You are on page 1of 31

Sumário Introdução .................................................................................................. 02 Objetivos .................................................................................................... 03 Método ....................................................................................................... 04 Resultados .................................................................................................. 05 Tarefa 1 Respostas...................................................................................... 05 Tarefa 2 Respostas ..................................................................................... 07 Tarefa 3 Respostas ..................................................................................... 09 Tabelas com tipos de erro e gráficos Tarefa 1 ........................................... 11 Tabelas com tipos de erro e gráficos Tarefa 2 ........................................... 12 Tabelas com tipos de erro e gráficos Tarefa 3 ........................................... 13 Questões ..................................................................................................... 14 Conclusão ................................................................................................... 16 Bibliografia ................................................................................................. 17 Anexos ........................................................................................................ 18

1

1. Introdução O desenvolvimento humano é pressuposto na teoria vygotskiana como um fenômeno constituído pela interação dialética do ser humano com todos os significados dos símbolos ou instrumentos presentes em cada determinada sociedade. Estes símbolos, naturais ou criados pelo homem vêm a transformar com constância o comportamento humano, desenvolvendo de acordo com o meio em que vive. No trabalho ora realizado com quatro crianças de 5 a 8 anos, registra-se a interação e as conseqüências desta interação, que mormente efetuada em nível experimental, retrata sua repetição na vida real cotidiana da sociedade humana. A utilização de signos como auxílio mnemônico vem sendo corroborada em diversas pesquisas realizadas por psicólogos do desenvolvimento desde a elaboração teórica construída por Vygotski, pesquisas estas embasadas em uma série de experimentos efetuados por Leontiev (LEONTIEV 1932 apud MALUF, M.R.; MOZZER, G.N.S. 2000) e ainda outros realizados por ele mesmo ou seus alunos. Na perspectiva vygotskiana, a utilização de marcas ou signos como ajuda mnemônica faz as operações de memória irem além de sua performance biológica, e estabeleçam concretamente uma relação entre a utilização de signos do ambiente social e a mudança na estrutura psicológica. Esta relação, concreta por se manifestar através da fala, da escrita, da leitura e da interpretação numérica, torna-se então passível de observação e o estudo, por conseguinte, se torna proveitoso. A hipótese sócio-historica, sustentada pelas numerosas pesquisas trilhadas nos pressupostos vigotskianos estabelecem os processos de memória como fenômenos construídos pela vida social real dos indivíduos, como ocorre com as demais funções psicológicas superiores. Enfim, é através da relação com a simbologia presente e real e seus significados intrínsecos a cada pessoa, que o indivíduo sai de uma condição de memória natural, manifestada sob a forma de impressões não mediatizadas, ou a retenção de experiências reais, como traços mnemônicos, pelo menos nos primeiros anos do desenvolvimento social da criança, para a utilização dos recursos simbológicos sociais como apoio à memória, propiciando um retorno mnemônico pós esta mediação, conduzindo o humano a uma estrutura específica de comportamento, que rompe com as barreiras biológicas, gerando novas formas de processos psicológicos baseado no ambiente social e todos os seus conteúdos significativos. (MALUF, M.R., MOZZER, G.N.S., 2000, p. 63).

2

. G. p. além da investigação acerca das estratégias verbais e não verbais utilizadas pela criança durante a execução das tarefas propostas (MALUF. 3 .2. M. Objetivos Embasados nestes experimentos.S.N.R. MOZZER. 64). 2000.. propõe-se neste trabalho a investigação das questões geradas: crianças mais novas apresentam dificuldade maior na interpretação e o correspondente uso de signo? As crianças utilizarão símbolos como recursos externos de memória? Como as crianças se beneficiam com a ajuda do adulto para executar determinadas tarefas? O desempenho das crianças é influenciado pelo tipo de instrução a ser memorizadas? A busca para a resposta dessas questões se torna então a proposta desse trabalho.

