Profª Elaine Gayoso

1

O QUE É INFORMÁTICA? Informática é a ciência que estuda a informação e todos os meios de armazená-la. HARDWARE: O computador é formado por algumas partes simples: um gabinete e alguns periféricos. como uma impressora. um teclado ou um monitor de vídeo. professor. pode ser engenheiro. um homem a depender da sua educação. a parte física do computador e já software. estoquista. são os programas. ou seja. O computador. só é capaz de fazer aquilo que for programado. O QUE É COMPUTADOR? A definição de computador é a seguinte: Máquina eletrônica de processamento de dados programável com grande capacidade de armazenamento de dados associado a uma altíssima velocidade de processamento. etc. Assim como. a parte lógica. O periférico é qualquer hardware anexado a um computador. etc. processá-la e agilizá-la. O computador apesar do programa que for instalado. médico. aparelho de som. Sendo o computador urna maquina programável pelo homem. comerciário. basicamente é dividido em duas partes: HARDWARE e SOFTWARE. Os equipamentos básicos (ou principais módulos) que compõem um computador ou sistema de computação (ou hardware de uma máquina) são divididos em três categorias ou partes fundamentais:  Entrada (unidades de entrada)  Saída (unidades de saída)  Processamento (UCP e memória) 2 . que permite a ele processar e armazenar informações. um contador. ou seja. O gabinete contém todos os principais componentes de um sistema de computador. pode ser um caixa de banco. Hardware: são os equipamentos.

teclado. mais rapidamente o computador consegue executar as instruções e tarefas. e os enviam a UCP. por exemplo. Geralmente.Unidades de Entrada Unidades ou Dispositivos de Entrada de Dados: recebem dados. os jogos são executados com maior estabilidade e o cálculo das planilhas é mais rápido. convertendo-os para sinais eletrônicos que o computador pode manipular. Ele interpreta todas as instruções que recebe de vários dispositivos e as executa. (Ex: modem) Unidades de Processamento CPU ou UCP (Unidade Central de Processamento) ou processador: conjunto de circuitos eletrônicos que manipula dados de entrada. Exemplos de processadores: Intel (Celeron. como letras e números. (Mouse. (Impressora. É o componente que executa as instruções no computador (é o "cérebro" do computador). monitor de vídeo) Unidades ou Dispositivos de Entrada/Saída de Dados: possibilitam ao computador receber e enviar informações. etc) e AMD (AMD Duron. Pentium. Desta forma. AMD Athlon XP) 3 . etc. quanto mais rápido o processador. dizendo a impressora para imprimir. transformando-os em informação desejada. como.) Unidades de Saída Unidades ou Dispositivos de Saída de Dados: convertem sinais eletrônicos que o computador manipula em símbolos que podemos entender. scanner.

Memória Secundária (memória auxiliar ou de armazenamento): são os meios de armazenamento permanente de dados e programas. LIGANDO O COMPUTADOR Para ligar o computador siga os seguintes passos:  Ligue o estabilizador. este emite um beep e passa a carregar o Sistema Operacional. SOFTWARE: São os programas. sem ele o computador não funciona. Após ligar o computador. dados e rotinas desenvolvidos para computadores.  Ligue a CPU pressionando o botão POWER. Os programas de software precisam ser instalados nos computadores para que eles passem a desempenhar determinadas funções.  Ligue o monitor. 4 . em unidades separadas do computador (HD. Armazena temporariamente (é volátil) dados e instruções (programas) utilizados pela CPU.Memória RAM (memória principal ou de trabalho): é associada á CPU. Disquete. CD-ROM). O Sistema Operacional é o sistema básico de gerenciamento de fluxo de dados entre a memória e os periféricos. Atualmente existem os chamados Software livres.

