You are on page 1of 4

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE MODELOS/ PROTTIPOS DO LABORATRIO PRO-PME PELA MQUINA DIMENSION ELITE

RESUMO PROCESSO FDM - FUSED DEPOSITION MODELING O processo de prototipagem por modelamento por deposio de material fundido da mquina Dimension Elite consiste na deposio de dois materiais fundidos - no caso ABSplus para o material do modelo e SST(Soluble Support Technology)material do suporte em uma bandeja de plstico prpria para receber ambos materiais em temperaturas elevadas. Os materiais so armazenados em forma de filamento enrolado em um carretel no interior do cartucho que ao contato com a mquina de prototipagem puxado por roldanas no interior do cabeote que ir aquecer o material o suficiente para ser extrudado por dois orifcios, um para cada material, que diminuir a espessura do filamento de acordo com a configurao ajustada para o modelo a ser prototipado.

Fused Deposition Modeling (FDM) was developed by Stratasys in Eden Prairie, Minnesota. In this process, a plastic or wax material is extruded through a nozzle that traces the part's cross sectional geometry layer by layer. The build material is usually supplied in filament form, but some setups utilize plastic pellets fed from a hopper instead. The nozzle contains resistive heaters that keep the plastic at a temperature just above its melting point so that it flows easily through the nozzle and forms the layer. The plastic hardens immediately after flowing from the nozzle and bonds to the layer below. Once a layer is built, the platform lowers, and the extrusion nozzle deposits another layer. The layer thickness and vertical dimensional accuracy is determined by the extruder die diameter, which ranges from 0.013 to 0.005 inches. In the X-Y plane, 0.001 inch resolution is achievable. A range of materials are available including ABS, polyamide, polycarbonate, polyethylene, polypropylene, and investment casting wax. Contedo extrado em: http://www.custompartnet.com/wu/fused-deposition-modeling

Figura 1 - Processo FDM http://www.custompartnet.com/wu/fused-de 1

DESCRIO DO SERVIO DE PROTOTIPAGEM 1 ETAPA RECEBIMENTO DA MODELAGEM TRIDIMENSIONAL O cliente ou aluno entra em contato com o laboratrio PRO-PME por correio eletrnico ou por telefone, onde descreve sua inteno em prototipar seu modelo virtual, em forma de prottipo ou modelo, construdo geralmente em softwares de plataforma CAD(Computer Aided Design). Em seguida, o laboratrio entra em contato agendando uma visita em resposta a demanda solicitada e descreve tambm as recomendaes necessrias para envio do modelo virtual para ser analisado. Dentre as recomendaes pede-se:

O envio do modelo virtual tridimensional em formato original salvo pelo software utilizado pelo cliente/aluno . Envio do arquivo 3D em formato .STL (Stereolithography) formato utilizado pela mquina de prototipagem rpida para leitura e construo do modelo virtual em camadas.

2 ETAPA VISITA AO LABORATRIO O cliente/ aluno visita o laboratrio conforme o combinado no primeiro contato e a equipe de desenvolvimento de produto apresentar o funcionamento do equipamento e seu funcionamento no passo a passo a fim de esclarecer as dvidas do cliente/aluno. 3 ETAPA ANLISE E PREPARAO DO MODELO VIRTUAL Em seguida no mesmo dia da visita aberto e analisado o arquivo no software Catalyst da mquina - junto com o cliente/aluno - do modelo virtual tridimensional, onde sero definidas e corrigidas:

Irregularidades no modelo virtual (aberturas na modelagem, impreciso dos encaixes e etc) Nvel de detalhamento do modelo e seus encaixes Escala de impresso 3D Densidade do material no interior do modelo/ espessura do filamento

Figura 2 - Arquivo para impresso 3D

Aps a preparao do modelo fsico virtual no software Catalyst junto ao cliente/aluno, ser preparado o pacote de impresso onde o software ir calcular e definir a quantidade de suporte e material necessrio para a impresso, podendo assim calcular o custo da pea/produto, e assim ter a autorizao para a execuo da impresso.

4 ETAPA CHECAGEM E IMPRESSO Antes do incio da impresso e necessria a checagem do funcionamento adequado da mquina para evitar problemas frequentes tais como, o entupimento e o descolamento da pea devido ao estado da bandeja. Deve-se atentar tambm com os seguintes itens:

A quantidade de material a ser impresso deve ser suficiente com a quantidade do cartucho e d se incio ao processo de impresso clicando em imprimir. Caso contrrio deve-se trocar os cartuchos de impresso. Analisar se o arquivo a ser utilizado est de acordo com as configuraes ajustadas junto o cliente/aluno.

Figura 3 - Bandeja

Figura 4 - Display de operao da Dimension Elite

Finalmente aps a varredura geral do estado da mquina e do arquivo a ser impresso tem se incio a impresso.

5 ETAPA RETIRADA DO MODELO DA MQUINA Com o tempo de impresso concludo, normalmente um dia aps seu incio, retira-se a bandeja da mquina, com auxlio de uma esptula para o descolamento da pea da bandeja, e em seguida retirado o excesso de material do suporte manualmente e/ou com auxlio de ferramentas para a raspagem da parte mais bruta do suporte. 6 ETAPA ACABAMENTO Devido aos restos de suportes que no foram retirados por estarem encrustados em partes da pea de pouco acesso, necessrio ento coloc-lo na lavadora ultrassnica para dissolver o restante de suporte do modelo, mas deve-se preparar a lavadora assim como ocorreu na Dimenison Elite.

Figura 5 -Lavadora Ultrassnica

A lavadora ultrassnica deve ser usada com uma mistura de gua com um sabo especfico, fornecido junto com a mquina de prototipagem, para remoo do material do suporte. Aps a preparao da mistura deve-se colocar as luvas para proteger as mos da qumica e mergulhar a pea, com suporte ainda para ser dissolvido, em seguida regulada a temperatura da lavadora no intervalo de 60C a 80C de acordo com a concentrao de suporte na pea e tambm definido o tempo de funcionamento do ultrassom para o aceleramento da reao qumica. Posterior a isso a pea/modelo dever ser lavada em gua corrente para a retirada do excesso de sabo e finalmente ser secada para a entrega ao cliente/aluno.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

3D Printing Learning Modules, Instructor`s Guide, 2006 Dimension 3D Printing Lavadora ultrassnica, disponvel em: http://www.unique.ind.br/usc2800. html Processo FDM, disponvel em: http://www.custompartnet.com/wu/fuseddeposition-modeling

You might also like