You are on page 1of 4

INTRODUÇÃO Como nós estamos nos apresentando para os outros?

Exemplo: Se você vai procurar um emprego, como irá se apresentar. Você precisaria fazer a barba, talvez cortar o cobelo. Se você é um fumante inveterado, conseguiria esconder os dentes amarelados? Conseguiria esconder o cheiro? Como você se apresentaria? Como estamos nos apresentando para Deus? A palavra de Deus diz em 2 Timóteo 2.15: (João Ferreira) Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade. (Linguagem de Hoje) Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho. Creio que todos aqui querem ser obreiros aprovados, mas as vezes é difícil, encontramos situações e encruzilhadas que nos fazem parar. Nestes momentos precisamos olhar para referenciais da palavra de Deus. E por isto hoje eu gostaria de olhar para a vida de Abraão, pois apesar de seus defeitos ele foi um obreiro aprovado. E eu queria prestar atenção nas atitudes que ele teve para ser um obreiro aprovado. Queria então refletir sobre este tema: as atitudes do obreiro aprovado. Para isto abram suas bíblias em Gn 22 (1-14)

1 – ELE OBEDECE SEM CONTESTAR. Em um dia normal, como qualquer outro.......Deus chama Abraão e pede que sacrifique seu filho. (V.2 – Como Holocausto: Sacrifício totalmente queimado. V.1 – Deus pôs Abraão à prova. Deus não pede 1 filho entre 30.....é o filho que Abraão havia esperado por 100 anos. Era Isque, o Filho da promessa. Filho através do qual ele seria pai de muitas nações. Deus sabia o quanto Abraão amava Isaque, mas Deus está testando Abraão e ele é aprovado. Sabe porque? PORQUE ELE OBEDECE SEM CONTESTAR. V.3 – Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou seu jumento. Não pede para falar com Sarah, nem para pensar na proposta, nem para ver se era isto mesmo que ele tinha entendido. Exemplo de Jovens que oram por um namorado (a) e quando entendem que não é aprovado por Deus insistem e começam a querer entender outra coisa. Abraão entendeu a mensagem de Deus e obedeceu sem contestar. Talvez Isaque era o que ele tinha de mais importante na terra, mas ele sabia quem era o mais importante na sua vida inteira. Este era Deus e por isso ele obedece. Quando o Diabo nos tenta é porque quer nos destruir, ou seja, para pior. Quando Deus nos prova é porque quer nos aperfeiçoar, ou seja, para melhor. Entretanto, nós temos uma visão distorcida. Abraão enfrentou o teste mais difícil na escola da fé e foi aprovado......e vc, que testes Deus tem te dado? Ministério integral, namoro, pais, cidade.. 2 – O OBREIRO APROVADO CONFIA NA PROVISÃO DE DEUS Ler Gen 22: 7 -12 Imagine a dor no coração deste homem em falar aquelas palavras para o próprio filho. O que estava passando na cabeça de Abraão. Uma confusão de sentimentos. Sacrificar o filho, porém agradar a Deus. No que Abraão podia confiar naquele momento? Com certeza ele não podia confiar:

Nos seus sentimentos

Jeremias 17.9 – Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Esta é nossa tendência confiar em nosso próprios sentimentos.

e

 

Nas outras pessoas

Muitas vezes ficamos na dependência de outras pessoas. Somente não confiando em pessoas podemos ver o que Deus pode fazer por nós.

Mas podia confiar em Deus

Ilustração – comida na casa da Kelly. Última refeição. Confia em Deus porque ele nunca se atrasa e ele nunca falha. A faca não chegou a atingir o menino – Deus não se atrasa. 3 – O OBREIRO APROVADO GLORIFICA A DEUS EM TODO TEMPO Na provação: Deus estava provando Abraão e cada passo que ele dava naquele monte subia aos céus como um louvor. Pq o maior ato de adoração a Deus é reconhecer o seu senhorio nas nossas vidas. É reconhecer que somente Deus sabe o melhor para as nossas vidas. Por isso cada passo que ele dava ele estava dizendo: Senhor tu és mais importante q Isaque, q o filho da promessa, que tudo. E Deus deveria responder: E você é o meu filho amado. Como vc tem caminhado nas provações? Murmurando, lamentando, chorando.....Deus te fala hoje, glorifica filho, glorifica. Eu sei que está difícil porém glorifica. Na alegria: V.13 – Após o livramento de Deus, Abraão poderia ir embora. Entretanto não deixa passar. Na alegria também glorifica a Deus (Em todo tempo). Então oferece em louvor a Deus Tantas vezes pedimos coisas a Deus, mas quando recebemos temos glorificado? Vc tem glorificado a Deus quando Ele te abençoa? Ilustração: Gates Spafford

Advogado/ prof universitário Chicago/ 5 filhos Dificuldades: morte do filho Crise que destrói investimentos imobiliários Europa conferencia de Moody Telegrama esposa: Salva só. Crianças perdidas. Que farei? Hino: Se paz a mais doce puder desfrutar Se dor a mais forte sofrer, o seja o que for, tu me fazes saber, que feliz com Jesus sempre sou.