You are on page 1of 1

Mnemnica Uma mnemnica um auxiliar de memria.

. So frases utilizadas para memorizar listas ou fr mulas, e baseiam-se em formas simples de memorizar maiores construces, baseados no princpio de que a mente humana tem mais facilidade de memorizar dados quando est es so associados a informao pessoal, espacial ou de carter relativamente importante, do que dados organizados de forma no sugestiva (para o indivduo) ou sem significa do aparente. (Wikiquote, a coletnea de citaes livres da Wikipdia) Durante muito tempo, memorizao era sinnimo de decorar contedos. Porm essa idia arcaica se transformou, e hoje sabe-se que a memria um fator primordial na aprendizagem, diferente do "decoreba" que considerado um inimigo da educao. A memria a base de todo o saber, por isso, deve ser trabalhada e estimulada. " ela que nos permite acumular experincias. A memorizao um processo consciente, j a `deco reba um processo de repetio mecnica, algo passageiro", explica o professor de Tcnicas de Memorizao da Universidade So Judas, Rodolfo Gasparetto.

Tcnicas de Memorizao Para facilitar o aprendizado, existem algumas tcnicas que podem agilizar o processo de memorizao. "Ns estamos na era da informao. So muitas informae as pessoas tm dificuldades de memorizar tantos dados. Por isso, importante conhe cer tcnicas de memorizao", conta o professor de Psicologia da UFSC (Universidade Fe deral de Santa Catarina) Emlio Takase.

A mais utilizada a mnemnica, uma tcnica por associao de imagens, que utiliza a vivnci a, a associao e o repasse de informaes. "A base da memria associao, quanto mais asso relacionadas a uma informao, mais fcil ser para resgat-la no futuro", afirma a neuro cientista e professora do departamento de Anatomia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Suzana Herculano Houzel. A professora de Metodologia da Universidade So Judas Sueli Gaspareto explica que a tcnica mnemnica trabalha com imagem mental de grande impacto para fixar a inform ao. "Na memria, ns temos trs etapas: a primeira, a fixao, o registro da informao; a da, o armazenamento dessa informao; e por fim, o resgate".

Na memorizao de nmeros, pode ser utilizada a tcnica mnemnica ou os cdigos alfa numrico . Esses cdigos so representaes de nmeros em consoantes. Por meio dessas representaes ssvel transformar nmeros em palavras ou frases. "Fica muito mais fcil lembrarmos de frases do que de nmeros. Algumas pessoas acabam confundindo os nmeros quando os n ecessitam em grandes quantidades", assegura a professora Sueli. muito importante o repasse das idias memorizadas, pois, segundo Sueli, a memria pe rde 90% das informaes, caso elas no sejam resgatadas em at 24 horas do seu registro. "Nas primeira oito horas, muito comum perder de 40 a 50% de informaes. Agora, se fizer um repasse dentro das primeiras oito horas, a mente traz a informao e ela ac aba fixando", explica. (transcrito de "Tcnicas de memorizao auxiliam o processo de estudo e o desempenho acadmico do universitrio", em www.universia.com.br/html/mate ria/materia_gjei.html) Dicas para trabalhar com a memria -- Durma bem: para manter a sade do crebro e fixar as informaes; -- Coma bem: boa alimentao faz o sangue fluir melhor; irrigando mais o crebro; -- Repita: em voz alta ou mentalmente, o que precisa ser lembrado -- Emocione-se: quando h emoo envolvida, dificilmente os fatos so esquecidos; -- Associe: faa associaes para que as informaes sejam lembradas com facilidade; -- Exercite-se: exercite sua memria, assim sensibilizar e ativar o crebro com mais f acilidade; Ateno e concentrao: Preste ateno nos detalhes das informaes.

You might also like