You are on page 1of 19

www.ResumosConcursos.

com
Resumo: Administrao Financeira e Oramento I por Prof Mauro Gallo

Resumo de Administrao

Assunto:

ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTO I

Autor:

PROF MAURO GALLO

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Administrao Financeira e Oramento I por Prof Mauro Gallo

ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTO I


Prof. Mauro Gallo

1. INTRODUO Finanas aplicao de princpios econmicos e financeiros objetivando a maximizao da riqueza da empresa (valor das aes); Conduzir negcios exige conhecimento de finanas; Campo de finanas vem passando por grandes mudanas nos ltimos anos; Mercados financeiros tem desenvolvido vrios mtodos e instrumentos de investimento para levantamento de capital: Contratos de arrendamento mercantil (leasing); Contratos de aquisies; Contratos de opes de aes; Contratos de opes de divisas, etc. Administradores de Empresas precisam de conhecimentos de finanas para dirigirem os empreendimentos eficientemente e tomarem decises de investimentos lucrativos; Conhecimento de finanas no deve ser restrito aos tesoureiros, controladores e planejadores financeiros entendimento dos princpios de finanas habilita os diversos profissionais a participar efetivamente do processo decisrio. 2. AS FINANAS EM UMA EMPRESA Aquisio de ativos gera finanas nas empresas; Empresa busca criar valor para seus proprietrios (patrimnio); Receitas geradas pelas vendas de produtos/servios englobam lucros (gerador de recursos adicionais a serem aplicados na empresa); Risco e retorno de um investimento anlise quanto a compensao (viabilidade); Microdecises decises internas que afetam: Resultados das vendas; Controle de custos; Poltica de preos. Macrofatores ocorrncia de fatores econmicos e financeiros abrangentes que influenciam as operaes da empresa: Vendas (receitas); Lucros.

3. O PAPEL DA ADMINISTRAO FINANCEIRA Aplicar princpios econmicos e financeiros para maximizar a riqueza ou valor total de um negcio;

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Administrao Financeira e Oramento I por Prof Mauro Gallo

Maximizar a riqueza - obteno do lucro mais elevado possvel com o menor risco; Quando os preos das aes de uma empresa aumenta diz-se que a riqueza dos seus acionistas esta aumentando; At a dcada de 60 nfase era melhoria efetiva na administrao do capital de giro (registros financeiros e interpretao de demonstrativos financeiros); Atualmente nfase na forma de oramentar recursos escassos eficazmente e investir os fundos em ativos ou projetos que apresentem melhor rendimento entre risco e retorno: Anlise das diversas alternativas e qual o efeito de cada uma sobre o valor da empresa; Proporo adequada entre financiamento atravs de obrigaes e de aes (capital prprio); Poltica de dividendos; Planos de longo prazo para obter vantagens de novos instrumentos financeiros, inclusive de acordo com princpios de finanas internacionais. Administrao financeira no uma cincia isolada, pois relaciona-se com demais cincias, tais como Economia e Contabilidade. 3.1 Ligao com Economia: O desempenho eficiente da empresa nos aspectos financeiros depender do conhecimento do ambiente econmico e da poltica econmica onde a empresa atua; Economia pode ser analisada sobre dois aspectos distintos: Microeconomia; Macroeconomia. 3.2 Ligao com a Contabilidade: A Contabilidade constitui-se em um ferramental importante para a administrao financeira; Tratamento de fundos: Contador apresenta demonstraes financeiras sob o regime de competncia; Administrador Financeiro busca sempre a solvncia da empresa, reconhecendo as receitas e despesas de acordo com entradas e sadas de caixa, ou seja sob o regime de caixa; Ex: Uma venda a prazo de R$ 10.000,00 cujo custo total foi de R$ 8.000,00 vista, quanto deixa de lucro para a empresa? Qual a situao do caixa referente a esta mesma venda, sabendo-se que os custos j foram pagos e a venda ainda no recebidas? Tomada de deciso: Contador dedica-se ao registro, coleta e apresentao das demonstraes financeiras; Administrador Financeiro analisa as demonstraes financeiras, desenvolve projees adicionais, de acordo com os cenrios internos e externos da empresa e toma decises embasadas nestas avaliaes.
4

