You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE DE GUARULHOS

A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

GUARULHOS Fev. 2012
A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

...................................................................... 6 9 REFERÊNCIAS ............................................................... 2 2...................................................................................................................... 3 6 HERANÇAS CULTURAIS ............. 1 2 A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO .............................. 3 5 IMIGRAÇÃO ........................................................SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO .................................................................................................................................................................................................................................................7 A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO ...................... 5 8 CONCLUSÃO ............ 4 7 O BRASIL DE HOJE ... 2 4 A CHEGADA DOS AFRICANOS ................................................................................... 2 3 A COLONIZAÇÃO ......................................................................................................................1 O BRASIL ANTES DO DESCOBRIMENTO .........................................................

A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO . Somos marcados pela questão da diversidade. uma diversidade de cores. tradições e costumes.INTRODUÇÃO Foram séculos de existência onde houve a grande diversidade étno-cultural. Nós brasileiros somos oriundos de misturas de diversos grupos que influenciam-nos até hoje. Ao falar da formação do povo brasileiro. fisionomias. é necessário considerar que é uma história de longa duração e com muitos personagens.

C e 12. os costumes europeus acabaram fundindo-se com as tradições já existentes.000 a. Ao chegarem depararam-se com um território já povoado por índios. na bacia dos rios Paraná e Paraguai. palavra Tupi que designa índios que falam em outra língua. foi ocupada por inumeráveis povos indígenas. ao longo dos milênios. Iniciou-se o português falado no Brasil e houve também a ação da catequese.700 a. chamados de Tapuias. exitia uma miríade de tribos falando língua e dialetos do mesmo tronco. Estes disputavam os melhores nichos ecológicos. assim realojavam-se incessantemente. Entre outras regiões encontravam-se outras tribos. Com o processo de colonização. Os Tupis ocupavam a região costeira que se estendo do Ceará a Cananéia (SP). encontrados em escavações arqueológicas em Minas Gerais (Lagoa Santa). A COLONIZAÇÃO No ano de 1500. apesar de não conseguirem mudar por completo o modo de vida daqueles que aqui residiam. A ilha Brasil.000 a. motivados pelo desenvolvimento das grandes navegações e pela intenção de realizar a colonização das terras explorando as riquezas existentes. Os Guaranis espalhavam-se pelo litoral Sul do país e a Zona do interior. Espalhados pelo Brasil. São Paulo (Rio Claro) e Rio Grande do Sul (Ibicuí).C. os portugueses ocuparam o Brasil.A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO O BRASIL ANTES DO DESCOBRIMENTO A arqueologia e a antropologia mostram relatos sobre a existência de seres humanos datados de 16. A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO .C de 14. entretanto os habitantes desconheciam a escrita e os relatos daquela época foram feitos por povos europeus que aqui estiveram por volta de 1550.

alemães e holandeses apareceram por aqui buscando disputar as terras que estavam sendo dominadas pelos portugueses. a expansão da economia cafeeira no Brasil e as crises políticas na Europa incentivaram a chegada de vários camponeses e trabalhadores dispostos a ocupar postos de trabalho tanto no campo. a primeira tentativa foi escravizar os índios e. o idioma e a dança (capoeira). surgindo então os mamelucos. franceses.Com o passar do tempo começaram a surgir meninas prenhadas pelo homem branco. Espanhóis. podemos citar a culinária (feijoada). diante da recusa. No século XIX. Nesta época tentaram utilizar a mão de obra indígena. a religião (candomblé). embora em certas porções (nomeadamente em estados do Nordeste como Bahia e Maranhão) a cultura afro-brasileira é mais presente. Essa influência se faz notar em praticamente todo o País. condições precárias. Os índios eram extremamente livres não adaptando-se ao regime de trabalho. amontoados. A CHEGADA DOS AFRICANOS Os europeus precisavam ocupar as terras brasileiras e torná-la produtiva. Viviam em comercializados. Os portugueses introduziram no Brasil o cultivo da cana de açúcar. porém não obtiveram sucesso. O índio passou a ser encarado pelo branco como uma possibilidade de mão de obra barata. Trouxeram consigo uma enormidade de elementos. notamos a chegada de outros povos de origem europeia. acorrentados e IMIGRAÇÃO Ao longo das idades moderna e contemporânea. exportaram de maneira involuntária diversos africanos para serem escravizados no plantio da cana de açúcar. quanto nos A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO .

de raiz lusitana. temos de modo semelhante à chegada dos asiáticos. com largo predomínio de católicos. com menor participação africana. dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil. quase todos. seja na língua. poloneses e japoneses contribuíram também para a cultura do Brasil. enquanto algumas regiões do Nordeste têm uma cultura bastante africanizada. No Sul do país as influências de imigrantes italianos e alemães são evidentes. O BRASIL DE HOJE A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO . É justamente essa herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil. Outras etnias. porém. de forma mais limitada. todos falam a mesma língua (o português) e. como os árabes. são cristãos. HERANÇAS CULTURAIS A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam. sendo que. Não existe uma cultura perfeitamente homogênea. principalmente no sertão. É evidente que algumas regiões receberam maior contribuição desses povos: os estados do Norte têm forte influência das culturas indígenas. do artesanato. Em tempos mais recentes.centros urbanos da época. do folclore. juntas. a cultura do Brasil que é. há uma intensa e antiga mescla de caracteres lusitanos e indígenas. majoritariamente. espanhóis. As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da música. culinária. assim como centenas de empréstimos à língua portuguesa. música e outros aspectos. da culinária. em outras.

buscando assim manter a ordem e organização do Estado. Participamos hoje de uma política democrática. fundamentando-se nos preceitos constitucionais. Legislativo e Judiciário). em um único sentido. tendo o direito de votar em seu candidato preferencial. A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO . No que tange a organização e ordem do Estado. que exercem suas respectivas funções harmonicamente entre si. que tem como voz ativa todo cidadão que exerce seus direitos e deveres por meio de representantes no sistema governamental. temos por vez o três poderes: (Executivo.Economicamente somos independentes.

tendo essas adentrado ao Brasil por representantes de inúmeras etnias Quinto país do mundo em superfície e população.CONCLUSÃO Somos hoje um mundo dentro de um país. país abrigo de uma das nações com maior diversidade humana. com a metade da população negra e parda. europeus e africanos. o Brasil é conhecido como “o país dos contrastes” devido às grandes diferenças geográficas. devido a variedade de raças e culturas que englobam nosso território. É um país mestiço por excelência. REFERÊNCIAS A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO . Brasil. o Brasil conheceu várias ondas de imigração árabe. Formado etnicamente por indígenas. da Europa central e mais recentemente coreana. econômicas e sociais. nipônica.