Local físico onde ficam armazenados os dados. .: esta estrutura é definida na fase conceitual do projeto de banco de dados.

. Obs. classificar e relacionar registro de um arquivo.BD – Conceitos Básicos ➢ Chaves Conjunto de atributos que permitem identificar.: não podem haver dois registros com a mesma chave primária. ➢ Primária Identifica univocamente um registro.

Brasil. 841 Av.750. Beija Flor 7 Salario 2.00 .400.BD – Conceitos Básicos Matricula 1 2 3 Nome Luanna Pedro João Endereco Rua do Sol 12 Av.500.00 3.00 4.

classificar e relacionar registro de um arquivo.BD – Conceitos Básicos ➢ Esquema Conjunto de atributos que permitem identificar. ➢ Instância Conjunto de atributos que permitem identificar. . classificar e relacionar registro de um arquivo.