You are on page 1of 9

PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM CINCIA DA INFORMAO (IBICT UFRJ) SELEO PARA O DOUTORADO TURMA 2013 EDITAL No.

85 /2012

O Programa de Ps-Graduao em Cincia da Informao - PPGCI, desenvolvido em associao ampla, por meio de convnio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ/ Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis FACC e o Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia IBICT, torna pblico que estaro abertas as inscries para o processo de seleo para o Curso de Doutorado, para incio no primeiro semestre de 2013 nos termos do Regimento Geral para Cursos de PsGraduao Stricto Sensu da UFRJ, bem como de seu Regulamento interno. . 1. DA INSCRIO: 1.1. A inscrio para o processo seletivo dever ser efetuada pessoalmente pelo interessado ou por procurador devidamente constitudo, em idas teis, no perodo de 20/08/2012 a 21/09/2012, na Secretaria do PPGCI, Rua Lauro Muller 455- 5 andar Botafogo, RJ, no horrio das 10:00 hs s 12:00 hs e das 13:00 hs s 16:00 hs. 1.2. Os candidatos no residentes no Rio de Janeiro - RJ podero encaminhar os documentos indicados no item 1.3 por via postal, recomendando-se, neste caso, a utilizao de servio de entrega rpida. A data limite para recebimento dos documentos ser 21/09/2012, independentemente da data de postagem, sendo de inteira responsabilidade do candidato que os documentos cheguem em tempo hbil sua destinao. O endereo para envio : Programa de Ps-Graduao em Cincia da Informao (IBICT-UFRJ) Comisso de Seleo para Doutorado 2012 A/C Secretaria Rua Lauro Muller, 455 5 andar Botafogo 22.290-160 - Rio de Janeiro, RJ 1.3. No ato da inscrio devero ser entregues os seguintes documentos: a) Formulrio de inscrio preenchido, disponvel em: http://www.ppgci.ufrj.br/index.php?option=com_phocadownload&view=section&id=8 &Itemid=90 , 1 cpia impressa e 1 cpia gravada em CD-ROM. b) Documento de identidade, original e cpia. c) Documento do CPF, original e cpia. d) Uma foto 3 x 4 recentes, com identificao no verso.

2 e) Diploma de Mestrado de curso credenciado pela CAPES, original e cpia (frente e verso), ou documento comprobatrio de concluso do curso de mestrado, emitida pela instituio de ensino de origem, estando condicionada a manuteno da matrcula, neste caso, apresentao do Diploma de Mestrado Coordenao do PPGCI at o final do primeiro semestre do ano letivo. No ser aceito documento de previso de concluso do mestrado. No caso de Diploma de Mestrado obtido no exterior e ainda no revalidado no Brasil, dever ser atendido ao disposto no item 11.10 deste Edital. f) Histrico Escolar do curso de Mestrado, original e cpia. g) Curriculum Vitae gerado da plataforma Lattes do CNPq (disponvel para preenchimento no endereo http://lattes.cnpq.br ), em verso completa, impressa (trs vias), atualizado h menos de 90 (noventa) dias. h) Carta dirigida Comisso de Seleo, de at duas pginas (trs cpias impressas e uma cpia gravada em CD-ROM, fonte tamanho 12, Times New Roman e espao 1,5), contendo informaes sobre a formao e a experincia profissional do/a candidato/a, assim como os motivos da escolha do curso. i) Plano de Estudo, de at oito pginas, mais folha de rosto (trs cpias impressas e uma verso em CD-ROM, fonte tamanho 12, Times New Roman, espao 1,5), contendo temas que pretende desenvolver e questes de pesquisa, possveis abordagens tericas e metodolgicas, referncias bibliogrficas. O Plano de Estudos dever conter folha de rosto com as seguintes informaes: nome do candidato, ttulo da proposta, nvel do curso pretendido (doutorado) e o nome de at trs professores do corpo docente (permanente ou colaborador) do PPGCI UFRJ/IBICT, como provveis orientadores. 1.4 No caso de inscrio por via postal, as cpias dos documentos originais devero ser autenticadas. 1.5 As verses impressas e cpias dos documentos exigidos para inscrio NO DEVERO ser encadernadas. As verses eletrnicas do Formulrio de Inscrio, da Carta e do Plano de Estudo devem ser entregues em formato .doc ou .rtf, em um s CDROM, contendo os trs arquivos, identificado com o nome do candidato e o curso pretendido (mestrado). 1.6 No haver devoluo de documentos, exceto para os candidatos cujas inscries no forem homologadas.

2. DAS VAGAS Esto abertas 10 vagas para o Curso de Doutorado. O PPGCI no se obriga a preencher todas as vagas oferecidas.

3. DO CORPO DOCENTE Informaes sobre o corpo docente (permanente e colaborador) e suas linhas de pesquisa esto disponveis na pgina do PPGCI, que pode ser acessada a partir do endereo http://www.ppgci.ufrj.br, bem como na Plataforma Lattes CNPq em

3 http://lattes.cnpq.br . Recomenda-se que o/a candidato/a entre em contato previamente com professores do PPGCI, visando a conhecer suas reas de interesse e perspectivas de obter orientao.

4. DA HOMOLOGAO E LOCAIS DA SELEO 4.1 A relao de candidatos que tiveram sua documentao homologada para participar do processo de seleo ser divulgada at o dia 28/09/2012. 4.2 Na mesma data e lugar os candidatos sero recebero informaes sobre o local das demais etapas do processo seletivo.

5. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEO O Processo de Seleo constar de quatro etapas: . 1) Prova Escrita de Cincia da Informao (eliminatria). 2) Anlise do Plano de Estudo (eliminatria). 3) Entrevista e Curriculum Vitae (eliminatria). 4) Prova de Lnguas Estrangeiras Ingls e Espanhol ou Francs (classificatria).

6. DA PROVA ESCRITA DE CINCIA DA INFORMAO 6.1. A Prova Escrita ser realizada no dia 05/10/12. A prova ter durao de at trs horas. 6.2. O/a candidato dever comparecer ao local de realizao da prova pelo menos 30 minutos antes do horrio de incio, munido de documento de identidade original com foto. 6.3. No ser permitido nenhum tipo de consulta, nem o uso de aparelhos celulares durante a realizao da prova. 6.4. Somente ser enviado para anlise da banca examinadora o que for escrito com caneta esferogrfica azul ou preta na folha de respostas. 6.5. O candidato dever responder a questes dissertativas, formuladas pela Comisso de Seleo, sobre tema pertinente ao campo da Cincia da Informao, no escopo e na abrangncia da proposta acadmica do PPGCI. 6.6. A Comisso de Seleo no identificar os nomes dos candidatos na correo da Prova Escrita. Cada candidato ser identificado somente pelo nmero de inscrio e no poder conter qualquer informao que identifique o candidato.

7. DA ANLISE DO PLANO DE ESTUDO

4 7.1. O Plano de estudo ser avaliado pela sua relevncia, correo da linguagem, clareza da argumentao, consistncia terico-metodolgica, viabilidade e adequao ao Programa de Ps-Graduao.

8. DA ENTREVISTA 8.1 As entrevistas sero agendadas para os dias 08/11 e 09/11/12. O/a candidato dever comparecer ao local de realizao da entrevista pelo menos 30 minutos antes do horrio de incio, munido de documento de identidade original com foto. 8.2 O horrio e o local de realizao das entrevistas sero divulgados juntamente com o resultado da avaliao do Plano de Estudos. Candidatos residentes fora do Rio de Janeiro podero solicitar, no ato da inscrio, agendamento da Entrevista para o dia seguinte realizao da prova escrita, conforme especificado no item 11.1 deste Edital. 8.4 O/a candidato/a ser entrevistado pela Comisso de Seleo com base na documentao e plano de estudo apresentados e na prova escrita.

9. DA PROVA DE LNGUAS ESTRANGEIRAS 9.1 A prova de lnguas estrangeiras ser realizada no mesmo dia da prova escrita. O/a candidato/a dever comparecer ao local da prova pelo menos 30 (trinta) minutos antes do horrio de incio, munido de documento de identidade original com foto. A prova ter durao de at 3 (trs) horas. 9.2 O/a candidato/a dever demonstrar habilidade de compreenso de um texto em ingls e de um outro texto em Espanhol ou Francs que o candidato dever optar. Ser permitido o uso de dicionrio trazido pelo prprio candidato, mas no ser permitido o emprstimo de dicionrio entre os candidatos durante a realizao da prova. 9.3. Alm do dicionrio trazido pelo prprio candidato, no ser permitido nenhum tipo de consulta. No ser permitido o uso de aparelhos celulares durante a realizao da prova.

10. DA AVALIAO 10.1. A cada etapa ser atribuda uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. 10.2. A atribuio de nota inferior a 7,0 (sete) Prova Escrita de Cincia da Informao, ao Plano de Estudo e Entrevista eliminar o/a candidato/a. 10.3 A mdia final do/a candidato/a ser resultante da mdia ponderada das notas obtidas na Prova Escrita de Cincia da Informao (peso 2), na anlise do plano de estudo (peso 2), na Entrevista e anlise do Curriculum Vitae (peso 2) e na Prova de Lnguas Estrangeiras (peso 1). Para fins de desempate sero considerados, pela ordem, os resultados da anlise da Prova Escrita, do Plano de Estudo, da Entrevista e Currculo e da Prova de Lnguas Estrangeiras.