Todos os sujeitos participantes se encontram no nível escolar compatível com a idade e dentro de uma estrutura sócio-cultural-econômica semelhantes. brinquedos. A aplicação. Semestre do curso de Psicologia da UNIP – Universidade Paulista – Campus Sorocaba. observação. b) Local da pesquisa: Residência dos sujeitos. lápis. de 5 anos.3. 4 . Sixlei. As crianças receberam instruções para o jogo. de acordo com o especificado ao longo da tabela de respostas. lenços e outros objetivos representativos de cores e questionário especificado para o jogo.1 Método a) Sujeitos participantes: O estudo foi realizado com quatro crianças de 5 a 8 anos a saber. com o jogo sendo aplicado por alunos do 4º. d) Procedimento para aplicação: Antes da aplicação efetiva do jogo das cores proibidas. Sevenando. anexado no final do trabalho. de 7 anos e Eightiane de 8 anos. de 6 anos. Descrição 3. Fively. e as devidas anotações foram realizadas em revezamento pelos alunos pesquisadores. na seção resultados. foi realizado um teste com os participantes para avaliar o conhecimento e a denominação de cores por parte dos mesmos. c) Material utilizado: Cartões coloridos em cartolina.

Qual é a cor desta bolsa? (marrom) 10. Qual é a cor da grama? 11. Qual é a cor do sangue? Vermelho 3. Qual é a cor da terra? Branca 5. Qual é a cor deste brinquedo? (azul) Azul 2.1 Tabelas com as respostas das crianças: Tarefa 1 – Sem cartões e sem ajuda Primeira regra: cores proibidas: amarelo e verde Segunda regra: Não repetir as cores Questões Fively 5 anos Sixlei 6 anos Azul Vermelho Não posso falar Marrom Não posso falar Não posso falar Não posso falar Vermelha Sevenando Eightiane 7 anos 8 anos Azul Vermelha Não posso falar Marrom Amarela Não posso falar Não posso falar Vermelha Marrom Não posso falar verde Marrom Branca Laranja Não posso falar Preta Branca Azul 1. Qual é a cor da banana? 8. Qual é a cor do céu? Azul Vermelha Não posso falar Marrom Não posso falar Verde Não posso falar Amarela Não posso falar Vermelha Não posso falar Marrom Marrom Não posso falar Não posso Não posso Não posso falar falar falar Não posso verde Não posso falar falar Preta Preta Preta Branca Branca Branca Laranja Laranja Laranja Não posso Não posso Não posso falar falar falar Preta Preta Preta Branca Branca Não posso falar Branca Azul Azul 19. Qual é a cor do leite? 18. Questão de considerações da criança. Qual é a cor deste lenço? (Branco) 14. Qual é a cor do sol? Amarela 6. Qual é a cor das folhas das árvores? 7. Qual é a cor desta caneta (preta) 17. Qual é a cor desta bexiga? (verde) 16.4. Qual é a cor deste lápis? (verde) 12. Qual é a cor deste lápis? (amarelo) Não posso falar 4. Qual é a cor da coca-cola? 13. Qual é a cor da maçã? 9. Qual é a cor da laranja? 15. Resultados 4. a) Você acha que ganhou ou perdeu? Fively: “ganhei” Sixlei: “Sei lá” Sevenando: “Ganhei” Eightiane: “Perdi” 5 .

b) O que não podia falar? Fively: “marrom e laranja” Sixlei: “verde e amarelo” Sevenando: “as cores” Eightiane: “Verde e amarela” c) O que mais? Fively: “Não sei” Sixlei: “ a árvore. o sol e o ovo. a folha. Sevenando:”Cor repetida” Eightiane: “Cor que repete” 6 .

Qual é a cor desta bexiga? (azul) 2. Qual é a cor da piscina? Não posso Não posso Não posso falar falar falar 16.Qual é a cor desta caixa? (vermelha) Não posso Não posso Não posso falar falar falar 9. Questão de considerações da criança. Qual é a cor do algodão? 4. Qual é a cor da grama? Não posso Verde Verde falar 14. Qual é a cor do cabelo loiro? Marrom Amarela Não posso falar 19. Qual é a cor deste lápis? (preta) Não posso Preta Preta falar 10. Qual é a cor da terra? Marrom Marrom Marrom 15. a) Você acha que ganhou ou perdeu? Fively: “Ganhei” Sixlei: “Ganhei” Sevenando: “Ganhei” Eightiane: “Ganhei” b) O que não podia falar? Fively: “azul e vermelho” Sixlei: “Azul e vermelho” 7 . Qual é a cor da laranja? Laranja Laranja Laranja 17. Qual é a cor deste lápis? (azul) Não posso Não posso Não posso falar falar falar 12. Qual é a cor do morango? Não posso Não posso Não posso Não posso falar falar falar falar Verde Verde Verde Verde Branca Marrom Não posso falar Branca Branca Marrom Não posso falar Laranja Branca Marrom Não posso falar Branca Preta Não posso falar Preta Não posso falar Não posso falar Laranja Verde Marrom Não posso falar Laranja Amarela Amarela Branca Marrom Não posso falar 6. Qual é a cor deste brinquedo? Amarelo Amarela Amarela (amarelo) 18. Qual é a cor do tronco das árvores? 5. Qual é a cor do café? Preto Preto Preto 8. Qual é a cor deste brinquedo? Laranja Laranja Laranja (alaranjado) 13. Qual é a cor da casca da maçã? Não posso Não posso Não posso falar falar falar 11. Qual é a cor deste brinquedo? (verde) 3.Tarefa 2 – Com cartões e sem ajuda Primeira regra: cores proibidas: azul e vermelho Segunda regra: não repetir as cores Fively 5 anos Sixlei 6 anos Sevenando Eightiane 7 anos 8 anos Questões 1. Qual é a cor desta folha de papel? Não posso falar 7.