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Administrao Financeira e Oramento I por Prof Mauro Gallo

3.3 Perspectivas da Administrao Financeira: Adaptao s mudanas; Finanas como cincia e arte; Anlise financeira torna flexveis e corretas as decises de investimento, considerando o momento mais apropriado e vantajoso; Teoricamente, administradores financeiros bem sucedidos so os que ajudam a melhorar o valor das aes de suas empresas; Investidores querem ver registrados nos demonstrativos financeiros, crescimento dos retornos de forma rpida e constante, com um nvel mnimo de risco;

4. AS FUNES DA ADMINISTRAO FINANCEIRA Pode-se considerar as seguintes funes bsicas: Planejamento e controle financeiro englobando tanto os planos de longo prazo, como as previses de curto prazo, analisando e elaborando relatrios de demonstrem as variaes entre o previsto e o realizado; Levantamento de recursos financeiros analisando e definindo as origens/fontes, se prprios ou de terceiros; Investimentos de recursos financeiros analisando e definindo investimentos buscando a maximizao do retorno e a minimizao dos riscos;

4.1 Planejamento e Controle Financeiro: Importante na administrao financeira para tomada de decises dirias nas empresas auxiliando nas necessidades de caixa; Requer ateno redobrada nas mudanas intermedirias nas atividades comerciais; Anlise do ciclo operacional reduz custos de financiamentos e evita elevados estoques e excesso de capacidade produtiva; Planejamento a longo prazo fornecem orientao para rea de pesquisa e desenvolvimento e fundamentar decises de gastos de capital; Adotando essas abordagens empresas mantero melhor sade, maximizando a riqueza dos acionistas. 4.2 Levantamento de Recursos Financeiros: Credores (obrigaes) X acionistas (capital); Credores impem restries empresa quando so importante fonte de financiamento; Acionistas/investidores so os que contratam administradores e visam maximizao do preo de suas aes da empresa; Preocupar-se com forma de gerao de fundos internos e externos:
5

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Administrao Financeira e Oramento I por Prof Mauro Gallo

Grande numero de acionistas diluio do lucro por ao; Nvel alto de endividamento aumenta risco financeiro; Adotar poltica de financiamento balanceada para investidores.

segurana

dos

4.3 Investimentos de Recursos Financeiros: Risco X lucro; Deciso sobre investimentos devem considerar a incerteza e o risco; Maximizao do lucro objetivo de curto prazo; Maximizao da riqueza pode ser conflitante com objetivos de maximizao do lucro; Maximizao da riqueza deve ser preocupao bsica, sendo sempre considerado o princpio da compensao entre risco e retorno.

5. O MODELO DA EMPRESA COM BASE NO BALANO PATRIMONIAL Para que se possa melhor entender e avaliar a funo financeira nas empresas importante o conhecimento de balano patrimonial; A figura abaixo nos possibilita uma viso estrutural do balano patrimonial:

ATIVOS Circulantes

Capital de Giro Lquido

Passivos Circulantes

Exigvel a Longo Prazo

Ativos Fixos 1.Ativos fixos tangveis 2. Ativos fixos intangveis

Patrimnio Lquido

Valor Total dos ativos

Valor Total da empresa para os investidores

O lado esquerdo do Balano Patrimonial indica o valor total dos ativos; O lado direito do Balano Patrimonial mostra o valor total da empresa para os investidores e demonstra como esse valor distribudo;

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Administrao Financeira e Oramento I por Prof Mauro Gallo

Os ativos circulantes so de durao curta, como por exemplo os estoques; Os ativos fixos so aqueles de longa durao, como um prdio; Os ativos fixos podem ser: o tangveis os de existncia fsica, por exemplo, as mquinas e equipamentos; o intangveis os que no possuem existncia fsica, por exemplo, as patentes e marcas registradas; As formas de financiamento utilizadas pela empresa esto demonstradas no lado direito do Balano Patrimonial; As dvidas podem ser de curto prazo e/ou de longo prazo; O patrimnio dos acionistas (Patrimnio Lquido) representa a diferena entre o valor dos ativos e as dvidas (exigncias) das empresas.