10.4 Caso ocorram desistncias de candidatos selecionados, outros candidatos aprovados podero ser chamados a ocupar as vagas remanescentes, respeitadas a mdia mnima de aprovao, a ordem de classificao e o nmero de vagas disponveis.

11. DISPOSIES GERAIS 11.1 Os candidatos no residentes no Rio de Janeiro que desejem antecipar a entrevista devero fazer esta solicitao, por escrito, no ato da inscrio. Neste caso, a entrevista ser realizada no dia seguinte s provas escrita e de lngua estrangeira. Essa antecipao no interfere no calendrio de divulgao de resultados. 11.2 O resultado da homologao das inscries, bem como das demais etapas do processo seletivo ser divulgado na Secretaria do PPGCI, Rua Lauro Muller 455, 5 andar, sala 503, Botafogo, RJ, bem como no site do Programa em http://www.ppgci.ufrj.br/index.php?option=com_phocadownload&view=section&id=8 &Itemid=90 . Caso haja qualquer dificuldade tcnica que impea a divulgao pelo site, o resultado dever ser consultado diretamente na Secretaria do Programa. 11.3 Aps iniciadas as provas, no ser permitida a entrada de candidatos. O candidato que no estiver presente quando da chamada para a Entrevista no participar dessa etapa. 11.4. O candidato portador de necessidade especial quanto a dificuldades de locomoo dever inform-la por escrito no ato da inscrio, para que possa ser providenciada a indispensvel adaptao no local das provas. 11.5. No haver 2 (segunda) chamada ou vista de provas. 11.6. O candidato portador de necessidade especial quanto dificuldades de locomoo dever inform-la por escrito no ato da inscrio, para que possa ser providenciada a indispensvel adaptao no local das provas. 11.7. Sero admitidos recursos de reviso das notas atribudas aos candidatos na Prova Escrita em Cincia da Informao e na Avaliao do Plano de Estudos, quando solicitados por escrito ao Coordenador do Programa e entregues na Secretaria no prazo previsto, devendo os mesmos conter uma justificativa para a solicitao, redigida de forma clara e objetiva, em at 1 (uma) lauda, com nome legvel, assinatura, nmero da carteira de identidade e data. No sero examinados recursos que no atendam a essas exigncias. Os recursos sero julgados por Comisso Revisora composta por dois integrantes da Comisso de Seleo e pelo Coordenador do Programa. No sero aceitos recursos relativos aos resultados das Entrevistas e Anlise de Currculo, bem como da Prova de Lnguas (classificatria). 11.8. Atendendo-se ao disposto no item 11.6 deste Edital, a interposio de recursos da Prova Escrita dever ser feita nos dias 16 e 17 de outubro de 2012, sendo o prazo para divulgao do resultado at o dia 22 de outubro de 2012. A interposio de recursos da Avaliao do Plano de Estudos dever ser feita nos dias 29 e 30 de outubro de 2012, sendo o prazo para divulgao do resultado at o dia 5 de novembro de 2012.

11.9. O candidato aprovado que no efetuar a pr-matrcula em perodo estabelecido pelo PPGCI poder ter sua vaga preenchida por outro candidato aprovado, conforme disposto no item 10.4 deste Edital. 11.10 At o ato da matrcula, os candidatos aprovados com Diploma de Mestrado obtido no exterior e ainda no revalidado no Brasil devero apresentar comprovante da tramitao do processo de validao do diploma no Brasil, devendo o documento revalidado ser apresentado Coordenao do PPGCI at o final do primeiro semestre letivo. 11.11 A documentao dos candidatos cujas inscries no forem homologados permanecer na Secretaria do Programa por um perodo de at 3 (trs) meses aps a divulgao do resultado final da seleo. Findo este perodo, caso no seja recolhida pelo candidato, a documentao ser inutilizada. 11.12 Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no Regulamento do Programa de Ps-Graduao ao qual se candidata. 11.13 Os casos omissos neste Edital sero resolvidos pela Comisso de Seleo.

7 ANEXO 1 CALENDRIO SELEO AO DOUTORADO 2012 Inscries e entrega da documentao exigida, inclusive plano de 20/08/2012 a estudo (tambm por procurao e SEDEX) 21/09/2012 Divulgao das Inscries homologadas pela Comisso (verificao 28/09/2012 da documentao e do plano de estudo, de acordo com as exigncias do edital) Prova escrita de Cincia da Informao (de 9 horas s 12 horas) Prova escrita de Ingls (de 14 horas s 16 horas) 05/10/2012 05/10/2012

Divulgao do resultado das provas escritas de Cincia da 15/10/2012 Informao Divulgao dos Planos de Estudo aprovados Entrevistas e anlise do curriculum vitae 26/10/2012 08/11 e 09/11/2012

Divulgao do resultado das entrevistas e da anlise do curriculum 21/11/2012 vitae Divulgao do resultado final (incluindo prova de ingls) 28/11/2012

8 ANEXO 2 Leitura de apoio para o processo seletivo: BIOLCHINI, Jorge. Semntica e Cognio em Bases de Conhecimento: do vocabulrio controlado ontologia. DataGramaZero: Revista de Cincia da Informao, v.2, n.5, 2001. Disponvel em: http://dgz.org.br/out01/F_I_art.htm COCCO, Giuseppe. Indicadores de inovao e capitalismo cognitivo. In. Bases conceituais em pesquisa, desenvolvimento e inovao. Braslia: CGEE - Centro de Gesto e Estudos Estratgicos, 2010. p.3-68. Disponvel em: http://www.cgee.org.br/atividades/redirect.php?idProduto=6403 GONZALEZ de GOMEZ, M. N. . A REINVENO CONTEMPORNEA DA INFORMAO: entre o material e o imaterial. Tendncias da Pesquisa Brasileira em Cincia da Informao, v. 2, p. 01-21, 2009. Disponvel em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/19/41 ISSBERNER, Liz-Rejane. Em direo a uma nova abordagem da inovao: coordenadas para o debate. In. Bases conceituais em pesquisa, desenvolvimento e inovao. Braslia: CGEE - Centro de Gesto e Estudos Estratgicos, 2010. p. 33-68. Disponvel em: http://www.cgee.org.br/atividades/redirect.php?idProduto=6403 LASTRES, Helena M.M.; ALBAGLI, Sarita. Chaves para o Terceiro Milnio na Era do Conhecimento. In: LASTRES, Helena M.M.; ALBAGLI, Sarita.Informao e globalizao na Era do Conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1998. p. 7-27. Disponvel em: http://www.liinc.ufrj.br/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=229:infor macao-e-globalizacao-na-era-do-conhecimento&catid=44:autor-a-&Itemid=64 LETA, J. . Indicadores de desempenho, cincia brasileira e a cobertura das bases informacionais. Revista USP, v. 89, p. 62-77, 2011. Disponvel em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/revusp/n89/05.pdf LIMA, Clovis Ricardo Montenegro et al. Agir comunicativo,colaborao e complexidade nas organizaes. DataGramaZero: Revista de Cincia da Informao, Rio de Janeiro, v.10 n.3 jun., 2009. Disponvel em: http://dgz.org.br/ago10/F_I_onum.htm MALIN, Ana. O Mal-Estar Brasileiro na Sociedade de Informao. So Paulo em Perspectiva, SaoPaulo: SEADE, v.12/ n.4/ Out-Dez. 1998. http://www.seade.gov.br/produtos/spp/v12n04/v12n04_05.pdf MARTELETO, Regina M. Informao, rede e redes sociais: fundamentos e transversalidade. Informao & Informao, v.12, Nmero Especial, p.1-17, 2007. Disponvel em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1785/1521 MOLLICA, Maria Cecilia de Magalhes et al. Sociolingustica e qualificao docente. Revista do GEL, So Paulo, v. 5, n. 2, p. 9-22. 2008. Disponvel em: <http://www.gel.org.br/revistadogel/volumes/5/RG_V5N2_01.pdf>

OLINTO, Gilda. Bibliotecas pblicas e o uso das tecnologias de informao e comunicao para o desenvolvimento social. InCIC: Revista de Cincia da Informao e Documentao, Ribeiro Preto, v1, n1, p.77-93, 2010. Disponvel em: < http://revistas.ffclrp.usp.br/incid/issue/current > PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Processo evolutivo e tendncias contemporneas da Cincia da Informao. Informao & Sociedade: Estudos, Joo Pessoa, v.15, n.1, p.1348, 2005. Disponvel em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/51/1521 SOUZA, Rosali Fernandez de & STUMPF, Ida Regina Chitto. Cincia da Informao como rea do conhecimento: abordagem no contexto da pesquisa e da ps-graduao no Brasil. Perspectivas em Cincia da Informao, vol. 4 nmero especial, p. 41-58, 2009. Disponvel em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/viewFile/901/606

You might also like