Sevenando: “Cor repetida” Eightiane: Azul e vermelho c) O que mais? Fively: “Não sei” Sixlei: “Cor da piscina e fogo Sevenando: “Azul e vermelho” Eightiane: “Cor repetida” 8 .

Qual é a cor desta bolsa? (marrom) 8. Fively Sixlei Questões 5 anos 6 anos 1. Qual é a cor das nuvens? 9. a) Você acha que ganhou ou perdeu? Fively: “Ganhei” Sixlei: “Certeza que ganhei” Sevenando: “Ganhei” Eightiane: “Claro que ganhei” b) O que não podia falar? Fively: “Marrom e laranja “ 9 . Qual é a cor do ouro? 12. Qual é a cor deste outro brinquedo? (alaranjado) 11. Qual é a cor da terra? 15. Qual é a cor do urubu? 16. Qual é a cor do céu? 13. Qual é a cor do chocolate? Vermelha Branco Vermelha Vermelha Branca Não posso falar Não posso falar Azul Verde Não posso falar Azul Sevenando Eightiane 7 anos 8 anos Vermelha Branca Não posso falar Não posso falar Azul Verde Marrom Vermelha Branca Não posso falar Laranja Não posso falar Azul Azul Verde Verde Marrom Não posso falar Azul Não posso Azul falar Verde Não posso Não posso Verde falar falar Não posso Não posso Não posso Não posso falar falar falar falar Não posso Amarela Amarela Amarela falar Não posso Não posso Azul Azul falar falar Não posso Não posso Não posso Não posso falar falar falar falar Não posso Não posso Não posso Não posso falar falar falar falar Não posso Não sei Preta Preta falar Não posso Não posso Amarela Amarela falar falar Não posso Não posso Não posso Não posso falar falar falar falar Não posso Não posso Não posso Não posso falar falar falar falar 19. Qual é a cor deste lápis/ (laranja) 5. Qual é a cor da mexerica? 18. Qual é a cor desta borracha? (azul) 6.Tarefa 3 – Com cartões e com ajuda Primeira regra: cores proibidas: marrom e alaranjado Segunda regra: Não repetir as cores. Qual é a cor desta pasta (vermelha) 4. Qual é a cor do abacate? 7. Qual é a cor deste lenço? (branco) 3. Questão de considerações da criança.Qual é a cor da melancia por dentro? 2. Qual é a cor deste brinquedo? (marrom) 14. Qual é a cor deste brinquedo? (verde) 10. Qual é a cor deste brinquedo? (amarelo) 17.

Sixlei: “Marrom e laranja” Sevenando: “Laranja e marrom” Eightiane: Marrom e laranja” c) O que mais? Fively: “Não sei “ Sixlei: “Repetir a cor do cartão” Sevenando: “Cor repetida” Eightiane: Cores repetidas” 10 .

Qual é a cor do leite? 18. Qual é a cor desta bolsa? (marrom) 10. C (resposta certa). Qual é a cor da laranja? 15.5. Qual é a cor da maçã? 9. Qual é a cor das folhas das árvores? 7. Qual é a cor deste lápis? (verde) 12. Qual é a cor deste lápis? (amarelo) 4. Qual é a cor do sangue? 3. Qual é a cor da terra? 5. erro B (falar cores repetidas). Tabela com erros e acertos da tarefa 1 . Qual é a cor desta bexiga? (verde) 16. Qual é a cor da coca-cola? 13. D (Outros – Especificar no relatório) a. Tabelas com os tipos de erros e acertos das crianças Análise dos erros: A (Falar das cores proibidas). Qual é a cor deste brinquedo? (azul) 2. Qual é a cor desta caneta (preta) 17. Qual é a cor da grama? 11.– Sem cartões e sem ajuda Questões 1. Qual é a cor deste lenço? (Branco) 14. Qual é a cor do céu? Gráfico tarefa 1 20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 Fively Sixlei Sevenando Eightiane A B C D Fively 5 anos C C C D A B A B C B C B C C B C C B Sixlei 6 anos C C C C A A B C C C B B C C B C C B Sevenando Eightiane 7 anos 8 anos C C C C C C B C C C C C C C B C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C 11 . Qual é a cor do sol? 6. Qual é a cor da banana? 8.

Tarefa 2 – Com cartões e sem ajuda Análise dos erros: A (Falar das cores proibidas). Qual é a cor deste brinquedo? (alaranjado) 13. Qual é a cor do morango? 6. Qual é a cor da piscina? 16.Qual é a cor desta caixa? (vermelha) 9. C (resposta certa). Qual é a cor da laranja? 17. Qual é a cor deste brinquedo? (verde) 3. Qual é a cor deste brinquedo? (amarelo) 18. Qual é a cor desta folha de papel? 7. Qual é a cor deste lápis? (azul) 12. D (Outros – Especificar no relatório) c. Qual é a cor do algodão? 4. Qual é a cor do tronco das árvores? 5. Qual é a cor da casca da maçã? 11. Qual é a cor do cabelo loiro? Gráfico 20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 Fively Sixlei Sevenando Eightiane A B C D Fively 5 anos C C C C C C C A D C A C D B C C C D Sixlei 6 anos C C C C C D C B C C A C B B A C C C Sevenando Eightiane 7 anos 8 anos C C C C C D C B C C C C B B C C C D C C C C C C C C C B C C C B B C C Amarela Tarefa 3 – Com cartões e com ajuda 12 . Qual é a cor da terra? 15. Qual é a cor do café? 8. Qual é a cor da grama? 14. Qual é a cor desta bexiga? (azul) 2. erro B (falar cores repetidas). Qual é a cor deste lápis? (preta) 10. Tabela com erros e acertos da tarefa 2 – Com cartões e sem ajuda Questões 1.

Qual é a cor do abacate? 7. Qual é a cor do ouro? 12. Qual é a cor do céu? 13. Qual é a cor das nuvens? 9. Qual é a cor deste lenço? (branco) 3.Análise dos erros: A (Falar das cores proibidas).Qual é a cor da melancia por dentro? 2. Qual é a cor do urubu? 16. Qual é a cor do chocolate? 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 Fively Sixlei Sevenando Eightiane A B C D Fively 5 anos C C C C C D C D C C D C C C D C C C Gráfico Sixlei 6 anos C C C C C D D D C C C C C C D C C C Sevenando Eightiane 7 anos 8 anos C C C C C C A D D C C C C C C C C C C C C C C C C D C C C C C C C B C C 13 . Qual é a cor desta pasta (vermelha) 4. Qual é a cor da mexerica? 18. erro B (falar cores repetidas). D (Outros – Especificar no relatório) c. Qual é a cor desta borracha? (azul) 6. Qual é a cor desta bolsa? (marrom) 8. Qual é a cor deste brinquedo? (verde) 10. Qual é a cor deste brinquedo? (amarelo) 17. Qual é a cor deste lápis/ (laranja) 5. Tabela com erros e acertos da tarefa 3 – Com cartões e com ajuda Questões 1. Qual é a cor deste outro brinquedo? (alaranjado) 11. Qual é a cor da terra? 15. C (resposta certa). Qual é a cor deste brinquedo? (marrom) 14.

os menores Fively. com as respostas fluindo mais rapidamente e com constância maior nos acertos. no entanto questiona a presença dos cartões sobre a mesa na primeira tarefa e já na segunda os utiliza para não falar as cores proibidas. Eightiane. Questões a) Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas? As duas crianças menores. Os cartões são utilizados corretamente. que olham para os cartões. mas erra nas respostas. consistindo em cartões coloridos e contar com a ajuda do adulto? Todas as crianças têm melhoras sensíveis no desempenho com a apresentação das instruções e o conseqüente uso dos instrumentos. c) Como se apresenta o desempenho da criança envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas em que ela pode utilizar recursos externos. também se atrapalha com algumas respostas. com dúvidas acerca de cores da coca-cola. quando comparada consigo mesma. Sixlei e Sevenando ainda encontram dificuldades em correlacioná-los na segunda tarefa. No entanto a criança mais velha. Eightiane. perante toda questão formulada pelo pesquisador. principalmente pelos mais velhos. mesmo os menores. nas três diferentes condições estudadas? A variação é facilmente observada. 14 . na terceira tarefa fazem o uso adequado dos instrumentos e tem o seu desempenho otimizado. por exemplo. b) Como se apresenta o desempenho da criança envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas em que ela pode utilizar recursos externos. mas fazem uso deles na terceira tarefa.6. Senso assim. o que consideramos nas tabelas correspondentes como “D”. d) Há variação do desempenho da criança. não que responda com as cores proibidas ou repetidas. consistindo em cartões coloridos? Apesar do uso dos cartões. com exceção de Sevenando que se atrapalha com algumas respostas. mas na definição de cores. Fively e Sixlei preocupam-se apenas na tarefa 1 em brincar com os cartões e nem mesmo nas próximas tarefas os utilizam como recursos para lembrança.

por exemplo. também se atrapalhou na definição de algumas cores. Sixlei aceitou e manifestou contentamento pela ajuda. f) Como se dá a interação com o adulto na condição em que a criança pode contar com a sua ajuda? Em qual faixa etária essa situação é mais eficiente? Fively sentiu-se mais a vontade quando a ajuda do adulto foi manifestada. 15 . Sevenando ficou um pouco nervoso ao não conseguir definir as cores de algumas coisas. tornando-se irrequieta e abstraindo-se por alguns momentos. a mais velha. e Eightiane. Podemos concluir que nas crianças mais velhas é melhor o efeito da ajuda. Já Eightiane mostrou-se bem mais receptiva à ajuda. como a terra. enquanto que em Sevenando.e) Que estratégias verbais e não verbais a criança utiliza durante a execução das tarefas propostas nas condições estudadas? A criança mais nova. Sixlei pareceu um pouco preocupado. Fively é a única a emitir em alguns poucos momentos a fala egocêntrica. pelas suas manifestações não verbais. não chegando a manifestar isto verbalmente. como a cor da coca-cola. perguntando alguma coisa a si mesma. por exemplo. enquanto que nas crianças menores a ajuda aparece mais como motivação à participação efetiva no jogo. foi percebida somente a melhora do desempenho.

Investigar a cultura. G. Desta forma. propiciando um sadio desenvolvimento mental. 2000. ao registrar uma performance melhor dos sujeitos nas respostas às questões do experimento nos momentos em que receberam ajuda. & MOZZER. G. A aplicação prática dos pressupostos de Vygotsky. com as crianças assimilando a intelectualidade adulta à medida que convivem e interagem constantemente com os adultos e dependendo dessa interação o desenvolvimento se opera com maior ou menor rapidez. p.R. no trabalho realizado. confirma-se a necessidade do educador. 16 . M. ao investigar as condições sócio-históricas e tratar estas como causalidade de determinadas situações não convencionais.N. com a redução de erros cometidos sem a intervenção de instruções ou o uso de instrumentos. no sentido de elaboração de estratégias bem definidas. Os resultados obtidos por Leontiev. Conclusão Conforme Leontiev (Apud MALUF. M. 68). de entender este processo dialético e dinâmico e o mais importante. nos mais diferentes níveis de educação. desenvolvimento e aprendizagem caminham juntos. a sociedade. & MOZZER. e outras pessoas envolvidas com crianças pode colaborar no desenvolvimento infantil. que confirmamos neste trabalho. participar da evolução e revoluções do ambiente. 63). pais. levam à criação de uma zona de desenvolvimento proximal (MALUF. colaboradores destes e ainda por outros estudiosos. 2000. o ambiente em que se dá o desenvolvimento da criança constitui no passo fundamental da definição das estratégias citadas.R.N.S. o desenvolvimento humano tem uma ligação recíproca com o desenvolvimento da cultura e da sociedade. Vygotsky. p. no desempenho de profissionais da educação. Enfim.S. psicólogos.6.

R. São Paulo. M. G. Referências Bibliográficas MALUF.. Vol. 2001 17 . A construção do pensamento e linguagem. Martins Fontes.N. L.S. In Psicologia: Teoria e Pesquisa.7. 16.S. Operação com signos em crianças de 5 a 7 anos. MOZZER. 2000 VYGOTSKY.