fazendo com que o usuário possa dar seus comandos ao computador. É fácil aprendêlo porque sua interface gráfica é uniforme em todos os aplicativos. Windows é um Sistema Operacional Multitarefa que diferente das suas versões anteriores. pois é ele mesmo quem se autogerencia. Ao ligar seu microcomputador o Windows será carregado automaticamente. ÁREA DE TRABALHO: Ícones Área de Trabalho Menu Iniciar Barra de Tarefas 5 . etc) é necessário que o computador tenha um programa chamado Sistema Operacional. O Sistema Operacional tem o controle de todos os processos do computador. estão: o reconhecimento dos comandos do usuário. o gerenciamento da memória. etc. sem ele o computador não funciona. planilhas de cálculos. Quando ligamos o computador o Sistema Operacional é automaticamente iniciado. o controle do processamento do computador. Entre as atribuições do Sistema Operacional. não depende do MS-DOS.WINDOWS: Para poder utilizar os programas que tem função definida (editor de textos. Sua principal característica é a forma como se apresenta.

Barra de Tarefas: É a parte inferior da tela.  E clica em Restaurar. facilitando assim a volta do usuário ao aplicativo minimizado LIXEIRA: A Lixeira é o local em disco que armazena temporariamente os arquivos excluídos dentro do Windows. Quando os arquivos se encontram armazenados na mesma. Exibir e Ajuda. Barra de Menus: Contém o nome de menus. 6 . No caso da figura anterior nós estamos no “meu computador”. para acionar estes comandos basta dar um clique sobre ele. ela nos informa em que aplicativo estamos.  Abre a lixeira.  Clica no arquivo a ser recuperado. Restaurando arquivos da Lixeira. Editar. você poderá recuperá-las ou apagá-las definitivamente. tais como: Arquivo. Toda vez que se minimiza uma janela.  Em seguida clica no Menu Arquivo. um botão correspondente á mesma é colocado na barra de tarefas.MEU COPUTADOR: Barra de Título: É a parte superior da tela.

Limpando o conteúdo da lixeira  Abre a Lixeira. eles podem estar em pastas ou não. Nas versões anteriores do Windows eram chamados de diretórios.  Botão direito do mouse na Área de Trabalho.  Digita o nome da pasta. Pastas: Pasta é o local onde são armazenados arquivos e programas. MENU INICIAR Meus documentos: É o local onde se armazena todos os seus arquivos.  E clica SIM.  Depois Esvaziar Lixeira.  Clica no Menu Arquivo. Você pode inserir uma pasta tanto na área de trabalho quanto num menu qualquer.  Seleciona a opção “Novo” e clica em Pasta. 7 .  Tecla Enter para confirmar.

Podemos reconhecer novos componentes de hardware instalados. Todos os programas: Nesse local encontramos todos os programas que estão instalados no computador. adicionar e remover programas. 8 . Painel de Controle: O Painel de Controle permite que se altere configurações e o modo de operação do Windows.Documentos recentes: Como o nome já diz. etc. são documentos que foram abertos recentemente.

Sua extensão é txt  Calculadora: Um acessório de uso muito simples é a calculadora. apesar de permitir formatação de textos e várias outras ações afins.  WordPad: É o processador de textos que acompanha o windows. O programa oferece ferramentas que permitem a criação de qualquer desenho. porém de grandiosa utilidade. 9 . principalmente para aqueles usuários cujo trabalho envolve cálculos matemáticos.ACESSÓRIOS: Os mais usados:  Ferramenta do Sistema: São ferramentas que ajudam na manutenção do computador e dos programas instalados  Bloco de notas: O bloco de notas ou (Notepad) é um software que permite criar ou editar textos de pequenas proporções.  Paint:É um aplicativo voltado a criação de objetos. o wordpad não pode ser considerado um editor de textos completo. Sua extensão geralmente bmp. Simples. pois suas ferramentas traçam desde simples linhas até quadrados e círculos.

