You are on page 1of 5

Cor branca ou dourada - ANO B - 13/05/2012 6° DOMINGO DA PÁSCOA Dia das Mães

Amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês.

Preparar um lugar de destaque para a imagem ou quadro de Jesus Ressuscitado, o Círio Pascal próximo à pia batismal ou um recipiente com água benzida na Vigília Pascal. Iniciar a celebração com o canto de ambientação abaixo. Com amor eterno eu te amei, dei a minha vida por amor. Agora vai, também ama o teu irmão. (bis) 01. ACOLHIDA Animador(a) - Irmãos e irmãs, paz e bem a todos vocês que vieram participar deste encontro fraterno. Vivendo as alegrias pascais nos reunimos para celebrar o dia da Ressurreição, o Dia do Senhor, nossa páscoa semanal. A liturgia deste domingo convida-nos a contemplar o amor de Deus revelado na pessoa, nos gestos e na pessoa de Jesus. As mães que lembramos neste dia, são expressão do amor de Deus para com seu povo. Hoje, também, comemoramos o dia da Abolição da Escravatura. Peçamos a Deus que converta o nosso coração para que possamos tratar os nossos irmãos negros com respeito e dignidade. Confiantes, cantemos. Procissão de entrada como de costume. 02. CANTO INICIAL O Senhor ressurgiu aleluia, aleluia! É o Cordeiro pascal, aleluia, aleluia! Imolado por nós, aleluia, aleluia! É o Cristo Senhor, Ele vive e venceu aleluia! 1 - O Cristo Senhor ressuscitou, a nossa esperança realizou: vencida a morte para sempre, triunfa a vida eternamente! 2 - O Cristo reuniu a seus irmãos, ao Pai os conduziu por sua mão; no Espírito Santo unida esteja, a família de Deus que é a Igreja! 3 - O Cristo, nossa Páscoa se imolou, seu sangue da morte nos livrou. Incólumes o mar atravessamos, e à Terra Prometida caminhamos! Presidente - Reunidos para celebrarmos o mistério da nossa fé, façamos o sinal da cruz, cantando: (à escolha) Presidente - A graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a luz do Espírito Santo estejam sempre convosco. Bendito seja Deus... 03. DEUS NOS PERDOA

faz-se um momento de silêncio e em seguida o(a) leitor(a) proclama a leitura. Amém.34-35. perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.Disse Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”. sem nenhum comentário. peçamos perdão. (bis) 1 . tende piedade de nós! (bis) Pelo bem que eu não fiz. 25-26.44-48) 06. dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra do Cristo Ressuscitado. Se Deus . ORAÇÃO Presidente . Jo 14. mas na realidade o fazemos por medo. um sinal de carinho que recebemos de Deus. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (10. Por nosso Senhor Jesus Cristo. um sistema moral e religioso a cumprir.Deus de amor. Olhando para Jesus na hora de sua cruz. na unidade do Espírito Santo. tende piedade de nós! (bis) Pelo irmão que não amei.). para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos. se São João diz que Deus é amor? Não jogamos descrédito sobre Deus. Aleluia.Presidente . 04. tende piedade de nós! (bis) Pelo amor que sufoquei.Senhor. 7-10) 08. Mas o amor não pode vir de um lado só. piedade! (bis) 2 .Ó Cristo. Aleluia. vosso Filho. e não como graça. pela vida que matei. que dá a vida pelos que ele ama (evangelho). entendemos o que significa a frase “Deus é amor” (cf. 09. 1 . Pelas vezes que não fomos fiéis ao mandamento do amor. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA Como explicar que o cristianismo parece duro e sisudo a muita gente.Senhor. e meu Pai o amará. pelo mal que lhe causei.9). O Senhor fez conhecer a salvação e revelou sua justiça às nações.Quem me ama realmente guardará minha Palavra. (bis) 07. tenha compaixão de nós. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (15. Dizemos que fazemos tal e tal coisa por amor a Deus.Deus da vida. Amém. quando falamos dele em termos de amor com uma cara desgostosa? Talvez vivamos nosso cristianismo ainda muito como obrigação. piedade! (bis) Presidente . LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO JOÃO (4. e a ele nós viremos. 05. Enquanto a assembleia senta-se. Aleluia. piedade! (bis) 3 . CANTO DE ACLAMAÇÃO Aleluia. pela paz que eu não quis. 9-17) 10. cantando. Deus nos amou primeiro (2ª leit. Ele nos amou em Jesus. SALMO RESPONSORIAL (97) Atenção: o Salmo deve ser cantado ou proclamado do Lecionário Dominical.