6. 0 CAMPO DE ESTUDO DA REA DE FINANAS O campo de estudo da rea financeira deve comportar algumas perguntas, tais como: Em que ativos de longa durao deve a empresa investir ?

Esta questo pertinente ao lado esquerdo do balano patrimonial aplicao de recursos. O determinante ser a natureza da atividade da empresa. O oramento de capital e dispndio de capital so as expresses que descrevem o processo de realizao e gesto de gastos com ativos de longa durao; De que modo pode a empresa levantar dinheiro para custear os dispndios de capital necessrios? Esta uma questo que diz respeito ao lado direito do balano patrimonial origem dos recursos. Envolve a estrutura de capital da empresa, que indica a proporo de capital prprio e capital de terceiros de curto e longo prazo; Como devem ser geridos os fluxos de caixa de curto prazo ? Esta questo est relacionada parte superior do balano patrimonial capital de giro. H uma falta de sincronizao entre as entradas e sadas de caixa durante as atividades operacionais da empresa. O administrador financeiro precisa fazer esforo para gerir as defasagens que possam surgir em termos de fluxo de caixa.

6.1 Modelo Hipottico do Setor Financeiro de uma Empresa: o Nas empresas de grande porte, normalmente, o setor financeiro encontra-se ligado diretamente a alta direo;

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Administrao Financeira e Oramento I por Prof Mauro Gallo

o Vejamos abaixo um organograma hipottico do setor financeiro de uma grande empresa:

Conselho de Administrao

Presidente do Conselho

Presidente Geral

Vice-Presidente de Finanas

Tesoureiro

Controlador

Gerente de Caixa

Gerente de Crdito

Gerente da rea fiscal

Chefe contab/custos ss

Dispndios de capital

Planejamento financeiro

Chefe contab. finan

Supervisor sistemas infor.

Assim temos: o O Vice- presidente de finanas esta subordinado diretamente ao Presidente Geral da empresa; o Estando subordinados diretamente ao Vice-presidente de finanas o Tesoureiro e o Controlador, sendo que:

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Administrao Financeira e Oramento I por Prof Mauro Gallo

O Tesoureiro sempre responsvel pela gesto de caixa, pela tomada de decises de dispndio de capital e pela elaborao de planos de financiamentos; O Controlador se ocupar da funo contbil, que inclui a contabilidade fiscal, de custos e financeira, bem como do sistema oramentrio e de informaes; No podemos perder de vista que a tarefa mais importante o administrador financeiro constitui-se em criar valor para os proprietrios, a partir das atividades de oramento de capital, financiamento e liquidez da empresa;

7. O ADMINISTRADOR FINANCEIRO Os acionistas delegam a um administrador financeiro a gesto de sua empresa; Como os administradores financeiro criam valor para as empresas? o A empresa deve procurar adquirir ativos que gerem mais retorno do que custem; o A empresa deve vender obrigaes, aes e outros instrumentos financeiro que gerem mais ingresso de recursos do que custos; Os bem-sucedidos devem estar envolvidos com as constantes mudanas no campo das finanas; Adotar mtodos sofisticados para planejar melhor em situao de crescente competitividade; Responsvel pelo reconhecimento e respostas as mudanas em todos os ambientes: privados, pblicos, ou financeiros.

8. A META DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO

A principal meta do administrador financeiro atingir os objetivos dos proprietrios da empresa - buscar maximizar a riqueza e no somente o lucro; Como maximizar a riqueza ? o Retorno realizvel ao proprietrio: nem sempre a empresa mais lucrativa a que dar maior retorno ( perspectivas de crescimento ); o Perspectivas de longo prazo: aquisio de novas mquinas, etc; o poca de ocorrncia dos retornos: mais rpido e constante; o Risco: analisar custo/benefcio; o Distribuio dos retornos: distribuio regular priorizando reinvestimentos e liquidez da empresa.

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Administrao Financeira e Oramento I por Prof Mauro Gallo

9. QUESTES PARA REVISO QUESTES PARA REVISO 01. Descreva a relao geral entre administrao financeira e economia e explique como o administrador financeiro se baseia nos princpios de macro e microeconomia. 02. Como o administrador financeiro depende do contador ? De que forma o resultado da contabilidade age como insumo para a administrao financeira ? 03. Quais so as maiores diferenas entre a contabilidade e administrao financeira com respeito : a) ao reconhecimento de receitas e despesas ? b) a tomada de decises ? 04. Qual a meta do administrador financeiro ? 05. verdade que se a empresa for lucrativa sua sobrevivncia est garantida ? Explique.

10. DEMONSTRAES FINANCEIRAS - VISO DA ADMINISTRAO FINANCEIRA nfase no a preparao das demonstraes financeiras; Demonstraes financeiras constituem fonte bsica de informaes para tomada de decises financeiras; A Lei no. 6.404 de 15/12/76, no art. 176 obriga a publicao pelas companhias, ao final de cada exerccio social, as seguintes demonstraes financeiras: o Balano patrimonial; o Demonstrao de resultado do exerccio; o Demonstrao de lucros ou prejuzos acumulados ou demonstrao das mutaes do patrimnio lquido; o Demonstrao das origens e aplicaes de recursos; Juntamente com as demonstraes acima, companhias publicam: o Relatrio da administrao; o Notas explicativas; o Parecer do Conselho Fiscal; o Parecer dos auditores independentes;

10

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Administrao Financeira e Oramento I por Prof Mauro Gallo

As demonstraes financeiras de cada exerccio social devem mencionar os valores correspondentes as demonstraes do exerccio anterior; Examinar as demonstraes financeiras e indicar suas caractersticas principais; Existem vrios meios para avaliar o desempenho de uma empresa a anlise de suas demonstraes financeiras um deles, podendo: o Estudar o contedo da demonstrao do resultado do exerccio e do balano patrimonial; o Analisar os demonstrativos do fluxo de caixa e das origens e aplicaes de recursos; o Examinar as relaes entre o demonstrativo de resultado e o balano patrimonial usando a anlise atravs dos ndices financeiros; Propsito final da anlise financeira das demonstraes ajudar os administradores a realizarem um planejamento slido, detectando pontos fracos, buscando sanear, e alocar os fundos e recursos de maneira mais efetiva, controlando a direo das futuras operaes da empresa no sentido de maximizar sua riqueza.

10.1 O Balano Patrimonial Retrato instantneo da empresa em determinada data; Modo conveniente de organizar e sintetizar o que uma empresa possui (seus ativos), o que uma empresa deve (suas exigibilidades), e a diferena entre eles (o patrimnio lquido da empresa), num dado momento; RIR/99, arts. 220 e 221 estabelecem que apurao trimestral devem ter encerramentos em 31/03, 30/06, 30/09 e 31/12, sendo que a apurao anual deve ser em 31/12 de cada ano; H valores registrados de acordo com custo histrico, outros com preos correntes, havendo inclusive itens que podem ter sido atualizados;

VALOR TOTAL DOS ATIVOS AC

VALOR TOTAL EXIGIVEL E PL PC

ELP RLP

11

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Administrao Financeira e Oramento I por Prof Mauro Gallo

AP

PL

O total do Ativo igual ao Total das Exigibilidades + Patrimnio Lquido; O Capital de Giro Lquido = Ativo Circulante Passivo Circulante; o O dinheiro que se tornar disponvel dentro dos prximos 12 meses poder superar o dinheiro que dever ser pago no mesmo perodo, sendo o saldo positivo a empresa ser considerada saudvel financeiramente; Exemplo construo de uma BP : Uma empresa possui ativo circulante igual a $ 100, ativo permanente lquido de $ 500, uma dvida de curto prazo de $ 70, e dvidas de longo prazo de $ 200. Como fica seu balano ? Qual o valor de seu capital de giro lquido ? Resposta :

Quando se examina o balano h 3 coisas particularmente importantes que se deve ter em mente : LIQUIDEZ, CAPITAL DE TERCEIROS versus CAPITAL PRPRIO, VALOR DE MERCADO versus VALOR PATRIMONIAL.

Balano patrimonial: Balano de 1996 e 1997

Ativos 1996 Ativo circulante Caixa 104 Contas a receber 455 Estoques 553 Total 1.112 Ativo Permanente Instalaes e equip. 1997 160 688 555 1.403 1.644 1.709

Exigvel e Patrimnio Lquido 1996 1997 Exigvel circulante Contas a pagar Ttulos a pagar Total Exigvel LP Patrimnio Lquido Capital mais reserv. Lucros retidos 232 196 428 408 266 123 389 454

600 640 1.320 1.629


12

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Administrao Financeira e Oramento I por Prof Mauro Gallo

TOTAL ATIVO

2.756 3.112

Total TOTAL EX. + PL

1.920 2.269 2.756 3.112

10.1.1 Liquidez: Refere-se velocidade e facilidade com a qual um ativo pode ser convertido em dinheiro; o Ouro um ativo relativamente lquido; uma instalao fabril com finalidade especfica no possui boa liquidez; A liquidez, na verdade, possui duas dimenses: facilidade de converso x perda de valor; Qualquer ativo pode ser convertido rapidamente em dinheiro desde que se reduza o preo suficientemente; Um ativo altamente lquido o que pode ser vendido rapidamente sem perda significativa de valor; Um ativo ILQUIDO (baixa liquidez) aquele que no pode ser convertido rapidamente em dinheiro sem reduo substancial de preo;

Os ativos normalmente so apresentados no BP em ordem decrescente de liquidez os mais lquidos so indicados em primeiro lugar. Ex.: ativos circulantes incluem caixa e ativos que esperamos converter em caixa nos prximos 12 meses (para as empresas de ciclo operacional normal); Os ativos permanentes so relativamente ilquidos. So prdios e equipamentos que no so transformados de nenhum modo em dinheiro no transcorrer normal das operaes da empresa (servem para gerar dinheiro atravs dos produtos); A liquidez valiosa quanto mais lquida for a empresa menos provvel que ocorram dificuldades financeiras. Infelizmente os ativos lquidos so menos rentveis. Por exemplo o saldo de caixa, so os mais lquidos de todos, mas normalmente no rendem nada. Assim, h uma compensao entre as vantagens da liquidez e o sacrifcio de possibilidade de lucro;

10.1.2 CAPITAL DE TERCEIROS X CAPITAL PRPRIO: medida que uma empresa toma dinheiro emprestado, geralmente oferece aos credores preferncias (obrigaes exigncias) em relao a seus fluxos de caixa; Os proprietrios tm direito somente ao valor residual, aquela parcela remanescente (patrimnio lquido) aps todos os pagamentos terem sido feitos aos credores; O valor desta parcela residual o patrimnio dos proprietrios na empresa, ou seja, valor do ativo menos o valor do exigvel da empresa : Patrimnio dos proprietrios (Patrimnio Lquido) = Ativo Exigvel; O uso de capital de terceiros na estrutura de capital de uma empresa produz o que se chama de alavancagem financeira; Quanto mais capital de terceiros uma empresa utilizar (proporcionalmente a seus ativos), maior ser seu grau de alavancagem financeira;

13

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Administrao Financeira e Oramento I por Prof Mauro Gallo

A alavancagem financeira aumenta a remunerao potencial dos acionistas, mas tambm aumenta as possibilidades de dificuldade financeira e falncia;

10.1.3 VALOR DE MERCADO X VALOR CONTBIL: Os valores apresentados no BP da empresa, no que se refere aos ativos, so valores contbeis, e geralmente no representam o que os ativos realmente valem; De acordo com os Princpios Contbeis geralmente aceitos, as demonstraes financeiras apresentam os ativos a seu custo histrico, ou seja, os ativos so contabilizados pelo que se pagou por eles e no quanto valem hoje; As maiores diferenas esto no ativo permanente, se no foram reavaliados; Alm disso, ativos valiosos de uma empresa - boa administrao, boa reputao, empregados talentosos - no aparecem no BP de forma alguma; Desta forma, o valor apresentado no BP atravs do PL nem sempre o que conta e sim o valor de mercado, que engloba o chamado goodwill; Problema : Determinada empresa possui um ativo fixo com valor contbil de $ 700, e um valor de mercado estimado em $ 1.000. Em seu balano, o capital de giro lquido contbil $ 400, mas de $ 600 a preos de mercado. As dvidas de longo prazo totalizam $ 500, tanto em termos de valor contbil quanto a valor de mercado. Qual o valor contbil da PL ? Qual o valor de mercado do PL? Resposta :

10.1.4 Questes conceituais : 1. Qual a identidade do balano ? 2. O que liquidez ? Por que importante ? 3. O que quer dizer alavancagem financeira ? 4. Explique a diferena entre valor contbil e valor de mercado. Qual dos dois mais importante para o administrador financeiro ? Por qu ? 10.2 Demonstrao de Resultado do Exerccio - DRE: Reflete os fluxos de receitas gerados por uma empresa e os fluxos de despesas/custos incorridos para produzir e financiar suas operaes; Abaixo uma verso simplificada de uma demonstrao de resultado:
Demonstrao de Resultado do Exerccio 2000 VENDAS......................................................................................................................................... 20.000.000 (-) CUSTO DOS PRODUTOS VENDIDOS...................................................................................(16.000.000) LUCRO BRUTO.............................................................................................................................. 4.000.000 (-) DESPESAS OPERACIONAIS (DEPRECIAO 500.000)..................................................... (2.000.000) LUCRO ANTES DO IRPJ............................................................................................................... 2.000.000 (-) PROVISO PARA O IRPJ (15% SEM ADICIONAL)............................................................. (300.000) LUCRO LQUIDO........................................................................................................................... 1.700.000 (-) DIVENDOS................................................................................................................................ (700.000) LUCROS ACUMULADOS............................................................................................................ 1.000.000 NMERO DE AES EXISTENTES......................................................................................... 170.000

14

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Administrao Financeira e Oramento I por Prof Mauro Gallo 10 LUCRO POR AO......................................................................................................................

A demonstrao de Resultados do Exerccio comea mostrando o valor total das vendas anuais geradas atravs dos ativos e passivos relatados no balano patrimonial; Os demais itens englobam tanto custos como despesas, assim como itens no monetrios; Ao analisar uma demonstrao de resultado do exerccio o administrador financeiro precisa ter em vista trs fatores: o Os princpios contbeis geralmente aceitos; o A distino entre itens monetrios e itens no-monetrios; o A relao entre prazo e custos;

10.2.1 PRINCPIOS CONTBEIS GERALMENTE ACEITOS E A DRE : As receitas e despesas constantes da DRE devem estar registradas pelo regime de competncia, de acordo com os princpios contbeis geralmente aceitos; As receitas sero as obtidas e as despesas incorridas; No coincide com o fluxo financeiro, assim as vendas podem no ter sido recebidas e as despesas/custos no terem sido pagos; Receitas, despesas/custos devem manter correlao em cada perodo de competncia; 10.2.2 ITENS NO-MONETRIOS : Lucro contbil difere do fluxo de caixa por DRE conter itens no monetrios; O principal deles a depreciao; Depreciao uma despesa/custo que no representa sada de caixa; O momento crtico para o administrador financeiro planejar a efetiva entrada e sada de caixa a valor de mercado; Administrador financeiro precisa estudar como separar o fluxo de caixa dos itens contbeis no monetrios; 10.2.3 PRAZO E CUSTOS : Futuro divide-se em duas partes distintas: o Curto prazo; o Longo prazo; No longo prazo todos os custos so variveis; Em um horizonte de curto prazo alguns custos so literalmente fixos e outros variveis; A distino entre custos fixos e variveis importante para o administrador financeiro; Outra viso contbil: o Custos do produto custos variveis custos das mercadorias vendidas;

15

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Administrao Financeira e Oramento I por Prof Mauro Gallo

o Custos do perodo custos fixos despesas (em alguns casos); 10.2.4 QUESTES CONCEITUAIS: 01. Qual a equao do DRE ? 02. Quais so os 3 fatotes a serem lembradas quando se examina a DRE ? 03. Por que lucro contbil no a mesma coisa que fluxo de caixa ?

10.3.- Fluxo de Caixa e Demonstraes Financeiras : Tpico mais importante a respeito de informaes que podem ser extradas de demonstraes financeiras; Fluxo de caixa diferena entre a quantidade de dinheiro que entrou no caixa e quantidade que saiu; 10.3.1 - Fontes e Aplicaes de caixa: As atividades que produzem entradas de dinheiro so denominadas fontes de caixa; As atividades que envolvem desembolsos so ditas aplicaes (ou usos) de caixa; O que precisamos fazer identificar as alteraes no balano da empresa para ver como a empresa obteve caixa e como o despendeu durante um perodo qualquer; Para comear consideraremos os balanos da empresa abaixo.
EMPRESA Balanos em 31 de Dezembro de 1996 e 1997 (em $ milhes) 1996 Ativos Ativos Circulantes Caixa Contas a Receber Estoques Total Ativo Permanente Instalaes e equipam. Lquidos Total dos Ativos Exigibilidades e Patrim. Lquido Exigibilidades Circulantes Fornecedores Ttulos a Pagar Total Dvidas de Longo Prazo Patrimnio Lquido Capital social e reservas Lucros retidos Total Total das Exigibilidades e P L 84 165 393 642 2.731 3.373 _____ 312 231 543 531 500 1.799 2.299 3.373 _____ 2.041 2.591 3.588 _____ _____ 344 196 540 457 550 + 242 + 292 + 215 _____ 1997 98 188 422 708 2.880 3.588 _____ + 32 - 35 - 3 - 74 + 50 Variao + 14 + 23 + 29 + 66 + 149 + 215

16

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Administrao Financeira e Oramento I por Prof Mauro Gallo

Note-se que calculamos as variaes de cada um dos itens do balano; Examinando os balanos, podemos ver que vrias coisas se alteraram durante o ano; Por exemplo, a empresa aumentou seu ativo permanente lquido em $ 149 e seus estoques tiveram uma elevao igual a $ 29; De onde veio o dinheiro para isso? Para responder a essa pergunta e outras a ela relacionadas, precisamos antes de mais nada identificar as alteraes que usaram caixa (aplicaes) e as que produziram entradas de caixa (fontes); Uma empresa usa caixa comprando ativos ou fazendo pagamentos. Assim, genericamente falando, um aumento de uma conta de ativo significa que a empresa, em termos lquidos, adquiriu ativos, o que uma aplicao de caixa; Se uma conta de ativo tivesse diminudo, ento, em termos lquidos, a empresa teria vendido alguns ativos. Isto seria uma fonte de caixa; De forma similar, se uma conta de passivo diminuir, ento a empresa ter efetuado um pagamento, ou seja, uma aplicao de caixa; Com base nesse raciocnio, h uma definio simples, embora mecnica, que pode ser de alguma utilidade: o Um aumento de uma conta do lado esquerdo do balano (ativo) ou uma reduo de uma conta do lado direito (exigibilidade ou patrimnio lquido) ser uma aplicao de caixa; o De maneira anloga, uma reduo de uma conta de ativo ou um aumento de conta de exigibilidade ou patrimnio lquido ser uma fonte de caixa;

Resumo : FONTE DE CAIXA REDUO DE ATIVO ou AUMENTO EXIGIBILIDADE ou PL APLICAO DE CAIXA AUMENTO DE ATIVO ou REDUO EXIGIBILIDADE ou PL Examinando-se novamente o caso proposto, vemos que: o os estoques subiram $ 29. Este um uso lquido de caixa, pois a empresa efetivamente pagou $ 29 para aumentar seus estoques; o As contas a pagar a fornecedores aumentaram $ 32. Isto uma fonte de caixa, pois a empresa efetivamente haveria tomado mais $ 32 emprestados at o final do ano; o Os ttulos a pagar, por outro lado, caram $ 35, o que significa que a empresa efetivamente resgatou $ 35 de dvidas de curto prazo - uma aplicao de caixa; Podemos resumir as fontes e aplicaes de caixa, a partir dos dados do balano, da seguinte maneira: $ 32 50 242 $ 324
17

Fontes de Caixa : Aumento de fornecedores Aumento do capital social Aumento de lucros retidos Total das Fontes

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Administrao Financeira e Oramento I por Prof Mauro Gallo

Aplicaes de Caixa : Aumento de contas a receber $ 23 Aumento de estoques 29 Reduo de ttulos a pagar 35 Reduo de dvidas a longo prazo 74 Aquisio lquida ativo permanente 149 Total das Aplicaes $ 310 Aumento Lquido do saldo de caixa $ 14 O aumento lquido do saldo de caixa simplesmente a diferena entre fontes e aplicaes, e o valor de $ 14 aqui apresentado confere com a variao da conta caixa apresentada no balano; Esta demonstrao simples nos diz muito a respeito do que aconteceu com a empresa durante o ano, mas no a histria completa; Por exemplo, o aumento de lucros retidos igual a lucro lquido (uma fonte de fundos) menos dividendos pagos (uma aplicao de fundos); Seria mais esclarecedor poder indicar esses dados separadamente, para que pudssemos visualizar os dois componentes; Da mesma forma, consideramos apenas aquisies lquidas de ativo permanente. Teria sido mais interessante conhecer os gastos totais ou brutos; Para saber mais a respeito do fluxo de caixa na empresa durante o ano, necessitamos de uma demonstrao de resultado. No caso desta empresa temos :
Demonstrativo do Resultado em 1997 (em $ milhes) $ 2.311 1.344 276 $ 691 141 $ $ 363 $ 242 121 550 187

Vendas Custo dos produtos vendidos Depreciao Lucro antes de juros e impostos Juros pagos Lucro Tributvel Imposto Lucro Lquido Acrscimo a lucros retidos Dividendos

Note-se a que a adio de $ 242 aos lucros retidos que calculamos no balano exatamente a diferena entre o lucro lquido de $ 363 e o dividendo de $ 121;

18

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Administrao Financeira e Oramento I por Prof Mauro Gallo

Exerccio : 1. Considere os balanos abaixo, calcule as variaes das diversas contas, e quando for aplicvel, identifique cada variao como sendo fonte ou uso de caixa. Quais foram as principais fontes e aplicaes de caixa ? O que aconteceu com o saldo de caixa durante o ano ? EMPRESA Balanos em 31 de Dezembro de 1996 e 1997 (em $ milhes) 1996 Ativos Ativos Circulantes Caixa 120 Contas a Receber 224 Estoques 424 Total 768 Ativo Permanente Instalaes e equipam. Lquidos 5.228 Total dos Ativos 5.996 _____ Exigibilidades e Patrim. Lquido Exigibilidades Circulantes Fornecedores 124 Ttulos a Pagar 1.412 Total 1.536 Dvidas de Longo Prazo 1.804 Patrimnio Lquido Capital social e reservas 300 Lucros retidos 2.356 Total 2.656 Total das Exigibilidades e P L 5.996 _____ Fontes de Caixa : Aplicaes de Caixa : Aumento Lquido do saldo de caixa 1997 88 192 368 648 5.354 6.002 _____ 144 1.039 1.183 2.077 300 2.442 2.742 6.002 _____ _____ _____ Variao

19

You might also like