You are on page 1of 16

BRASIL

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA
filiada à

CNTI
NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES

De Olho Na Mama

Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama
Secretaria para Assuntos do Trabalho da Mulher, do Idoso e do Adolescente

APRESENTAÇÃO
De olho na mama foi feito especialmente para você Mulher Trabalhadora Industriária do Plano da CNTI, incentivando-a a conhecer seu próprio corpo, buscando a promoção de sua saúde. Acreditamos que melhor informada você poderá promover com plenitude sua saúde integral, afinal sua vida vale muito e nós queremos que ela seja muito longa e com muita paz. Aproveite o conteúdo e compartilhe com sua amigas!

Sr. José Calixto Ramos Presidente da CNTI e da NCST

Você já examinou suas mamas este mês?

COMO SÃO AS MAMAS?
As mamas são formadas por glândulas (lobos, lóbulos e bulbos) que produzem leite durante a amamentação. As glândulas se comunicam através de dutos (canais) que transportam o leite até o mamilo. A maioria dos tumores cancerosos são provenientes dos dutos.

- 07 -

POR QUÊ EU DEVO EXAMINAR MINHAS MAMAS?

Porque com o toque você aprende a conhecer a estrutura normal de seus seios e se habilita a perceber qualquer alteração futura.

Sociedades médicas nacionais e internacionais recomendam que você comece a examinar seus seios a partir dos 20 anos de idade.

A cada ano, 1 milhão de mulheres descobrem nódulos em suas mamas.

95% dos casos de câncer de mama podem ser curados, desde que detectados no início.

- 08 -

AUTO-EXAME DAS MAMAS CARINHO E AMOR POR VOCÊ! Isso pode salvar sua vida !

O auto-exame das mamas é um processo simples e detecta o câncer em seu estágio inicial, quando a possibilidade de cura é grande. Uma semana após sua menstruação é a época adequada para fazer o autoexame. Após a menopausa, examine as mamas no primeiro dia de cada mês.

- 09 -

1º PASSO
No banho, procurando nódulos, examine suas mamas, pois as mãos deslizam mais facilmente sobre a pele molhada ou ensaboada. Com os dedos esticados, pressione suavemente toda a superfície da mama, procurando alguma saliência, caroço ou espessamento. Utilize a mão direita para examinar a mama esquerda e a mão esquerda para examinar a mama direita.

2º PASSO
Em frente ao espelho, procure modificações no formato da mama. Procure inchaço, depressão da pele ou alterações no mamilo de cada mama, inicialmente com os braços caídos ao lado do corpo e posteriormente com os braços para o alto, acima de sua cabeça. Poucas mulheres apresentam mamas exatamente iguais.
- 10 -

3º PASSO
D e i t a d a , procurando nódulos coloque a mão direita atrás de sua cabeça e, com a mão esquerda e os dedos indicador e médio esticados, pressione suavemente a mama direita, com movimentos circulares, na periferia da mama e terminando no mamilo. Em seguida, utilize o mesmo procedimento para examinar a mama esquerda.

4º PASSO
Procurando secreção no mamilo aperte suavemente o mamilo de cada mama, com os dedos polegar e indicador. O aparecimento de secreção abundante ou sanguinolenta deverá ser relatado imediatamente ao seu médico.

- 11-

CÂNCER DE MAMA

O RISCO ESTÁ AUMENTADO EM MULHERES:

que possuem antecedentes familiares; que não tiveram filhos ou os tiveram com idade acima de 30 anos; e nas que já possuem alterações mamárias.

- 12 -

SINAIS ANORMAIS
A qualquer dos sinais abaixo, procure seu médico: Qualquer nódulo na mama; Deformação ou alteração no contorno natural da mama; Retratação ou desvio do mamilo; Saliência ou reentrância da pele da mama; Enzema em torno do mamilo ou da auréola; Perda ou derrame de sangue pelo mamilo; Caroço duro na axila.

- 13 -

CÂNCER DE MAMA O CÂNCER DE MAMA QUANDO DESCOBERTO A TEMPO, É CURÁVEL!

Entre os vários tipos de câncer, o de mama é o que mais leva a mulher brasileira à morte. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, cerca de 49 mil novos casos são diagnosticados anualmente e, desses, perto de 10 mil costumam ser fatais. ( Fonte: INCA – 2008)

- 14 -

Seja um agente
multiplicador!
Compartilhe esta cartilha com suas amigas. Ajude a apagar idéias equivocadas como a de que o autoexame faz encontrar câncer onde ele não existia. Ou, aquela ainda mais absurda, de que um procedimento médico pode agravar a doença. A detecção precoce e o tratamento urgente salvam muitas vidas.

Fontes de Pesquisa
Instituto Nacional do Câncer - INCA Site: www.abcdasaude.com.br Site: www.saude.hsw.uol.com.br - 15 -

filiada à
BRASIL

CNTI

NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA - CNTI
Secretaria para Assuntos do Trabalho da Mulher, do Idoso e do Adolescente SEP/Norte - Quadra 505 Conjunto A Fone: (61)3448-9900 Fax.: (61) 3274-7001 CEP.: 70.730-540 BRASÍLIA - DF SITE: www.cnti.org.br