(bis) 2 . Senhor. . tornando-se pão. . hoje especialmente com relação às mães e aos irmãos negros. de raças ou de povos. com obras e de verdade. Deus é o mistério de nossa vida. Para que não nos enganemos a respeito de Deus. 12.Deus de amor. dando sua vida por nós. Cumpra em mim Teu querer. o que não conseguimos expressar em palavras. Deus não precisa de nosso amor para si. porque o amor vem de Deus. Nós vos pedimos. Ele quer que amemos seus filhos.(pausa) Entoemos o canto das oferendas.Venho.tanto nos amou em Cristo. nossos irmãos. Jesus nos chama amigos. sustento da vida. A mensagem da salvação destina-se a todas as nações. minha vida oferecer como prova de amor e sacrifício.. Busquemos sempre superar as desigualdades de qualquer tipo. aquilo que está por trás de tudo. Nós vos pedimos. . moída. 14. ajudai Vossa Igreja a orientar os fiéis na vivência do mandamento do amor para que tenhamos um mundo melhor. 1 . E que a cada dia eu queira mais e mais estar ao Teu lado. APRESENTAÇÃO DOS DONS Este momento é próprio para Celebração da Palavra.Pois para Te adorar. Animador(a) . Nós vos pedimos. Faça o que está em Teu coração. nós também devemos corresponder. Neste momento coloquemos no altar do Senhor o nosso compromisso de amor ao próximo. dai sabedoria a todas as mães. E a melhor maneira de dar a conhecer Deus ao mundo é amar. foi que eu nasci. Creio em Deus Pai. Ora.. orientai os nossos governantes para que se empenhem em acabar definitivamente com a escravidão em nosso país.Professemos a nossa fé no Deus que é amor infinito. minha vida a Ti entregar como oferta viva em Teu altar. pisada. sem discriminação de pessoas.Deus de amor. quero. mas se quisermos ser seus amigos de verdade. . 11. Devemos amar nosso irmão como a nós mesmos. PRECES DA COMUNIDADE Presidente . ele nos mostrou uma imagem de si mesmo: Jesus Cristo. ressurge no vinho.Jesus afirma que Deus nos dará todas as coisas que pedirmos em seu nome. CANTO DAS OFERENDAS (Onde houver Celebração da Palavra) 1 . Em Jesus. mantendo-nos unidos na diversidade.Deus de amor. Preces espontâneas 13. enxergamos o que Deus é: amor. PROFISSÃO DE FÉ Presidente . devemos observar o que ele pede a nós: que nos amemos uns aos outros como ele nos amou (evangelho). para que consigam orientar os filhos de forma que se tornem cidadãos dignos e cristãos autênticos.Deus não faz distinção entre as pessoas. A uva amassada. Elevemos ao Pai celeste os nossos pedidos. A vida do cristão consiste em receber com gratidão o amor com que Deus nos ama primeiro e em repartir este amor com os nossos irmãos. Senhor! (bis) (Onde houver Celebração Eucarística) As nossas ofertas de vinho e de pão celebram a glória da ressurreição.O grão que morrera no seio do chão renasce no trigo.

por nós cultivados se tornem o Corpo do Ressuscitado. CANTO DE COMUNHÃO (se houver) Eu sou a videira. bendize ao Senhor. os frutos da terra.. Amém.Sem cansar ou desanimar: permanecei no meu amor. PAI NOSSO Presidente . rezemos como Jesus nos ensinou. cantando.Louvemos a Deus pelo seu amor por nós. estaremos obedecendo o mandamento do amor.Para ver o caminho: permanecei no meu amor. 3 .. Se amargo é o pranto: permanecei no meu amor.Aleluia.Se vos dobra a tristeza: permanecei no meu amor. o chão que pisamos. Vós sois os ramos.Se vivermos conforme a oração do Pai Nosso. Pai Nosso. a relva florida. Para ver a verdade: permanecei no meu amor.Aleluia vamos cantar. Quando não há estrelas: permanecei no meu amor. pra sempre. Como ramos ao tronco: permanecei em mim! 2 . Presidente . De mãos dadas. glória ao Pai e ao Filho também.Para amar sem medidas: permanecei no meu amor. sinais da aliança da terra e dos céus. Para ter sempre vida: permanecei em mim! 4 . por tantas pessoas que se empenham para que esse amor permaneça e dê bons frutos em nosso meio. Saudemonos com um gesto fraterno. Sem temor.2 . Sem amarras a segurar: permanecei no meu amor. e. Toda a vida eu vou tocar. hei de provar seu amor. glória igual ao Espírito Santo. Para ser meus amigos: permanecei em mim! 3 .Quando a noite é longa: permanecei no meu amor. 3 . 17. Para ser testemunhas: permanecei em mim! 5 .Ao Pai ofertamos também nossa vida. Se inquieta a tentação: permanecei em mim! 6 . ó minh’alma. Para dar vossas vidas: permanecei no meu amor. quem fez tudo mantém sua aliança.Quando a estrada é difícil: permanecei no meu amor. Aleluia.Onde o amor se faz presente. Para ser luz do mundo: permanecei no meu amor.Para ser sal da terra: permanecei no meu amor. a paz também se manifesta. ABRAÇO DA PAZ Animador(a) . permanecei no meu amor! 1 . sempre enquanto eu viver.Para dar muito fruto: permanecei no meu amor. 15. Quando treme a esperança: permanecei em mim! 8 . no Senhor põe a sua esperança. a meu Deus vou cantar meu louvor! 2 . eu vou louvar. MOMENTO DE LOUVOR Este canto é próprio para Celebração da Palavra. Ele fez o céu e a terra. Para dar amor puro: permanecei no meu amor. 16. No Corpo e no Sangue do Filho de Deus. (canto à escolha) 18. sempre a cantar: permanecei em mim! .Feliz quem se apoia em Deus. Quando o passo é impossível: permanecei no meu amor. Se a morte vos chega: permanecei em mim! 7 . meu Pai é o agricultor. 1 . Quero cantar ao Senhor.O pão e o vinho são hoje memória do novo Cordeiro na sua vitória. seu valor e seu poder.

por sua morte. BÊNÇÃO Presidente . feliz porque creste. assim como eu amei vocês. nutridos pelo Pão Sagrado da Vossa Palavra (e pela Comunhão). Amem-se uns aos outros. .org.diocesedecolatina. vos conceda. 23.E. vos deu a eterna liberdade. ajudai-nos para que. uma breve homenagem às mães. vivendo agora retamente. possais no céu unir-vos a Deus. .Quando o viste nascer rejeitado. 20.Deus. 2 . nosso Senhor. tu quiseste ser serva do “Deus que os humildes exalta”. Amém.Quando o anjo por Deus foi mandado dizer-te da escolha tão alta. guardaste em teu coração. Graças a Deus. Amém. com antecedência. por ti nos vem a salvação! (bis) 1 . sendo Mãe. NOTÍCIAS E AVISOS 22. na solidariedade e no amor partilhado. vos conceda a alegria de sua bênção. pois. . Pai e Filho e Espírito Santo. para o qual.19.Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.br .Senhor. pela fé.A bênção do Deus de amor. 21. Amém. tua fé trouxe a Páscoa da vida. Amém. CANTO FINAL Ouviste a Palavra de Deus. por sua graça. . “Deus para sempre é fiel”. a herança eterna. ORAÇÃO Presidente . Por Cristo. aleluia. já ressuscitastes no batismo. Amém. perseguido até à morte cruel.Aquele que. Fonte: www. MENSAGEM PARA AS MÃES A equipe de celebração prepara. desça sobre vós e permaneça para sempre. possamos gozar da fraterna união. que pela ressurreição do seu Filho único vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas. Maria.