PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO.

CEP 20940-040 – RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL Tel.: 55 (21) 2568-9642 - fax 55 (21) 2254.6695 www.ppgasmuseu.etc.br - e-mail: ppgas@mn.ufrj.br

EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO 2012
MESTRADO A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições e em cumprimento da decisão da Coordenação do PPGAS, aprovada por unanimidade na sua reunião do dia 05 de dezembro de 2010, em conformidade com os termos do Regulamento do Programa e de acordo com as exigências da Resolução CEPG 01/2006, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas ao Exame de Seleção para a Pós-Graduação no ano de 2012. 1 – VAGAS O PPGAS disponibilizará um máximo de 15 vagas no curso de mestrado, que serão preenchidas por ordem de classificação dos aprovados. 2 – INSCRIÇÕES As inscrições para o Exame de Seleção de candidatos ao Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, UFRJ estarão abertas de 04 de junho a 3 de julho de 2012, exceto aos sábados, domingos e feriados, de 10:00h às 16:00h, na Secretaria do PPGAS, localizada no Departamento de Antropologia, Museu Nacional, UFRJ, Quinta da Boa Vista s/n, São Cristóvão, Rio de Janeiro. Cada candidato receberá, no ato da inscrição, um comprovante da mesma.

2.1.  Documentação  exigida  para  a  inscrição  no  exame  de  seleção  para  o  mestrado:  
a) Formulário de inscrição devidamente preenchido. O formulário está disponível na homepage (http://www.ppgasmuseu.etc.br) e na Secretaria do PPGAS. Nesse formulário, o candidato deverá fornecer seu endereço completo, incluindo número de telefone e endereço eletrônico, quando houver, e especificar para onde devem ser encaminhadas as comunicações relativas à Seleção. Cada candidato será responsável pela correção destas informações. b) Xerox autenticada em cartório do diploma do curso de graduação. c) Xerox autenticada em cartório do Histórico Escolar do curso de graduação. d) Curriculum Vitæ Lattes com cópias dos documentos comprobatórios e) Carta de apresentação das razões da candidatura, com indicação do caráter de dedicação ao curso (integral, parcial ou exclusiva). No caso dos candidatos aprovados que venham a ser alunos bolsistas em 2013, de acordo com a orientação das agências oficiais de fomento à produção científica, é necessário ter dedicação exclusiva ao curso. f) Cópias da Carteira de Identidade e CPF (e passaporte ou equivalente, no caso de estrangeiros). g) No caso de existência, anexar um exemplar de cada trabalho acadêmico publicado.

O local exato da prova será indicado. O candidato deverá comparecer ao local designado para prestar a prova munido de caneta esferográfica de tinta indelével. pelos funcionários do PPGAS. o candidato estará reconhecendo sua aceitação das normas estabelecidas neste Edital. 2.2. 4. . neste caso para alunos oriundos de países hispanofônicos. na data da mesma. com os nomes dos candidatos que atenderam os requisitos de inscrição estabelecidos neste Edital. b) SEGUNDA FASE: Prova oral com os membros da Comissão de Seleção.5.3. A prova escrita será realizada nas salas e auditórios do Museu Nacional.2.CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO DA SELEÇÃO PARA O MESTRADO 3.etc. UFRJ. A bibliografia está disponível no final deste edital e na homepage (http://www. As fases do exame de seleção são consecutivas e têm caráter eliminatório.ppgasmuseu. a matrícula do candidato aprovado será condicionada à apresentação do diploma e/ou certificado de conclusão da graduação. baseada na bibliografia indicada pela Comissão de Seleção e aprovada pela Coordenação do PPGAS.1. entregues pelo pessoal responsável no momento do exame.1. 3. 3 . portando o documento original de identificação. no Departamento de Antropologia do Museu Nacional. não identificada. especiais.br) e no quadro de avisos do PPGAS no Departamento de Antropologia do Museu Nacional. A Seleção dos candidatos ao curso de Mestrado do PPGAS terá três fases: a) PRIMEIRA FASE: Prova escrita. 2. Os candidatos terão até 4 (quatro) horas para realizar a prova escrita (sem consulta). será divulgada na página eletrônica (http://www. Esta será redigida em folhas em branco. no dia 01/08/2012 às 10:30h. 4 – DA PROVA ESCRITA BASEADA NA BIBLIOGRAFIA INDICADA PELA COMISSÃO DE SELEÇÃO (PRIMEIRA FASE) 4. no dia 16/07/2012. e de documento oficial e original de identidade. preta ou azul. Inscrições incompletas não serão homologadas (ver lista de verificação de documentos exigidos no anexo 3 do edital). c) TERCEIRA FASE: Prova escrita de tradução de textos de Antropologia em língua inglesa e em língua francesa. Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do PPGAS poderão se inscrever por procuração ou por correspondência. UFRJ. A lista das inscrições homologadas. Os candidatos devem se apresentar 60 minutos antes do inicio da prova. 2. UFRJ.4.1. na secretaria. às 16:00h.ppgasmuseu. via SEDEX. Ao inscrever-se na Seleção.2.1. Os candidatos graduados que não tiverem seu diploma ou ainda estiverem cursando a graduação poderão se inscrever mediante a apresentação de uma declaração da instituição ensino de origem de que o curso deverá ser concluído antes de março de 2013. Neste caso. ainda que autenticadas. e no quadro de avisos do PPGAS.etc. contendo fotografia e assinatura. A prova escrita deverá ser realizada em português ou alternativamente em espanhol. 2 . com aviso de recebimento. não sendo aceitas fotocópias.br). A comprovação da data da postagem até 03/07/2012 será o carimbo do correio.

1.etc. UFRJ. 5. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala de prova e somente poderão sair juntos do recinto. os quais só terão acesso à lista nominal com a correspondência numérica após terem corrigido as provas e determinado aquelas que qualificam os candidatos para a segunda fase.6. coesão argumentativa. b) Compreensão da bibliografia indicada para a prova. A nota final da Comissão de Seleção. As argüições serão públicas e realizadas entre os dias 16 a 21/08/2012. que se tornará. destacando seus aspectos mais consistentes ou deficientes para a apreciação oral por parte do candidato. após aposição em ata de suas respectivas assinaturas e acompanhamento da colocação de cada prova em um envelope específico. que serão somadas e divididas por 3 (três) para se obter a nota final de cada examinador. 4. Na avaliação da prova escrita.3.4. 3 . 5. 4. a partir dali. UFRJ. Ao final do exame. que. será divulgada a lista de candidatos aprovados na prova escrita e que deverão participar das outras etapas da seleção.br).1. precisão conceitual. às 16:00h.ppgasmuseu. 4. a Comissão considerará os seguintes fatores: a) o conteúdo da prova escrita. DA PROVA ORAL COM OS MEMBROS DA COMISSÃO DE SELEÇÃO (TERCEIRA FASE) 5. A lista dos aprovados nesta etapa será afixada no quadro de avisos do PPGAS.3.2 As provas serão anônimas. no que diz respeito à avaliação da prova escrita será a resultante da soma das notas finais atribuídas por todos os 3 (três) examinadores a cada candidato. bem como adequação à norma culta do português escrito). O nome do candidato ou qualquer outra forma de identificação que não o número não poderá aparecer nas folhas da prova depositadas dentro do envelope.2 receberão notas. variando de 0 (zero) a 10 (dez). Durante as argüições. As provas serão mantidas no anonimato durante a correção pelos membros da Comissão de Seleção. e divulgada através da homepage do Programa (http://www.2. Departamento de Antropologia.2. clareza e fluência. numa das salas do PPGAS. dividida por 3 (três). será devidamente lacrado. os candidatos deverão entregar a prova escrita ao pessoal responsável da sala. Museu Nacional.4. Os fatores a que se refere o item 4.1. segundo escala a ser divulgada nos murais e na homepage do PPGAS. c) Capacidade de expressão escrita (incluindo ordenamento lógico dos argumentos. 4. Cada prova será identificada por um número. o candidato deverá receber nota final da Comissão de Seleção igual ou superior a 7 (sete). no Departamento de Antropologia do Museu Nacional. O candidato que porventura identificar sua prova terá a mesma anulada. depois de ser rubricado pelo responsável da sala e pelos três referidos candidatos. o número de identificação do candidato.5. a Comissão observará os seguintes elementos: a) Adequação entre respostas e perguntas formuladas. No dia 13/08/2012. 4. 4. Para aprovação nesta fase.

b) o histórico escolar. a partir da análise de sua carta de apresentação c) a discussão de outros temas de teoria antropológica ou etnográficos. 5. 5. O resultado da prova oral será divulgado no dia 22/08/2012.5. A Comissão de Seleção avaliará o resultado da prova oral de acordo com os seguintes critérios: a) capacidade do candidato de esclarecer questões levantadas concernentes à prova escrita. com 2 horas e 30 minutos de duração. Nas provas de línguas é permitido o uso individual de dicionários. no dia 27/08/2012.00h. 6. A prova escrita de leitura e tradução de textos de Antropologia em língua inglesa será realizada no PPGAS.7. com 2 horas e 30 minutos de duração. c) capacidade de pensamento autônomo. ou seja. 6. dividida por 3 (três).4.2.br). às 16.5. no Departamento de Antropologia do Museu Nacional. Os candidatos deverão traduzir os textos para a língua em que realizaram a prova escrita. Cada um dos critérios estabelecidos no item 5. 5. UFRJ. através de lista de aprovados. sobretudo relacionados à bibliografia da prova escrita. UFRJ.ppgasmuseu. A prova escrita de leitura e tradução de textos de Antropologia em língua francesa será realizada no PPGAS.4.6. Museu Nacional. no dia 29/08/2012.1. no caso daqueles nascidos em países hispanofônicos. Para aprovação do candidato nesta etapa e qualificação para as subseqüentes etapas da seleção. variando de 0 (zero) a 10 (dez). que deverão ser trazidos por cada candidato. 4 . das 9:30h às 12:00h. 6 – DA PROVA ESCRITA DE TRADUÇÃO DE TEXTOS DE ANTROPOLOGIA EM LÍNGUA INGLESA E EM LÍNGUA FRANCESA (TERCEIRA FASE) 6. A nota final da Comissão de Seleção no que diz respeito à avaliação da prova oral será a resultante da soma das notas finais atribuídas por todos os 3 (três) examinadores a cada candidato. UFRJ. das 9:30h às 12:00h. e divulgada através da homepage do Programa (http://www. 5.3. crítico e criativo.3 receberá notas. As provas consistirão na tradução de textos antropológicos escritos em francês e em inglês para a língua em que os candidatos realizaram a prova escrita. 6. para o português. que serão somadas e divididas por 3 (três) para se obter a nota final de cada examinador. b) demonstração de compreensão e capacidade de interpretação de temas levantados oralmente pelos examinadores. ou para o espanhol. a nota final da Comissão de Seleção deve ser igual ou superior a 7 (sete). 6. organizada em ordem alfabética.3. 5. que será afixada no quadro de avisos do PPGAS. Museu Nacional. o Curriculum Vitae e a carta de apresentação do candidato e as perspectivas do candidato sobre seu próprio desenvolvimento acadêmico.etc.

Para fins de ingresso no PPGAS e de distribuição de bolsas.6.DISPOSIÇÕES GERAIS 7. os candidatos aprovados serão classificados por ordem decrescente das notas finais do Exame de Seleção como um todo. de sua aprovação ou reprovação. O ingresso no PPGAS está condicionado à aprovação e à classificação dentro do limite de vagas estabelecido neste Edital. as vagas restantes não serão preenchidas. Serão reprovados candidatos que não tiverem recebido da Comissão de Seleção a nota mínima 7 (sete) estabelecida para cada etapa da seleção. as notas da prova oral. UFRJ. formalmente. 7. subsidiariamente. 7. para cada candidato.br).ppgasmuseu.1. em data e hora a ser informada aos candidatos com pelo menos 30 dias de antecedência. por terem caráter exclusivamente eliminatório. 6. na classificação final dos candidatos. A lista dos aprovados. A segunda tentativa será realizada no mês de dezembro do mesmo ano. e através da homepage do Programa (http://www. 6. Os candidatos não aprovados na primeira tentativa terão ainda direito a mais duas tentativas. 7. 7.8. 7. às 16:00h.7. Serão utilizadas como critério de desempate. O resultado final será divulgado no dia 03/09/2012. 7 . no Departamento de Antropologia do Museu Nacional.4. A nota final do Exame de Seleção como um todo. não incidindo sobre a classificação dos candidatos. 6. A data e a hora da terceira tentativa serão divulgadas após a realização da segunda tentativa. Os candidatos serão comunicados.5. com as respectivas notas de cada uma das provas e as notas finais do Exame de Seleção como um todo e classificações.6. 7. variando de 0 (zero) a 10 (dez). mas não classificatório.7.9. As provas de línguas possuem caráter exclusivamente eliminatório. 7. Serão aprovados os candidatos que receberem notas finais no Exame de Seleção entre 7 (sete) e 10 (dez). será divulgada no quadro de avisos do PPGAS. a nota final deve ser igual ou maior do que 7 (sete).etc. 7.8.2. Cada prova receberá uma nota.9. por ordem de classificação.3. 5 . Para aprovação do candidato nesta etapa. pela Secretaria do PPGAS. Se o número de candidatos aprovados for menor que o número de vagas estabelecidas neste Edital. será calculada somandose as duas (2) notas atribuídas pela Comissão de Seleção a cada candidato nas duas primeiras fases do processo de seleção e dividindo por dois. primeiro as notas da prova escrita e.6. As notas das provas de línguas estrangeiras serão afixadas à parte.

Os candidatos poderão obter vista da prova. diretamente na Secretaria do PPGAS. composta pelos integrantes da banca examinadora. Documentos não solicitados até esta data serão descartados. 8. Os recursos sobre o resultado da seleção poderão ser interpostos pelos candidatos até o dia 21/09/2012.4.1.5. a) deve estar redigido de forma clara e precisa. mediante assinatura do recibo por parte do candidato e/ou procurador (14/09/2012. cópia xerox da prova escrita. os documentos poderão ser devolvidos aos candidatos não aprovados ou aos seus representantes legais. assinatura. As solicitações de vista das provas serão realizadas nos dias 10 e 11/09/2012. 7. entre 10:00h e 16:00h. c) deve ser apresentado de forma legível (de preferência em folhas impressas).etc. no Departamento de Antropologia do Museu Nacional. mediante requerimento disponível na Secretaria do PPGAS. no quadro de avisos do PPGAS.etc. UFRJ. mediante preenchimento do formulário de requerimento.ppgasmuseu. b) deve conter uma justificativa precisa e concisa do motivo do recurso. d) devem constar nome (legível). 8. 7. Este Edital será divulgado no quadro de avisos do PPGAS. Coordenador e Sub-coordenador de Ensino e por dois suplentes.2. diretamente na Secretaria do PPGAS. e) deve estar assinado pelo requerente e a assinatura deve estar reconhecida em cartório. Os recursos serão julgados por uma Comissão Revisora. em um prazo de 2 (dois) dias úteis após o dia 11/09/2012.11. 6 . entre 10:00 e 16:00h. 8. todos membros do Corpo Docente do PPGAS. entre 10:00h e 16:00h).br). e na homepage do Programa (http://www.6. 8 . 8. chamando a atenção para os pontos que julgue discutíveis da prova.br). no da carteira de identidade ou equivalente e data. A Comissão revisora divulgará os resultados dos recursos no dia 28/09/2012 até as 16:00h. UFRJ. O recurso deverá ser apresentado através de documento formal e segundo as seguintes características. Caso solicitados à Secretaria do PPGAS até um mês depois de concluída a Seleção (incluindo as datas do “Item 9 – Vista de Prova e Interposição de Recursos).7. A Secretaria entregará. Será indeferido liminarmente o pedido de vista de prova apresentado fora do prazo e de forma diferente da estipulada neste edital.VISTA DE PROVA E INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS 8. 8. O registro do aluno selecionado que tenha qualquer matrícula ativa na UFRJ só será efetuado se o mesmo solicitar desligamento do curso ao qual se encontrar vinculado na ocasião. no Departamento de Antropologia do Museu Nacional.10.3. e através da homepage do Programa (http://www. munidos de documento de identidade original com foto e/ou por procuração.ppgasmuseu. desde que o façam no prazo previsto no calendário deste Edital.12.

13 de dezembro de 2011 Bruna Franchetto Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social Departamento de Antropologia Museu Nacional .fax (21) 2254 6695 email: ppgasmn@gmail. Olívia Maria Gomes da Cunha Sub-Coordenadora de Ensino do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social Departamento de Antropologia Museu Nacional .Endereço para correspondência: PPGAS .Brasil Telefone (21) 2568 9642 .com www.Mestrado Museu Nacional .Rio de Janeiro .ppgasmuseu.São Cristóvão 20940-040 .Universidade Federal do Rio de Janeiro 7 .UFRJ Quinta da Boa Vista s/n .Universidade Federal do Rio de Janeiro Profª.etc.br Rio de Janeiro.Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social Concurso de Seleção à Pós-Graduação 2012/2013 .

às 16:00h Local de divulgação: Mural do PPGAS e homepage do Programa (http://www. às 16:00h (6ª feira) Local de divulgação: Mural do PPGAS e homepage do Programa (http://www. Divulgação dos resultados Finais: 28/09/2012. duração: 2. Local de divulgação: Mural do PPGAS e homepage do Programa (http://www.etc.etc.br) 8 .ppgasmuseu.feira). 10:00h às 16:00h): 04 de junho a 03 de julho de 2012 Homologação das inscrições: 16/07/2012.30h às 12.ppgasmuseu.00h (4ª feira.br). às 16:00h (4ª feira). de 9.30h) Resultado da fase 3: Local de divulgação: Mural do PPGAS e homepage do Programa (http://www. duração: 2. Fase 3: Prova Escrita: tradução de textos de antropologia em língua inglesa e em língua francesa Prova de língua inglesa: 27/08/2012.UFRJ EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO 2012 – MESTRADO ANEXO 1 Calendário das Provas de Seleção ao Mestrado .br). de 9.etc.ª 6ª e 2ª feiras) Divulgação do resultado da Fase 2: 22/08/2012. Fase 2: Prova Oral: entre 16 a 21/08/2012 (5.00h (2ª feira.30h às 12. 16:00h Fase 1: Prova Escrita: 01/08/2012. às 10:30h (4ª feira) Resultado da Fase 1: 13/08/2011 (2ª.ppgasmuseu.Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) Museu Nacional .2012-2013 Inscrições (Secretaria do PPGAS.etc.30h) Prova de língua francesa: 29/08/2011.br).ppgasmuseu.

Bauru: EDUSC. 24-79. II e III (“A noção de bruxaria como explicação de infortúnios” e “As vitimas de infortúnios buscam os bruxos entre seus inimigos”). Trad.UFRJ – 2012 MALINOWSKI. Edição resumida por Eva Gillies. 13-69.] 9 . Clyde . American Ethnological Society..Stigma. pp. [Republicado como “Circulating reference” in B. Estigma. Genebra: Droz.1936 [1976] . Manchester: Manchester University Press (The Rhodes Livingstone Papers number 27). [Trad. 51 pp. Bruno .UFRJ EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO 2012 – MESTRADO ANEXO 2 Bibliografia para a Seleção ao Mestrado PPGAS – Museu Nacional . 171-225. cap. bras. Cambridge: Harvard U. Pandora’s Hope. MINTZ.1963 . 412-453. pp. In C.The Kalela Dance. Sidney .Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) Museu Nacional . [Original: Oxford University Press 1976]. Petites leçon de sociologie des sciences. J. bras.]. Peristiany.Le sens de l’honneur. MITCHELL. Lisboa: Calouste Gulbenkian. Bronislaw . Press.1961 . In P. port. Honra e vergonha . 1999. 15. Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada.Crime and Custom in Savage Society. Esquisse d’une théorie de la pratique précédé de Trois études d’ethnologie kabyle. pp. oráculos e magia entre os Azande.1972 [1966] . [Trad. bras. GEERTZ.G. 56-71 e 72-96. New York: Basic Books.“Le ‘pédofil’ de Boa Vista . pp. Latour. Latour. 1975. [Trad. EVANS-PRITCHARD. GOFFMAN. Essays on the Reality of Science Studies.1973 [1972] . Aspects of Social relationships among Urban Africans in Northern Rodhesia. 158 pp. . 129 pp. A esperança de Pandora. Caps. Zahar Editores. Pierre . Notes on the Management of Spoiled Identity.valores da sociedade mediterrânica. The Intetpretation of Cultures.Bruxaria. Hammondswroth: Penguin Books. Bourdieu. 157-195] LATOUR. Paris: La Découverte. Proceedings of the Annual Spring Meetings. 1971. Rio de Janeiro: Zahar. Erving .“Pratik: Haitian personal economic relationships”. org. Ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Edward E. Londres: Routledge & Kegan Paul. Clifford .montage photo-philosophique”. pp. 1961: 54-63. In B. Zahar Editores.1956 . in J.“Deep play: notes on the Balinese cockfight”. pp. 1978] BOURDIEU. Geertz.1926 .

e passaporte ou equivalente. “b”) □ Xerox autenticada em cartório do histórico escolar do curso de graduação (item 2.Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) Museu Nacional .UFRJ EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO 2012 – MESTRADO ANEXO 3 Lista de verificação de documentos necessários para inscrição □ Formulário de inscrição (item 2. “c”) □ Curriculum Vitae Lattes com cópias dos documentos comprobatórios (item 2.1. “d”) □ Carta de apresentação das razões da candidatura (item 2.1. “g”) 10 . se for o caso (item 2. “f”) □ Anexar um exemplar de cada trabalho acadêmico publicado.1.1. “e”) □ Cópias da carteira de identidade e CPF.1. “a”) □ Xerox autenticada em cartório do diploma do curso de graduação (item 2. no caso de estrangeiros (item 2.1.1.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful