COMO FAZER CITAÇÕES PELO SISTEMA DE NOTAS DE REFERÊNCIA (NO RODAPÉ) ____________________________________________

Esse material está baseado na Norma ABNT NBR 10520 e ABNT NBR 14724. Segundo a ABNT (2002), as citações são classificadas em três tipos: Citação Direta; Citação Indireta e Citação de Citação.

1. CITAÇÃO DIRETA – transcrição textual de parte da obra do autor consultado. 1.1. Citação até Três Linhas pelo Sistema de Nota de Referência - nesse sistema, a fonte da qual foi extraída a citação é indicada em nota no rodapé, no final da página. A numeração no texto da citação deve ser feita de maneira única e consecutiva para todo o trabalho. Deve ser feita, de preferência, com os números situados um pouco acima da linha de texto (sobrescrito) e ao final da citação. A outra opção é colocar o número entre parênteses (1). A indicação dos dados, no rodapé, deverá estar situada na margem inferior da página, separadas do texto por um traço contínuo de 5 cm. a partir da margem esquerda. As notas devem ser digitadas dentro das margens do texto, com a mesma fonte, porém em tamanho menor:

Sobre a oração principal, ratificamos as palavras do professor Celso Cunha: "Tal classificação tem o inconveniente de se basear em dois critérios; ou melhor, de fazer predominar o critério semântico sobre o sintático”¹. ou: sintático" (1). Lá no rodapé: _________________ ¹ CUNHA, Celso. Gramática do Português Contemporâneo, São Paulo, Cultrix, 1970, p. 401.

 

1  

Quando várias notas de rodapé se referem a uma mesma obra e mesmo autor. Outra maneira de não repetir a referência da obra é usar [op. pula-se outra linha: É assim que podemos acompanhar Henry Edmond ao longo de toda a sua vida e que Hamlet poucas horas passará conosco. (5)   2   . op. com recuo de 4 cm. da margem esquerda..] (= mesmo autor) e [ibidem] (= mesma obra). 3 Idem. p. ou sua abreviação [id. _______________ 2 Idem. Citação com mais de Três Linhas – deve ser destacada.. (4) NÃO USAR LONGAS CITAÇÕES NO SEU TCC. pulando-se uma linha para iniciar a transcrição da citação. sem aspas e sem crédito(s) do(s) autor(res) ao final da citação. Do mesmo modo. 190. desde que não alterem o argumento do autor.2. constituem diversos momentos do movimento dramático [. A expressão [idem] substitui só o autor e não as diferentes obras. Em um dia de leitura podemos viver anos e anos da existência das personagens de uma ficção. pouco mais viveremos que os derradeiros momentos do herói. Ibidem. Para reiniciar o texto normal.cit.trechos dispensáveis ao entendimento da citação podem ser omitidos. 190. p. 1. 1.3. são eles mesmos ações".] fases de ação. cit.]. (= obra citada)..] a fim de indicar a omissão. se a supressão ocorrer no início ou no final da citação: "Em suma. com tamanho da fonte menor que a utilizada no texto. deve ser usada a expressão [idem].. A utilização desse sistema não dispensa a apresentação da lista de referências bibliográficas ao final do trabalho. Nas poucas horas que dura uma tragédia. a partir da segunda nota. para isso utilizamos colchetes e reticências [.. que é abreviação de opus citatum. Citação com Trechos Omitidos .

no caso de obras publicadas em idioma fora do domínio do autor da pesquisa. Veja os exemplos: Segundo Enok apud (ou citado por) MENEZES (8): "A dimensão biográfica do romance.1. mas a referência completa deve estar no rodapé. não foi possível o acesso ao livro de Enok. então. interpretar a idéia do autor e fazermos uma síntese. se torna difícil. mas encontramos   3   . Portanto. Como lembra Martins (6). por meio de uma segunda fonte. Citação de Citação Direta Esse tipo de citação deve usar o termo apud (latim = citado) ou o equivalente em português "citado por". não se esgota nos conflitos psicológicos".2. usamos nossas próprias palavras para expor a idéia do autor. se o trecho for muito longo. pois esse tipo de citação compromete a credibilidade do trabalho. 3. Isso ocorre. o futuro desenvolvimento da informação está cada dia mais dependente de um plano unificado de normalização. ou. principalmente os antigos. deve-se levar em conta a credibilidade das afirmações feitas pela fonte secundária em relação a citação original. 3. Ao realizar esse tipo de citação. Nesse caso. Nesse tipo de citação. ou a obra citada. CITAÇÃO INDIRETA É a transcrição livre do texto. isto é. Podemos. só a utilize quando o acesso à obra original for impossível. CITAÇÃO DE CITAÇÃO Citação de citação é a citação direta ou indireta de um trecho de uma obra (do qual não se teve acesso direto). não se utiliza as aspas. quando o acesso a determinados livros. USAR MUITO DESSE TIPO DE CITAÇÃO ENFRAQUECE O TRABALHO (TCC). É a chamada citação de segunda mão. ainda.

In: MENEZES. Holsegaard. A Estrutura do Romance. COMO FAZER AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CORRETAMENTE Em todos os casos. 2001.   4   .referências as suas ideias no livro de Menezes. O Romance. Lá no Rodapé: ____________________________________ 8 ENOK. São Paulo: Ed. ao qual tivemos acesso. p. 1990.33. 4.br/ Não use o item de “Referências Bibliográficas” do Word.rexlab. para colocar a citação correta no rodapé e depois no capítulo de Referências Bibliográficas acesse e use o site http://more. Letras.ufsc. Caio de.

Como Fazer Citações. Em: <http://recantodasletras. Ricardo. Acesso em: 11 de janeiro de 2011)   5   .(Material adaptado e editado de SÉRGIO. com.br/teorialiteraria/638805>.uol.