O uso do computador. falhas que envolvam a organização de arquivos e outras estruturas de dados. gravações do dia a dia. Desfragmentador de Disco: O Desfragmentador de Disco visa otimizar (organizar) seus arquivos. Scandisk: Esse utilitário serve para encontrar ou corrigir erros lógicos no disco rígido ou no disquete. desorganiza-os. de modo que possa executar outros programas a plena velocidade. quando o computador for iniciado ou estiver ocioso). quando for mais conveniente para você. Isso é útil se você estiver prestes a fazer uma alteração muito importante no sistema. arquivos da lixeira. 1 . As alterações feitas pela restauração do sistema são totalmente reversíveis. Limpeza de Disco: Outro programa que acompanha o Windows XP e é muito utilizado pelos usuários é “Limpeza de Disco”. semanal. temporários de internet e etc. deixando assim. Para interromper temporariamente o Desfragmentador de Disco. sua máquina mais rápida. A restauração do sistema retorna o computador a uma etapa anterior (ponto de restauração) sem que você perca trabalhos recentes. acessando e apagando pastas e arquivos. o computador operará de modo mais lento. email ou listas de histórico e de favoritos na internet. Enquanto o Windows desfragmenta seu disco. arquivos temporários. Contudo. clique em Pausar. O Computador cria automaticamente os pontos de restauração. como por exemplo. Você pode usar a restauração do sistema para desfazer alterações feitas no computador e restaurar configurações e o desempenho. você pode usar o computador para executar outras tarefas. como a instalação de um novo programa ou alterações no registro. por isso é aconselhável acessar este comando mensalmente. mensalmente ou às vezes. sua máquina mais lenta. pois elimina arquivos desnecessários. porém simples que protege o sistema contra erros e falhas. como documentos salvos. mas você também pode usar a restauração do sistema para criar seus próprios pontos de restauração. Restauração do Sistema: Esta é uma ferramenta mais avançada.FERRAMENTA DO SISTEMA: Tarefas Agendadas: O Agendador de Tarefas é uma ferramenta que permite agendar programas (como o Desfragmentador de disco) e outros utilitários a serem executados regularmente (diária. Faça primeiramente a verificação de erros e após desfragmente o disco rígido. O Agendador de Tarefas é iniciado sempre que você inicia o Windows e é executado em segundo plano. deixando assim.

Tal definição se aplica ao programa cujos usuários têm a liberdade de usá-lo com qualquer propósito. Broffice Impress.org pôde ser traduzido do original em inglês para o nosso idioma.” (Companhia de Saneamento do Estado do Paraná Unidade de Serviço da Tecnologia da Informação . com a coordenação necessária para se garantir a qualidade exigida. Broffice Draw. Adobe BROFFICE “Além de gratuito. Ele é dividido em software de sistema e software aplicativo.Apostila) No pacote BR OFFICE encontramos os seguintes programas: Broffice Base.org é também um “software livre”. estudar seu funcionamento e adaptá-lo às suas necessidades. e aperfeiçoá-lo e liberar seus aperfeiçoamentos para que toda a comunidade se beneficie. o BrOffice. Broffice Calc. Calc: É software de planilha eletrônica Draw: É um software de desenho Impress: É um software de apresentação de slides Math: É um software para criação de fórmulas matemáticas Writer: É um software para Edição de Textos No próximo módulo estudaremos cada software. Broffice Math. Microsoft office. Software de sistema: Sistema operacional Software aplicativo: Broffice. Broffice Writer.. Broffice Broffice Broffice Broffice Broffice Broffice Base: É um software de gerenciamento de bancos de dados. Foi justamente por ser um software livre que o BrOffice.SOFTWARE APLICATIVOS: É um programa de computador que tem como objetivo ajudar o seu usuário a desempenhar uma tarefa específica. aqui mesmo no Brasil. 1 .. redistribuir cópias suas de modo a ajudar outras pessoas. por um grupo de técnicos que trabalharam voluntariamente.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful