UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento

Associação de dados cartográficos a alfanuméricos no MapInfo

Grazielle Anjos Carvalho Daniel Romeiro Silva

Profa. Orientadora: Ana Clara Mourão Moura

Belo Horizonte, 2007

Os títulos devem ser colocados em apenas uma linha e não podem haver células mescladas. passaremos para a importação dos dados dessa tabela para o MapInfo. O arquivo utilizado aqui como exemplo será chamado de “Domicilio-Sabara-cort. é importante memorizar as células onde os dados estão alocados. evitando a utilização de caracteres como pontos. Outro item importante é simplificar ao máximo os títulos. uma vez que toda a linha 1 é ocupada pelos títulos. Nesse momento. os dados localizam-se entre as células A1 e F122.INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS . Mas os dados em si estão entre as células A2 e F122. ___________________________________________________________________________________________________________ Autores: Grazielle Anjos Carvalho / Beatriz Trindade Laender / Daniel Romeiro Silva / Mª Tereza de Castro e Paulo G. Feito isso. 2007 Associação de dados cartográficos a alfanuméricos no MapInfo FORMATAÇÃO DO BANCO DE DADOS NO EXCEL Antes de fazer a importação da tabela de dados para o MapInfo. deve-se estar atento a alguns itens.UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS .xls”. No caso específico desta tabela.DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento . abriremos a tabela no próprio Microsoft Excel.Belo Horizonte. vírgulas. Rossi Profa. traços e espaços. G. Para isso. Orientadora: Ana Clara Mourão Moura 2 .

para que ambos arquivos possam ser visualizados no mesmo mapa ao mesmo tempo.tab” e “geor_sad69. “Domicilio-Sabara-cort. Rossi Profa. G. Certifique-se de que esta tabela não está aberta no Excel.tab”. Aqui utilizaremos as layers “SabaraUTMSAD. Aberta as duas layers. Orientadora: Ana Clara Mourão Moura 3 . mudar para “Microsoft Excel (*. clique no botão “Abrir”.DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento . no menu FILE. clique no botão “Abrir”. Ao selecionar o arquivo. Após selecionar o arquivo.UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS .INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS . 2007 Associação de dados cartográficos a alfanuméricos no MapInfo IMPORTAÇÃO DO BANCO DE DADOS NO MAPINFO No MapInfo a primeira coisa a fazer é abrir as layers as quais serão anexadas os dados da tabela do Excel. acesse OPEN. ___________________________________________________________________________________________________________ Autores: Grazielle Anjos Carvalho / Beatriz Trindade Laender / Daniel Romeiro Silva / Mª Tereza de Castro e Paulo G.xls”. é a vez de abrir a tabela do Excel. nesse caso.Belo Horizonte. no campo PREFERRED VIEW mudar de AUTOMATIC para CURRENT MAPPER.xls)” e abrir a tabela que trabalhamos anteriormente. Lembrando sempre que quando for abrir a segunda layer. Para isso. No campo “Arquivos do tipo”. clicar em OPEN. Novamente no menu FILE. A abertura de mais de uma layer simultaneamente não influencia em nada a indexação (processo de anexar) de dados de uma tabela.

clique em OK. Porém. 2007 Associação de dados cartográficos a alfanuméricos no MapInfo Aparecerá a janela EXCEL INFORMATION. clicaremos em OTHER. Em seguida. G.UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS . .Belo Horizonte. Rossi Profa. ou seja “Plan1!A2:F122”. automaticamente mostrará que os dados estão entre as células A1 e F122. Sendo assim. no campo NAMED RANGE. Em CURRENT VALUE. No campo a ser preenchido colocaremos os nomes da planilha e das células que contém os dados. Orientadora: Ana Clara Mourão Moura 4 . quando abrimos a tabela no Excel. Aparecerá a janela OTHER RANGE.DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento . ___________________________________________________________________________________________________________ Autores: Grazielle Anjos Carvalho / Beatriz Trindade Laender / Daniel Romeiro Silva / Mª Tereza de Castro e Paulo G. vimos que os dados estavam entre A2 e F122.INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS .

clique em OK.Belo Horizonte. Agora. 2007 Associação de dados cartográficos a alfanuméricos no MapInfo De volta à janela EXCEL INFORMATION.UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS . no menu QUERY. Terminado isso. G. que é o nosso objeto de trabalho. Essa opção informa ao programa que a linha imediatamente acima dos dados será a linha que contém os títulos das colunas da tabela.DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento . é preciso que tanto do desenho quanto a tabela possuam uma coluna com dados em comum. A tabela será importada para o MapInfo. marque a opção “Use Row Above Selected Range for Column Titles”. Rossi Profa. Para fazer a união do “desenho” com a “tabela”. ___________________________________________________________________________________________________________ Autores: Grazielle Anjos Carvalho / Beatriz Trindade Laender / Daniel Romeiro Silva / Mª Tereza de Castro e Paulo G. Note que os campos NAMED RANGE e CURRENT VALUE agora referem-se às células de A2 à F122 da planilha “Plan1”.INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS . clique em SQL SELECT. Orientadora: Ana Clara Mourão Moura 5 .

Orientadora: Ana Clara Mourão Moura 6 . no mapa. Desta forma. Cód_Setor.DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento . ainda no campo COLUNS. Depois.UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS . Se estiver tudo certo. Depois. a coluna que contem o campo em comum com tabela que foi importada. Clique em VERIFY para confirmar se a expressão foi escrita corretamente. Em WHERE CONDITION.Belo Horizonte. informe o nome TEMPORÁRIO que o seu mapa. NO exemplo SetorCensitárioBH. informamos qual é a condição para que as duas tabelas possam ser unidas. a coluna que contem o campo em comum com o mapa. ___________________________________________________________________________________________________________ Autores: Grazielle Anjos Carvalho / Beatriz Trindade Laender / Daniel Romeiro Silva / Mª Tereza de Castro e Paulo G. Aparecerá na tela então. no nosso exemplo Básico_BH_teste. 2007 Associação de dados cartográficos a alfanuméricos no MapInfo Aparece a janela SQL SELECT. já com a tabela anexada terá. selecione primeiro. Clique no campo FROM TABLES. Rossi Profa. clique então em OK. selecione na tabela.ID_. no campo COLUMNS. a tabela final.ID_.INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS . informamos que a coluna SetorCensitárioBH. Cód_Setor. G. é igual á Básico_BH_teste. Em INTO TABLE NAMED.

___________________________________________________________________________________________________________ Autores: Grazielle Anjos Carvalho / Beatriz Trindade Laender / Daniel Romeiro Silva / Mª Tereza de Castro e Paulo G. Orientadora: Ana Clara Mourão Moura 7 . G. selecionamos FILE – SAVE COPY AS. Informe em qual diretório essa nova layer será salva.. e clique em SALVAR. 2007 Associação de dados cartográficos a alfanuméricos no MapInfo Agora. Selecione a “nova” tabela e clique em SAVE AS.Belo Horizonte.DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento .. devemos salvar essa layer. Rossi Profa.INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS . Para tal. informe a projeção cartográfica.UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS .

2007 Associação de dados cartográficos a alfanuméricos no MapInfo Para conferir se tais informações foram mesmo anexadas. G. clique em qualquer polígono na tela e verifique quais informações aparecerão na caixa de diálogo.DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento .UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS . Orientadora: Ana Clara Mourão Moura 8 . redesenhe o mapa na tela e com o ícone da informação. ___________________________________________________________________________________________________________ Autores: Grazielle Anjos Carvalho / Beatriz Trindade Laender / Daniel Romeiro Silva / Mª Tereza de Castro e Paulo G. Rossi Profa.INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS .Belo Horizonte.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful