You are on page 1of 37

DESENCARNAO: Fluido Vital e Perisprito

Ligue o Som

Enter

Ser Humano - trplice aspecto:

esprito
corpo perisprito

Fluido vital
Durante o processo gestacional, o Esprito reencarnante ir se impregnando de determinada quantidade deste fluido

O Fluido Vital
um fluido mais ou menos grosseiro, encontrado apenas nos seres orgnicos. o responsvel pela animalizao da matria nos seres vivos.
Forma-se, como todos os fluidos espirituais das transformaes do FCU- Fluido Csmico Universal

Condies onde o fluido vital ter uma participao ativa:


Animalizao da Matria: o fluido vital a fora motriz dos seres orgnicos, o elemento que d impulso aos rgos, movimento e atividade materia organizada; Mediunidade de Efeitos fsicos ectoplasma Curas Espirituais - utilizadas energias dos encarnados...

A morte do corpo fsico

A Causa da Morte

Exausto dos rgos

Conceito cientfico atual

Ausncia de atividade eltrica cerebral

Em muitas oportunidades, esta exausto do corpo fsico ser precedida por uma deteriorao do fluido vital que o animaliza.

Mecanismo da Morte
Deteriorao do Fluido Vital Destruio do Corpo fsico Destruio do Corpo fsico Desligamento do Esprito

Exausto do Corpo fsico


Desligamento do Esprito

Deteriorao do Fluido Vital


Neste caso, o corpo enfermo no estaria em condies de participar da renovao do fluido vital adulterado, o que completaria o circuito de foras enfermias.

Mortes Trgicas
Neste caso, a morte alcanaria os rgos impregando-os de fluidos vitais sadios, o que poderia criar dificuldades na readaptao do desencarnante sua nova vida, j que o fluido vital exclusivo dos encarnados.

Mortes Trgicas
sofrimento que acompanha o desencarnante: diretamente proporcional culpabilidade da vtima naquele acidente. Nos casos em que o Esprito no foi o responsvel (consciente ou inconsciente) pelo seu desencarne, o fluido vital restante sofreria uma queima rpida, o que liberaria o Esprito dessas energias imprprias para a vida espiritual

O Desligamento
Morrer

Desligar

A morte fsica

O desligamento puramente espiritual

Desligamento espiritual
o processo atravs do qual o Esprito desencarnante se afasta definitivamente do corpo fsico que o abrigava durante a vida na Terra.

O corpo espiritual e o corpo fsico esto aderidos um ao outro do ponto de vista magntico, tomo a tomo e molcula a molcula.
A.Kardec

E Q M. Experincia Quase Morte

Segundo Andr Luiz, o desligamento, via de regra, inicia-se na poro caudal do corpo, e, em sentido ascendente, atinge a regio ceflica.

Quando no existir mais nenhum ponto de contato entre perisprito e corpo fsico, o desencarnante est completamente liberto da matria.

Com a morte, o corpo vital sofrer um processo de desintegrao, qual ocorre com o corpo fisico.

Os trs corpos: Fsico, Astral e Mental.

O Estado de Perturbao
Neste instante a alma experimenta um torpor que paralisa momentaneamente suas faculdades, neutralizando, ao menso em parte, as sensaes, de modo que quase nunca testemunha conscientemente o derradeiro momento.

Em algumas pessoas ela de curtssima durao, quase imperceptvel, e nada tem de dolorosa - poderia ser comparada como um leve despertar. Em outras, o estado de perturbao pode durar muitos anos, at sculos, e pode configurar um quadro de sofrimento severo, com angstia e temores acerbos.

Balano Existencial
Os principais fatos da vida do desencarnante deslizam diante de sua mente, numa velocidade espantosa, e ele rev a si mesmo em quase todos os grandes lances de sua encarnao.

O conhecimento que nos tiver sido possvel adquirir das condies da vida futura exerce grande influncia em nossos ltimos momentos; d-nos mais segurana; abrevia a separao da alma.

Idade
Os extremos da vida so os perodos da existncia em que a desencarnao se processa geralmente com maior facilidade.

Tipo de morte
As mortes sbitas, traumticas acompanhamse geralmente de um estado de perturbao maior. A doena crnica, arrastada, facilita o desligamento do Esprito e sua identifio com a vida ps-tmulo. Nas desencarnaes violentas = responsabilidade

Acidentes que o desencarnante no tem culpa atual, passando o brusco choque, o periodo perturbardor tem curta durao.

Atitude da famlia
Lon Denis diz: No estado de perturbao, a alma tem conscincia dos pensamentos que se lhe dirigem. Os pensamentos de amor e caridade, as vibraes dos coraes afetuosos brilham para ela como raios na nvoa que a envolve: ajudam-na a soltarse dos ltimos laos que a acorrentam Terra, a sair da sombra em que est imersa.

Velrio
Conceito:
Ato de velar com outros um morto; de passar a noite em claro onde se encontra exposto um morto.

Representa horas que sucedem ao desencarne e que so importantes para o recm liberto.

As preces pelos Espritos que acabam de deixar a Terra tm por fim, no apenas proporcionar-lhes uma prova de simpatia, mas tambm ajud-los a se libertarem das ligaes terrenas, abreviando a perturbao que segue sempre separao do corpo, e tornando mais calmo o seu despertar.
(ESE-capXXVIII,it 59)

A Condio Moral
A causa principal da maior ou menor facilidade de desprendimento o estado moral da alma. A afinidade entre o corpo e o perisprito proporcional ao apego matria, que atinge o seu mximo no homem cujas preocupaos dizem respeito exclusiva e unicamente vida e gozos materiais.

A.Kardec

Atitudes perante a Morte ou o Morto


Uso de velas - No tem nenhum significado para o esprita. Cremao de cadveres - Emmanuel aconselha esperar-se 72 horas para efeturar-se a cremao, pois morrer no libertar-se, a cessao dos movimentos do corpo nem sempre o fim do transe.

Choro na hora da morte - As lgrimas aliviam, entretanto, a atitude do esprita deve ser de compreenso e orao resignao O sepultamento Aproveitar a oportunidade do sepultamento para orar, ou discorrer sem afetao, quando chamado a isso, osbre a imortalidade da alma e sobre o valor da existncia terrena (Andr Luiz)

Visita ao cemitrio
A visita ao tmulo proporciona mais satisfao ao Esprito do que uma prece feita em sua inteno? - a visita ao tmulo uma maneira de se manifestar que se pensa no Esprito ausente, a exteriorizao desse fato. Eu j vos disse que a prece que santifica o ato de lembrar; pouco importa o lugar, se a lembrana ditada pelo corao. LE q 323

A saudade somente constri quando associada ao labor do bem.


Andr Luiz

Bibliografia

Apostila Curso Bsico de Espiritismo (CVDEE): Livro dos Espiritos - Allan Kardec O Cu e o Inferno - Allan Kardec A Gnese - Allan Kardec Obreiros da Vida Eterna - Andr Luiz/Chico Xavier Painis da Obsesso - Manoel P.Miranda/Divaldo Franco Correlaes Esprito-Matria - Jorge Andra Entrevistas - Chico Xavier Evoluo em Dois Mundos Andr Luiz/Chico Xavier, Waldo Vieira Palestra de Carlos Parchen: A morte do Corpo Fsico e a volta ao mundo espiritual www.carlosparchen.net
Pesquisa e edit. grfica: Arlete Lnzlinger
Os amigos, Mrio & Mirtes

You might also like